terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Olhos para ver e ouvidos para ouvir a glória de Deus




Confiança e influência são dois bens preciosos. O primeiro causa o segundo. Aqueles em quem você confia, você permite que exerçam influência na sua vida. Essa ilustração fala muito sobre o que tenho para abordar, hoje.

Um pai caminhava com seus filhos todos os dias enquanto o levava para a escola. Ao passar por uma loja, o pai o advertia:
- Está vendo aquele homem, filho?
- Sim, pai. – respondia o filho.
- Nunca se aproxime dele. Ele prometeu que o destruiria. Ele era meu sócio, mas tornou-se meu inimigo por causa de sua cobiça. Ele é desonesto, mas é muito inteligente. Tenha sempre cuidado com ele. Além disso, ele prometeu que só para me fazer mal ele iria destruir você. Por isso, afaste-se dele. Tenha muito cuidado. Abraçou-o e disse:
- Você é a pessoa mais importante da minha vida, eu daria a minha vida por você. Nunca esqueça disso.
E o homem do outro lado da calçada, ouvindo o alerta do pai ao filho, pensou consigo mesmo:
- Agora não vou poder mais falar diretamente com esse menino. Mas, já sei o que vou fazer... Vou me disfarçar em seu herói favorito.
Passou-se o tempo e o menino estava brincando no jardim sozinho quando o inimigo do seu pai chegou, vestido de super-herói. O menino achou o máximo. Elogiou, aproximou-se, quase pede autógrafo. Inteligente, o falso herói deu-lhe um presente e disse:
- Eu sei que você estava querendo isso, mas seu pai não quis lhe dar, mas eu sou seu amigo e trouxe para você.
O menino recebeu aquele presente confuso e disse:
- Meu pai disse que não tinha dinheiro e que esse presente podia me machucar, mas era porque ele não queria me dar?
A partir desse dia, de tempos em tempos o mascarado vinha, trazia alguma coisa que o menino gostasse e criticava seu pai por não tê-lo feito antes. Aconselhava-lhe a esconder o que ganhava do pai, para não ter problemas. E o menino começou a colecionar coisas que o pai não podia ver e nem saber. Era um cúmplice do seu herói. Só que ele não sabia que era o seu pior inimigo.
O menino começou a não ter prazer de andar com o pai. Queria ficar sozinho para brincar com seus brinquedos proibidos. Cada dia se afastava mais. O Pai percebendo que o filho se retraia e já não procurava estar com ele disse:
- Filho, precisamos ir a um lugar especial, hoje.
O filho deu de ombros e o seguiu. Caminharam por algumas ruas até o portão do cemitério. O menino olhava tudo com espanto. Nunca há via estado lá antes. E, com os olhos cheios d’água, diante de uma lápide, começou a contar-lhe a estória:
- Aqui está enterrado seu irmão mais velho. O meu inimigo conseguiu colocá-lo contra mim por um tempo. Ele vestia uma roupa de herói e lhe dava presentes, sempre me criticando. Então, um dia, ele o viu vestindo a roupa de herói e descobriu quem era seu falso amigo. Ele quis enfrentá-lo, mas você estava lá e terminou caindo nas mãos do malvado. Lutando para lhe libertar, seu irmão mais velho terminou muito ferido. No caminho para o hospital, a última coisa que ele disse foi: “Pai, protegi o pequeno. Ele não o levou. Ele não o levou. Cuide do pequeno, pai. Não o deixe se afastar de você.” E todos os dias quando eu deixo você na escola, eu venho aqui e peço a Deus que não seja em vão o sacrifício do meu filho. O filho mais novo correu para os braços do pai e disse:
- Desculpe, pai. Desculpe,... Agora, entendi que nenhum herói que me coloque contra você é herói de verdade.

Ninguém que nos coloque contra alguém que tem sido fiel a Deus e cuidado de nós a vida toda é digno de confiança. Não estou falando de perfeição, estou falando de perseverança e fidelidade. É Jesus morreu para que fôssemos um com o pai, mas também estivéssemos em comunhã. A congregação é o lugar dessa conquista. Mas, é impressionante como podemos nos voltar contra quem cuida de nós a vida toda. Sejam pais, líderes, amigos, ou o que valha. O trabalho insistente do diabo através de pessoas para minar os relacionamentos com eles e enfraquecê-los para nos tornarmos frágeis e manipuláveis. Absalão (filho de Davi) usou essa técnica para usurpar o reino do seu pai:

E aconteceu depois disto que Absalão fez aparelhar carros e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele. Também Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo; Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei. Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava. E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel. (2 Samuel 15:1-6)

Davi havia servido a Israel com integridade durante toda a vida, mas a falsa simpatia de Absalão, contemplando o coração das pessoas com o aceno de seus próprios desejos realizados, levou o coração do povo para Absalão, como quem distribui dentaduras, cestas básicas ou qualquer outro suborno, para conquistar aqueles os quais irá explorar mais adiante. Você tem se precavido contra a sedução de lideranças? Aconselho que o faça. E faça rapidamente. É por sua segurança.

A sutileza da sedução



Sedução é algo muito sutil, aproxima-se com propostas de ser uma bênção na nossa vida, mas observe a vida, Assim como na ilustração, o sedutor nunca chegará de rosto descoberto. o contínuo das pessoas e não apenas o momento. O crédito deve ser dado a quem permanece no Senhor e não a quem é um transeunte na igreja ou no serviço do Senhor ou até na sua vida. Jesus morreu para que nós fôssemos preservados para Deus e não para que estivéssemos nas mãos de manipuladores que alimentam seus egos e/ou bolsos, obtendo vantagens com as vidas, que enlaçam em pecados. Esses geralmente sugerem transgressões ocultas para prendê-los no laço da cumplicidade. Paulo sofreu com isso na igreja. Quando ele pregou para os Gálatas, estava doente, mas foi bem aceito. Um tempo depois, judeus cristãos queriam tomar a liderança de Paulo e incitaram os gálatas contra ele, dizendo que eles tinham que se circuncidar para serem salvos. Ele disse:

E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne; E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis. Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? (Gálatas 4:13-16)

Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz. Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia. (Gálatas 5:11-12)


Isso não é novidade

Esse é o trabalho do inimigo de Deus desde o começo, ele quer nos destruir através da rebeldia. Ele colocou Eva contra Deus, suspeitando das intenções de Deus e conseguiu e ela ficasse em suas mãos. Veja os argumentos que ela usou: “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gênesis 3:4-5).  Traduzindo: Não é verdade o que Deus disse. A consequência não vai acontecer. Deus não está lhe protegendo em lhe limitar. Na verdade, ele tem medo do seu potencial e lhe segura, com medo que você passe por cima dEle, que seja maior do que ele. Deus tem medo da concorrência. Foi através da rebeldia que o diabo também derrubou Saul do reino.

Veja, portanto, muito bem a quem você dá ouvidos. Observe os critérios que a palavra estabelece para pessoas terem as suas opiniões valorizadas: “Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja.” (1 Coríntios 6:3-4). Veja a quem você vai dar ouvidos e de quem você vai desconfiar ou em quem vai confiar para agir.

Não despreze a unção


A unção de Davi para o reino, seus anos de serviço, suas vitórias, a sabedoria de Deus e a confirmação do poder sobre a sua vida foram trocados pela simpatia de um usurpador. O mesmo aconteceu com Samuel quando Israel exigiu para si um rei. Samuel havia sido confirmado por Deus durante TODA A SUA VIDA: “E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.” (1 Samuel 3:19). “E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida.” (1 Samuel 7:15). Veja o que o povo testemunhou dele no dia da sua aposentadoria:

Então disse Samuel a todo o Israel:
- Eis que ouvi a vossa voz em tudo quanto me dissestes, e constituí sobre vós um rei. Agora, pois, eis que o rei vai adiante de vós. Eu já envelheci e encaneci, e eis que meus filhos estão convosco, e tenho andado diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje. Eis-me aqui; testificai contra mim perante o SENHOR, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei. Então disseram:
- Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem recebeste coisa alguma da mão de ninguém.
E ele lhes disse:
- O SENHOR seja testemunha contra vós, e o seu ungido seja hoje testemunha, que nada tendes achado na minha mão.
E disse o povo:
- Ele é testemunha. (1 Samuel 12:1-5)

Mesmo assim, o povo preferiu um líder que fosse bonito e desobediente, um que tinha e buscava a aparência: “Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.” (1 Samuel 9:2). Mas veja o resultado dessa escolha: “Então veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR.” (1 Samuel 15:10-11). Nem a noite de intercessão de Samuel livrou Saul do que ele era.

Só que as pessoas não estavam apenas escolhendo a aparência e uma pessoa que fizesse o que mais lhes agradasse, elas estavam rejeitando a direção de Deus. Veja o que Deus diz a Saul quando o povo de Israel achou que Samuel não iria escolher um sucessor sob seus mesmos princípios de fidelidade e honestidade:

E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR. E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. (1 Samuel 8:5-7)

Os israelitas estavam querendo ser seduzidos e imitarem os povos cujos deuses não fizeram nada por eles a não ser dar-lhes derrota diante de Israel. Eles estavam abandonando o guiar do seu pai e estavam em grande risco. Se você tem se tornado crítico da sua liderança, saiba que você pode estar se tornando profundamente injusto e pode estar sendo manipulado para isso. Se você sabe de alguma coisa real contra alguém coloque de forma a tentar resolver o problema do pecado. Mas, fechar o coração e cultivas mágoa e rebeldia não irão abençoá-lo em nada, pelo contrário, se tornará um laço na sua vida. Choro todos os dias por alguém que foi enganado e voltou-se contra quem realmente o amou até o ponto de corrigi-lo. E choro quando muitos voltam quebrados e destruídos procurando ajuda para reconstruir alguns cacos da sua existência que os sedutores arrancaram para beneficiar-se.

Você pode orar assim:

Querido Deus, ajuda-me a discernir se aquilo que me incomoda é real ou não. Ajuda-me a discernir a quem devo dar ouvidos ou não. Fortalece-me para perdoar o que for real e pedir perdão pela minha parcela de culpa na rebeldia e acusação com relação à(s) minha(s) liderança(s). Direciona o que devo fazer para impedir que o mal se alastre, Senhor, em nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics