sábado, 2 de março de 2013

Subindo com as águias



"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças,  sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." (Isaías 40:31). Amo esse versículo. Ele merece até uma parada e um suspiro.

A águia é usada como símbolo dos que esperam no Senhor e nEle confiam. Esse animal é interessante desde sua origem. Um frango está pronto para ser vendido no mercado em nove semanas. Águias, não, elas levam, como no caso da Águia Real, até um ano, para voarem sozinhasVerdadeiros cristãos são como águias: levam tempo para amadurecer. 

Águias sempre estão sozinhas, no máximo duas. Ficam lá no alto, olhando o azul infinito. É do convívio e a companhia lá do alto que vem o poder do cristão. Muitas vezes, além de sozinhos com Deus para orar, temos que ficar sozinhos por causa de nossos princípios. 

É preciso de tempo para crescer e amadurecer. Tempo e trabalho sobre a prática da palavra: "Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos. " (1 Coríntios 14:20). Esse crescimento vem da prática da Palavra:

12  Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. 13  Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. 14  Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.  (Hebreus 5:12-14) 

Não tenha medo de ficar só. Geralmente, o cristão anda na contramão da vida. Este mundo, nos moldes atuais, não serve como modelo  para o povo de Deus. Voe alto, embora os que voam alto não sejam compreendidos. Quando alguém não é compreendido é temido e quando alguém é temido é criticado e condenado. Mas nós temos refúgio e apoio nos momentos em que precisarmos vencer etapas e avançar os limites das nossas famílias e grupos sociais. 



Um abrigo na tormenta





Alguma vez já pensou onde vão as águias quando a tormenta vem? Onde é que elas se escondem? Elas não se escondem. Abrem suas asas, o máximo que podem, e voam a  uma velocidade de até 90km por hora, cortando a tormenta. Porque elas sabem que as nuvens escuras, a tempestade e os choques elétricos  podem ter uma extensão de 30 a 50 metros, mas, acima disso, brilha o sol. Acima da sua tormenta brilha o sol da justiça de Deus, o sol da Paz, o sol da vitória de Jesus Cristo.

Nessa luta terrível contra a tempestade, as águias podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem para o alto. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, acima das tribulações. Os discípulos estremeceram diante da tempestade e Jesus os repreendeu: "E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?" (Marcos 3:39-40). 

Se a tempestade vem, suba para o trono do Pai, lá, acima das nuvens, você encontrará misericórdia e graça para lhe socorrer: "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. " (Hebreus 4:16). Achegue-se ao Senhor no meio das tempestades, ele tem poder para acalmá-las e lhe por a salvo. Louve, exalte a Ele pelo que Ele é, pelo que Ele já fez na sua vida e o que vai fazer. Nesse lugar, nada o atingirá, pois Deus é "[...] santo, entronizado entre os louvores de Israel." (Salmo 22:3).

Não há temor em quem nasceu para as alturas

Finalmente, as águias também morrem. Mas você não achará um cadáver de águia em terra  se ela morrer naturalmente. Porque quando elas sentem que chegou a hora de partir procuram o pico mais alto e, com suas últimas forças, voam aos picos inatingíveis e aí esperam o momento final. Até para morrer elas são das alturas. Talvez por isso o profeta Isaías compara os que confiam no Senhor às águias.

Assim, até a morte, nosso mais cruel e inevitável inimigo, estará vencida pela coragem e fé, que diminuem e conquistam a morte. Lembrou-me minha avó na hora de sua partida. Ela gemia um hino de repente. Isso aconteceu várias vezes. E as pessoas perguntaram o que estava acontecendo. Ela explicou: "Quando a morte se aproxima, eu tenho medo, então, eu louvo e o medo passa." Minha avó-águia querida voou para os braços do Pai há alguns anos, deixando sua lição de coragem através da fé, que se expressa no louvor: "eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida." (Apocalipse 12:11). 




Quem sabe, hoje, você tem diante de si um dia cheio de desafios.  Alguns deles podem parecer impossíveis de ser vencidos,  mas lembre-se: restaure-se no Senhor, passe tempo com Ele e depois parta para a luta, sabendo que acima de toda tormenta brilha o sol. Esse lugar onde o sol sempre brilha é o seu elemento essencial, sua fonte de força, seu alimento. Nele está a garantia da vitória de hoje e de sempre.

Você pode orar assim:

Querido Deus, eu te louvo pela vitória e pelo livramento que me darás hoje no meio dessa tormenta. Eu estou contigo e creio que a Tua presença é a solução que preciso. Senhor, eu sei que em teu nome essa tempestade vai se acalmar, em nome de Jesus, e enquanto isso não acontecer, estarei acima dela, nos teus braços, onde o sol brilha sempre e reina a paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics