sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O Deus que cuida de todos os detalhes



Conheço pessoas que acreditam que só devem buscar a Deus por coisas que eles acham extremamente complicadas e impossíveis. Certamente nunca viram a alegria de um pai em dar um carrinho de brinquedo para o seu filho, ou comprar um milhão de brinquedos e roupas para seu filho que ainda não nasceu. A bíblia já diz que a bondade de bens não está limitada nem no suprimento natural, físico e nem no espiritual:

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? (Mateus 7:11)

Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (Lucas 11:13)

Se alguém está limitando o alcance das mãos de Deus, somos nós, colocando restrições que Ele não criou. Veja o nível de detalhamento a que chega o cuidado de Deus: “De todos sereis odiados por causa do meu nome. Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça. É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma. (Lucas 21:17-19).

Observe que, no contexto, Jesus estava falando da perseguição maciça que os cristãos sofreriam, lembre-se de Nero, cristãos queimados em Roma, etc. Nesse contexto, Jesus diz: Nenhum dos cabelos da sua cabeça seria perdido. Isso não quer dizer que os cabelos não se soltariam da cabeça e sim que eles não seriam em vão, que nenhum deles iria ser esquecido diante de Deus. Mesmo aquelas partes de nosso corpo e nossa vida, que nós cortamos, às vezes não cuidamos como deveríamos,  são importantes para Deus. Não há nada que afete a nossa vida que não seja importante para Ele. O seu cuidado é sobre todas as coisas, das mais simples, às mais complexas. Tudo deve ser levado a Ele. Jesus disse: “até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (João 16:24). Isso significa que se algo é simples, mas é bom e vai lhe trazer alegria, Jesus quer fazer por você. Peça, pois está escrito:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? (Mateus 7:7-11).

Leve a Deus suas necessidades e desejos e Ele lhe suprirá de tudo o que for bom e agradável. Aquilo que Ele não lhe trouxer é porque não lhe serve.

Pequenos gestos que dizem muito a Deus



Aquilo que você acha que é pouco, o seu coração faz ser muito quando é levado a Deus. Talvez você conheça a história da mulher que adorou Jesus usando seus cabelos como toalha, consagrando-se a Ele. Ela é narrada em dois evangelhos:

Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. (João 12:2-3).

E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento. (Lucas 7:37-38)

Observe que, João aponta Maria, irmã de Lázaro, uma pessoa próxima, conhecida; Lucas, fala da pecadora. Lucas é um narrador de fatos, João é mais compassivo, tinha mais aproximação com a família e estava com Jesus. Ambos reconhecem que a oferta era cara. Um diz claramente, outro cita o vaso de alabastro, uma pedra esculpida, que indicava conteúdo precioso. O salário de quase um ano de um trabalhador, segundo João 12:4-5.

João diz que aquela mulher ungiu e lavou com lágrimas os pés de Jesus e Lucas mostra que ela ficou por trás de Jesus, o que indica respeito. O costume era ungir-se a cabeça do convidado, mas isso a colocaria em posição igual a ele. Ungir os pés de Jesus, por trás, mostra humildade, ela se colocava como a serva mais humilde. Além disso, desprender os cabelos em público era uma humilhação. Pelos costumes da época era semelhante a despir-se. Aquela mulher estava tirando toda cobertura humana e entregando-se como serva, ao pés do Senhor.

Não contente em lavar os pés, ficou abaixo dos escravos mais humildes e beijou os pés de Jesus (o que só chamou a atenção de Lucas), dizendo com isso que era uma honra e uma alegria servi-lo, na condição mais humilde que existisse (não havia nenhuma condição mais humilde do que a de lavar os pés). Beijar era também uma expressão de serviço em amor. Não apenas fazia o que devia, mas sentia-se feliz e honrada por poder fazê-lo.

Toda essa demonstração simples de adoração e devoção foi desprezada pelos fariseus, mas foi honrada diante de todos por Jesus. Ele a colocou acima de todos aqueles pretensos religiosos por honrá-lo, entregando-se em coisas extremamente simples.

Perfume os seus cabelos


Imagine um perfume de aproximadamente R$ 6.135,00 (seis mil, cento e trinta e cinco reais) sendo derramados aos pés do Rei. O perfume enche a casa. Mas a tarefa é lavar os pés do Senhor dos Senhores. Maria não estava na casa dela, sem toalhas, então, ela enxuga seus pés com aquilo que era considerada uma das maiores belezas das mulheres, seus cabelos. Ao soltá-los, ela se despiu de qualquer farsa, pudor e da própria imagem de si mesmo. Mas, ao enxugar os pés do Senhor, ela perfumou os próprios cabelos no seu arrependimento. O ambiente se encheu do aroma das suas orações, o perfume se impregnou no Senhor e nela, ligando-os profundamente e deixando-os como únicos naquele ambiente. Não só nos seus cabelos como na sua boca, por ter beijado seus pés.

Assim, um novo perfume surgiu e cobriu aquele lugar. É o que acontece quando alguém realmente se encontra com o Rei dos Reis. Era assim que Paulo se referia a eles e a todos os que crêem: “porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (2 Coríntios 2:15).


Maria recebeu diretamente aos pés do trono de Deus a água da vida. É do trono de Deus que vem  a água da vida, que dá vida a tudo o que toca:

Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos. ¶ Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer. (Apocalipse 22:1-6).

É esse poder de vida que entra nas coisas simples e nas grandiosas, que devemos abraçar e reverenciar. É o amor de alguém que é Onipotente, Onisciente e Onipresente, que nos envolverá, quanto mais nos entregarmos a Ele sem reservas. Lembre-se: Não há nada tão pequeno que a graça não possa alcançar e nem tão grande que ela não possa envolver. Deus é Deus e bom em todo o tempo! Vale relembrar:

E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais. (Mateus 10:30-31)

Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais. Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus; (Lucas 12:7-8)

Nós podemos andar em fé aconteça o que acontecer


Veja a postura dos servos de Deus, Sadraque, Mesaque e Abedenego, diante do rei mais poderoso da terra, que estava furioso porque eles não o obedeceram adorando a estátua de ouro dele mesmo:

Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. (Daniel 3:16-18)

Essa é uma oração de consagração. Eles disseram a vontade deles, o poder de Deus e se mantiveram firmes com o Senhor, mesmo que não acontecesse o que eles esperavam. Portanto, a resposta ideal é: Meu Deus tem poder para fazer tal e tal coisa, Ele é a minha força e me fortalece, mas, se não acontecer o que desejo, continuarei adorando e servindo a Ele da mesma forma, porque Ele é Deus e eu sou dEle.



Não é uma questão de levar caprichos a Deus, mas de ter intimidade e amizade o suficiente para compartilhar o que lhe agrada em qualquer situação, seja grave ou simples. Para quem ama, tudo o que diz respeito ao ser amado é importante. E nós nos alegramos em fazer a quem amamos felizes e alegrar-lhes desde as pequenas coisas.

Você pode orar agora, dizendo as coisas que você precisa e as que gostaria que acontecessem, seu pai vai trazer somente as que lhe fizerem realmente bem, mas vai se alegrar em poder ouvir de você o que alegra o seu coração, como qualquer pai amoroso gosta de presentear seu filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics