quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Onde somos mais que vencedores




Os filmes de ficção científica sempre trouxeram a idéia de universos e dimensões paralelas, onde as coisas e pessoas são semelhantes, mas vivem separadamente e se influenciando. Essa idéia não é tão nova quanto parece. Na realidade, é uma idéia que segue a própria história da humanidade e da sua relação com Deus. Sem conhecimento das várias dimensões em que vivemos, podemos perder  muitos esforços e sermos atingidos por forças que desconhecemos, sem podermos nos defender e não percebermos. Isso estava angustiando um ajudante que acompanhava o profeta Eliseu, durante um cerco ao seu acampamento. Observe o relato:

15  Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse:
- Ai! Meu senhor! Que faremos?
16  Ele respondeu:
- Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
17  Orou Eliseu e disse:
- SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja.
O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. (2 Reis 6:15-17)

Há uma dimensão paralela à nossa, onde poderes que influenciam de modo invisível estão em movimento e nós precisamos percebê-la, pois há movimentos de vida e morte acontecendo continuamente nela, que nos afetam. Sua alma pode perceber aquilo que seus sentidos trazem à mente e afetam as emoções do mundo físico. Entretanto, existe uma dimensão onde é o seu espírito que tem que abrir os olhos e trazer o conhecimento à sua mente e a única forma segura de compreender o invisível aos olhos do corpo é através da Palavra e da ajuda do Espírito Santo.

Nessa região sobrenatural há uma guerra: “pois nós não estamos em uma luta romana com carne e sangue [contendendo apenas com oponentes físicos], mas contra as tiranias, contra os poderes, contra [os espíritos mestres que são] os governadores do mundo desta presente escuridão, contra as forças espirituais da maldade na esfera celestial (sobrenatural).” (Efésios 6:12 - Bíblia Amplificada). E nós sabemos que numa guerra, quem não ataca e avança é derrotado. Mas, o Senhor nos deu armas para vencer essa batalha: 

4 Pois as armas de nossa guerra não são físicas [armas de carne e sangue], mas elas são poderosas perante Deus para a conquista e a destruição de fortalezas, 5 [Visto como nós] refutamos argumentos, teorias, raciocínios e todo o orgulho e coisa imponente que se coloque a si mesma contra o [verdadeiro] conhecimento de Deus; e nós guiamos cada pensamento e propósito sempre cativo à obediência de Cristo (o Messias, o Ungido), (2 Coríntios 10:4-5 - Bíblia Amplificada).

Precisamos conhecer e diferenciar as dimensões da alma e do espírito e saber quais os instrumentos e a forma de lidar com dificuldades nessas duas dimensões para garantirmos nossa vitória.


O cristão na dimensão do Espírito






Eu lhe mostrei no início uma situação que ocorria algo no mundo concreto: um rei perseguia um profeta chamado Eliseu e seu ajudante; e outra situação no mundo espiritual, um cerco de seres espirituais guardava o profeta e seu ajudante. Havia mais força e poder no mundo espiritual a favor do profeta e seu ajudante do que os olhos físicos podiam ver. E isso era suficiente para deixar Eliseu calmo.

O poder que corre no mundo espiritual é o que decide as questões visíveis. Importa quem está com você e não o que você vê. No novo testamento temos os mesmos olhos no apóstolo João: “filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (1 João 4:4). Há uma guerra no mundo invisível, mas nós estamos do lado mais forte. Não precisamos temer. Entretanto, precisamos vigiar e nos posicionar.

Uma nova posição em Cristo


Paulo sempre enfatizou que nós precisávamos que o Espírito Santo nos revelasse qual era a nossa nova vida e posição em Cristo (Efésios 1:17). Quando Jesus morreu, Ele nos deixou uma herança. A nossa posição mudou no mundo espiritual. Aquele que crê em Jesus se tornou filho de Deus: “mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” (João 1:12).

Sem proposta de remendo, Jesus nos fez nascer espiritualmente nEle, como novas criaturas, começar tudo do zero diante de Deus (João 3:5-6). Uma nova criatura: “portanto, se qualquer pessoa está [enxertada] em Cristo (o Messias) ela é uma nova criação (uma criatura totalmente nova); a velha [a condição moral e espiritual prévia] foi embora. Olhem outra, fresca e nova, veio!” (2 Coríntios 5:17 – Bíblia Amplificada).  

Subindo de nível no mundo espiritual


No velho testamento, já declarava um princípio:

7  O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. 8  Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo. (1 Samuel 2:7-8).

E Deus realmente fez isso quando ressuscitou Jesus. Quando Jesus sentou na mesa da ceia e fez uma aliança com os apóstolos, Ele estava dizendo: “tudo o que é meu é seu e tudo o que é seu é meu”. Jesus não tinha pecado, mas pagou pelos nossos porque Ele os assumiu na ceia da aliança. Esse é o significado de aliança. Minha vida é sua vida; sua vida é minha vida. Meus problemas, seus problemas; seus problemas, meus problemas. Mas, Jesus disse que era uma aliança especial. Ele falou que era uma nova e ETERNA aliança. Porque Jesus não ficou preso na morte, Ele ressuscitou. A aliança permanece porque a vida foi retomada. E por direito, se a morte é nossa, a ressurreição também. Não só o fato da ressurreição, mas o status de vencedor adquirido com ela.

A promoção na ressurreição em Cristo


Observe o que Paulo diz aos efésios... Há algo de suprema grandeza para os crentes na ressurreição de Cristo e na sua nova posição:

19  e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; 20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21  acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. (Efésios 1:19-21).

Jesus foi ressuscitado e colocado à direita de Deus, ao lado do trono da glória. Isso significa que Jesus é a pessoa de autoridade mediata após Deus. Estar à destra é compartilhar o poder como sendo a pessoa de autoridade abaixo do rei. Mas lembre-se de que eu falei que a aliança que nos faz compartilhar tudo e é eterna.

Veja o que aconteceu com os que nasceram de novo no mundo espiritual: “5  e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6  e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;” (Efésios 2:5-6). No reino do espírito, estamos onde Jesus está, à destra de Deus. Por isso que Paulo dizia para reinarmos: 

Pois se por causa da transgressão (lapso, ofensa) de um homem a morte reinou através dele, muito mais seguramente aqueles que receberam a superabundante graça (favor imerecido) [de Deus] e o dom gratuito da retidão [colocando-os em retidão consigo mesmo] reinarão como reis em vida através do Homem Jesus Cristo (o Messias, o Ungido).” (Romanos 5:17 – Bíblia Amplificada). 

E o autor de Hebreus reforça: “por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;” (Hebreus 12:28). Recebemos autoridade no mundo espiritual, que influencia o mundo concreto. Autoridade significa também responsabilidade.

Exercendo a nova posição


Quando nascemos de novo, recebemos uma nova posição no mundo espiritual: “vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (1 Pedro 2:9). Só que se não conhecemos essa verdade, vamos viver como miseráveis a vida toda, mendigando coisas que nós podemos apenas arrancar das mãos do inimigo.

Essa nova vida nos deu também autoridade: “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.” (Lucas 10:19). Não é autoridade sobre Deus, é autoridade de Deus contra seu inimigo. Resistir ao diabo e seus malfeitores é trabalho para nós, que cremos: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7) e “estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;” (Marcos 16:17). Você só pode fazer isso com a delegação de autoridade de Cristo.  E Ele lhe deu essa autoridade e responsabilidade.

Enquanto isso, no nível da alma...


O nível da alma é o nível da compreensão a partir do visível. Veja como se dá a dinâmica, desde que o homem foi criado: “então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7). A vida veio do sopro de Deus (mesma palavra para espírito no hebraico), tocou o recipiente, que era o corpo, e a alma surgiu, tomando consciência da vida no corpo.

A alma trata das coisas que as percepções trazem. Ela é instruída e aprende a lidar com a vida, na maioria das vezes, sem a palavra e isso certamente será um grande problema. Ela é composta de mente (Provérbios 23:7); desejo ou vontade (Deuteronômio 14:26); e emoções (Salmo 13:2). Deus aponta um trabalho a fazer para restaurar cada área da alma, todo o processo de vivificação será baseado na Palavra: “portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.” (Tiago 1:21).

Enquanto tratarmos as coisas espirituais como se fossem do nível da alma, estaremos derrotados e rodando em círculos. Entretanto, se trouxermos o sobrenatural de Deus sobre a alma, seremos mais do que vencedores como a Palavra garante. Como se faz isso? Conhecendo a Palavra através do Espírito Santo, já dizia o salmista: “A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra.” (Salmo 119:28). Uma Palavra dada por Deus pode mudar todo o nosso destino, transformando o nosso modo de pensar e agir e assim atuando de forma a nos alinhar com o poder sobrenatural de Deus e atraindo-o para a nossa vida.

Deus procura fé nos corações. A fé não pode ser percebida pelos sentidos; não possui a lógica que nossa matemática entende; a fé descansa na fidelidade de Deus às suas promessas. A fé acalma a alma porque traz o poder, que move a impossibilidade e lança montanhas no mar. A fé não se estabelece sobre o que nós podemos fazer, mas no que Deus pode, quer, prometeu e vai fazer. A fé não reside na alma, mas no espírito do homem. Ela entra pela alma, quando escutamos a Palavra e entendemos, mas ela repercute dentro de nosso interior, no espírito, levantando uma confiança sobrenatural, que nos faz ir além do natural e do relacional.

Seu milagre não começa na sua alma


Não há mais do que o possível no nível da alma. A alma só ultrapassa a barreira do possível, quando recebe do espírito. A Fonte está em quem mora e se une ao seu espírito: “mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.” (1 Coríntios 6:17). 

O espírito é o nosso verdadeiro eu: “porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito,[...]” (Romanos 2:29) e “e o que é nascido do Espírito é espírito.” (João 3:6). Assim, você pode ver que, o que nós somos, somos no espírito.

É o espírito que nasce de novo com a natureza de Deus: “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” (1 Pedro 1:23). Ele tem prazer na lei de Deus (Romanos 7:22). Ele se renova todos os dias (2 Coríntios 4:16). E é nele que devemos ser fortalecidos pelo poder de Deus:  “para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;” (Efésios 3:16 ).  

Trazendo o milagre para a alma


A mente precisa ser renovada com a Palavra: “[...] não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”(Romanos 12:2). Então, se você quer um milagre, precisa sair da compreensão meramente humana e buscar a Palavra de Deus e a revelação do espírito sobre a área em que você precisa ser transformada milagrosamente.

Problemas na área da alma exigem três níveis de ação:

1.    Vontade decidida - Você precisa realmente querer a transformação e não apenas dizer que a quer. Esse é o passo da vontade. Todo problema que permanece bastante tempo na nossa vida tem seu prazer ou utilidade, senão não o manteríamos. Então, você vai ter que querer realmente mudar abandonando toda vantagem ou prazer que tenha com aquela situação. Mas se você quiser, há uma promessa: “se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor dessa terra.” (Isaías 1:19). Se quiser o melhor tem que assumir o ônus da busca da mudança;

2.    Sentimentos expostos a Deus – é preciso ser sincero e crer no amor de Deus, porque não vamos levar a Deus para restauração nada de bom ou perfeito. Se ficarmos tentando minorar as coisas, a cura não virá. A mágoa, a raiva e o ódio nos bloqueiam em relação a Deus (Mateus 5:23-24) e em relação aos homens (Provérbios 18:19). Mas, não vá passar a vida atrás de traumas porque isso também não vai adiantar. Se você precisar de consciência de alguma coisa, o Senhor lhe mostrará, senão, somente assuma o que a Palavra diz e pratique. Amar nunca vai ser agradável para a carne, nem se submeter, ou se disciplinar diariamente. Você só sabe o que realmente está bloqueado por uma mágoa quando tentar crescer numa área com todas as suas forças. Sendo necessário, o Senhor intervém e lhe ajuda com o sentimento. Há várias postagens no blog sobre como perdoar e se perdoar.

3.    Buscando novos conceitos para viver e compreender a vida – A palavra tem seu próprio grupo de conceitos sobre o que é certo, agradável, desejável, igual, diferente, etc. Precisamos aprender a linguagem e o pensamento do novo reino em que Jesus nos colocou, pois nele somos livres: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,”(Colossenses 1:13) “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32).

A vida de cima para baixo


Os problemas que eu mais tenho visto as pessoas enfrentarem é entenderem uma dificuldade sem ser do a partir de quem eles são em Cristo. Ou seja, de cima, do lado direito do trono do Altíssimo, dAquele que fez o céu e a terra e é seu Pai amado. Pessoas não são nossos problemas, o diabo que as ataca e manipula, sim. Mas para esse problema você tem autoridade em Cristo, no espírito, se não deixar a sua alma impedir a ação do Espírito.

Está ferido ou ferida? Perdoe e avance contra o inimigo real e vença de forma real. Como seres nascidos de um Pai espiritual, a nossa realidade não é o visível, mas o invisível. Nossa luta não é contra pessoas, mas contra os espíritos que as animam contra nós. Não é contra enfermidade ou contra o problema financeiro, mas contra aquele que veio somente para matar, roubar e destruir, o ladrão (João 10:10), contra o qual temos autoridade se não nos deixarmos prender no nível da alma pela depressão, ofensa, ódio, inveja, etc. Suba de nível. Tome a mão de Jesus e decida sair do nível de visão da alma.

A alma vê o que os sentidos mostram, o espírito vê o que a Palavra desenha e o que o Espírito Santo nos revela do mundo, onde estamos à destra do Rei em Cristo. Por isso, o justo vive pela fé (Romanos 1:17), porque o reino de quem crê em Jesus começa no invisível e ganha corpo e não ao contrário. Deus está falando com você através dessa Palavra: pare de gastar suas forças lutando contra pessoas e para conseguir por suas forças coisas impossíveis. Isso está fora da sua alçada. Busque a Fonte e Ele dará estratégias sobrenaturais e milagres. Senão, você vai sofrer, se esforçar e não vai alcançar o que precisa.

O problema de viver no nível da alma


Jeremias recebeu uma palavra para um povo que havia experimentado o sobrenatural, mas tinha caído para  o natural:

11  Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto que não eram deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua Glória por aquilo que é de nenhum proveito. 12  Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai estupefatos, diz o SENHOR. 13  Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. (Jeremias 2:11-13).

No nível da alma, todas as dificuldades ganham tanto poder que se tornam verdadeiros deuses. O que Fulano vai fazer? O que vai acontecer agora? Não tem saída! Como vou pagar? Não tem Cura!!!! Desespero e angústia dão o tom da conversa na alma diante de uma dificuldade. Todos nós temos o nosso "momento alma". Mas, quando subimos para o nível do espírito, através da oração, vamos para o lado direito do trono do Pai e a história muda de figura: "Agradeço, Pai, porque Tu és sobre todas as coisas! Nenhum poder maior existe e Tu és comigo! Agradeço, Pai porque o nome de Jesus é sobre todo o nome no céu, na terra e embaixo da terra!"

Se nós continuarmos na alma, terminaremos por deixar a Fonte e procurar suprir a nós mesmos de meios de resolver as coisas, nos enchemos de recursos e trabalhos e abandonamos o Senhor. Assim, dependemos das nossas forças e nos esgotamos sem resultado. Pode ter certeza de que se você se sente esgotado é porque não está buscando forças em Deus, está seguindo só e tentando resolver tudo. Todo o seu tempo deve estar tomado com o problema e a preocupação que ele lhe traz. Separe tempo para ganhar a presença de Deus e a fé que vem pelo ouvir da Palavra. A fé traz descanso e renovação, enquanto nós fazemos o possível. Sabemos que podemos contar com o expert na área do impossível. Quando nos esgotamos é porque estamos contando apenas conosco mesmos.

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2  Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. (Salmo 127: 1-2) 

A vitória está no trono, não saia dele por nada nesse mundo.  É no trono que somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. Reflita nessas coisas e você pode orar assim:


Querido Deus, ajuda-me a viver no nível do espírito e receber força, instrução e direção do Teu Espírito. Espírito Santo, socorre-me! Enche-me! Cura-me! Preciso de ti, em nome de Jesus!

Sa� ~ s q ع9 �o� s contar com o expert na área do impossível. Quando nos esgotamos é porque estamos contando apenas conosco mesmos.


"Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2  Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem." (Salmo 127: 1-2) 
A vitória está no trono, não saia dele por nada nesse mundo.  

Reflita nessas coisas e ore assim:


Querido Deus, ajuda-me a viver no nível do espírito e receber força, instrução e direção do Teu Espírito. Espírito Santo, socorre-me! Enche-me! Cura-me! Preciso de ti, em nome de Jesus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics