domingo, 23 de dezembro de 2012

Um encontro com Deus




Todos nós nascemos com uma necessidade de suprir nossa vida espiritual, sobrenatural. O ser humano é o único ser, que em qualquer tipo de civilização cultua deuses. Sempre elege alguém ou alguma coisa para receber atributos que vão além do humano. Ainda que muitas vezes, crie seu objeto de adoração, o clamor por algo que vai além do humano está marcado acima de todas as raças e formas de organização social. O ser humano quer encontrar-se e preencher-se da convivência com Deus.

Essa ilustração mostra que Deus está mais perto do que imaginamos, mas muitas vezes, não está onde estamos procurando. Nossos olhos, como diria o poeta, ficam cegos de O ver. Vejamos a ilustração...

Havia um menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto, ele encheu sua mochila com pastéis e guaraná e começou sua caminhada.
Quando ele andou umas 3 quadras, encontrou um velhinho sentando em um banco da praça, olhando os pássaros. O menino sentou-se junto dele, abriu sua mochila, e ia tomar um gole de guaraná, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, então, lhe ofereceu um pastel. O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino.
Seu sorriso era tão incrível, que o menino quis ver de novo, então, ele ofereceu-lhe seu guaraná. Mais uma vez, o velhinho sorriu para o menino. O menino estava muito feliz! Ficaram sentados ali, sorrindo, comendo pastel e bebendo guaraná, pelo resto da tarde, sem falarem nada um com o outro.
Quando começou a escurecer, o menino estava cansado e resolveu voltar para casa, mas antes de sair, ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho. O velhinho deu-lhe o maior sorriso, que o menino já havia recebido.
Ao entrar em casa, a mãe do menino surpresa, perguntou ao ver a felicidade estampada em seu rosto:
- O que você fez hoje que lhe deixou tão feliz?
Ele respondeu:
- Passei a tarde com Deus! - e acrescentou - Você sabe, ele tem o sorriso mais lindo que eu já vi...
Enquanto isso, o velhinho chegou a casa radiante, e seu filho perguntou: 
- Por onde você esteve que lhe deixou tão feliz?
Ele respondeu:
- Comi pastéis e tomei guaraná no parque com Deus.
Antes que seu filho pudesse dizer algo ele falou: 
- Você sabe que ele é bem mais jovem do que eu pensava?

Deus não está longe. Ele se manifesta em tudo de bom que está à sua volta. Pois “toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tiago 1:17). Ele está perto, e fica claro e cristalino através do conhecimento da Palavra de Deus:

Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires. (Deuteronômio 30:12-14)

É para que você conheça e se aproxime de Deus da forma mais clara possível que nós pregamos a Palavra: “porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.” (Romanos 10:8). Mais do que falar, Deus se mostra em todos os que realmente se importam com a sua vida. Com aqueles que lutam para que você fique bem, seja o melhor que você pode ser. Aqueles que veem em você valores que você nem sabia que tinha, aqueles que se esforçam com você para que você alcance tudo o que está reservado para a sua vida, naqueles que verdadeiramente ama, porque “ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.” (1 João 4:12).

O que nos maltrata e entristece é estarmos afastados de Deus. Nós necessitamos dEle, por isso nos sentimos vazios tantas vezes. Nosso coração tem um espaço que necessita, carece de ser preenchido com o Amor e a presença de Deus. Estamos separados de Deus e criamos muitas formas de termos a sua presença, só que tateando, podemos preencher a nossa vida de forma insuficiente. Desde que o homem separou-se de Deus essa carência está clara: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” (Romanos 3:23). Mas, se o nosso coração se abre, Ele vem ao nosso encontro. Na realidade, o nosso coração se abre porque Ele veio ao nosso encontro. E nesse momento em que você lê esse texto, você pode abrir o coração para Ele. Porque Ele veio até você: “eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3:20). 

Se nós decidirmos deixar de lado a bagagem pesada, tudo que não é amor, na viagem da vida, poderemos permanecer junto a Ele. Não há como encher o que já está cheio, mas se você esvaziar o coração de tudo o que não é amor, poderá enchê-lo de todo o amor que Deus é. Essa é a proposta de Jesus para você.

Mais do que uma apresentação





Jesus não quer ser um acontecimento único e casual na sua vida. Ele quer ser seu amigo. Jesus quer permanecer e não somente passar pela sua vida. Ele quer intimidade com você, ser conhecido por você, ter amizade e companheirismo com você. Então, você se perceberá preenchido na sua necessidade de uma vida que não se resume ao que pode ver, tocar ou compreender quando experimentar esse amor e essa parceria eterna e sobrenatural: “e nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.” (1 João 4:16). 

O princípio do amor


Observe que o princípio do Amor norteia tudo: “porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Gálatas 5:14). Entretanto, não é aquilo que nós descrevemos como amor, é amor com A maiúsculo. Amor que Deus descreve na sua Palavra. Não é o amor falho, humano, parcial na visão, parcial nas condições, limitado, com medidas terrenas. É o amor de Deus, descrito e escrito por Deus na sua palavra. O amor de Deus é puro, sem nada que o desagrade, não é uma lista de prazeres apenas. Não é desejo alienado da coerência ou do cuidado, e nem do compromisso. Amor de Deus e pecado não se cumprimentam porque Deus não cumprimenta o pecado e Deus é amor.
  
A missão de Jesus foi tirar o pecado (tudo o que é contrário ao amor) para que pudéssemos amar, e assim, reencontrar a Deus como nossa natureza. Como diz a Palavra: “[...] retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.” (2 Coríntios 6:17-18). E  “[...] assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” (Hebreus 9:28)

E para recebermos tudo isso só é necessário aceitar pela fé a obra salvadora de Jesus:

Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. (Romanos 10:8-10)

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” (Efésios 2:8).

Então, você pode orar assim:

Querido Deus, eu quero receber o que Jesus fez por mim. Não pelo que eu mereço, mas pelo que Jesus conquistou e deixou à minha disposição. Eu quero conhecer o Teu amor e me tornar instrumento dele a cada dia, em nome de Jesus te peço isso. Amém!
.


 
  


Um comentário:

  1. Jesus, obrigada por todas as dádivas alcançadas e perdão por muitas vezes não varolizá-las como deveria.

    Grata pelo texto...reflexivo!

    Soraya

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics