sábado, 22 de dezembro de 2012

Descubra o propósito de Deus na sua vida





Todas as coisas que Deus criou foram debaixo de um propósito. Quando ele criou a luz para que houvesse separação entre luz e trevas, separou a terra da água para poder semear as plantas e firmar os animais, as plantas para dar alimento (Gênesis 2:9), os astros para mostrar caminhos e tempos e iluminar a terra (Gênesis 1:14-15), animais domésticos para acompanhar o homem que viria em seguida e os selvagens para viverem livres e povoarem os campos e darem vida junto com as plantas (Gênesis 1:24). E, finalmente, o homem, com o fim de reinar sobre a criação, à imagem e semelhança de Deus, no céu com o fim de guardar e cultivar a terra (Gênesis 1:26; 2: 15): “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gênesis 2:15).

Tudo o que existe e acontece tem um propósito em Deus e no homem:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; (Eclesiastes 3:1-4)

Deus tem um propósito para a sua vida, assim como Ele tinha na vida de Jeremias. Deus, um dia, ainda na juventude de Jeremias, veio até ele e revelou o seu propósito para a sua vida. Jeremias se destacava da sua geração. Em seu coração ardia uma esperança e um desejo diferentes. Enquanto todos buscavam o que era do mundo, ele se destacava dos seus parentes. Nada é pior para um jovem do que sentir-se diferente, à parte, então, Deus veio até Jeremias para dizer o motivo de sua difrença:

A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo:
- Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.
Então, lhe disse eu:
- Ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.
Mas o SENHOR me disse:
- Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse:
- Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares. (Jeremias 1:4-10)

O propósito de Jeremias era especial. Ele não precisava ser igual a ninguém, pois ele seu propósito era específico e único, assim como ele mesmo. Ele tinha algo, uma chama que Deus colocara em seu coração. Ele tinha fome e sede de algo que outras pessoas não tinham. Ele queria ver uma geração transformada. Ele queria ser a diferença nas ideias de seu tempo. Ele queria mais e melhor do que tinha. Ele trazia consigo o chamado de Deus para mudar a vida de quem estava ao seu redor. O propósito de Jeremias era ser alguém que não apenas repetia a proposta dos demais, mas alguém que transformava sua geração.

Deus havia colocado no coração, no DNA espiritual de Jeremias uma sede, um incômodo que o inspirava a buscar algo diferente dos seus colegas. E para cumprir com o seu propósito, Deus lhe deu uma capacidade sobrenatural para influenciar nações (até mesmo além da sua), para mudar modelos, destruindo coisas estabelecidas e estabelecendo novas. O seu desígnio trará fome e sede de mudança, o incomodará e trará capacidade para coisas novas. Ele o impulsionará e atrairá para alvos e soluções que podem não incomodar ou importar a mais ninguém. Porque Deus lhe fez único. Aquilo que Deus quer fazer através da sua vida é único. Outras pessoas poderão fazer parecido, mas você terá seu modo único de fazê-lo, seu desejo único de alcançá-lo. Aquilo para o que você foi designado queimará no seu coração como uma necessidade de ar ou de comida. Você nunca será feliz fora do propósito de Deus para a sua vida.

Davi sabia o que significava ser formado debaixo de um propósito e veja como ele se alegrava e se admirava disso:

Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. ¶ Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! (Salmos 139:14-17)

Deus tem um plano, um propósito na sua vida. Deus é bom, portanto não pode arquitetar uma plano mau. E o  plano de Deus na sua vida e grandioso e maravilhoso. Mas para recebê-lo e vê-lo realizado, você precisa buscá-lo nEle:

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio. (Jeremias 29:11-14)


O propósito de Deus é realizado nEle




Você pode até pensar que não é possível realizar aquilo que está queimando e até doendo de tanto esperar no seu coração, mas Deus não se revela apenas no possível. Deus é o Deus do impossível. Se algo bom queima no seu coração, lute, esforce-se, Deus renova a cada dia a sua misericórdia e faz novas oportunidades. Não há oportunidade a ser considerada a não ser a que foi entregue hoje. “Deus fará renovar-se o que passou” ainda que a maldade tenha um tempo, “Deus julgará o justo e o perverso”, Ele “[...] fará renovar-se o que passou”. Ele é a nossa justiça. No tempo de Deus, a justiça triunfará e ela está próxima:

Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele. O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou. ¶ Vi ainda debaixo do sol que no lugar do juízo reinava a maldade e no lugar da justiça, maldade ainda. Então, disse comigo: Deus julgará o justo e o perverso; pois há tempo para todo propósito e para toda obra. (Eclesiastes 3:14-17)

Aquilo que Deus traz para você agora


Eu quero que você saiba que a sua fé vai tornar você como um monte que nem um terremoto pode atingir. O monte da presença de Deus, onde se encontra a orientação firme e verdadeira, onde tempo e espaço se dobram à vontade do Senhor do Universo. Ao redor daqueles que se firmam no Senhor estão os anjos e o poder daqueles que o guardam, assim como Jerusalém é protegida por montes altos, que impedem a aproximação dos inimigos.

Não importa o que digam e o que pareça, OS INIMIGOS NÃO PREVALECERÃO CONTRA OS SEUS SONHOS, E NÃO IMPEDIRÃO O PROPÓSITO DO PAI NA SUA VIDA. Nada, absolutamente nada, nenhum poder, nome ou intenção, palavra, ação, permanecerá mais do que o tempo suficiente para que Deus possa transformá-lo em bênção na sua vida. Não desista. Não abra mão do que é reto e justo. Não aceite a derrota. Dê o seu melhor sempre. Porque o o Senhor FARÁ O BEM AOS RETOS DE CORAÇÃO.

Tudo isso é o que está escrito na palavra de Deus:

Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre. O cetro dos ímpios não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à iniqüidade. Faze o bem, SENHOR, aos bons e aos retos de coração. (Salmos 125:1-4)

Eu quero que você receba a minha declaração de Deus para a sua vida, hoje. Declare comigo:

Eu confio no Senhor, por isso sou inabalável no propósito de Deus para a minha vida. Pois seus propósito para comigo é eterno. O Senhor me cerca com sua presença e me guarda de agora e para sempre. Nenhum poder maligno permanecerá sobre a minha vida e nem me fará me dobrar a ele, porque o Senhor está comigo. Ele é a minha força. Ele colocou o seu propósito no meu coração e Ele o cumprirá. O Senhor me fará bem, pois o meu coração deseja servi-lo e agradá-lo. O Senhor revelará ao meu coração qual é o meu desígnio e como alcançá-lo. Eu conheço, assumo e declaro essa verdade pela fé, no nome de Jesus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics