quinta-feira, 7 de março de 2013

Twitto, Curto e Compartilho... Logo existo



Uma vez escutei uma história que nunca esqueci. ..

Uma mulher veio a um sábio pedir um conselho e disse:
- Mestre, eu falei contra minha amiga, mas agora me arrependi e gostaria de que tudo ficasse como antes.
Então, o sábio respondeu:
- Certo, amanhã à tarde, venha até aqui e traga um saco de penas.
A mulher não entendeu aquilo, mas confiou no sábio e voltou no dia seguinte com o saco de penas. Então,  ele falou:
- Agora, vá até à casa da sua amiga e, no caminho, deixe cair as penas. Peça-lhe perdão e convide-a a vir até aqui com você. Mas, só volte quando apanhar todas as penas. A mulher confiou novamente no sábio e fez o que pediu.   A amiga a perdoou e tentaram voltar juntas ao sábio, que era muito respeitado na cidade. Mas, a missão de pegar as penas ela não conseguiu cumprir ainda que a miga a ajudasse. Voltaram, então, para o sábio, tristes e confusas pela missão impossível. Ao chegarem, ela disse:
- Mestre, não consegui reunir de novo as penas. Na realidade, eu nem sabia quantas eram no começo. Peguei o máximo que pude, mas não consegui pegar todas. Umas já estavam em lugares onde não via e outras onde não alcançava. Mesmo minha amiga ajudando, não consegui.
Então, ele respondeu:
- Você pediu para que ela lhe perdoasse, isso é possível, e pediu que tudo ficasse como era antes, isso não é possível. Você nunca poderá recolher uma palavra solta ao vento. É como uma pena, que voa. Ninguém sabe aonde vai parar.

Ainda bem que temos o Deus do impossível para purificar os nossos pecados, porque sem Ele, qualquer comentário ou rumor poderia ser desastroso. Uma palavra pode levantar ou derrubar. Uma palavra pode derrubar até uma cidade: “Pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derribada.” (Provérbios 11:11). E nós somos responsabilizados pelas nossas palavras: “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:21).

Observe a força da comunicação nas redes sociais: Luíza... Não preciso dizer mais nada. Dessa vez foi proveitoso para ela, que passou algum tempo  ganhando quinze mil reais por duas horas de festa e não foi danoso a ninguém. Ninguém saiu ferido disso. Graças a Deus! Mas, chegou ao ponto do governo do Canadá ligar para o pai da moça para saber se estava tudo bem e o que estava acontecendo. Entretanto, uma fofoca pode custar milhões de dólares e a reputação de uma empresa como sobre a marca Tommy Hifiger. Até hoje, veiculam e-mails, que nem o FBI conseguiu descobrir de onde vieram, dizendo de falsa uma declaração racista deste estilista e uma pretensa expulsão do programa de auditório da Ophrah Winfrey, apresentadora norte-americana, que já se aposentou. Esse senhor sequer tinha ido ao programa, até que 10 anos depois. Mas como a fofoca ainda continuava voltando à rede, Hifiger foi finalmente entrevistado por ela para desmentir o boato. Isso levou mais de 10 anos. Há mais de três programas em vídeo que posto no final da postagem. Mas, recebi e-mails e vi na rede há pouco tempo trechos por e-mail enviado por cristãos querendo proteger o mundo do racismo, mas baseados numa mentira.

O que considero mais grave é que há cristãos que ficam sabendo da verdade após terem divulgado descuidadamente o boato e não fazem nada para reverter a situação. Não entendem que, se não guardamos a credibilidade da nossa palavra, nós perdemos a nossa credibilidade.

O cristão na rede


Precisamos encarar o fato de que somos autoridades onde quer que andemos, pois o Senhor nos entende como seus embaixadores (2 Coríntios 5:20). Se quisermos ser abençoados, teremos que ser bênção com a nossa boca: “[...] quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.” (Romanos 10:15). Somos exortados a edificar com o que falamos: “não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29). 

Não temos nos dado conta disso, mas toda a mentira procede do pai da mentira (João 8:44) e quando não checamos a informação transmitida, estamos dando espaço para que a mentira esteja passando pela nossa boca e nossa concordância. Estamos pondo em jogo a nossa credibilidade, nossa imagem e a colocando à mercê da intenção de outras pessoas. Não podemos simplesmente compartilhar uma mensagem indiscriminadamente. Precisamos ser responsáveis. Se nos comprometemos com o que é bom, precisamos colaborar com isso naquilo que comunicamos. Tanto faz falar como postar no Facebook ou no Twitter, você é responsável pelo que diz da mesma forma.

A contaminação da nossa comunicação se estende pela nossa imagem e por associações. O Senhor quer que nós nos afastemos da aparência do mal (1 Tessalonicensses 5:22). Quando eu compartilho uma imagem no Facebook, por exemplo, tenho o cuidado de fazer o download da figura e repostar para manter só a mensagem da imagem e não a conexão da origem, se não a conheço. Porque podem haver coisas que eu não queira me responsabilizar na origem e quando você acessa uma imagem tem acesso a outras postadas pela mesma pessoa. Uma vez, compartilhei uma imagem contra o projeto SOPA sem prestar atenção na origem (estava começando no Facebook) e era de um perfil de um ateu. E quando uma amiga foi acessar a imagem terminou de frente a um monte de pornografia. Ainda bem que ela me avisou! E como fico eu, enviando pessoas a uma viagem dessas? E se for uma mentira, quantos mais vão compartilhar só porque foi você quem disse? Mentiras são destrutivas. Mentiras podem durar anos. Saiba as implicações daquilo que você posta, curte ou compartilha. Depois que a palavra é liberada ninguém a detém ou recupera. Por exemplo, tenho uma leitora fiel que de vez em quando está na Itália (homenagem rsrs), mas não tinha a mínima ideia de como ela descobriu o blog.

A prudência é irmã da sabedoria

Além dessa participação consciente da qualidade do que você posta, você deveria pensar sobre sua segurança e privacidade. Aqui, no Brasil, organizam-se assaltos a partir do Facebook porque as pessoas estão continuamente dizendo na rede onde estão. Um engenheiro disse que estava viajando de férias e quando voltou para casa tinha um apartamento vazio bilhete dizendo: “Continue postando na rede toda vez que viajar.” Você não está protegido na virtualidade por ela mesma. As referências ao seu eu em tempo real, na maioria das vezes, são suficientes para lhe expor. Não só a sua imagem pública, mas a sua própria segurança pessoal. Tenha cautela com o que publica. Pense nas implicações. Parece que você está falando apenas com seus amigos, mas inclusive agora, com a mudança de princípios de privacidade do Facebook, até seus comentários estarão expostos aos mecanismos de busca na internet.

A ilusão de que você está exposto apenas aos seus contatos caiu. Se temos problemas com as escolhas que fazemos e com construção de moral dentro do mundo real, a construção da ética, a  cyberética e a netiqueta são dois desafios talvez maiores. As pessoas se sentem menos restritas por limites sociais. Todos podem ser desconectados e desconectar a qualquer instante. Mas saiba que Deus ainda vê seus grupos secretos, postagens restritas, mensagens em MSN e comunicadores, acesso a sites e tudo isso está diante dEle. 

Na igreja, você pega a Bíblia e na net você “pega geral”? Não pense que você pode ser agente duplo nesse reino. Só existem dois lados e dois salários. Um é vida e outro morte. Seja inteligente. “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.” (Lucas 22:2). Ninguém sabia que Acã tinha objetos proibidos com Ele, mas foi revelado (Josué 7). Ninguém sabia o que o rei Belsazar havia pecado e todos o encobriam, mas foi revelado (Daniel 5). E quando o mal é revelado sem ser pelo arrependimento, não é fácil para aquele que cometeu o mal.

O tesouro da coerência e a ameaça da hipocrisia

Coerência é uma preciosidade que você não pode se dar ao luxo de abrir mão. Muitos se enganam sobre o significado da palavra virtual. Virtual não significa irreal. A palavra virtual vem da palavra latina “virtus” significa força, poder e potencial. Na realidade, a comunicação se potencializa pela ampliação do campo de ação e pela agilidade no mundo virtual. O potencial para o bem e para o mal aumenta. Mas a escolha e as conseqüências sempre serão suas porque Deus diz: 

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar. (Deuteronômio 30:19-20).

Você pode desconectar-se e reconectar-se à vontade na internet, mas se magoar alguém ou ofender, não estará magoando ou ofendendo um código binário. Estará ofendendo, magoando e desrespeitando pessoas iguais a você. Não existe um mundo virtual irreal. O que existe é um meio de comunicação virtual, onde podemos camuflar o nosso eu real. Mas o que Deus diz sobre nossa participação na vida, e nossa comunicação, não importando o meio é que “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” (Mateus 5:37). Um cristão foi resgatado para viver na verdade e não atrás de uma máscara. Se a verdade liberta é porque a mentira aprisiona (João 8:32). E o que Deus diz sobre o que nós somos é que “nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.” (1 João 4:17). Nada que é pecado fora da internet deixa de ser pecado dentro dela. A internet não é uma desculpa para a luxúria, a falta de respeito, grosseria ou o uso de palavrões. Use uma netiqueta cristã, pense nas conseqüências de curtir e compartilhar e você estará bem com Deus. Esses trechos de provérbios podem ajudar nessa área:

·         Ao se expressar seja puro e amável: “O que ama a pureza de coração, e é amável de lábios, será amigo do rei.” (Provérbios 22:11);

·         Ao responder seja brando, mesmo que firme e persuasivo, leve as pessoas a pensarem: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Provérbios 15:1). “Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos.” (Provérbios 25:15).

·         Procure checar e entender realmente o que diz, antes de dizer e diga com amabilidade e na hora certa: “O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino.” (Provérbios 16:21). “O coração entendido buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia.” (Provérbios 15:14). “O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim.” (Provérbios 29:11)  


Portanto, Somos responsáveis pelo que disseminamos, não importa o meio, ou se é rastreável ou não porque Deus conhece os nossos caminhos. Tudo o que expomos da nossa vida constitui a nossa imagem ou aparência que não deve ser confundida com o mal. Além das implicações sobre o que você proclama com a sua vida você precisa questionar sobre o que deve proclamar da sua vida. A segurança também é uma questão importante aqui.

A coerência ou sinceridade entre sua fé e suas falas pode ficar obscurecida por um tempo, mas virá à tona sem sombra de dúvidas.  O mundo virtual é só um mundo de comunicação que permite que você exponha suas idéias de forma mais larga e rápida, não é isento de responsabilidade. Nós fomos chamados à liberdade da verdade e à proclamação da verdade e do amor. Se precisamos ser diferentes disso na internet é porque algo não está bem na nossa vida com Deus.

Somos despenseiros da graça de Deus. Precisamos ser encontrados responsáveis por ela: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da ultiforme graça de Deus.” (1 Pedro 4:10). Despenseiros são mordomos, pessoas que distribuem bens, direitos e tarefas numa casa para dar suporte às atividades dos donos da casa. É assim que precisamos viver em qualquer sistema: Cuidando da casa de Deus. Isso inclui a internet.

Então você pode orar assim:

Querido Espírito Santo, tu que és Deus na terra, ajuda-me a caminhar pela internet de forma que te agrade. Perdoa os meus descuidos e orienta-me na minha comunicação on line e off line para que eu carregue comigo a pessoa e a Palavra de Jesus sempre, em nome de Jesus.

Uma pergunta: você está sendo abençoado pelas mensagens do blog? Então, o que acha de fazer uma parceria e compartilhá-las? Você pode não ter o tempo, a disposição ou o chamado para escrevê-las, mas com certeza, se ela lhe abençoa, você pode compartilhá-las e Deus verá isso e o recompensará. Pense nisso, pois "Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo. E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão." (Mateus 10:41-42). 


O link do vídeo sobre a estória do racismo e expulsão de Tommy Hifinger do programa da Ophra Winfrey






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics