quarta-feira, 20 de março de 2013

Você é insubstituível




Você pode olhar o mar na foto acima um momento? Esse mar que você vê agora, não é mais o mesmo se você olhar de novo em um minuto. Talvez a diferença seja tão pequena que você insista em dizer que ele permanece o mesmo. Talvez para a própria foto seja, mas não para você. Porque o mar que você vê é o conjunto do que ele é e do que você é. E, quando você olha para alguma coisa, projeta sobre ela tudo o que você já viveu e conhece. Ninguém verá como você vê. Portanto, somente esse olhar sobre a foto já lhe mostra quanto você é insubstituível.

Qualquer pessoa no seu lugar veria de forma diferente o mesmo mar e a mesma vida. Essa pessoa não veria seus amores como você, não teria o cuidado que você tem com as pessoas e coisas, que você considera importantes. Ninguém mais tem seu jeito de contar aquela história antiga sorrindo ou pegar na mão de quem ama com a força de quem consola. Ninguém mais ouviu aquele segredo, disse aquela piada, estudou naquela carteira com a cabeça do lado de fora da sala. De quem mais se esperam tantas coisas? Todos os laços que atamos na vida, cada conexão que fazemos, são únicos e nos tornam únicos e especiais diante de Deus e dos homens.

O seu nome pode ser igual a outros, mas ele se torna único na voz da sua mãe lhe chamando. Isso torna os dois insubstituíveis. Papéis que desempenhamos e coisas podem ser substituíveis, mas pessoas não. Quem substituiu Einstein? Quem substituiu Chopin ou Beethoven? Surgiram outros músicos, gênios como Mozart, mas nenhum outro Beethoven surgirá. Deus tem gemas únicas na sua joalheria. Cada um de nós é um peça exclusiva, lapidada e com gravações preciosas, que não se repetirão. Não existem duas Mona Lisa. Não haverá outro de você e nem de ninguém à sua volta.

Você é o resultado de uma disputa de um entre milhões de espermatozóides. As estatísticas não eram ao seu favor, mas você não pensou nisso (e nem podia) e está aí, vencedor. Acordando, a cada dia, para uma nova chance de ser feliz e amado. Você nasceu vencedor, ganhando uma corrida pela vida. Mas, antes que você pudesse ser informado biologicamente que precisava correr, você ganhou o maior presente que o Criador do universo pode conceder: porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). E sabe o que isso significa? Que Ele nos deu acesso a tudo que é dEle: Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). O presente é seu, precisa recebê-lo. Mas, você é insubstituível, não poderá enviar ninguém no seu lugar para isso.


Sua história o torna insubstituível




Não pense que sua história de vida o torna menor. Pelo contrário, sua história o tornou único. Tudo o que você fez lhe construiu e instruiu, é seu ponto de partida para tudo o que Deus tem para você. Não se deixe ver como dispensável ou substituível.

Muitos me dizem que o dia mais feliz de suas vidas foi o dia do casamento. Imagine que a noiva chega lá no altar e o noivo foi substituído... Será um choque, porque o amor nos faz insubstituíveis. Ou pense na situação em que você marca com um amigo, que lhe disse que precisava conversar e desabafar e, ao invés dele falar, ele começa a ler um texto, que outra pessoa escreveu sobre sofrimento... O diálogo é insubstituível. Deus quer você e seu coração inteiro, como está, olhando direto nos olhos dEle e conversando sobre tudo que você sente, quer e precisa. Você é insubstituível para Deus. Vamos explorar a força dessa posição diante de Deus no texto de hoje.

As situações porque passa não lhe tornam substituível

As pessoas podem vê-lo como alguém descartável, mas Deus vê o que você carrega dEle mesmo. Ele conhece os seus talentos, seu conhecimento e sua capacidade, ele o levantará até o lugar que Ele tem planejado para você. Ser dispensado de um trabalho não significa que você não é competente, pode ser até por competência demais e um chefe medíocre. Significa que Deus está se movendo e lhe movendo para outro lugar... Uma coisa não muda: “[...] todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28).  

Ninguém pôde substituir José diante de Jacó, porque ele o amava. José sabia que era único e assim ele marcou a casa do Pai, a casa de Potifar, a prisão e o governo do Egito com sua marca pessoal. José não tinha medo de que alguém impedisse seu sonho ou de que aquilo que Deus havia prometido lhe fosse roubado. Ele sabia o que estava reservado para ele, se ele se mantivesse na presença do Senhor. Ninguém pode subir no pódio por um atleta, o lugar é reservado exclusivamente para ele. A sua história foi escrita para lhe levar até o lugar que Deus lhe reservou. Ninguém poderá lhe substituir nisso.

Assumindo a condição de insubstituível

Muitos permanecem a vida toda comemorando a vitória alheia porque se recusam a assumir o ônus da responsabilidade. Mas, você é insubstituível também na sua responsabilidade. Só você poderá cumprir seus compromissos e só assim você colherá os frutos dos seus dons e talentos. O princípio da semeadura é claro: “e isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará.” (2 Coríntios 9:6). 

Não há nada mais precioso em qualquer relacionamento, seja afetivo ou profissional, do que contar com a responsabilidade e diligência de alguém dedicado e cuidadoso. Isso nos torna únicos de uma forma, que se reflete dos nossos salários à alegria do nosso coração. Seriedade é um dom precioso e ela se manifesta na responsabilidade. Algo que é confiado a você desafia a sua fidelidade a se manifestar e, uma vez manifestada, ela lhe dá valor, que nenhum diploma, nenhuma beleza e nenhum artifício pode lhe dar. Uma pessoa responsável é uma pessoa confiável e isso é precioso. Mas, é como carteira de plano de saúde, pessoal e intransferível.

Não espere que ninguém resolva o que você deve resolver ou faça o que tem de fazer, muito menos os problemas se resolvam sozinhos. Não deixe que alguém precise fazer o que você foi designado para fazer, isso é vergonhoso e lhe dá um atributo que ninguém deseja, o de incompetente. Há uma parte de você que nasce insubstituível e outra que se manifesta depois que você a descobre. Não deixe ninguém lhe substituir no abraço devido, na palavra, no cuidado e nem no trabalho que lhe cabe, muito menos no esforço requerido. O versículo acima continua assim: “cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.” (2 Coríntios 9:7). Cada um de nós tem algo precioso a contribuir onde estamos. Mas caberá a nós manifestar esse talento ou não. Plantar é uma decisão.   

Três princípios para os insubstituíveis


1.    Faça aquilo que ama. Esse é o princípio da escolha do solo fértil. O seu talento principal está gravado dentro de você desde que você foi gerado. Davi gostava de cuidar de ovelhas e foi colocado como pastor de Israel; José era um administrador correto desde a casa de seu pai; Moisés tinha um sentido de justiça apurado e tornou-se revelador da lei. Aquilo que você ama é insubstituível. Alimente o que você ama, invista no seu talento e nas pessoas e coisas que você ama. Deus lhe colocou aí exatamente para esse momento.

2.    Ame aquilo que faz. Esse é o princípio do semear. Cada parte da nossa vida é importante no plano de Deus. O Senhor diz: “tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças,[...]” (Eclesiastes 9:10). Cuidar da casa de Potifar não era o que José queria fazer, mas ele fez com excelência, por amor ao Senhor. Davi queria o reino, mas servia ao rei. Jesus não queria ir para a cruz, mas deu sua vida e passou por todo o caminho de sofrimento até que pudesse chegar à promessa de Deus para a sua vida. Não importa se seu patrão ou parente não reconhece, se ele ou ela é bom(boa) ou mau(má):

5  Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, 6  não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; 7  servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, 8  certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. (Efésios 6:5-8).

Você não tem um problema na mão, tem uma oportunidade. Só você pode lidar com ela. Você é insubstituível nesse lugar e nesse momento que o Senhor lhe deu.

3.    Procure modos de melhorar diariamente a prática diária dos dois princípios anteriores. Esse é o princípio do regar e cuidar do plantio. O conhecimento é algo que é absolutamente único. Duas pessoas podem saber sobre a mesma coisa, mas nunca farão a mesma coisa da mesma forma, com resultados idênticos. Cada pessoa deixa a sua marca no que faz. O seu conhecimento lhe faz insubstituível. Além disso, há pessoas que só ouvirão determinada coisa se vier de você, outras só compreenderão da forma como você explicar. Deus colocou o talento dentro de você como parte do propósito dEle na sua vida. Lapidá-lo, treiná-lo é desfrutar do que lhe faz insubstituível.

Não perca a oportunidade de ser aquilo que Deus preparou para fazer brilhar o que Ele colocou dentro de você. Lembre-se do que diz com propriedade o nosso irmão Mike Murdock: “o preço que Deus estava disposto a pagar revela o valor do produto que ele viu.”

Seja tudo o que você pode ser: insubstituível no amor, na responsabilidade, no talento, no conhecimento acumulado, na história construída, no caráter, no compromisso, em um momento especial, no tempo empregado, e, principalmente, no relacionamento com Deus. Todas essas são sementes, que só você pode plantar na sua vida e na vida de outras pessoas. Sua beleza é única. Uma gota do oceano da vida de Deus que não se manifesta em nenhum outro lugar está animando a sua vida. Você, com toda a certeza que se pode ter, é insubstituível.

Você pode orar assim:

Senhor, dá-me ousadia para viver como o Senhor me criou: m ser insubstituível com uma missão insubstituível na terra: distribuir a tua vida. Eu te peço, em nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics