sábado, 1 de dezembro de 2012

O que você vai ser quando... sofrer?






Muitas pessoas perguntam às crianças: “O que você vai ser quando crescer?”. Quando perguntamos isso, enfocamos o tipo de profissional que tentamos formar. Mas, se o nosso foco está no tipo de pessoa que tentamos formar, nós precisamos preparar a nós e aos nossos filhos para lidar com a questão do sofrimento e como reagiremos a ele. Nenhum pai ou mãe quer que o filho sofra, mas isso é inevitável, então, essa segunda pergunta precisa ser feita e respondida da melhor maneira possível o quanto antes.

A única certeza que podemos ter na vida é que vamos lidar com mudanças. As pessoas e as coisas mudarão. As mudanças serão sempre um desafio, quer positivas, quer negativas, elas podem nos trazer algum sofrimento. O que nós vamos nos tornar após essas experiências vão mostrar o nosso caráter e como nós estamos preparados a resistir a situações difíceis. Por exemplo, você passa em um concurso super difícil para estudar numa pós-graduação. É maravilhoso! Mas, sair de casa, de sua cidade, e dar conta de estudar e escrever a sua bendita tese ou dissertação não são desafios fáceis. Mas, está no pacote. O que fazer?

No pacote de suas bênçãos podem vir muitos desafios e situações difíceis. Você já observou que Deus aponta sempre para o destino da jornada e não para o caminho? Quando José recebeu o sonho em que os feixes de toda a família se dobravam ao seu, ele nunca imaginou o que esse seu sonho iria provocar e por onde ele teria que passar para chegar à concretização do sonho de Deus para ele. Deus tem planos de paz para você, mas Ele só lhe revelará o alvo do sonho e não os pântanos, tempestades e lamaçais, que tiver de passar para chegar até o alvo.

Assim, mantemos a motivação de olho no fim da jornada. Se Deus predissesse para José todo o caminho que teria que fazer até o governo com faraó, você acha que ele estaria motivado a tanto sofrimento? Nós não nos motivamos com a caminhada, mas com o fim da jornada. Todo caminho é cansativo. Uma viagem dos sonhos de férias é cansativa, uma viagem de lua-de-mel é cansativa, mas deixa lembranças maravilhosas e, depois, nos faz rir dos imprevistos, mas, na hora que eles ocorrem, não são divertidos.

A cada desafio, nós nos reconstruímos e fortalecemos para a próxima fase. A rapidez da recuperação vai depender da nossa fé. Quanto mais conhecermos da palavra, mais vamos nos recompor e aprender a aplicar fé naquele tipo de situação mais facilmente. Aprendemos muito por comparação de experiências. Por exemplo, Davi se viu capaz de enfrentar Golias porque ele havia enfrentado um leão e um urso e os havia vencido na sua missão de pastor. Ele tinha um espírito de guardião. Deus precisava disso em um rei. Podemos comparar situações de pessoas na Bíblia e a solução que Deus lhes deu, uma vez que Deus não faz diferença entre uma pessoa e outra. Assim, a nossa fé cresce e não perdemos a motivação da jornada até o sonho de Deus para nós, pois Ele nos diz: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29:11) 

Aprender com os nossos limites gera as nossas superações






A bíblia diz que Jesus “embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hebreus 5:8).  Não me entenda mal, Deus não impõe sofrimentos a nós como condição para nos abençoar, mas nossa existência humana limitada sofre com qualquer mudança, porque nós sofremos com o que não sabemos, nós sofremos dores no corpo, na alma e no espírito. Se não fôssemos humanos não sofreríamos. No caso de Jesus, Ele sofreu ao descobrir a dor física, a dor emocional e a dor espiritual na convivência num mundo de corrupção e imperfeição e, finalmente, na cruz. Como Ele reagiu a cada desafio definiu tudo a seu respeito.  Como Deus, Ele sabia tudo, como homem, Ele aprendeu tudo, desde criança (Lucas 2:40,52).

Gerando o caráter de Deus em nós


Uma vez escutei que uma pessoa é como um balde cheio de água e as limitações de   seu caráter como terra depositada embaixo da água. Enquanto a água está parada, tudo parece limpo, mas se a água se agita, tudo o que está lá vem à tona e contamina todo o resto. A bíblia diz que no tempo da angústia é que se vê quem é amigo (Provérbios 17:17). Isso é prova de caráter. O caráter fica, a máscara se esvanece nas dificuldades. Esse conceito também se aplica aos amigos de Deus. Todas as pessoas que tiveram sucesso na fé e na perseverança confiaram em Deus a despeito de qualquer desafio.

Abraão ia mesmo sacrificar seu único filho, o herdeiro das promessas, porque confiava em Deus até à ressurreição (Hebreus 11:17-18). Isso não quer dizer que aquilo fosse fácil para ele. A bíblia não diz nada sobre o que ele sentiu. Ela fala do que ele decidiu fazer. Deus não pede para fazermos coisas porque são fáceis, Ele pede para fazermos o que é preciso para estabelecer a nossas prioridades na ordem correta.  Se Abraão amasse mais a Isaque do que a  Deus, Ele não seria capaz de receber tudo de Deus. Talvez só uma parte porque Deus é misericordioso.

Quando Deus lhe pede algo, Ele tem em vista, não apenas o que você pediu, mas o que Ele tem no coração para lhe dar, o que não é pouco: “Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2:9). Um versículo de Efésios fica particularmente especial na versão amplificada da Bíblia: “Agora, Aquele que por consequência de, da ação de seu poder, que está em operação dentro de nós, é capaz de levar a cabo Seu propósito e fazer superabundantemente, muito além e acima de tudo o que nós ousarmos pedir ou pensar, infinitamente além de nossas mais altas orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos, a Ele, seja a glória na igreja e em Jesus Cristo através de todas as gerações para sempre e sempre. Amém. Assim seja.” (Efésios 3:20-21). Nós não temos idéia da totalidade dos planos de Deus para nós, mas são maravilhosos e bons, assim como é a Sua natureza. O caminho que tiver de ser percorrido, será perfeito e necessário, mas na maioria das vezes, só saberemos o porquê no final.

O testemunho do caráter


Jesus desenvolveu a capacidade de não reclamar, não se revoltar, nem se desesperar diante das situações difíceis. Observe que, toda vez que estamos em apuros, podemos de alguma forma ter contribuído para aquela situação, mas Jesus não tinha pecado e sofreu injustamente. Mas observe como o inocente reagiu:

7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. 8 Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. 9 Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. (Isaías 53:7-9  )

Silêncio pode ser a melhor resposta na hora da aflição. Se seu coração está atribulado não se ponha a falar: “Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.” (Salmo 141:3). “Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá.”(Salmo 17:3). “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!” (Salmo 19:14).  Principalmente na presença de pessoas que não buscam a Deus: “Disse comigo mesmo: guardarei os meus caminhos, para não pecar com a língua; porei mordaça à minha boca, enquanto estiver na minha presença o ímpio. ” (Salmo 39:1)

O que falar para os outros na hora da adversidade


Nossa boca foi feita para falar do que o Senhor faz e não do que falta: “A minha boca relatará a tua justiça e de contínuo os feitos da tua salvação, ainda que eu não saiba o seu número.” (Salmo 71:15). Quem espera no Senhor mantém a sua Palavra na boca: “Não tires jamais de minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos. ” (Salmo 119:43). Ainda que o tempo seja de dificuldades, a minha boca deve proclamar o que Deus é e o que Deus pode fazer: “Profira a minha boca louvores ao SENHOR, e toda carne louve o seu santo nome, para todo o sempre.” (Salmo 145:21). Isso significa que o Senhor é que deve ser exaltado em qualquer momento, sempre, e não o problema. 

Então, não adianta apenas não fazer o que é mal, é preciso também não falar o que é mal ou contra Deus. Lembre-se de que o povo de Deus passou 40 anos no deserto porque murmurou durante a jornada. Você está numa jornada para a sua promessa. Deus é fiel ainda que o caminho seja difícil. Ele tem os motivos dEle para levá-lo por esse caminho. Procure entender a lição do dia e mantenha a boca fechada para a murmuração, como fez o profeta Jeremias num momento de grande sofrimento: “Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.” (Lamentações 3:26). 

Se abrir a boca, que seja para engrandecer Aquele que sabe o fim da jornada. “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” (Hebreus 13:15). O Senhor lhe dá o cântico, mas você abre a boca e isso vai provocar mudança nos outros: “E pós um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.” (Salmo 40:3). Determine o que sua boca vai falar: “A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.” (Salmo 49:3)

A recompensa pelo caráter fiel a Deus

Há uma recompensa para aquele que crê e obedece. Pois “[...] aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador [recompensador] dos que o buscam.” (Hebreus 11:6). Jesus ficou calado porque sabia que não era o momento de falar. Ele confiava em Deus enquanto o açoitavam, zombavam dele, cuspiam em seu rosto e o crucificaram. Ele via antecipadamente a sua recompensa:

“10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. 11  Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. 12  Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu” (Isaías 53:10-12)

Jesus não foi exaltado porque era Filho de Deus. Ele foi exaltado porque obedeceu a Deus com perfeição sob todas circunstâncias, as piores e as melhores. Deus não é nepotista, Ele é justo. Ele recompensa sobre a obediência em fé. E isso é um princípio geral. Ficamos firmes quando focamos que obedecer a Deus traz o melhor resultado possível. Não importam quais sejam as outras ofertas ou as consequências. Jesus foi exaltado porque se submeteu até o fim para fazer a vontade de Deus. Por mais degradante que fosse a morte em cruz, era lá que estava a oportunidade de subir até o mais alto lugar da glória. Qualquer traço de orgulho o teria derrubado instantaneamente e o lançado na desgraça.

8  E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9  Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10  Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11  E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:8-11).

Fique firme no propósito de Deus para a sua vida


Não importa por onde você tenha que passar, onde tenha que viver ou trabalhar, seja lá o que acontecer, se você decide servir a Deus, os planos de Deus serão cumpridos a seu respeito. No caminho, a visão da recompensa em Deus o fortalecerá. Moisés ficou firme porque via a recompensa em Deus como mais preciosa:

Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. (Hebreus 11:24-27)

Isso também está reservado a nós: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4:10) “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;”  (1 Pedro 5:6). Humilhar-se é reconhecer a bondade de Deus e que a sua vontade é melhor do que a nossa e obedecê-Lo. É crer nEle a despeito de qualquer situação. Ele é a porta e o mapa de saída do deserto da angústia. Ele sabe mais do que nós, Ele está no trono, Ele é o Senhor e a Ele nos rendemos porque nós confiamos no seu cuidado, ainda que não entendamos. Se Ele é reconhecido no controle, o seu coração se acalma e pode ver a saída. As portas dos céus se abrirão quando a fé estender suas mãos para destravar a tranca da promessa.  



Considerando todas essas coisas, temos o desafio do nosso caminho até o sonho de Deus para nós todos os dias. Ele trará sofrimentos inerentes às mudanças, quer positivas ou negativas. Como reagiremos a isso revelará e nos dará a oportunidade de aprimorarmos o nosso caráter. Mantendo o foco no destino da jornada teremos motivação garantida para chegar ao final. Isso também significa que tudo ocorrerá para nos tirar esse foco. Mas, se encararmos os desafios como oportunidades de aprimorar nosso caráter em Deus os desafios não nos porão para baixo, mas serão degraus a subirmos. Quando renúncias são necessárias, são oportunidades de sermos abençoados. Mas para sermos abençoados, as nossas prioridades são reveladas e devem ser ajustadas para darem o lugar certo a Deus, sobre todas as coisas.

Um caráter submisso a Deus eleva o filho na hora certa, após a obediência ser completada. Enquanto o coração e a situação se ajustam, entretanto, devemos guardar o silêncio ou oferecer sacrifícios de louvor, principalmente na presença de pessoas que não buscam a Deus. Pois o Senhor recompensará a fé dos que se mantiverem fiéis no meio das adversidades porque essa é a sua natureza e a sua promessa.

Você pode orar assim:

Espírito Santo, tu que és Deus comigo,  ajuda-me a ver qual o sonho de Deus para minha vida. Sei que Jesus veio para que eu tenha vida e vida em abundância, então, sei que todo o mal não é permanente e nem Tua vontade. Ajuda-me a crescer no meio dessa dificuldade que tenho passado. Tranca a minha boca para que não reclame e veja todo o mundo cinza e sem esperança. Abre a minha boca para engrandecer o Teu nome, Teu Amor forte e onipotente e o teu poder além e acima de todas essas coisas que estão acontecendo, em nome de Jesus. 


 



Um comentário:

  1. Aninha conheci uma pessoa, que o nome dela que eu dei é fé. Ela é tão especial para mim quanto vcs, quando digo vcs é vc e Djane. Na aula de pintura ela sempre leva a mensagem da palavra do Senhor de forma diferente de vc que tem estudo profundo da palavras do Senhor. Tenho aprendido com vcs muitas coisas boas, agora o exercício da fé, tenho visto nela. Eu sei de minha fé mais me mantenho calada e agradeço a Deus em oração. Ela divulga sua fé e suas recompensas. Lau

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics