terça-feira, 19 de março de 2013

Ao cuidado do Pastor dos pastores




Para nós, urbanos, talvez o fato de o Senhor ser o nosso pastor não signifique muito. Mas, quando Davi escreveu esse salmo, ele sabia e vivia diariamente o que era ser um pastor. E, sendo um pastor dedicado, diante de Deus, olhava para Deus sabendo o que havia no coração do pastor pelas ovelhas. Quero lhe apresentar um pouco da maravilha do que é ter um pastor.

A provisão é a primeira parte... O pastor acorda antes do raiar do sol e parte para o local onde o rebanho pastará. Ele procura rastros de predadores para prevenir ataques e se eles existirem serão caçados e resolvidos antes das ovelhas serem trazidas para o café da manhã.  O pastor defende as ovelhas. O pastor arranca ervas, que possam fazer mal aos cordeiros e ovelhas, e também os espinhos, para evitar que as ovelhas se prendam e fiquem à mercê  de  ataques do predadores. O pastor protege as ovelhas. Deixa o campo preparado e seguro para que, ao raiar do sol, as famintas ovelhas sejam trazidas do aprisco e encontrem a melhor refeição em um lugar seguro. Toda a provisão das ovelhas é providenciada a cada dia com cuidado e diligência. O pastor provê as necessidades das ovelhas. Proteção, defesa e provisão é o que você traz de Deus sobre a sua vida quando diz: "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará." (Salmo 23:1). Deus está cuidando de todos os detalhes da sua vida. Nada vai ficar de fora.

Então, quando tudo está pronto no pasto, o pastor vai até à porta do aprisco e chama as ovelhas. Elas só atendem o seu pastor e o acompanham até o pasto que ele lhes reservou.  As ovelhas enxergam muito mal. Então, são guiadas pela voz e pelo cheiro do seu pastor. É a intimidade com o pastor que as faz reconhecê-lo. O contato do dia-a-dia e o cuidado dele as fazem segui-lo.

As ovelhas passam a noite ruminando, então, acordam com muita fome. Mas, o calor de Israel, a verdura dos pastos e a segurança, dada pela presença do pastor, faz com que elas se deitem na relva e comam ali, deitadas. E assim, ficam fortes e saudáveis, tanto na lã, quanto para a procriação.

Por Ele, chegamos às águas tranquilas... Outra característica das ovelhas é que elas precisam de muita água. Então, próximo ao pasto precisa também haver bebedouros suficientes. Entretanto, os bebedouros são os principais locais de ataque dos predadores, o que exige cuidado dobrado dos pastores. Por isso, a confiança é o que nos faz receber a Palavra e o Espírito, que é a água viva de Deus. O Senhor nos faz deitar "[...] em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas." (Salmo 23:2). O Senhor tem a preciosa água da Palavra pra nós. A Palavra que Ele nos dá é parte do seu cuidado com nossa vida. Através da Palavra e do Espírito a Paz que excede todo o entendimento se derrama em nossa vida, como diz:

6  Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. 7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7)

Siga-me um pouco mais à frente nesse texto... Ainda faltam quatro versículos.



A segurança...



 Ovelhas sabem qual é a voz e a essência do seu pastor. Mesmo sem vê-lo. O cuidado, a segurança e a tranquilidade estão ligados ao seu chamado e ao seu falar. As ovelhas doentes  ou feridas são carregadas nos ombros até que se recuperem, o que reforça a intimidade com o pastor. Assim como Seu cuidado mata a sede da alma, Seu cuidado produz vida e força,... Davi sentia-se sereno e restaurado na presença do Senhor. Aquiete-se também. Davi enfrentou um leão e um urso pelo seu rebanho, Jesus enfrentou a cruz por nós. Ele é o Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas. (João 10: 11-16).

No calor de 50 graus de dia, havia ovelhas tranquilas e refrescadas com a água até à qual o pastor as levava. A água refresca do calor, a Palavra de Deus Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome." (Salmo 23:3). Você tem alguém para cuidar de você. Aceite ser colocado(a) nos ombros quando for preciso. Respire fundo... Você não está só para enfrentar tudo, o tempo todo você tem O Eterno e Onipotente Pastor com você.

A orientação...


Nós ansiamos por justiça, temos fome e sede dela, muitas vezes, não sabemos o caminho, mas temos um Pastor a nos guiar. A segurança da presença do Pastor é tremenda. No caminho do rebanho de Davi até os pastos mais suculentos havia um vale, chamado Vale da Sombra e da Morte. Era chamado assim porque ele era muito profundo, as montanhas que formavam o vale, eram muito altas e íngremes a ponto de o caminho estar do lado de um monte tão alto, que fazia sombra sobre a estrada deixando-a escura. Além disso, fora da estrada que cortava a montanha havia um abismo. Então, o pastor tinha que passar com as ovelhas ao lado de um abismo e no escuro para poder dar uma provisão melhor para suas ovelhas.

Um desafio tremendo, mas, Davi como pastor não permitia que nenhuma ovelha sua escorregasse ou se ferisse naquele caminho tão difícil para encontrar pastagens mais tenras e suculentas para seu rebanho. As ovelhas precisavam passar por ali, mas que ele cuidava delas e, se ele como pastor não as deixava cair, o seu Pastor Celestial, não o deixaria cair em nenhum vale espiritual, por mais escuro e assustador que fosse.

Os instrumentos do pastoreio


O pastor usava dois instrumentos: o bordão ou vara e o cajado ou báculo. 

O báculo é aquela vara com uma espécie de anzol enorme na ponta. Servia para levantar as ovelhas que caíam e retirar as que estavam presas ou escorregavam nos barrancos. Se as ovelhas continuassem nessas situações estariam à mercê dos predadores ou morreriam de fome. É o báculo que recolhe, que ampara. Quando estamos presos à dor e podemos fraquejar, o Senhor nos abraça e fortalece, puxa para si e para o rebanho. Ele é o nosso pastor. Nada nos faltará.

O cajado é o instrumento de correção, uma vara. As ovelhas são animais muito dispersivos. Elas se distraem comendo as ervas e os predadores têm sua chance. O momento mais perigoso é quando elas vão se afastando do rebanho. É aí que elas ficam em perigo. Então, o Pastor bate com o cajado e as reúne novamente. Assim,  estão protegidas, alertadas do perigo. O Senhor nos disciplina e chama para perto.

A correção e o socorro de Deus nos fazem caminhar seguros, não de que não vamos errar, porque isso é impossível, mas de que nós vamos ser guiados para atravessar toda fraqueja ou dificuldade externa que surgir nos braços do Pai. Isso nos dá força e coragem e destrói o medo e nós dizemos: "ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam." (Salmo 23:4). Eu não estou só no meio da adversidade, eu estou sendo guiado e protegido para um lugar melhor, de maior provisão.

A vitória...


E, por fim, vendo-se como uma ovelha de Deus, pastoreada e cuidada, Davi percebe que já é vitorioso.

5  Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. 6  Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. (Salmo 23:5-6).

O Senhor lhe elevará diante daqueles que o perseguiam, mostrará o seu poder, a sua unção, sobre a sua vida, dará alegria que transborde. E tudo vindo da intimidade com a natureza bondosa e misericordiosa de Deus. Assuma-o como seu Pastor definitivamente. Assim como as ovelhas ansiavam ouvir a voz do pastor para saciar sua fome pela manhã, Davi aprendeu a buscar a voz de Deus, na casa de Deus, todos os dias de sua vida. A casa de Deus é o lugar de receber dEle. Assim como as ovelhas não podem ficar sem pasto, não podemos ficar sem ouvir a Palavra e obter a unção da Sua Presença na Casa de Deus.

Receba esse cuidado agora mesmo


Ovelha de Deus, cuidado de Deus, provisão de Deus, proteção de Deus,... Tudo isso é maravilhoso. E hoje, depois que Jesus se deu na cruz por nós, ainda podemos ser Filhos de Deus, pois está escrito: "mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" (João 1:12). Para provar tudo isso, é só crer com o coração e confessar com a boca a sua fé: 

9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10  Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11  Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. (Romanos 10:9-11).

Então, você pode orar assim: 

Querido Deus, eu quero ser uma ovelha do Teu rebanho. Toma a minha vida. Cuida de mim. Apascenta o meu coração e minha ensina o teu caminho, em nome de Jesus. Jesus, eu quero que sejas o Pastor de minha vida agora e para sempre. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics