quinta-feira, 14 de março de 2013

Receba na sua vida a força do Amor





O amor é um tema maravilhoso. Vivê-lo é inexplicável. O. Henry, famoso contista norte-americano, conta-nos uma deliciosa história de amor conjugal: 

Um casal muito pobre queria se presentear no Natal, mas nenhum dos dois tinha dinheiro. Como ela tinha um cabelo maravilhoso, resolveu vendê-lo para comprar uma pulseira nova para ele colocar no relógio que havia herdado do pai (uma jóia que acompanhava a família há três gerações), e que há muito tempo estava com a pulseira quebrada.

Quando ele chegou em casa, na noite de Natal, levou um tremendo susto ao vê-la de cabelo curto, mas sua surpresa foi ainda maior quando ela lhe deu a pulseira, pois, para poder comprar para ela dois pentes raros, de casco de tartaruga, orlados de pedraria, na cor exata para combinar com seu cabelo, ele havia vendido o relógio.

O amor é a capacidade de se entregar, se dar, de ver e fazer a sua felicidade na felicidade do outro. O amor acontece quando as pessoas se dão sem competição, nem  exploração. A liberdade e a verdadeira força está no amor.

Trago a definição bíblica de amor na versão da Bíblia Amplificada. Veja a riqueza desse texto:

1 Se eu [puder] falar nas línguas dos homens e [mesmo] dos anjos, mas não tiver amor (aquela devoção racional, intencional e espiritual que é inspirada pelo amor de Deus por e em nós), eu sou apenas um gongo ruidoso ou um címbalo[1] retumbando. (1 Coríntios 13:1– Bíblia amplificada).

Podemos falar sem amor, mas não valerá à pena, só faremos ruído. Ruído é um conjunto de sons desagradáveis ao ouvido, sejam contínuos, rápidos ou repetidos esporadicamente (HOUAISS, 2009). Ou seja, quanto mais dura ou se repete o ruído, mais desagradável fica para os ouvidos. A principal nota é a desarmonia, que é o que ele causa. Se é para falar sem amor, silencie.

Há muitas pessoas que pensam que devem falar tudo o que conhecem da palavra, somente pelo fato de a conhecerem, mas nem a Bíblia ou qualquer revelação sem amor, sem ser por causa do outro e não por nossa causa, deve ser mencionada. Não importa quanto você creia para você, isso não o impedirá de ferir as pessoas se você não estiver comprometido em fazê-las felizes. Tudo será inútil se for apenas para impor convicções e discutir razões e religiões, sem levar o Amor de Deus em Jesus Cristo.

2 E se eu tiver poderes proféticos (o dom de interpretar o propósito divino) e compreender todas as verdades secretas e mistérios e possuir todo o conhecimento e se eu tiver fé [suficiente] para que eu possa remover montanhas, mas não tiver amor (amor de Deus em mim) eu não sou nada (sou um ninguém inútil). (1 Coríntios 13:2– Bíblia amplificada).

O que o amor entrega...



Não podemos confundir entrega de bens, e nem mesmo da vida, com amor. É a motivação que faz qualquer ato se caracterizar como materialização do Amor de Deus. Não existe amor sem doação, mas existe doação sem amor. Os principais criminosos geralmente têm um histórico impecável de doações. Os pedófilos doam às crianças, os psicopatas, muitas vezes, são extremamente gentis com suas vítimas até que mostram a real motivação de sua doação... Quando doamos às pessoas para aliviar nossa carga de erros ou para parecermos bons, o amor não nos moveu. Ele não está ai. O amor não é compensação, não é investimento em nossos desejos, e nem na nossa imagem. O amor não é essencialmente para nós, é para o outro e os outros. Jesus se deu em nosso lugar quando nós não podíamos dar nada em troca, e mesmo agora, tudo o que temos é o que recebemos dEle.


3 Mesmo se eu doar tudo o que eu tenho para os pobres para prover alimento e se eu entregar meu corpo para ser queimado {ou de forma que possa alcançar glória}, mas não tiver amor (o amor de Deus em mim), eu não terei nenhum ganho. (1 Coríntios 13:3– Bíblia amplificada).

Amor não é posse, é cuidado.


Não é o que se recebe, é o que se dá. Deus amou o mundo e deu seu Filho. Então, o olhar de quem ama é de esperança, de admiração, de serviço. Aquele que ama cuida e atenta para que o ser amado esteja bem, espera isso, torce por isso, apóia nessa direção. Por isso não há espaço para a impaciência, a aspereza, a inveja, o ciúme, ou a superioridade de qualquer forma. Quem ama é um torcedor engajado, um contribuinte convicto e um expectador eufórico da felicidade do outro:

4 O amor é longânimo, é paciente e terno; o amor nunca é invejoso {nem} ferve com ciúmes, não é prepotente ou vanglorioso, não se apresenta a si mesmo com soberba. 5 [O amor] Não é convencido (arrogante e inflado com orgulho); não é rude (mal-educado) e não age inconvenientemente. O amor (o amor de Deus em nós) não insiste em seus próprios direitos ou em seus próprios meios de ação, pois ele não é egoísta; (1 Coríntios 13:4-5– Bíblia amplificada).

O cuidado do cotidiano


Se todos os dias as misericórdias se renovam é porque o Pai nos ama. A renovação de cuidado do Pai é um exemplo para nós. Porque assim como Ele nos ama, devemos amarmos uns aos outros. Quando estamos olhando somente para nós ou para o que vamos receber a partir do que damos, tudo para nós é perda e sacrifício. Então, esquecemos o que recebemos de Deus e até das pessoas e nos tornamos frágeis e facilmente desmotivados.

Mas, o amor nos dá o foco da felicidade que provocamos e não da que queríamos receber. Você pode escolher entre se encolher no canto e ser a vítima de qualquer decepção ou problema ou ser solução de problemas, não só seus como alheios. Todos os dias há alguém precisando de amor e é dando que se recebe e não se encolhendo num canto e adoecendo de medo e/ou angústia.

[...] [o amor] não se sente ofendido facilmente ou apreensivo ou ressentido; ele não leva em conta o mal que lhe é feito [não presta atenção aos erros que cometem em relação a ele]. (1 Coríntios 13:5b– Bíblia amplificada).

O amor levanta força


O amor se apega ao que é justo. E persevera para conquistar seus ideais. Não desita daqueles que você ama. Quando você estiver no ponto de pensar em desistir peça ao Senhor para ministrar o amor dEle na sua vida. Amar é uma decisão. O sentimento é consequência da decisão que você toma. O amor humano é limitado pelo cansaço, a mágoa  e a decepção. É limitado por nós e pelo outro, mas o amor de Deus não tem limites porque é a própria natureza de Deus. Mas o Espírito Santo derramou esse amor no nosso coração. Peça ajuda para trazê-lo à tona e superar todas as desventuras. O amor é a força da vida. Se perdermos o amor, a nossa força se esgota. O Espírito Santo nos dá uma fonte a jorrar para a vida eterna, essa fonte é o amor de Deus. Nada o supera em poder. É ele quem move Deus até nós. O amor é a essência de Deus. Deus é Amor (1 João 4:8,18).

6 o amor não se regozija com a injustiça e com a falta de retidão, mas se regozija quando o direito e a verdade prevalecem. 7 O amor suporta todas as coisas e tudo o que vem, está sempre pronto para crer no melhor de cada pessoa, sua esperança não pode ser dispersada sob nenhuma circunstância e persevera em tudo [sem fraquejar]. (1 Coríntios 13:6-7 Bíblia amplificada).

Uma solução infalível


Se você quer uma solução infalível, não procure uma arma, um remédio ou um político, procure o amor. Toda solução humana é temporal e resolve uma parte da sua vida, mas o amor de Deus é perfeito. Se o Amor oferece a solução, ela será perfeita.

8 O amor nunca falha [nunca se dispersa ou se torna obsoleto o chega ao fim]. Assim como a profecia (o dom de interpretar a vontade e o propósito divinos), ela será cumprida e passará; como as línguas, elas serão destruídas e cessarão; como o conhecimento, passará [ele perderá seu valor e será substituído pela verdade, o concreto]. 9 Pois nosso conhecimento é fragmentado (incompleto e imperfeito) e nossa profecia (nosso ensino) é fragmentado (incompleto e imperfeito). 10 Mas, quando o que é completo e totalmente perfeito vier, o incompleto e imperfeito se esvanecerá (se tornará antiquado, nulo e substituído). (1 Coríntios 13:9-10 – Bíblia amplificada).

Por fim, quero lhe dizer que todo o amor de Deus está à sua disposição em Jesus: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). E Jesus lhe chama para aliviar o seu fardo:

Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11:27-30)

Todo o cuidado de Deus pode estar sobre você e em você, transformando a sua vida. Você pode orar assim:

Querido Deus, eu aceito o teu amor em Jesus Cristo. Muda o meu coração, para que as minhas palavras não sejam ruído, para que eu aprenda a cuidar dos que estão à minha volta e receber o teu cuidado, ensina-me a dar, para que eu possa receber de ti, levanta a força do teu amor em mim, para que eu possa me aproximara a cada dia da perfeição do teu amor, em nome de Jesus.

Só há uma coisa que o amor não faz: obrigá-lo a aceitar amor. Então, resta uma pergunta: O amor existe, está disponível e é maravilhoso... Mas nós estamos sendo capazes de recebê-lo? Temo que muitas pessoas têm o coração fechado para a simplicidade do amor e sem abrir essa porta, ele espera ansioso com todas as suas maravilhas até que você abra a porta e o convide para entrar na sua vida. Por isso Jesus diz: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." (Apocalipse 3:20).


Você vai responder ao chamado?










[1] Tipo de tambor muito grande utilizado em orquestras sinfônicas hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics