sexta-feira, 8 de março de 2013

Conheça as desvantagens vantajosas!




Interessante como apenas algumas pessoas podem transformar suas dificuldades em vantagens. Nós temos uma tendência a dar poder demais as dificuldades, mesmo quando as vencemos. Mas a história a seguir dá um exemplo de como saber perceber pontos fortes em si e usá-los nas situações como vantagens, ainda que venham de limitações suas:

Charlie Boswell perdeu a visão na Segunda Guerra Mundial ao salvar seu amigo de um tanque em chamas. Era um grande atleta antes do acidente e, em testemunho do seu talento e determinação, resolveu tentar um novo esporte, que ele nunca havia praticado enquanto enxergava... golfe!
Com muita persistência e um profundo amor pelo esporte, veio a ser Campeão Nacional de Golfe para Cegos! Recebeu o título 13 vezes. Um dos seus ídolos era o grande golfista Ben Hogan, portanto, foi uma verdadeira honra para Charlie vencer o Prêmio Ben Hogan em 1958.
Quando foi apresentado a Ben Hogan, Charlie ficou deslumbrado e confessou seu desejo de jogar uma partida com o grande campeão.
Hogan, por sua vez, sabendo das conquistas de Charlie, considerou o convite uma honra.
– Quer jogar a dinheiro? – perguntou Charlie.
– Não posso jogar a dinheiro com você, não seria justo! – disse Hogan.
– Ah, que é isso, Hogan. Mil dólares por buraco!
– Não posso. O que as pessoas diriam, tirando vantagem da sua condição? – insistiu o campeão.
– Está com medo, Hogan?
– Tudo bem! – Hogan aceitou com relutância. – Mas vou jogar o melhor que sei!
– Muito bem, Charlie, escolha a hora e o lugar.
Confiante, Charlie respondeu:
– Hoje, às dez horas... da noite!

Toda vez que passamos algum tipo de problema ou parece que estamos em desvantagem, por princípio, se amarmos a Deus, vamos ganhar algo com aquilo: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28).

Moisés passou 40 anos no deserto cuidando de ovelhas. Ele desenvolveu a habilidade da paciência de modo que pode suportar a dureza de coração do povo na caminhada pelo deserto. Observe a diferença de um homem que vai resolver sua primeira discussão e mata um dos oponentes e outro que consegue lidar com três milhões de rebeldes durante quarenta anos no deserto. Se uma característica o ajudou foi a paciência. Ele enfrentou rebeldia em todos os níveis de relações, mas continuou como pastor do rebanho, cuidando das ovelhas que se desviavam, não conseguiam enxergar o caminho, não conseguiam alimentar-se sozinhas, totalmente dependentes, mas rebeldes.

Tiago usa a linguagem da semente para compreender a paciência ensinada por Deus: “Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.” (Tiago 5:7). A lição está mais clara em Gálatas 6:9: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. ” Moisés continuou seguindo como pastor durante 40 anos, até que seu ministério iniciou aos 80 anos. E ele continuou a ser pastor por mais 40 anos.

Tiago segue com o exemplo de Jó, que perdeu tudo o que tinha, inclusive seus filhos, e passou a viver ao lado de uma esposa que o incitava contra Deus, amigos que o acusavam, mas que permanecia firme, esperando uma solução de Deus e sua boca não o traiu em nenhum momento:

10  Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. 11  Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo. (Tiago 5:10-11)

Deus deu tudo em dobro a Jó. Paciência não é apenas esperar. Esperar é inevitável, não é uma escolha. Mas ter paciência é ter esperança na fidelidade e na bondade de Deus. Colossenses 3:13, na Bíblia Amplificada, mostra uma pessoa já trabalhada para a paciência:

13 Sejam gentis e pacientes uns com os outros e, se um tem uma diferença (um agravo ou queixa) contra outro, prontamente perdoem-se cada um; da mesma forma assim como o Senhor tem [gratuitamente] perdoado a vocês, vocês também devem perdoar.

Era exatamente assim que Moisés agia com seu povo e por essa paciência pôde tirá-lo do Egito.

A oportunidade de aprender a coragem, a adoração e a liderança





Davi teve grandes experiências como pastor que o fizeram crescer na fé o suficiente para enfrentar Golias. Ele justificou-se assim para o rei Saul que podia vencer o gigante:

36  O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 37  Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo. (1 Samuel 17:36-37).

Sabe, é difícil nós agradecermos a Deus pelos leões e ursos, muito menos pelos Golias. Mas não há grandes vitórias ou promoções sem grandes lutas e enfrentamentos.

A caminhada de Davi também passou pela solidão do pastoreio. Onde Davi desenvolveu sua habilidade de adorador dependendo da proteção de Deus e contando com sua preciosa companhia, louvando com sua harpa, de guardião com seu rebanho, de valente com os lobos, leões e ursos. Na casa de seu pai aprendeu o que significava ser o último para os homens e o primeiro para Deus. Quando Samuel veio para ungir o rei, ele foi preterido pelo pai, mas foi chamado pelo profeta e escolhido por Deus para ser o rei de Israel. Davi também foi hostilizado pelos irmãos. Quando ele chegou ao campo de batalha onde Golias afrontava diariamente os exércitos de Israel, o seu irmão o insultou, dizendo que ele era um curioso irresponsável. Mas Davi não olhava para nada disso, só via o Deus que o fortalecia nas batalhas, só desejava o prazer da sua presença com a qual se deleitava em seus extensos momentos de solidão no pastoreio.

A oportunidade de desenvolver o caráter e a competência

O tempo de treinamento é um tempo de esforço e luta. E estamos sempre retornando ao treinamento para o próximo degrau de glória. José trabalhou duro com o Pai e os irmãos não o reconheceram, pelo contrário. Os seus irmãos o venderam como escravo. Mas não era dos irmãos o reconhecimento que Deus queria para ele.

José, aos 17 anos, um adolescente, foi levado como escravo para a casa de Potifar. Trabalhou durante anos na casa dele, depois, foi injustamente levado à prisão por causa dos caprichos de uma mulher infiel. Mas continuou mantendo a sua conduta impecável no meio de situações onde seria fácil desistir de ser correto.

José poderia ter aproveitado a oportunidade para ficar com tudo o que era de Potifar, até a sua esposa, mas manteve a integridade. Muitas pessoas consideram que a doença é uma grande tentação. Mas, considere bem, qual saída temos quando estamos muito doentes? Buscar a Deus quando estamos doentes é como ir ao médico ou ao dentista, vamos porque precisamos e não por decisão. Mas, quando tudo está bem, aí a coisa é diferente. José foi tentado o suficiente para sair correndo da presença da mulher de Potifar. E perto o suficiente para ela conseguir tirar sua túnica. A coisa ficou difícil exatamente porque ele estava bem saudável. Ainda bem que ele usou a sua saúde para correr do pecado senão teria recebido o salário dele, a morte.

Na casa de Potifar, José teve a oportunidade de fazer com Potifar o que os irmãos fizeram com ele. Você sempre vai ser tentado a fazer o mal que as pessoas lhe fizeram e tornar-se igual aos que lhe fizeram mal. Tornar-se melhor e não ser vencido pelo mal é um desafio digno de vencer. José havia sido roubado de sua oportunidade de filho, de seus bens e herança. Pessoas que justificam seus maus atos pelos maus atos dos outros perdem seu caráter quando recebem uma injustiça. José enfrentou uma tentação muito grande ao cuidar honestamente de tudo o que pertencia a Potifar, até da sua esposa.

Quando somos mais tentados

Uma oportunidade de estar bem pode ser uma tentação mais forte do que qualquer doença. Pense bem, quantas pessoas deixam de ir à igreja porque estão trabalhando muito e vão à igreja quando perdem seus empregos? Quantas pessoas organizam passeios nos dias de culto quando estão na fartura, mas fazem vigílias quando estão na penúria? A abastança traz mais tentação à fidelidade do que a dificuldade financeira. Deus alerta ao povo quando recebesse a promessa:

10  Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; 11  e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares, 12  guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. (Deuteronômio 6:10-12)

Há mais tentação na riqueza que na pobreza, na promoção que no rebaixamento, na saúde que na doença.

As companhias como fonte de tentação

Outra tentação de José foi quando ele foi injustiçado e preso e passou a sofrer com a convivência com os maus. Ele foi lançado na convivência de pessoas que eram as piores encontradas no Egito na prisão de Faraó. Parecia que a sua honestidade tinha sido em vão. Ele fora preso injustamente, mesmo tendo sido o mais honesto e fiel possível. Agora estava sem nada novamente. Imagine a tentação era ser como todos os que o rodeavam. Você imagina os conselhos que ele recebeu na prisão? Como foi criticado por ter sido honesto e acabar ali? Agora, a tentação era ser como os outros. Se ele se tornasse igual aos outros, nós nunca teríamos ouvidos a sua história.

Mas, José nunca se valorizou pelo que possuía. Ele se olhava no espelho de Deus. Mas, ele seguiu o caminho reto no meio dos espinhos da pobreza e injustiça, tanto quando pisava na grama e comia na mesa da provisão da casa de Potifar. A nossa fidelidade não pode depender daquilo que possuímos ou de como nos sentimos ou de onde estamos. A sua fidelidade é o que você é diante de Deus. No momento em que você permite que algo altere a sua fidelidade e o seu caráter, você estará se perdendo de você mesmo e, principalmente, de Deus.

A caminhada de José entre a saída da casa do Pai e a posse dele como Governador do Egito foi dos dezessete aos trinta anos. Foram 13 anos da saída do ensino médio ao Doutorado na Faculdade do Espírito Santo. Mas o desenvolvimento do caráter é um processo minucioso. Além disso, quando terminou, ninguém conhecia mais a administração legal e a administração inescrupulosa do que José. Na casa de Potifar aprendeu todos os trâmites de comércio e administração, na prisão do faraó conheceu todos os ladrões e corruptos possíveis e seus métodos. Preparação nem sempre é agradável, mas sempre é necessária.

Em cada situação desfavorável, José soube aproveitar o máximo da lição para construir o seu sonho. Ele se construiu como servo de Deus em seu caráter e em suas habilidades. Todo desafio tem sua função de lhe engrandecer e lhe desenvolver traços que jamais seriam desenvolvidos se você não tivesse que enfrentá-los.


Quando você se compromete em servir, você será treinado. A promoção só virá depois da aprovação no treinamento na Universidade do espírito Santo. Todo desafio é uma oportunidade de ser promovido ou de exercitar novas habilidades. Pois “tudo” e não somente as coisas agradáveis “coopera para o bem daqueles que amam a Deus”. Porque quando você ama a Deus, você pode passar no caminho estreito ou largo, mas você passa muito bem acompanhado e para um destino sempre glorioso. Então, não é o caminho que define a viagem, mas o destino e a companhia. Fique firme e seja o melhor que puder a cada momento, pois até as suas limitações serão usadas em seu benefício.

Deus usou a limitação de diplomacia de Moisés para torná-lo libertador do povo de Deus no Egito; usou a limitação de poder e liberdade de José para torná-lo um administrador compassivo e competente e salvar seu povo da fome; usou as perseguições de Davi para torná-lo um rei justo; a limitação física de Abraão para torná-lo Pai de Nações; e vai usar a sua também para torná-lo o sonho que Deus tem para você, somente siga até o fim e Deus manifestará a sua glória em sua vida. Não desista de obedecer e o Pai te exaltará: “6  Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, 7  lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:6-7)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics