quarta-feira, 6 de março de 2013

Não tenha medo de Deus




Temos medo de tantas coisas: de o dinheiro não cobrir as contas no final do mês, do amor ir embora, de não dar certo alguma coisa que queremos muito, são incontáveis os medos que temos que enfrentar. Mas, medo de Deus certamente não pode ser um deles. Há uma compreensão errada da expressão temor do Senhor que precisamos aprender a distinguir bem de ter medo de Deus.

Observe pela lógica simples: se Deus é quem nos ajuda, como é que vamos ter medo dEle? Davi dizia: “Vem do SENHOR a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza no dia da tribulação. O SENHOR os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio.” (Salmos 37:39-40). E dizia: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” (Salmos 111:10).

Davi dá uma lição sobre o que é o temor do Senhor no salmo 34:

Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.
Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem?
Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente.
Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.
Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. O rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória.
Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações.
Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.
Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra. (Salmos 34:11-19)

O temor do Senhor é visível em palavras, práticas, atitudes e provoca a proximidade do Senhor, a atenção de Deus às suas necessidades e o livramento sobrenatural completo. Indiretamente, provoca o juízo de Deus sobre os que não temem ao Senhor. Há grande recompensa em temer a Deus.

Mas, o que é o temor do Senhor? Permanece a pergunta. Provérbios responde: “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” (Provérbios 8:13). Aborrecer o mal... Essa é a chave.

Tudo o que possuímos de precioso, nós guardamos a sete chaves. Infelizmente, às vezes temos cuidado dos bens materiais preciosos e esquecemos dos bens emocionais e espirituais preciosos. O amor do seu filho deveria ser guardado a sete chaves e não trocado pelo dinheiro a mais no trabalho. Assim como o amor do esposo ou esposa não podem ser trocados por nada nesse mundo, exceto o Senhor, que está acima de tudo e todos. A forma como guardamos algo, define seu valor. Há cofres altamente sofisticados e caros para guardar objetos preciosos. As pessoas fazem seguro daquilo que acham precioso por medo de que seja danificado, roubado ou perdido. O nosso coração deve ser um desses cofres, muito bem guardados, daquilo que agrada a Deus e mantém a sua presença na nossa vida.

O valor que damos a Deus é expresso em quanto tememos perder a sua comunhão e presença nas nossas vidas e por isso nos afastamos de tudo o que poderá provocar isso. O mal fará perdermos a presença dEle, por isso, o temor do Senhor consiste em aborrecer o mal. Nenhum namorado usa aquela camisa que a namorada detesta, usa a que ela gosta. Quer agradá-la se não quer acabar o namoro. Todos nós temos o medo de destruir relacionamentos que nos são caros. Ninguém sadio emocionalmente vive querendo desagradar aos que ama. Isso seria como andar na contramão da estrada das emoções. Da mesma forma, quem ama a Deus teme perder a sua presença e detesta e se afasta do mal que provoca essa perda.

Quem ama tem cuidado e tenta agradar. Esse zelo pela boa convivência vai a um nível mais alto com Deus porque dEle provém a própria vida. Quanto mais conhecemos o Senhor, mais vemos o quanto precisamos dEle e como sem Ele nada do que parece bom realmente é bom. Ele é a fonte de todo o Amor perfeito e toda a Bondade. Quanto mais o conhecemos, mais entendemos que não há como ter vida se não estivermos unidos a Ele e mais detestamos tudo o que nos afaste dEle.

Há muitas promessas para aqueles que temem ao Senhor

 

O Salmo 34 cita algumas das promessas para os que temem ao Senhor, para os que prezam acima de tudo pela sua presença e por agradá-Lo:

Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.
Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem?
Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente.
Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.
Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. O rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória.
Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações.
Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.
Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra. (Salmos 34:11-19)

Esse trecho de Isaías resume o conceito: “Haverá, ó Sião, estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do SENHOR será o teu tesouro.” (Isaías 33:6). Temer ao Senhor é guardar a sua vida que está nEle e em nenhum outro. Assim como tememos perder a vida, e tomamos todas as precauções para guardá-la, devemos guardar a nossa comunhão com o Senhor. Esse zelo pela Vida dEle em nós é o temor do Senhor, que nos afasta do mal e nos traz as suas promessas.


Vida longa aos de língua abençoada


A primeira promessa para os que temem ao Senhor apresentada no Salmo 34 é a vida longa, que está atrelada ao temor do Senhor no momento de falar. O que nós falamos deve agradar a Deus, provocar a manifestação da Sua Presença. E nós sabemos que a boca fala do que está cheio o coração e que Deus não aceita mentiras. Então, a boca de um coração que valoriza a presença de Deus carrega a promessa de uma vida longa. Vale uma pausa para meditação: O Senhor gosta de ouvir o que falo durante todo o meu dia? Porque na igreja e uma vez por semana é fácil ser santo, mas no restante do tempo... Aí, a coisa pode mudar de figura. Há outro trecho, que diz da falta do temor, que se expressa nas palavras: “Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos.” (Salmos 36:1).


Provérbios confirma a bênção da longevidade: “O temor do SENHOR prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados.” (Provérbios 10:27). Esse trecho mostra como o temor do Senhor aumenta a vida: “O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte.” (Provérbios 14:27). Se você teme ao Senhor recebe instrução e orientação sobre possíveis perigos e a acata. O Senhor guiará aquele que o ama na misericórdia e na verdade e assim, evitaremos o mal que rouba, mata e destrói: “pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal.” (Provérbios 16:6). Valorizar acima de tudo a presença do Senhor, não trocá-la por nada, guardá-la reconhecendo ser ela a nossa própria vida vai nos satisfazer plenamente e nos guardar: “O temor do SENHOR conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará.” (Provérbios 19:23).

Os olhos do Senhor estarão sobre você


A próxima promessa é consequência da postura:

Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la. Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. O rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória. (Salmo 34: 14-16).

Apartar-se é um ato de vontade, uma decisão de separar-se de algo. Mas além de apartar-nos do mal, devemos praticar o que é bom. Não há uma posição passiva. Não é apenas não colaborar com o mal. Já dizia Martin Luther King: "O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." Se você não se compromete com ações de bondade, está compromissado em permitir que a maldade vença e assuma o controle.

Logo em seguida, o salmista instrui a procurar a paz. Devemos procurar o shalom de Deus. Não é qualquer paz. Shalom significa estar a salvo, bem, bem-estar, saúde, paz na família, favor, amizade e descanso. Deus é Jeová Shalom e Deus é também o Senhor dos Exércitos. Paz, nem sempre significa ausência de guerra. A luta pelo que é bom segundo Deus traz a paz de Cristo nos nossos corações, mesmo dentro da luta. Essa paz é muito maior do que a ausência de luta ou a tranquilidade financeira, ou qualquer outra ausência de problemas. A paz aqui é o compromisso com o domínio de Deus em nossas vidas e nas dos que nos cercam. Ela vem de dentro de nós trazida do céu pelo Espírito Santo.

Quando o nosso compromisso se firma sobre apartar-nos do que é mal; praticarmos o que é bom; esforçar-nos pelo domínio do que agrada ao Senhor, os olhos do Senhor se voltam para as nossas necessidades e somos atendidos. Quem tem a postura inversa só recebe o juízo de Deus.

Livramento garantido


Não é oferecida a ilusão de que não haverá problemas para os que temem ao Senhor, pelo contrário, são previstas muitas tribulações: “clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.” (Salmos 34:18-19), mas o Senhor promete o livramento TOTAL!

É óbvio que, se nós andarmos na contramão desse mundo que jaz no maligno, vamos incomodar muita gente e, principalmente, o inferno. Eles tentarão nos derrubar, mas “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (1 João 4:4). Nós temos autoridade para pisar todo o poder do mal, em nome de Jesus (Lucas 10:19), “porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade.” (Provérbios 24:16). O Senhor lhe livrará de TODAS AS AFLIÇÕES, em nome de Jesus!

O temor do Senhor provoca o julgamento justo


Nós somos terrivelmente tendenciosos, seja consciente ou inconscientemente. Nossa forma de compreender o mundo parte daquilo que conhecemos e o coloca como modelo para compreender o novo. Não há como não prejulgar, há apenas  como revisar se a nossa compreensão está em linha com a Palavra de Deus. O temor do Senhor vai nos tornar vigilantes nesse ponto. Vai nos fazer confiar menos nas nossas predefinições e ir buscar a aprovação do Senhor quando agirmos. Foi essa a orientação que Josué deu aos primeiros juízes e sacerdotes que deveriam julgar o povo e os recursos do povo é um modelo fundamental a seguir:

Estabeleceu juízes no país, em todas as cidades fortificadas, de cidade em cidade. Disse aos juízes: Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, e sim da parte do SENHOR, e, no julgardes, ele está convosco. Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; [observe a relação presença – temor de Deus] tomai cuidado e fazei-o, porque não há no SENHOR, nosso Deus, injustiça, nem parcialidade, nem aceita ele suborno. Também, depois de terem voltado para Jerusalém, estabeleceu aí Josafá alguns dos levitas, e dos sacerdotes, e dos cabeças das famílias de Israel para julgarem da parte do SENHOR e decidirem as sentenças contestadas. Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração. Toda vez que vier a vós outros sentença contestada de vossos irmãos que habitam nas suas cidades: entre sangue e sangue, lei e mandamento, estatutos e juízos, admoestai-os, que não se façam culpados para com o SENHOR, para que não venha grande ira sobre vós e sobre vossos irmãos; fazei assim e não vos tornareis culpados. Eis que Amarias, o sumo sacerdote, presidirá nas coisas que dizem respeito ao SENHOR; e Zebadias, filho de Ismael, príncipe da casa de Judá, nas que dizem respeito ao rei. Também os levitas serão oficiais à vossa disposição. Sede fortes no cumprimento disso, e o SENHOR será com os bons. (2 Crônicas 19:5-11)


O temor do Senhor é a base do verdadeiro conhecimento: “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” (Provérbios 1:7).

¶ O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
(Provérbios 1:7)

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
(Provérbios 9:10)

O temor do Senhor abençoa sua descendência


Quando você anda e preza o temor do Senhor seus filhos receberão valores que os guardarão por toda a vida: “No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos.” (Provérbios 14:26). Quanto a isso, precisamos pensar muito bem no que a ingestão do Estado estará causando a partir do Estatuto da Diversidade sexual.

Observe a mudança na estrutura familiar proposta como LEI:

É proibido criticar o comportamento homossexual na família, na igreja ou nos grupos sociais

Art. 5º - A livre orientação sexual e a identidade de gênero constituem direitos fundamentais.
§ 1º - É indevida a ingerência estatal, familiar ou social para coibir alguém de viver a plenitude de suas relações afetivas e sexuais.
§ 2º - Cada um tem o direito de conduzir sua vida privada, não sendo admitidas pressões para que revele, renuncie ou modifique a orientação sexual ou a identidade de gênero.
Art. 6º - Ninguém pode sofrer discriminação em razão da orientação sexual própria, de qualquer membro de sua família ou comunidade.
Art. 7º - É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo proibida qualquer prática que obrigue o indivíduo a renunciar ou negar sua identidade sexual.

Anula-se o vínculo com a família de pai e mãe biológicos na documentação:

Art. 32 - Nos registros de nascimento e em todos os demais documentos
identificatórios, tais como carteira de identidade, título de eleitor, passaporte,
carteira de habilitação, não haverá menção às expressões “pai” e “mãe”, que
devem ser substituídas por “filiação”.

O Estado custeará a mudança de sexo e não poderá ser realizada a estabilização sexual em crianças intersexuais (que possuírem dois sexos).

Art. 35 - É assegurado acesso aos procedimentos médicos, cirúrgicos e
psicológicos destinados à adequação do sexo morfológico à identidade de
gênero.
Parágrafo único - É garantida a realização dos procedimentos de
hormonoterapia e transgenitalização particular ou pelo Sistema Único de Saúde
– SUS.
Art. 36 - Não havendo risco à própria vida, é vedada a realização de qualquer
intervenção médico-cirúrgica de caráter irreversível para a determinação de
gênero, em recém-nascidos e crianças diagnosticados como intersexuais.

A mudança de sexo poderá ser preparada desde os 14 até os 18 anos:

Art. 37 - Havendo indicação terapêutica por equipe médica e multidisciplinar de
hormonoterapia e de procedimentos complementares não-cirúrgicos, a
adequação à identidade de gênero poderá iniciar-se a partir dos 14 anos de
idade.

A mudança de sexo vai se oficializar e ser mantida em segredo

Art. 40 - A sentença de alteração do nome e sexo dos transexuais, travestis e
intersexuais será averbada no Livro de Registro Civil de Pessoas Naturais.
Parágrafo único - Nas certidões não podem constar quaisquer referências à
mudança levada a efeito, a não ser a requerimento da parte ou por
determinação judicial.

CRIMINALIZA-SE A REORIENTAÇÃO SEXUAL. Qualquer profissional ou pessoa que tentar reorientar um homossexual será presa! Não pode nem pregar sobre cura!

Art. 53 - É proibido o oferecimento de tratamento de reversão da orientação
sexual ou identidade de gênero, bem como fazer promessas de cura.

Professores vão ter que abordar o assunto da homossexualidade em sala de aula, como matéria da disciplina:
Art. 60 - Os profissionais da educação têm o dever de abordar as questões de gênero e sexualidade sob a ótica da diversidade sexual, visando superar toda forma de discriminação, fazendo uso de material didático e metodologias que proponham a eliminação da homofobia e do preconceito.

Escolas vão poder comemorar dia dos Pais e dia das Mães?

Art. 62 - Ao programarem atividades escolares referentes a datas comemorativas, as escolas devem atentar à multiplicidade de formações familiares, de modo a evitar qualquer constrangimento dos alunos filhos de famílias homoafetivas.

Os homossexuais terão políticas de emprego próprias

Art. 70 - Configura discriminação demitir, de forma direta ou indireta empregado, em razão da orientação sexual ou identidade de gênero. Art. 71 - O poder público adotará programas de formação profissional, de emprego e de geração de renda voltadas a homossexuais, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, transexuais e intersexuais, para assegurar a igualdade de oportunidades na inserção no mercado de trabalho.

Todo crime sexual  que envolva uma pessoa homossexual, por exemplo pedofilia homossexual, correrá em segredo de justiça (ninguém saberá de nada sobre o acusado)

Art. 80 - As demandas que tenham por objeto os direitos decorrentes da orientação sexual ou identidade de gênero devem tramitar em segredo de justiça.

Observe a Palavra e veja se essa é a base que o Senhor aponta para abençoar a sua família.

E como se alimenta o temor do Senhor?


Pela Palavra de Deus.

Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos. Então, entenderás justiça, juízo e eqüidade, todas as boas veredas. ¶ Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma. O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará; para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas; (Provérbios 2:1-12)

Pela comunhão com o Espírito Santo:

“Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” (Isaías 11:2)

Você pode orar assim:

Querido Espírito Santo, ajuda-me a valorizar cada dia mais e a cada momento a presença de Deus na minha vida. Ajuda-me a agradá-lo e a compreender e praticar a sua Palavra. Eu te peço em nome de Jesus.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics