sexta-feira, 22 de março de 2013

Abrindo os caminhos para trazer o seu milagre


Abra os braços do seu coração e receba seu milagre!


Você me escutou dizer no texto “Pensamentos que garantem a sua vitória” que tudo o que somos, a forma como nos reconhecemos, está estabelecida na forma como pensamos. O texto citado mostra as implicações daquilo que pensamos. Este texto, mostra como perceber e mudar o que você pensa para melhor. Esta não é uma tarefa fácil em nenhum dos dois momentos, seja o de perceber o que pensa e é destrutivo ou de mudar o que pensa quando se está convencido de que aquela forma de pensar não é boa e lhe prejudica.

Tudo começa porque pensamos com o nosso cérebro, nosso equipamento físico para pensar. O ser humano é o ser de tempo de resposta mais lento na natureza. Isso significa que se um leão ou um gato pressentem perigo eles vão fugir mais rápido do que você e eu. Isso acontece porque eles interpretam o mundo a partir de instruções pré-ordenadas de reação. Eles não questionam sobre a ética, sobre o lucro, sobre o afeto ou qualquer outra coisa, como nós fazemos. 

Isso nos deveria tornar mais conscientes das nossas reações e o faz, mas não de todas as nossas reações. Nós temos um auxiliar do sistema do córtex cerebral chamado cerebelo. O cerebelo automatiza várias reações que repetimos várias vezes para que possamos reagir automaticamente, liberando o córtex para pensar em coisas mais essenciais.

Quando você começa a dirigir um carro com marcha, você pensa que está na hora de mudar de marcha. Quando você tem bastante prática, vai passar a marcha automaticamente ainda que esteja num carro hidramático. Seu cérebro para economizar as funções mais nobres, diminui a quantidade de questões a serem processadas pela área consciente do cérebro. 

Nosso cérebro é treinável assim como qualquer órgão.  Assim como ele automatiza certos comportamentos antes desejados, pode ser retreinado para a paz, a alegria e a justiça de Deus. Você pode desativar os gatilhos destrutivos e acionar e preparar novos gatilhos de bênção para a sua vida. Há pessoas que treinaram seus cérebros para a derrota, a murmuração, o desespero, a lamentação, mas que podem decidir transformar tudo isso em fé, paz, alegria e justiça. O Espírito Santo fará o impossível no processo, mas você precisará cooperar fazendo a sua parte.

Observando as reações prejudiciais






Muitas das nossas reações estão nessa forma de automatismo e, quando elas são danosas, temos um problema. Assim como você não decide passar aquela marcha em um carro hidramático, não decide reagir de determinadas formas porque nem as percebe. E se essas reações provocarem prejuízo, a você ou aos outros, você terá um problema nas mãos, ou melhor, no seu pensamento e na sua ação.

Muitas pessoas gastam sua vida realimentando o mesmo tipo de problemas que está ligado às suas reações e interpretações sem conseguirem sair da sua espiral de derrota porque não se apercebem deles. 

Guardando a paz de Deus


Aquilo que vem de Deus nos traz paz. “porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,” (1 Coríntios 14:33) e “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. ” (Colossenses 2:18). Isso inclui as atitudes. Você, muito provavelmente, não está consciente das situações e palavras que lhe desestabilizam. Mas essas são as atitudes e pensamentos que nos fazem mal as que geram as reações e atitudes que nos desequilibram.

Quando um exército vai para a guerra, seu general precisa saber em que seus homens e armas podem lhe render o melhor e o pior. A inteligência do exército trabalha para procurar as fraquezas do inimigos para poder atacá-lo. Nós estamos em uma batalha no nível da mente. Seu inimigo vai informar-se o melhor possível sobre suas forças e fraquezas também para derrotá-lo. Observe algumas características a batalha no campo da mente:

“4  Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5  e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,” (2 Coríntios 10:4-5).

1.       Existe uma milícia. Essa palavra no original significa “guerra, serviço militar”. Logo, existe uma guerra;
2.       As armas de que dispomos para vencer a guerra estabelecida não são humanas (carnais) , portanto, não depende apenas da nossa capacidade humana, mas de cooperar com o poder de Deus;
3.       A nossa missão para vencer a guerra é destruir fortalezas. A palavra original para fortalezas aqui significa castelo. Um lugar de proteção guardado por muros e vigiado por guardas.
4.       As fortalezas são destruídas anulando sofismas. Sofisma é uma palavra que merece uma atenção especial, mas por enquanto, podemos utilizar a explicação mais simples do Dicionário Houaiss (2009): “qualquer argumentação capciosa, concebida com a intenção de induzir em erro, o que supõe má-fé por parte daquele que a apresenta; cavilação”.

O fato de toda a apresentação da batalha a ser travada apontar a missão de destruir sofismas indica que o campo de batalha é a mente. Só a mente lida com idéias e as distingue. A mente é a porta da alma, portanto, a porta da sua qualidade de vida. Você será o que a sua alma aceitar ser. “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é;” (Provérbio 23:7).

Pelo texto acima, também precisamos entender que não é fácil vencer uma idéia errada porque ela é protegida pelos muros e guardas de um castelo, uma fortaleza construída para esse fim. Ninguém tem uma posição firme que atinge toda a sua vida e repete algo que a magoa e prejudica sem ter algo que sustente esse modo de vida. Essas posições precisam ser conquistadas pelo poder de Deus. Comece a orar para que Deus o ajude a vencer essas fortalezas a partir de agora. Você vai ter que permitir e pedir que Deus desmonte velhos castelos dentro de você se você quiser experimentar paz e vitória. Ore agora mesmo: “Senhor, destrói qualquer fortaleza em mim que guarde ensinamentos e posturas que não te agradam”.

Os sofismas, nossos arqui-inimigos


Os sofismas, os alvos da nossa missão, possuem o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora pareçam afirmações verdadeiras, lógicas e corretas, apresentam, na realidade, uma série de ligações de idéias e deduções inconsistentes, incorretas e enganosas. A intenção de um sofisma é induzir ao erro, de onde se deduz a má fé daquele que o apresenta.

A nossa luta não é “[...] contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Efésios 6:12). A palavra cavilação é um sinônimo de sofisma. Essa palavra, embora muitos não saibam, é uma palavra da língua culta. O diabo, portanto, é caviloso. Ele é o enganador-mor, o Pai da Mentira (João 8:44). Mas, seus argumentos não são facilmente perceptíveis, ele é astuto. A mentira do diabo parece verdade, mas induz ao erro.

Tornando-se um destruidor de fortalezas


Temos aqui, dois problemas: nós automatizamos os nossos comportamentos e pensamentos, mas alguns desses pensamentos não nos fazem bem. E além de não nos fazerem bem, eles estão disfarçados de verdades e nós os aceitamos como tal, por isso os repetimos e não lhes resistimos.

Agora, você pode entender a solução apontada por Jesus: “31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32  e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:31-21).  Parece que ler a Palavra de Deus já resolve o caso. Mas não é bem assim. Lembre-se de que o diabo conhece a palavra muito bem. Ele tentou Jesus, que é a Palavra encarnada (João 1:1, 14), com a Palavra escrita (ver Mateus 4).

Jesus cita duas bases para chegar a ficar livre: permanecer na palavra e conhecer a verdade.

Permanecer, no original, significa: “ficar (em um dado lugar, estado, relacionamento ou expectativa): habitar, continuar, morar, resistir, estar presente, permanecer, estar firme, demorar-se(para).” (STRONGS, 2012). Sabendo-se que Jesus é a Palavra encarnada, esse permanecer significa permanecer em um relacionamento e inclui resistir a quebrar esse relacionamento, viver nele como sua habitação ou estilo de vida. Ou seja, parte-se de uma firme decisão de ouvir de Jesus o que Ele quer dizer com cada parte de sua palavra e não apenas entendê-la como uma sucessão de histórias de belos contos de milagres e bondade.

Conhecer a verdade significa no original “ ‘saber’ (absolutamente), é usada em uma grande variedade de aplicações e com muitas implicações: permitir, estar atento a, sentir, (ter) saber (ou conhecimento), perceber, estar resoluto, poder falar, estar certo, compreender.” (STRONGS, 2012). Se você entender o sentido geral e aplicá-lo no versículo, não é apenas saber o que significa o texto, mas ter uma convicção profunda de que aquilo que está dito foi dito por Jesus. Se Ele é o seu Senhor e Deus aquilo que você aprendeu dEle começa a se impor sobre a sua vida e forma de se relacionar quebrando padrões aprisionadores. Quando você recebe a instrução do Senhor, seu coração é desamarrado porque uma autoridade maior estabelece uma contra-ordem.

Um preso só é preso até que um juiz assine um alvará de soltura. Entretanto, o juiz só pode assiná-lo porque a lei lhe dá autoridade para isso. Jesus tem o poder de dar vida, de libertar porque ele conquistou isso na cruz. Ele conquistou o cargo de Libertador. Quando Ele determina a sua verdade, a mentira que exercia poder e dominava sua vida antes é destruída e cai por terra. Quando o decreto de libertação chegou, a ordem para o paralítico levantar-se foi mais poderosa do que a enfermidade e da tradição que prendiam aquele homem. A ordem para que o leproso ficasse limpo foi mais poderosa do que a lepra. Essas pessoas aceitaram a autoridade de Jesus e se levantaram e decidiram ser livres por aceitarem aquela palavra como uma palavra ordem, princípio superior, vindo de uma autoridade superior.

É assim que precisamos ir à palavra. Em busca da nossa liberdade. É assim que precisamos nos dobrar a ela. Para que a Palavra nos liberte, precisamos ir a ela como libertadora. É na palavra que precisamos buscar o que somos, podemos e temos. Nada mais importa, nenhuma outra afirmação nossa ou de qualquer pessoa por mais importantes que sejam para nós. Só encarando a Palavra como verdade absoluta e inquestionável poderemos realmente ser livres.
É preciso ter coragem para ousar isso. Você será chamado de louco: “18  Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. 19  Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.” (1 Coríntios 3:18-19). Mas, eu preferi ser louca e livre a ser sábia e algemada a meus tristes conceitos sobre mim, os outros e a vida.

Localizando os sofismas


Bom, você tem uma luta para trazer a paz, a alegria e a justiça à sua mente, tem armas poderosas em Deus que estão ligadas a quanto você se entrega ao que Jesus lhe diz e mostra na sua Palavra, tem uma missão de destruir as fortalezas que guardam afirmações enganosas sobre você e sobre os outros. Mas, onde estão os sofismas?

Os sofismas, pela sua própria natureza são espiões camuflados. Castelos camuflados que guardam os sofismas precisam ser revelados. Eles podem até ser agentes duplos. Estão com você todos os dias e você pensa que são aliados, mas não são. São agentes do inimigo. Mas, antes de tudo, sofismas são regras falsas pelas quais guiamos a nossa vida.

Vou te dar uma dica: Quais as coisas que mais lhe irritam? Ou mais fácil: Você é facilmente irritável? Sua maior e mais constante reação é perder a calma quando qualquer coisa sai do seu agrado? Então, a sua mente ainda precisa de muito investimento. A batalha está só começando.

Quando você perde o equilíbrio porque as coisas saem do seu controle é porque ainda não sabe que vive no reino onde Deus está no trono. Onde Deus reina, nada foge ao seu poder, então, a alegria e o louvor imperam: “Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso.” (Apocalipse 19:6).

Deus está no trono quando as pessoas atrasam, Deus está no trono quando não sai do jeito que a gente quer, Deus está no trono quando o dinheiro aperta, Deus está no trono quando somos promovidos ou rebaixados. Deus nunca sai do trono. Ele habita no trono. O trono não é um lugar físico é uma posição de autoridade. Deus está acima de todas as coisas e Ele ordena todas as coisas para cooperarem para o bem dos que amam a ele: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28).

E você diz para mim: Eu sei que ele está no trono, mas eu não consigo parar de me preocupar! Então, você de alguma forma crê que não consegue ou que não deve parar de se preocupar. Há um sofisma morando num castelo que impede que você obedeça a Palavra que diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4:6). Preocupação é sinônimo de ansiedade.  

Um dos sofismas mais comuns é o argumento de que uma pessoa que não fica ansiosa é irresponsável. Uma pessoa que não se preocupa pode até ser irresponsável, mas isso não é problema desde que ela tenha confiado a Deus a responsabilidade para fazer o impossível. Então, a responsabilidade realmente não é dela, ela a entregou a Deus e se limitou à sua natureza de tentar resolver o possível. A irresponsabilidade prejudicial seria se ela nem transferisse para Deus o impossível e/ou não fizesse sua parte.

Você não é responsável pelo impossível, mas pelo possível. “Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.” (Mateus 10:27). Então, não admita ser torturado pela preocupação. A preocupação traz consigo a irritabilidade. Pode trazer a depressão, porque sempre que você se deparar com o impossível e não conseguir realizá-lo, você se culpará como se fosse sua responsabilidade. A culpa tira a sua alegria e traz a depressão. Tudo por causa do primeiro sofisma: A preocupação é a base da responsabilidade. Eu estou preocupado então, eu sou responsável. É uma lógica destrutiva. A preocupação é a base do pecado e resultado da incredulidade. Não estar preocupado é sinal de que você crê que Deus está com você e providencia o que está além da sua capacidade.

Atacando as fortalezas de todos os tipos


Para uma visão geral, procure as situações que mais lhe desequilibram e pergunte ao Senhor qual é o pensamento que está lhe pondo uma fraqueza. Tente perceber porque você não resiste àquilo, porque lhe abala tanto. Ele lhe ajudará.

Além de uma regra de moral errada (fortaleza lógica), pode ser também a regra aprendida em um relacionamento quebrado (fortaleza emocional). Nós aprendemos confiança e aceitação, esperança e outros tipos de conduta que trazem paz ou não, a partir de nossos pais. Aprendemos por regras, por imitação ou por experiência. Um filho de um pai que o abandonou poderá aprender que “Pais abandonam os filhos.” Por extensão, “Todo homem abandona os filhos”. “Se os pais abandonam os filhos que deveriam amar, quem mais não abandonará?” A regra é terrível.

Em quem essa pessoa confiará? Ele pode nem perceber, mas se tornará um cético a respeito de sentimentos verdadeiros, amizade ou amor. Há sofismas (princípios falsos) que absorvemos por causa de dores nas emoções. Essas são piores, pois nem se esclarecem como regras. Quando algo é proclamado em palavras ainda se pode refutá-lo. Sem clareza, é bem mais difícil, por isso dependemos do Espírito Santo para nos ajudar. “10  Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 11  Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. ” (1 Coríntios 2:10-11).

Mas, os sintomas são claros. Sabe aquilo que todo mundo vê, menos você? Dois sintomas de sofismas e fortalezas são os avisos dos amigos que te querem bem e a necessidade de isolamento constante.

Você sempre escuta dos amigos: “Rapaz, você é legal, mas...” “Querida, você precisa melhorar...” Deus lhe abençoe com amigos assim. Se eles não falarem, você só verá as pessoas se afastando de você e ainda vai reagir se fechado mais nas suas fortalezas de morte e vai ter a alma torturada nelas enquanto sai enterrando seus cartazes de “não se aproxime”, “propriedade privada”, “não é permitida a entrada” e “caia fora”.

Quando precisamos colocar cercas ao nosso redor para nos sentirmos seguros, estamos fazendo da nossa vida uma fortaleza de sofismas. Não estou falando daquele  momento de estar consigo e com Deus, estou falando de só sentir-se seguro e confortável isolado. “O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria.” (Provérbios 18:1).



Esses são apenas alguns pontos que já ultrapassam o espaço desse veículo. Mas se você levar a sério essas palavras poderá ajudá-lo muito a ser, ter e poder tudo o que Deus tem para você. Abra o seu coração e considere tudo isso e coloque-se diante de Deus para que lhe transforme com sua graça.

Você pode orar assim:

“Senhor, ajuda-me a localizar e derrotas as fortalezas de mentira que o diabo estabeleceu na minha mente para que ela possa se encher do teu reino de paz, alegria e justiça em nome de Jesus.”




2 comentários:

  1. Rosangela Campos Martins22 de março de 2013 às 22:07

    Olá Pra Ana Virginia
    Muito obrigada por esta mensagem, hj eu perguntei a Deus o que estava de errado comigo, pois atravesso a um bom tempo um quadro de ansiedade que me afeta até o físico. Através desta mensagem eu compresndi muits coisas. Vou ler de novo , de novo, meditar e praticar. Agradeço a Deus por tua vida, pela disposição de colocar num blog assuntos que nos edificam.
    Eu lhe desejo vida longa, prazerosa, e agradável aos olhos do Pai.
    Graça e Paz
    Rosangela Campos Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosângela,

      Fico muito feliz por poder ser canal de bênção na sua vida. Há outros textos que falam de renovação da mente, você pode procurar na lista de temas do blog, do lado direito das postagens.

      Deus lhe abençoe grandemente,

      Excluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics