segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Seu Pai está esperando para cuidar desse peso




Como você aprendeu a buscar forças quando desafio estava além das suas? Está ai um princípio que vai ser importante por toda a vida. Essa estória ajuda a compreender o princípio bíblico...

Um menino tentava, em vão, levantar uma sacola pesada demais para ele. Seu pai, ali ao seu lado, estendia o braço e abria a mão, dizia-lhe:
- Use toda a sua força, que você consegue, meu filho.
O menino tentou mais uma ou duas vezes, sem sucesso. E o pai falava as mesmas palavras e repetia o mesmo gesto.
- Eu não consigo, pai - desabafou por fim o menino.
- Olhe para mim, filho, disse o homem e, mexendo os dedos e olhando para a sua mão, repetiu vagarosamente, use... toda... a... sua... força!
Só então o menino entendeu que o pai estava estendendo a mão para pegar numa das alças da sacola e que a força disponível no pai também era sua. O filho não estava só. Seu pai estava ali ao seu lado e a força dele estava à sua disposição.

Em duas décadas de ministério, tenho visto que a ideia de pai que se aprende com o Pai da terra é transferida para a ideia de Deus, pois Ele é Pai. A relação tende a se repetir. Mas, apesar de ser comum, essa transferência é infeliz, porque nós fomos feitos para ser à imagem de Deus e não o contrário.  Se o pai da terra não é o que deveria ser, logo, muitos problemas aparecem. E se é o que deveria ser, então, muitas vezes, fica no lugar de Deus. O desequilíbrio é altamente prejudicial.

Hoje em dia, há muitos filhos afastados do Pai pela separação ou problemas de relacionamento do casal. Outros, separados pela morte do Pai, há muitas pessoas adultas, que não tiveram experiências positivas com seu pai natural. São muitos relacionamentos onde não há confiança e compreensão, de ajuda mútua, mas a Bíblia diz:  "porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá. " (Salmo 27:10 ).

Quando o pai não é presente, ou é crítico e exigente demais, inclusive para reconhecer qualidades nos filhos, geralmente isso é transferido para o relacionamento com Deus e influencia nas expectativas que temos de Deus. Assim, cria-se uma barreira entre os filhos com distância dos pais e Deus, o que dificulta o nosso relacionamento com Ele, porque o relacionamento proposto por Deus é baseado na graça e na aceitação. A distância entre pais e filhos  nos deixa sem parâmetros para a proximidade de Deus e inconscientemente esperamos de Deus o que recebíamos de nosso pai natural. Mas Deus é o padrão de Amor. Ele deve ser o nosso referencial do que necessitamos e não uma repetição do que não tivemos. 

Então, fazemos como a criança da ilustração, que nem considera que a força do pai está à sua disposição, pois aprendeu com o pai natural que devia fazer tudo sozinho e não podia contar com sua ajuda. Muitas vezes o seu relacionamento com seu pai, funcionava da seguinte forma: se acertasse, não recebia elogios, e, se errasse, recebida críticas. A expectativa era sempre negativa a seu respeito.

A força do Pai é nossa, mas para tomarmos posse dela precisamos restaurar a nossa ideia do que é ter um Pai Perfeito e amoroso, o Pai que precisamos, não o pai limitado que tivemos na terra, quer tenha sido. Aquele que “[...] amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Deus tem dado tudo o que pode e não pede nada de nós para si mesmo, mas para estejamos bem. Nada do que fizermos ou deixarmos de fazer afetará quem Deus é ou o que Ele tem. Pense nisso, tudo é para nós e por nós.






Davi, escritor do salmo a seguir, tinha um relacionamento especial com Deus, acima e além do que tinha com seu pai. Por exemplo, Jessé, pai de Davi, sequer o considerou como possibilidade para ser ungido ou abençoado por Deus em sua família. Chamou todos os filhos para serem testados e dele, sequer lembrou da existência ou considerou a possibilidade para o caso (1 Samuel 16: 8-11). Mas, Davi não deixou que sua bênção estivesse presa às mãos e ao entendimento de seu pai sobre as suas capacidades. Ele as esperava e buscava do Pai do céu. Observe o restante do Salmo e veja como Davi tinha confiança e se sentia seguro do apoio de Deus:

Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes, nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá. Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam. Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade. Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes. Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR. (Salmo 27:9-14)

Davi esperava orientação, proteção, bondade de Deus e isso o animava e fortalecia durante a espera. Ele sabia que podia contar com o Senhor, mesmo que não pudesse contar com seus pais. Se o peso estava além de suas forças, ele tinha a mão do Pai celestial para completar o seu esforço. A presença do Pai celestial o protegia, mesmo quando nenhum homem poderia fazê-lo.

Nossos pais naturais têm limites, Deus não conhece limites. Nossos pais nos amam no limite das suas imperfeições, Deus não tem imperfeições.  Nossos pais estão aqui por um tempo e nos deixarão, Deus é eterno. Nossos pais podem mudar de opinião e de ordem, Deus não muda. Os pais podem ser injustos e parciais, mas Deus é Justo e não faz acepção de pessoas.

Dê o peso para o Pai levar

A mão de Deus está estendida, coloque sobre ela a outra alça do seu problema e Ele vai ajudá-lo e levá-lo até onde for preciso. Vai se levantar em seu poder para protegê-lo com a força de um pai amoroso que protege um filho:

Trovejou, então, o SENHOR, nos céus; o Altíssimo levantou a voz, e houve granizo e brasas de fogo. Despediu as suas setas e espalhou os meus inimigos, multiplicou os seus raios e os desbaratou. Então, se viu o leito das águas, e se descobriram os fundamentos do mundo, pela tua repreensão, SENHOR, pelo iroso resfolgar das tuas narinas. Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas. Livrou-me de forte inimigo e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu. (Salmo 18:13-17).

Não há nenhum ser humano, que tenha esse poder de libertação.

Como mudar tudo

Você precisa perdoar seu pai por suas falhas? Faça-o, ele é apenas um homem com suas limitações. Você precisa receber cuidado vinte e cinco horas por dia, e mais orientação e proteção? Receba-o de Deus. Receba-o através de Jesus, pois Ele disse: "[...] Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. " (João 14:6).

Você pode orar assim:

Querido Deus, eu preciso que a imagem que tenho de meu pai natural se desligue da tua imagem como Pai. Eu quero receber de Ti, tudo o que preciso: orientação, proteção, cuidado e força e tudo o mais que tens para oferecer, eu Te peço esse milagre dentro do meu coração, em nome de Jesus. 






Um comentário:

  1. Aprendi que não só temos os pais terrenos,
    Aprendi que os pais terrenos podem falhar, são humanos,
    Aprendi que nosso pai celeste não falha nunca,
    Aprendi que ele as vezes, deixa de nos dar algo que pedimos, por quer nos dar algo melhor. Lau

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics