sábado, 30 de março de 2013

Encontrando a Fonte da Alegria



Aleluia!

A palavra Aleluia não é grega, ela é hebraica. Ela é usada em hebraico no novo testamento porque é muito especial e praticamente não pode ser traduzida. Ela vem de duas palavras raízes que significam "brilho ou brilhe" e "de Jeová"! Aleluia é uma expressão que significa “Brilhe na glória de Deus!” e “Brilha a Glória de Deus!”. Essa palavra exalta a presença manifesta gloriosa do Deus que tudo pode por nós. Não há como não se alegrar quando você expressa essa palavra conscientemente. É uma ministração para que o que está à sua volta brilhe coberto com a glória de Deus! Reconhece a glória dEle como realidade ou como promessa! É fé pura! Uma bomba de Luz no reino das trevas!

Então, uma vida plena da consciência do poder, amor e concretude desse brilho, expressa em todos os momentos: Aleluia! Aleluia! Aleluia! Brilha Senhor Deus! Tu és glorioso! Tu és glorioso sobre toda e qualquer situação! Tu Brilhas em mim! Tu brilhas sobre minha vida! Tu és glorioso sobre minha casa ! Sobre meu corpo! Sobre minha vida! Sobre minha família! Sobre meu trabalho! Aleluia! Brilha glorioso sobre tudo! Aleluia!

Você pode dizer isso em todos os momentos e agradecer: “20 em todos os momentos e por todas as coisas dando graças no nome de nosso Senhor Jesus Cristo para Deus o Pai.” (Efésios 5:20 –Bíblia Amplificada). Se você está cheio do Espírito, vai louvar e dar glória a Deus sem se aperceber, se quer se encher do Espírito comece a dar glória a Deus e vai sentir a alegria da Sua presença rapidamente ao reconhecê-la como preciosa. Este sim é um ciclo que vale à pena alimentar e que depende de todos os outros passos anteriores.

Nós, muitas vezes, não somos conscientes do que nos faz bem e do que nos faz mal. Estamos tão distraídos com a rotina e os desafios diários, que perdemos a noção de que alimentamos vários ciclos que nos fazem mal. Mas, a vida é responsiva. Ela reage aos estímulos e aos investimentos que fazemos. Colhemos o que plantamos. Por exemplo, esquecemos de tomar água... Você tem ideia de que só em tomar água na quantidade correta (certa de dois litros por dia) pode ajudar a controlar sua pressão sanguínea, sintomas de sinusite, alergias, melhorar a pele, digestão, evitar ou ajudar a controlar diabetes, tônus muscular e muitas outras coisas? Mas, quantas pessoas focam tanto no trabalho que esquecem de tomar água o suficiente. Eu mesma tenho que prestar atenção nisso. O dia-a-dia nos distrai e nos consome nas mínimas coisas.

Essa desatenção física é fácil de perceber porque pode ser medida. E na nossa vida mental, emocional e espiritual? Será que percebemos quando não cultivamos hábitos que nos fazem bem às emoções, à mente e ao espírito? A sede é uma das sensações que o corpo mais tem dificuldade de perceber. Ela costuma às vezes ser confundida com fome, por exemplo. Muitas pessoas ganham peso com isso. Não sabem distinguir o que realmente necessitam. A sede espiritual, mental e emocional então, pode ser muito mais disfarçada e desviada. Na realidade, a solução de Deus para a sede da alegria está no fruto do Espírito Santo: “22 Mas o fruto do Espírito [Santo] [a operação que acompanha a sua presença interiormente] é amor, alegria, paz, [...]” (Gálatas 5: 22a – Bíblia Amplificada)


O Espírito Santo é dado a todo aquele que aceita Jesus como Senhor de sua vida. Nós recebemos o Espírito Santo como presente, a partir do momento em que cremos e recebemos pela fé uma nova vida através do Senhor Jesus. É o Espírito Santo quem nos faz nascer de novo para Deus, pois “[...] o que é nascido do Espírito é espírito.” (João 3:6b). Esse é o presente de Deus para nós através da habitação do Espírito nos regenerando:

4  Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, 5  não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6  que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. (Tito 3:4-7)


Paulo já explicava aos Gálatas que esse presente iniciava um novo estilo de vida para quem o recebia: “25 Se nós vivemos pelo Espírito [Santo], vamos também andar pelo Espírito, [Se pelo Espírito Santo nós temos nossa vida em Deus, vamos adiante, caminhando em linha com ele e tendo nossa conduta controlada pelo Espírito].” (Gálatas 5:23 – Bíblia Amplificada).  O Senhor nos mostra o que uma vida plena e saciada inclui e ainda alerta para não procurarmos outra forma de saciar as nossas necessidades. Convido-lhe a conhecer esse novo estilo de vida, que cultiva a alegria e como vivê-lo.

A alegria que dá vida






A alegria está no Espírito Santo, então, se queremos nos encher de uma alegria que realmente dá vida, precisamos nos encher do Espírito Santo. Paulo ensinou aos efésios os princípios e estão reunidos em Efésios 5:18-21, como sigo explicando:

1º. Passo: Não procure alegria na fonte errada.


“E não se embriaguem com vinho, pelo que há devassidão, mas sempre sejam cheios e estimulados com o Espírito [Santo].” (Efésios 5:18 – Bíblia Amplificada).


Estamos vivendo em uma sociedade que está criando uma cultura de entorpecer a dor. Nunca foram vendidos tantos anti-depressivos, bebidas e droga. É um problema social grave a questão da droga na sociedade. Mas, entorpecer a dor é disfarçá-la e muitos a entorpecem no trabalho, na promiscuidade, nos estudos, nos prazeres ou em qualquer outro lugar ou estilo de vida, onde não tenham que encará-la. Em coisas que passarão despercebidas como aquele copo d’água, que não bebemos. Se você quer realmente alegria, precisará buscar cura para a dor e para isso terá que enfrentá-la com a ajuda do Espírito Santo. Há muitos textos nesse blog sobre isso.

2º. Passo: Fale sobre alegria e coisas que tragam alegria do céu para você


“Falem uns com os outros em salmos, hinos e canções espirituais, oferecendo louvor com vozes [e instrumentos] e fazendo melodia com todo o seu coração para o Senhor,” (Efésios 5:19 – Bíblia Amplificada).


Os nossos discursos geralmente são estimulados pelas coisas que nós absorvemos pelos sentidos. A TV e os meios de comunicação oferecem muita violência, traição, guerra, peste, morte, fome e muito mais. Cabe a você escolher ou não que essas informações encham sua alma e sua visão do mundo. Essa parte do cultivo da alegria vai depender do que entra no nosso coração, pois a boca fala do que ele está cheio e “o homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Lucas 6:45).

Encha o seu coração com a Palavra e as promessas de Deus e a sua boca também se encherá: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” (Colossenses 3:16). E quando a sua boca começar a falar aquilo que alegra o coração de Deus, a presença dEle encherá a sua vida porque Ele é “[...] Santo, entronizado entre os louvores de Israel.” (Salmo 22:3).


3º. Passo: Agradeça a Deus por tudo o que Ele fez, faz e fará


Louvar e exaltar a Deus pelo que Ele é e pelo que Ele fez, faz e fará é uma maneira maravilhosa de alegrar o Espírito Santo dentro de você e você partilhará da alegria dEle. O louvor nos leva ao trono de Deus. E no trono de Deus, nada pode nos atingir. Diante do trono de Deus, os anjos louvam continuamente. Quando nós nos dispomos a louvar a adorar a Deus, partilhamos da atmosfera do céu.

Veja o retrato no livro de Apocalipse:

1 Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, [...] 4  Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia! 5 Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes. 6  Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. ( Apocalipse 19:1, 4-6)


Quando louvamos, nos alinhamos com os anjos de Deus e compartilhamos do céu e sua alegria.



4º. Passo: Somos submissos ao amor, à Paz e ao senhorio de Cristo.


Há pessoas que passam a vida tentando impor sua forma de vida e idéias aos outros. Não sabem ceder, são inflexíveis, eu já fui muito assim. É uma forma dura de viver. O seu padrão de exigência não deixa misericórdia que sobre nem para você. Mas, quando você conhecer o amor de Deus mais propriamente, vai ver que submeter-se em amor não é doloroso ou sufocante. Pois a bíblia diz que é característica de quem é cheio do Espírito que “sejam sujeitos uns aos outros dentro da reverência de Cristo (o Messias, o Ungido).” (Efésios 5:21 –Bíblia Amplificada). Submeter-se significa ter um espírito que reconhece que o outro é tão importante ou mais importante que você. E por ele ser importante, concessões são feitas. 

A submissão bíblica refere-se a cristãos relacionando-se de forma pacífica com outros cristãos através do ceder mútuo do amor. Nosso espírito e mente, portanto, precisam ser disciplináveis e sempre estarmos dispostos a aprender. Todos somos imperfeitos em nós mesmos, mas temos a perfeição de Cristo em nós. Precisamos olhar para os outros e para nós mesmos dessa forma. Isso inclui as nossas discordâncias. Só os disciplináveis conseguem aprender. 

A mesma bíblia que diz que devemos nos apegar à doutrina fiel (Tito 1:9; 2:1; 2 Tessalonicenses 5:21), diz para amarmos uns aos outros. Por isso, o Senhor nos colocou uns para ajudarmos os outros e julgarmos aquilo que é dito como Palavra do Senhor (1 Coríntios 14:29, 40; 1 Tessalonicenses 5:21). Observe a humildade de Paulo para admoestar os coríntios: “não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados.” (1 Coríntios  4:14). Quem ama cuida e admoesta, quem é amado recebe a admoestação como prova de amor.




Assim, devemos cultivar a sinceridade na busca do Senhor reconhecendo as nossas fraquezas e buscando encher a nossa mente com o que nos traz esperança e alegria: “quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Lamentações 3:21). Expressar exaltação da glória dEle a despeito da circunstância que nos cerca trará o céu para a terra. E se nos mantivermos conscientes que estamos sempre aprendendo e não apenas ensinando, caminharemos como Paulo ensinou aos coríntios: “14  Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. 15  Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (2 Coríntios 2:14-15).

Você precisa agir em fé para que esses princípios se movam sobre sua vida. Então, proponho que faça uma reflexão:

1.    Você já entregou todas as suas preocupações e tristezas ao Senhor? Se não fez, aproveite e faça.
2.    Você já leu a Palavra hoje, observando as maravilhas que Deus fez por Aqueles que creram? Você parou para pensar nisso? E pelo que Ele já fez por você? Então, tem outra oportunidade agora. Louve por todas as que lembrar.
3.    Você já abriu a boca para exaltar a Glória do Senhor sobre a sua vida, sua casa, e a presença do Amor dEle e sua disponibilidade para você? O tempo é agora. Ele quer ouvir o seu Aleluia!
4.    Há algo que alguém lhe corrigiu e que você sabia que a pessoa estava certa, mas não deu ouvidos por puro orgulho ou nem se incomodou em pensar ou orar ou buscar na palavra a respeito? Pare e faça. Porque essa palavra é toda prática. Só vai funcionar se você a colocar em ação.


4 comentários:

  1. 1 Entrego agora que aprendi
    2 Hoje ainda não ainda estou na dissertação
    3 Aprendi com vc, acordo já agradecendo mais um dia ao Senhor e a cada dificuldade do dia a dia estou aprendendo a entregar a ele
    4 Aninha ouço as pessoa que gosto e que confio, Pastora vc é uma delas
    Lau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não imaginava que alguém fosse responder o questionário e registrar. Fico feliz Laudereida que sua vida esteja mudando a partir dessa Palavra. Estou orando por você para que cada dia saiba quanto tem o seu lugar especial no coração de Deus,seu Pai.

      Excluir
  2. Que lindo Lau! Fico muito feliz por vc. Te quero bem.
    Realmente, Ana (nossa pastora) é uma pessoa que podemos confiar, não por ela não ter defeitos (todos temos), mas pela sua dedicação em buscar o amor de Deus e conduzi-lo aos nossos corações.

    Deus te abençoe pastora Ana.

    Djane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, glória a Deus! Aleluia! Que a glória do Senhor possa sempre brilhar nesse vaso de barro que Ele forma a cada dia!

      Excluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics