domingo, 10 de março de 2013

A sensibilidade e as palavras



Descobri que as palavras sinceras têm temperatura:
Bom dia é morno, suave, como o beijo de uma criança.
Adeus é frio e cortante como uma lâmina gelada sobre a pele.
Boa tarde, é fresco como a brisa no verão.
Não, é uma palavra que pode variar a sua temperatura. 
Sim, também.
Quero, pode arder na pele.
Odeio! Sugere vestirmos um bom casaco de amor.
Talvez, dá um frio na espinha... Amanhã, também.
O que aquece o coração e congela a alma mais do que as palavras sinceras?

Podemos carregá-las por toda a vida, como Abraão carregou a Palavra de Deus enquanto vivia em tendas. Essa Palavra foi firme o suficiente para ser seu único alicerce. Palavras podem ser tão fortes que assustem até você mesmo. Moisés tinha medo das suas palavras, não estava seguro de poder usá-las bem ou construtivamente. Quando a bíblia mostra a negativa de Moisés, mostra o quanto ele sentia dificuldades com o falar: "Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua." (Êxodo 4:10). Na realidade, as pessoas dizem que Moisés era gago, mas a palavra hebraica para pesado tanto significa tanto duro quanto estúpido. Moisés não era um diplomata, mas um homem de força, decisão. A primeira questão que tentou resolver foi com força bruta e terminou por matar um egípcio. Passou 40 anos no deserto para aprender a cuidar de ovelhas. Com certeza, isso desenvolveu a sua paciência, porque depois suportou milhões de pessoas e suas causas. Não são só os homens que têm esse problema. Palavras pesadas podem estar na boca de qualquer pessoa, independente do sexo.

Mas, você pode trazer palavras que saram. Houve uma mulher que salvou toda a sua casa com sua doçura e sabedoria e atraiu até à atenção do rei Davi. Esta mulher se chamava Abigail (1 Samuel 25). O original diz que ela tinha bondade na alma de modo que ela se tornava formosa, além de ser uma mulher bonita. Essa mulher era casada com uma pessoa intratável, cujo nome significava Filho de Belial (diabo). Quando o rei Davi estava disposto a ir contra a sua casa, ela conseguiu, através de sua sensatez e bondade afastar a ira de Davi sobre a sua casa. A sua beleza completa chamaram a atenção de Davi, que a tomou por esposa após a morte do seu esposo Nabal, que  morreu de causas naturais. Porque "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." (Provérbios 15:1) e "A longanimidade persuade o príncipe, e a língua branda esmaga ossos." (Provérbios 25:15).

Mude o clima à sua volta





Palavras podem trazer temperatura ao seu dia. A temperatura cria o clima. O clima faz certas plantas nascerem e outras secarem. O clima certo fará a sua família florescer: "A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba." (Provérbios 14:1). "O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei." (Provérbios 22:11). Porque não é apenas dizer o que é certo, mas o que faz bem, quando faz o bem e como faz bem: "O sábio de coração é chamado prudente, e a doçura no falar aumenta o saber." (Provérbios 16:21). "
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem." (Efésios  4:29).


A importância fundamental das palavras

A importância das palavras é tremenda, pois ela mede o quanto somos sinceros para Deus: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã." (Tiago 1:26). Falar da maneira errada pode lhe colocar em apuros: "Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno." (Tiago 3:6). O nosso falar expõe a nossa incoerência e a incoerência exposta destrói a nossa credibilidade e a disposição das pessoas em querer nos escutar: "9 Com ela [a língua], bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10  De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?" (Tiago 3:9-11).  Porque a boca fala do que o coração está cheio...(Mateus 12:34).

As palavras e as mulheres

As mulheres têm uma sensibilidade tremenda às palavras. Talvez por causa dessa capacidade que elas tenham de ter "temperatura". Fala-se muito da sensibilidade feminina. Neurologicamente, o cérebro do homem difere essencialmente do homem pelo desenvolvimento da área límbica do córtex. O centro das emoções é o nosso forte e o nosso fraco. Fomos criadas da costela, da proteção do coração. Esse é o nosso chamado, por isso somos mais sensíveis a tudo o que provoca emoções negativas ou positivas. A capacidade de perceber o que está por trás das palavras é um dom ou, se distorcida, uma maldição. Mas, não somos só recipientes de palavras, somos capazes em Deus de devolver palavras que mudam o clima para melhor. Palavras de ternura, de conforto, de paz, de limite são nossa especialidade como filhas, esposas e mães. 



Homens e mulheres de Deus, vamos mudar o clima das nossas vidas e das dos que nos cercam para melhor. Ainda que não recebamos dos outros, podemos receber de Deus. Ainda que recebamos o mal dos outros, podemos vencê-lo com o bem: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. " (Romanos 12:21). Pese a temperatura das suas palavras antes de entregá-las. Ou melhor, pese a temperatura do seu coração antes disso. E veja se esse o clima em que você pretende viver.

Você pode pode orar assim:

Querido Espírito Santo, ajuda-me a ter o coração no clima certo de modo que possa trazer palavras confortáveis e confortantes a minha boca. Tira o frio da mágoa, da raiva e do ressentimento! Coloca a brandura do teu amor, em nome de Jesus! 

Deus abençoe as mulheres por essa semana em que se comemora o seu Dia Internacional!







6 comentários:

  1. A poesia me fez chorar, é muito linda!
    Todo o texto é belíssimo e conforta o coração.
    Djane.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, a poesia e' linda.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma mensagens muito linda,e que toca aos corações.

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics