quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Leões são oportunidades



Vivemos numa sociedade de muitos automatismos, isto é, do imediatismo e da facilitação. Máquina de refrigerante: uma cédula, pedido atendido. É quase a versão do gênio de Aladim para matar a sede. Elevadores ao toque de um botão. Portas se abrem até sem tocar botões. O carro nos carrega a todo lugar. Sem ar-condicionado, nem pensar. As compras nos entregam em domicílio... Então, um dia, a vida mostra sua face real. Ela não é fácil, imediata ou automática. Não está em promoção no shopping com entrega em domicílio. Não vem nem com ar-condicionado de fábrica, muito menos com direção hidráulica. Cada dia tem o seu calor e cada manobra o seu peso direto. Então, como reagir às coisas que demandam tempo, perseverança, amor, que são de difícil acesso e não são automáticas, ou mais, as que não são compradas no shopping ou pela internet?... Estamos preparados para isso? 

Essa experiência narrada por Pierre Schurmann, membro da família Schurmann, que passou anos navegando em um veleiro pelo mundo, e que, hoje, é empresário, ilustra bem a reflexão que quero fazer sobre isso:

Outro dia, tive o privilégio de fazer algo que adoro: fui almoçar com um amigo, hoje, chegando perto de seus 70 anos. Gosto disso. São raras as chances que temos de escutar suas histórias e absorver um pouco de sabedoria das pessoas, que já passaram por grandes experiências nesta vida. 
Depois de um almoço longo, no qual falamos bem pouco de negócios, mas muito sobre a vida, ele me perguntou sobre meus negócios. Contei um pouco do que estava fazendo e, meio sem querer, disse a ele: 
-Pois é. Empresário, hoje, tem de matar um leão por dia. 
Sua resposta, rápida e afiada, foi: 
-Não mate seu leão. Você deveria mesmo era cuidar dele. 
Fiquei surpreso com a resposta e ele provavelmente deve ter notado minha surpresa, pois me disse: 
- Deixe-me lhe contar uma história que quero compartilhar com você. 
Segue, mais ou menos, o que consegui lembrar da conversa: 
- Existe um ditado popular antigo que diz que temos de "matar um leão por dia". E por muitos anos, eu acreditei nisso, e acordava todos os dias querendo encontrar o tal leão. A vida foi passando e muitas vezes me vi repetindo essa frase. Quando cheguei aos 50 anos, meus negócios já tinham crescido e precisava trabalhar um pouco menos, mas sempre me lembrava do tal leão. Afinal, quem não se preocupa, quando tem de matar um deles por dia? 
Pois bem. Cheguei aos meus 60 e decidi que era hora de meus filhos começarem a tocar a firma. Mas qual não foi minha surpresa ao ver que nenhum dos três estava preparado! A cada desafio que enfrentavam, parecia que iam desmoronar emocionalmente. Para minha tristeza, tive de voltar à frente dos negócios, até conseguir contratar alguém, que hoje é nosso diretor-geral. Este "fracasso" me fez pensar muito. O que fiz de errado no meu plano de sucessão? Hoje, do alto dos meus quase 70 anos, eu tenho uma suspeita: a culpa foi do leão. 
Novamente, eu fiz cara de surpreso. O que o leão tinha a ver com a história? Ele, olhando para o horizonte, como que tentando buscar um passado distante, me disse: 
- É. Pode ser que a culpa não seja cem por cento do leão, mas fica mais fácil justificar dessa forma. Porque, desde quando meus filhos eram pequenos, dei tudo para eles: Uma educação excelente, oportunidade de morar no exterior, estágio em empresas de amigos. Mas, ao dar tudo a eles, esqueci de dar um leão para cada, que era o mais importante. Meu jovem, eu aprendi que somos o resultado de nossos desafios. Com grandes desafios, nos tornamos grandes. Com pequenos desafios, nos tornamos pequenos. Aprendi que, quanto mais bravo o leão, mais gratos temos de ser. 
Por isso, aprendi não só a respeitar o leão, mas a admirá-lo e a gostar dele. Que a metáfora é importante, mas errônea: não devemos matar um leão por dia, mas sim cuidar do nosso. Porque o dia em que o leão, em nossas vidas morre, começamos a morrer junto com ele.” 
Depois daquele dia, decidi aprender a amar o meu leão. E o que eram desafios se tornaram oportunidades para crescer, ser mais forte, e "me virar" nesta selva em que vivemos. A capacidade de luta que há em você, precisa de adversidades para revelar-se. 

A bíblia diz que “bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” (Tiago 1:12). Os leões fortaleceram grandes homens:

·         Sansão mostrou sua força e a transformou em sabedoria a partir do ataque de um leão (Juízes 14:5-20);
·        Davi encontrou forças para derrotar Golias, com 3,20m de altura, por ter enfrentado um leão (1 Samuel 17:34-38);
·         Daniel mostrou a glória de Deus ao enfrentar uma cova cheia de leões famintos (Daniel 6:16-27);
·         Benaia foi colocado entre os valentes de Davi por ter vencido um leão em meio à neve (2 Samuel 23:20);

Quem seriam esses homens sem os seus leões? Que histórias se contam daqueles que fugiram dos seus leões e dos que nunca os enfrentaram? Na realidade, o leão ensina ousadia: "o leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada;"  (Provérbios 30: 30); "os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão."  (Provérbios 28 : 1). E também ensinam respeito: "rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará?"  (Amós 3 : 8).


A base da ousadia




O leão confia na sua própria força e você pode confiar no seu Deus, que é a sua força. Foi assim que Davi venceu o leão, o urso e Golias; que Daniel saiu da cova dos leões ileso; que Sansão venceu o leão na estrada;  e que Benaia se tornou reconhecido. Pois "[...] não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos."  (Zacarias 4 : 6).

Uma coisa é certa, o leão virá. O que você vai fazer com ele, você decide. Ele tem intenções péssimas a seu respeito: "sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"  (I Pedro 5 : 8). Aconselho a fazer o que a Palavra diz: “portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Efésios 6: 13). Leão se enfrenta. Não vire as costas para o seu leão.

Diga não às desculpas

Por outro lado, o leão pode ser a desculpa dos preguiçosos: "diz o preguiçoso: um leão está no caminho; um leão está nas ruas."  (Provérbios 26 : 13). “Preguiçoso à moda da casa” deve ser o prato principal do cardápio do leão... A verdade é que a vida não é fácil, a justiça muitas vezes precisa ser restaurada, feridas tratadas, conquistas e reconquistas são necessárias e isso é o normal do dia-a-dia, a despeito de todos os botões que apertamos e das facilidades que aparentemente temos. Não adianta se chocar com o leão como se ele fosse uma anormalidade, encare-o e cresça com ele, faça-o trabalhar a seu favor, pois "[...] sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."  (Romanos 8: 28).

Você pode orar assim:

Senhor perdoa-me por todas as vezes que não tenho vigiado, por ter reclamado das dificuldades. Ajuda-me a enfrentar as dificuldades que se levantaram e as que se levantarão. Ajuda-me a ter toda a ousadia necessária para vencer cada dia na tua força, sem reclamar e sem fugir, em nome de Jesus.




2 comentários:

  1. Concordo plenamente com ele, a idade ajuda a reconhecer que se não tivesse a tristeza, não dariamos valor a alegria , se não perdemos de vez em quando, que valor dariamos ao ganhar, e assim por diante bj lau

    ResponderExcluir
  2. De fato, nunca saberemos a força que opera em nós se não nos dispormos a enfrentar as dificuldades, os nossos leões. Mensagem abençoada! Grande beijo. Syneleide

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics