sexta-feira, 1 de março de 2013

A mais linda história de amor




Havia uma senhora muito ranzinza, que de tão ranzinza desenvolveu uma urticária nervosa, que deixava sua pele toda ferida. A sua situação ainda ficou pior, pois depois de queixar-se da vida por longo tempo, agora queixava-se da vida e das feridas. Ela havia chegado à meia idade e tinha poucos amigos e nenhum namorado.

Todos os dias, esta senhora varria a sua calçada em frente a sua casa simples. Ela estava de licença médica por causa da gravidade das suas feridas e morava próxima de um Hospital, onde um médico famoso trabalhava.

O médico era conhecido pela sua bondade, gentileza e beleza. Ao passar um dia por aquela rua próxima do hospital o médico observou a mulher varrendo a calçada. E, não sabendo ele porque, ela acordou seu coração. Então, ele passou a observá-la todos os dias e pensava: 

Se eu pudesse ao menos ajudá-la com as dores que sente... Ela é tão linda!... E aquele problema não é difícil de tratar. Está na minha especialidade...

Mas o médico era muito tímido e não ousava aproximar-se. Então, teve uma ideia. Decidiu enviar-lhe mensageiros com cartas e flores. A mulher recebeu a primeira mensagem aborrecida: Não é pra cá não! E o mensageiro insistiu até que ela aceitou. A carta continha todas as declarações de carinho, que ela jamais havia ouvido. Ela ficou assustada, mas não conseguiu ficar feliz porque temia que fosse uma brincadeira de alguém.

E vieram a segunda e a terceira,... e a quarta mensagens... Até que, um dia, observando-a sorrir após receber o ramalhete de flores o médico decidiu: 

- Agora, posso me apresentar. 

Tomou ânimo, vestiu-se o melhor que pôde, colocou o melhor perfume, entrou no carro e ousou parar na frente da casa. Seu coração tremia. Apertou a campainha e um frio lhe desceu a espinha. Ela apareceu do outro lado da porta de bobs, cheia de pomadas sobre as feridas da urticária, com a expressão de quem havia saído da cama.

- O que é?

Ele, sem mais poder esperar disse uma frase sem sentido:

- Sou eu.

- Eu quem? Tá vendendo alguma coisa? Não quero comprar nada. – respondeu taxativa. 
Ele se explicou:

- Sou eu quem mandou as flores e as mensagens. Há muito tempo que venho lhe observando e acho que você é a mulher mais linda e doce que já existiu sobre a terra.

E ela? O que respondeu?

Você não sabe? Pois vou lhe contar um segredo:

O Médico maravilhoso que desceu do melhor hospital do mundo é Jesus. Ele nos vê assim: “Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo.” (Isaías 1: 6). Mas, ao invés de nos desprezar e passar distante, ele decidiu nos abraçar e nos amar e dar a própria vida para nós:

4  Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5  Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. (Isaías 53:4-6)

O final da história quem decide é você. Amor é algo que só podemos receber pela fé. Você pode acreditar que sua alma ferida pode ser amada e transformada, apesar de todas as suas limitações ou você pode ficar discutindo com Deus, até que você deixe de existir porque Ele é eterno e não muda.
Nós confiamos nas pessoas que amamos, por isso o amor vem antes da fé. Mas o amor provoca a fé, a confiança, e ela atua pelo amor (Gálatas 5:6).

Uma convivência impossível

O amor não pode conviver com a incredulidade. A incredulidade não cabe no amor. Observe o que não cabe no amor: “4 [...] o amor não arde em ciúmes,” (1 Coríntios 13:4b).

O ciúme vai contra a fé. Onde existe ciúme existe desconfiança. Não podem conviver o amor e o sentimento de posse. Na realidade, o ciúme é uma tortura psicológica e espiritual. Existe um espírito de ciúme (Números 5:13-14; Números 5:30). Ele é fortalecido a partir da natureza humana e animal, a carne. O ciúme é obra da carne (Gálatas 5:19-20) e a carne só produz morte (Romanos 7:5, 18). Se você quiser fazer uma check list para saber se ama alguém marque não ter ciúmes, ao contrário do que diz a crendice popular.

O amor sente falta, nos deixa frágil à ausência, mas a desconfiança constante, a imaginação de rivais possíveis e impossíveis, de interesses imaginários, a necessidade de controle que mata a liberdade, têm terminado muitas vezes na agressão e até na violência. Isso é doentio. O ciúme deseja controlar o pensamento e os sentimentos do outro e punir as possibilidades de traição que ele mesmo cria.

O que atrai os olhares alheios

Ainda que uma mulher use uma burca, o ciúme encontrará uma forma de acusá-la de sedução. Mas, lembre-se, o acusador de nossos irmãos que os acusa de dia e de noite é o nome do diabo (Apocalipse 12:10). Ainda que o homem não tenha intenção nenhuma de trair, uma mulher sob o espírito de ciúme o perturbará, até que ele realmente olhe para outra por causa de seu marketing persistente.

Observe só uma coisa. Uma pessoa amada e feliz vai chamar a atenção das outras, porque ela vai ficar mais bonita: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” (Provérbios 15:13). Por incrível que pareça, a mesma felicidade que você causa, atrairá a concorrência. Entretanto, quem tem uma fonte de alegria não a trocará por nada.  Se você estiver saudável emocionalmente, você vai ficar lisonjeado ou lisonjeada pelos olhos que se põem sobre quem você ama. Significa que a pessoa está bem ao seu lado. E isso deveria fortalecer o relacionamento e não abalá-lo.

O passado não determina o seu presente ou futuro

Em Cristo, somos novas criaturas. As coisas velhas já passaram. Eis que se fizeram novas (2 Coríntios 5:17). Uma pessoa uma vez ficou com um objeto meu e depois de insistir muito na devolução, entreguei nas mãos de Deus para Ele resolver. Após algum tempo, ela me enviou um e-mail pedindo um milhão de desculpas e dizendo que ia devolvê-lo imediatamente. Depois de quinze dias, não tinha devolvido ainda e eu enviei a resposta: Não preciso de sua culpa, preciso de seu arrependimento (Lucas 19:5-9).

A culpa não mudará ninguém. Ela destruirá qualquer relacionamento e qualquer pessoa. A culpa é a obra-prima do diabo: “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.” (Apocalipse 12:10). É da culpa que o diabo se alimenta e sustenta seu poder. Essa é a  vitória dele.

Observe o que fazem as pessoas que se culpam: elas se punem, se auto-destruindo consciente ou inconscientemente. Elas se colocam em relacionamentos e hábitos daninhos e destrutivos continuamente. Acontece muito com vítimas de abusos sexuais. A criança abusada se sente suja pelo que praticou, mesmo quando não tinha condição de se defender. E se torna um adulto fechado e auto-punitivo.  Nesse caso, a pessoa precisa se perdoar e perdoar o que abusou. O Senhor pode e quer ajudá-la a fazer isso.

O arrependimento dá vida

O arrependimento, este sim, é uma saída para erros que decidimos cometer, mas que já não queremos repetir.  É preciso reconhecer e deixar o pecado. A palavra arrependimento é metanóia em grego. Significa mudança de mente. Como quem vai andando em um caminho e decide dar meia volta e retornar à origem. Significa desfazer o mal feito. Todo arrependimento inclui reposição das perdas. Observe Zaqueu após ouvir Jesus:

7  Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. 8  Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. 9  Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. 10  Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. (Lucas 19:7-10).

Entre a crítica de todos, Zaqueu não se limitou a esforçar-se para saber o que Jesus tinha para dizer, mas ele quando ele entendeu que estava errado viver como vivia e providenciou o conserto. Arrependimento sem reparação não é arrependimento. O arrependimento é prático e é eficiente, não é paranóico. Se você se arrependeu dos seus pecados não se preocupe com o que as pessoas acham de você. O Senhor se tornou seu Advogado (1 João 2:1-2).

Pessoas têm o direito e o dever de mudar.  O direito a ser perdoadas por Cristo e por nós quando deixam o pecado. Se você não tem nenhuma evidência de mal feito por alguém, não pode criar algum só para justificar uma possibilidade de erro que você teme baseando-se no fato de que já houve um erro antes. Isso é falta de perdão. Não é assim que nós queremos que Deus nos perdoe. Não é assim que devemos perdoar: “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]”  (Marcos 11:25-26).

Justiça e amor: direitos meus e direitos dos outros

Não somos perfeitos, ainda vamos cometer alguns erros, contamos com a misericórdia de Deus para superar isso. Não podemos viver com medo do pecado porque ele já foi nosso senhor uma vez. O medo do pecado o fortalece e o faz operar novamente em nós. O segredo está em buscar fazer o máximo para construir o amor. Ocupados na construção do amor, estaremos fazendo o nosso melhor e os erros diminuirão ao máximo: “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13:10).

Aquilo que tomarmos como modo de vida para nós, também precisamos aplicar na visão da vida dos outros. O erro constante é uma forma de vida, mas o erro ocasional vem do fato de estarmos vivos. Essa é a vida na graça: “8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. 9  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (1 João 1:8-10)

O direito de ser perdoado é igual ao direito de perdoar e ele funciona para todos, para os outros e para nós, ou não funciona de jeito nenhum. Seja justo ou justa, reconheça os direitos dos outros e não apenas os seus. Se existe um direito de ser perdoado é porque existe a possibilidade do erro. Isso é normal. Não somos perfeitos, ninguém é. Portanto, se quer ser feliz, precisa lançar fora o medo e investir no amor. É o que o amor faz: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18).



Por fim, se seu coração estiver bastante ferido você pode resistir ao Maior amor de todos os tempos, aquele que você espera e procura. O ciúme que maltrata e afasta de quem você ama pela desconfiança não é mais do que uma prova de que o seu próprio conceito de amor está distorcido. Não importa o que você já viveu, o que você fez, o que fizeram com você, isso não determina o seu futuro. No momento em que você decidir mudar e quebrar esses ciclos de destruição na sua vida, Deus o perdoará e o perdão restabelecerá a sua vida em Cristo, desde que você entenda que aquilo que você recebeu do perdão de Deus torna-se uma forma de vida que você deve compartilhar com os outros. Perdão é direito de todos ou não é direito de ninguém. Lance o medo fora e escolha o amor para ser feliz.











Um comentário:

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics