quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pela força da fé




Gosto da lógica. Primeiro porque ela se constitui de testes de verdade ou falsidade de premissas. Depois, porque encadeia essas premissas numa sequência que deriva conclusões, as quais têm a dedução fundamentada em bases reconhecíveis e identificáveis. A Palavra de Deus apresenta uma cadeia lógica, por incrível que pareça.

Muitas pessoas sofrem porque desprezam esse sistema de conseqüências, conceitos e valores no relacionamento com Deus. É como se alguns quisessem que Deus aprendesse com eles, ao invés de eles buscarem aprender de Deus. Mas, está escrito que há um sistema de pensamento, que é próprio de Deus e com o qual precisamos alinhar a nossa vida para podermos entendê-lo:

12 Ora, nós não recebemos o espírito [que pertence ao] mundo, mas o Espírito [Santo], que vem de Deus, [dado a nós] para que nós pudéssemos perceber, compreender e apreciar os dons [do divino favor e bênção tão gratuitamente e copiosamente] derramada sobre nós, por Deus. 13 E nós estamos proclamando essas verdades em palavras, não dadas por sabedoria humana, mas ensinada pelo Espírito [Santo], combinando e interpretando as verdades espirituais com linguagem espiritual [para aqueles que possuem o Espírito Santo]. [...] 16 Pois quem conheceu ou entendeu a mente (os conselhos e os propósitos) do Senhor para assim guiá-Lo, intruí-Lo e lhe dar conhecimento? Mas nós temos a mente de Cristo (o Messias) e compreendemos os pensamentos (sentimentos e propósitos) do seu coração. (1 Coríntios 2:12-13,16 – Bíblia Amplificada).

O Espírito de Deus nos leva a conhecer o que é de Deus. Ele faz a conexão de “coisas espirituais com coisas espirituais”, ou seja, mostra como compreender os conceitos, valores e o relacionamento entre eles do ponto de vista da lógica de Deus, nos direcionando para a herança de Deus.  Além disso, o próprio ensino dessas coisas espirituais precisa ser feito através da apresentação desse sistema de compreensão. A estrutura necessária para compreender tudo isso é o presente, que Jesus nos deixou: a mente de Cristo.

Portanto, se o que você achou que era de fé não deu certo, não culpe a Deus, reveja a base da sua fé. Muita coisa que achamos que é fé é “achismo”, acha-se que Deus vai fazer. A fé que sustenta o cristão vem pelo ouvir da Palavra e não da nossa vontade ou agenda. Fé é segurança na obediência a Deus e não na obediência de Deus a nós.

O primeiro elo da corrente: a fé






Bom, sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Então, o ingrediente fundamental é o conceito de fé. A fé na Bíblia (e estamos aprendendo a falar a língua da Bíblia) é “[...] é a certeza (a confirmação, o título de escritura) das coisas [que nós] esperamos, é a prova das coisas [que nós] não vemos e a convicção da realidade delas [a fé percebe como fato real o que não é revelado aos sentidos].” (Hebreus 11:1 – Bíblia Amplificada). A fé uma maravilha, ela nos dá olhos para ver o invisível; mãos para atingir o intocável e leva os nossos pés para o impossível em Deus. É um tesouro incomparável, que o Senhor nos dá. Entretanto, tem sido um tesouro mal compreendido.

O segundo elo: a Palavra

Esse versículo anterior não é o único sobre fé que a Bíblia possui. Lembre-se, é preciso recuperar um sistema completo de condições e relacionamentos para entender a mensagem de Deus. A fé tem uma base sólida. E essa base é o que Deus estabeleceu como promessa e a confirmou em Cristo. Observe a explicação de Paulo aos romanos:

13 Pois todo aquele que clama pelo nome do Senhor [invocando-o como Senhor] será salvo. 14 Mas, como eles clamarão aqueles que não creram [em quem eles não têm fé, em quem eles não possuem nenhuma confiança]? E como eles crerão nEle [vão aderir, confiar e descansar naquele] de quem não escutaram nunca? E como eles ouvirão sem um pregador? 15 E como [se espera que] os homens preguem a menos que eles sejam enviados? Como está escrito: ‘Quão formosos são os pés daqueles que trazem as boas novas! [Quão bem-vinda é a chegada daqueles que pregam as boas novas das coisas Boas dEle!]’ […] 17 Assim, a fé vem por ouvir [o que é dito] e o que é ouvido vem pela pregação [da mensagem que vem dos lábios do Cristo (o próprio Messias).”(Romanos 10:13-17 – Bíblia Amplificada).

O terceiro elo: a garantia de Cristo


Jesus garante aquilo que você recebe antes de ver, mas, segundo o segundo elo, se restringe ao que está garantido na Palavra: 

19  Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas sempre nele houve o sim. 20  Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.  (2 Coríntios 1:19-20).

Portanto, meu querido leitor e leitora. Qualquer fé baseada apenas em sentimento ou necessidade não é a fé, que é garantida por Jesus. Pense bem: Jesus é a Palavra encarnada (João 1:1, 14), Ele não pode lhe prometer nada além dEle mesmo, muito menos se for contrário a Ele. Jesus não pode dar o que a Palavra não promete. Mas Ele não vai falhar naquilo que a Palavra garante. Ele é a garantia da Palavra, da promessa e nada além disso: “se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7). 

Fé não é um sentimento, não é um ritual, não é sua vontade, mas é confiar no Deus que prometeu e cumprirá o que está estabelecido na Palavra do Senhor, a despeito daquilo que é visível.

Ativando o princípio da fé


Há muito eu escutei o princípio da fé professada e o seu poder sobre as montanhas. Mas isso não quer dizer que eu o tivesse entendido corretamente. Faltavam alguns elementos dos que coloquei lá trás.

22 E Jesus, respondendo, lhes disse: “Tenham fé em Deus [com constância]”. 23 Verdadeiramente eu lhes digo que qualquer um que diz a essa montanha: Levante-se e lance-se no mar! E não duvidar de todo o seu coração, mas crer que o que ele diz acontecerá, isso será feito para ele. 24 Por essa razão eu estou lhes dizendo: o que quer que vocês pedirem em oração, creiam (confiem e sejam confiantes) que é concedido a vocês e vocês [o conseguirão].(Marcos 11:22-24 – Bíblia Amplificada)

Nós podemos tomar alguns princípios dessas afirmações:

1.       Precisamos de um tipo de fé, que é constante;
2.       Se estamos baseados nessa fé, temos autoridade para ordenar soluções a partir dela;
3.       Para este tipo de fé não cabe a sombra da dúvida;
4.       Quando se faz um pedido com esse tipo de fé, o seu coração já sabe que a resposta é sim.

Agora, juntemos isso com o que já aprendemos sobre fé.

Uma fé constante precisa vir da Palavra


Essa fé que é constante (1º. elo) precisa vir daquilo que nos foi dito na Palavra (2º. elo). Portanto, não adianta sair por aí achando que crê com uma fé poderosa e constante se não está baseada na Palavra. A fé que não for baseada na Palavra não vai ser constante. Ela não tem alicerce, não tem fiador. Ela é nossa invenção particular. É de nossa responsabilidade e não de Deus. Essa falha. Mas, se nós nos apegarmos ao que Deus prometeu, ao pedir o que sabemos que Ele se comprometeu em dar, já temos a certeza de receber seu sim (3º. elo).

Ao nos apoiarmos nas promessas de Deus podemos assumir uma posição de autoridade contra o mal. A bíblia é clara quando diz: “sujeitai-vos a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7) e “eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.” (Lucas 10:19). O ladrão vem somente para matar, roubar e destruir, podemos repreender a morte, o roubo e a destruição e declarar a vida e a vida em abundância (João 10:10). Mas, lembre-se, para ter autoridade é preciso estar PERMANENTE NA PALAVRA: “se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7). Não há pedido atendido fora ou contra da Palavra de Deus, isso é pedir mal. Quem  pedir mal, não será atendido (Tiago 4:3).

Fé x problema

Aqui aparece um grande problema da má aplicação do princípio de crer e receber... Não é fé falar e achar que vai mandar em Deus. Não é fé impor sua vontade sobre a de Deus. A fé é canal da vontade e da soberania de Deus na nossa vida. É concordância com Ele sobre a terra. É devolver a sua palavra a Ele com nossa vida. Veja o princípio em Isaías:

9 Pois como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos e meus pensamentos mais altos do que seus pensamentos. 10 Pois como a chuva e a neve descem dos céus e não retornam para lá novamente, mas regam a terra e a fazem produzir e brotar, para que eu possa dar semente ao semeador e pão ao que come, 11 assim, a minha palavra que sairá da minha boca: ela não retornará para mim invalidada [sem produzir um efeito, inútil], mas cumprirá o que me apraz e meu propósito e prosperará naquilo para o que eu a enviei. 12 Pois vocês sairão [do exílio espiritual causado pelo pecado e o mal na sua terra natal] com alegria e serão guiados [pelo seu Líder, o próprio Senhor e sua Palavra] com paz; as montanhas e os montes se quebrantarão diante de vocês em cânticos e todas as árvores nos campos aplaudirão com suas mãos. (Isaías 55:12 – Bíblia Amplificada).

O único ser na terra que pode devolver palavras a Deus é o homem. Mas, é impossível agradar a Deus sem fé e a fé vem de ouvir a palavra. Por isso, essa palavra que volta para Deus, com fé, que faz o que agrada a Deus está na boca daquele que tem a palavra e crê nela. Nós participamos do ciclo de criação da vontade de Deus pela fé que devolve a Palavra ao Deus que a prometeu e a revelou como sua vontade.

A fé que Deus garante


Nós precisamos passar a reconhecer uma fé que realmente é garantida e reconhecida por Deus e entender que nem toda crença se encaixa nesse perfil. Deus honrará a fé como Ele a define e atrairá a crença para se transformar em fé nos seus padrões pelo seu amor e misericórdia. Mas, por mais que Deus ame, Ele não poderá atender a ninguém fora da sua Palavra, ou seja, além dEle mesmo.

Algumas pessoas isolam a parte do princípio amplo de fé, tal como “[...]em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar,[...]”, parte de Marcos 11:23 como se ele pudesse ser algum ingrediente mágico e funcionar sozinho para criar uma realidade à parte do restante da Palavra.

Tenho visto pessoas criando uma agenda para Deus e agredindo aos outros com suas “declarações de fé”, enquanto a Bíblia diz: “[...] a fé que opera pelo amor.” (Gálatas 5:6). Certamente, é preciso amar a Deus para estar no amor, pois Ele é a fonte. E certamente é preciso estar na Palavra para estar na fé. Então, ignorando completamente esses dois princípios anteriores, as pessoas têm saído por aí gritando para as suas montanhas palavras vazias, que não vêem de Deus, por isso não retornam para Ele e não fazem o que agrada a Ele.

O que Deus não prometeu


Deus prometeu provisão, mas não marcou com você o dia para entregar o pedido. Então, você não pode dizer a Ele que traga o presente no dia X. Isso seria no mínimo deselegante. Tratando-se de uma autoridade superior, passa a ser um atrevimento. Você não pode determinar a Deus como, quando, onde e o que fazer para suprir a sua necessidade. Apenas pode aceitar e louvá-lo pela sua fidelidade em fazê-lo. A sua parte é permanecer na Palavra.

Abraão e Sara assumiram-se, ainda que na sua velhice, como Pai de Nações e Princesa. Assumiram a esperança na fé. Mas em nenhum momento negaram que seu corpo estivesse enfraquecido e impossibilitado:

18 [Pois Abraão, que tinha razão humana para] perder as esperanças, esperou em fé para que ele se tornasse pai de muitas nações, como ele tinha recebido a promessa: “Assim [inumeráveis] serão seus descendentes. 19 Ele não enfraqueceu na fé quando ele considerou a [absoluta] impotência de seu corpo, que estava tão bom quanto um corpo morto porque ele tinha cerca de cem anos de idade ou [quando ele considerou] a  esterilidade do ventre [mortificado] de Sara. 20 Nenhuma descrença ou desconfiança o fez vacilar (questionar com dúvidas) a respeito da promessa de Deus, mas ele cresceu forte e foi fortalecido pela fé enquanto ele deu louvor e glória a Deus, 21 plenamente satisfeito e seguro de que Deus era capaz e poderoso para manter a sua Palavra e fazer o que Ele tinha prometido. 22 Por isso é que sua fé foi creditada para ele como justiça (retidão diante de Deus). (Romanos 4:18-22 Bíblia Amplificada)

Observe que Abraão não negou que tinha cem anos, que não poderia mais gerar filhos e que Sara estava na mesma condição. Ele só se manteve seguro do poder e da fidelidade de Deus, quanto à sua promessa para fazer o impossível. Ele permaneceu louvando a Deus pelo cumprimento da sua promessa mesmo enquanto ela era invisível e intocável, mas sendo promessa de um Deus real e Fiel, ela aconteceria.

O que responder sobre o que você crê


Se alguém perguntasse a Abraão: Abraão, você pode gerar um filho? Eu tenho certeza de que ele diria: “eu não, mas Deus fará o impossível por mim. Ele é fiel e me prometeu. Não sei como, não sei quando, mas Ele fará. Tenho essa certeza no meu coração.” A fé não nega o concreto, apenas não o considera definitivo e imutável. A fé vem sobre a impossibilidade com as possibilidades infinitas das promessas de Deus e seu poder transformador a partir de um coração cheio de confiança nAquele que prometeu. Não há nada de bom que Deus não possa e não queira fazer por aquele que confia na sua fidelidade.

Se Abraão não negava seu próprio corpo, nós não precisamos negar a situação em que estivermos para vencê-la. Nós a vencemos dando glória a Deus sobre ela. Enfrentá-la diretamente é a prova de fé: Eu não posso, só Deus pode, mas Ele prometeu, então Ele fará: “Deus não é um homem, para que Ele conte uma mentira ou aja como um mentiroso; nem um filho filho do homem, para que Ele sinta arrependimento ou remorso [pelo que Ele prometeu]. Então, Ele disse e Ele não fará? Ou ele falou e Ele não fará isso bem?” (Numeros 23:19 – Bíblia Amplificada).

Fé é submissão Àquele que prometeu


A fé honrada por Deus é aquela que cumpre a Palavra. Não a que quer obrigar a Deus a fazer sua vontade. A fé espera até que o Senhor diga, então ela faz. Fé não é, por exemplo, comprar sem ter dinheiro para pagar. Jesus elogia o respeito e a racionalidade do orçamento, quando conta a seguinte parábola:

27 Qualquer que não persevere e carrega a sua própria cruz e vem após mim (me segue), não pode ser meu discípulo.28 Pelo que você, desejando construir um silo, não senta primeiro e calcula o custo [para ver] se tem meios suficientes para terminá-lo? 29 De outra forma, quando ele tiver estendido os alicerces e for incapaz de completar [o prédio], todo aquele que vir isso começará a zombar e  escarnecer dele, 30 dizendo: “Esse homem começou a construir e não foi capaz (digno o suficiente) para terminar.” 31 Ou qual é aquele rei que saindo para uma guerra com outro rei, não sentará primeiro, considerará e tomará conselho se ele é capaz de com dez mil [homens] vencer o que vem contra ele com 20 mil? 32 E se ele não puder [fazer assim], quando o outro rei é ainda um grande desafio, ele envia um embaixador e pede por um tratado de paz. (Lucas 14:27-32 – Bíblia Amplificada)

Observe as duas situações: Na primeira, há um empreendimento para ampliação dos negócios da fazenda ou do trabalho diário nela. Se não houver um silo a colheita se perde. Mas, ainda que seja necessário é preciso ter as condições para iniciar a obra. A fé não o impedirá de levantar todas as informações a respeito do que você precisa, mas ela não lhe autoriza a ir antes de Deus mandar. Ele não se responsabiliza sobre as suas compras impensadas. Você não pode ir andando e puxando Deus pela mão. Ele é Deus. Seja responsável, pois a Bíblia diz: “a ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” (Romanos 13: 8).
  
Na segunda situação, há uma batalha à frente. Mas o avanço ou recuo dependerá das condições para cada situação. E eu gosto muito da palavra ali, quando diz “[...] quando o outro rei é ainda um grande desafio [...]”. Há momentos em que teremos que refrear os nossos ataques e assumir posições menores do que desejávamos, enquanto nos fortalecemos e até que estejamos prontos para entrar na batalha para vencer. Não está escrito em nenhum lugar que, porque você crê, você tem que começar de cima.

A fé começa do começo


José foi escravo, assistente de serviços gerais no presídio e terminou no palácio do rei do maior império da sua época e ainda salvou a casa do pai. Neemias era copeiro do rei, mordomo e reconstruiu Jerusalém; Davi era pastor e terminou rei. Todas essas posições eram consideradas inferiores na época e lugar de cada uma estava. Isso não diminuiu o plano de Deus para eles porque, durante o seu caminhar, olhavam para o seu destino. Não olhavam para onde eles estavam, mas sim para onde eles iam. A fé olha o fim que Deus prometeu para a jornada. É isso que nos fortalece pelo caminho.



Então, assumindo como verdadeiros a Palavra e Aquele que a prometeu, sigamos para o alvo de Deus na nossa vida com fé, responsabilidade e esperança, sempre glorificando Àquele que fará o impossível por nós.

Você pode orar assim:

Querido Deus, eu te peço perdão por não ter compreendido que só é fé aquilo que a tua Palavra cerca. Eu peço perdão por todas as vezes que tentei impor a minha vontade à sua. Agradeço por tua fidelidade à Tua Palavra, revela-me nela a tua vontade Senhor. Eu te peço tua ajuda para consertar a bagunça que fiz, em nome de Jesus. Coloco diante de ti as tuas promessas para a minha vida e declaro que creio que, pela Tua Fidelidade infinita e imutável, elas brotarão a tua vontade boa, perfeita e agradável em mim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics