segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sorria! Deus cuida de você!




Estamos em uma situação delicada no Brasil desses tempos, se chama invadir as favelas com carros de guerra e soldados armados de “pacificar”. Na realidade, a tentativa é a retomada da harmonia em lugares sem lei e ordem. Mas, a Paz não se resume à ausência de resistência, ao poderio bélico superior ou à imposição, a Paz é maior e mais importante, mais poderosa do que todo esse movimento. A paz está ligada à destruição real do caos, que se nutre da ideia de que a ordem natural é a desordem, de que o certo é errado. Às vezes, estamos tão habituados com o caos, que qualquer tempo de calmaria é chamado tempo de paz. Entretanto, se a raiz não é arrancada, novos brotos surgem e a desordem começa a apontar novamente. Isso não é apenas no nível social, mas no nível individual também.

Deus cria soluções de Paz verdadeiras. Ele se move nessa direção de mudança. A primeira referência ao Espírito Santo na Bíblia está ligada ao mover-se: “e a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” (Gênesis 1:2). Essa palavra no original significa estar sobre algo da mesma forma como a galinha cobre e cuida carinhosamente dos seus ovos. O Espírito Santo se move para cuidar desde o início da criação.

O Espírito Santo colocou o seu cuidado em ação sobre o caos para que o plano ordenador e vivificador de Deus fosse realizado e, então, a vida foi criada. Um movimento de vida interceptou o caos e o plano de Deus pôde ser realizado. Surgiu uma harmonia dinâmica crescente, essa é a paz de Deus. O que mostra que Deus não está interessado em que o caos permaneça. Ele intervém, desde o princípio, para que a vida surja ordenada e crescente e o ator que provoca essa mudança é o Espírito Santo.

O caos é o oposto da vida. O caos é a dispersão, a entropia. Uma teoria em administração define entropia como a parte do sistema que perde sua comunicação e a troca de energia dentro de si, perdendo energia, degenerando e morrendo. Aquilo que era ordenado e funcional, transforma-se num caos e se desintegra pela entropia do sistema. O Espírito Santo não permitirá que aquilo que está morto e transtornado na sua vida continue assim. O poder dEle é maior do que o da destruição. Ele trará à luz um novo sistema, onde a vida conecta todas as partes e lhes dá sentido e harmonia. É preciso conhecer como Ele age e como podemos nos relacionar com Ele para que Ele possa trazer a Vida do céu para as nossas vidas caóticas na terra.

Alegria e a Vida de Deus





Jesus estava falando da Vida no Espírito quando disse: “nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.” (Mateus 9:17).  O odre é “[...] uma vasilha feita de couro, ou da pele de um animal, destinada a guardar líquidos, como vinho, azeite, etc., Jó 32: 19; Mateus 9: 17.” (DAVIS, 2000).

O motivo do odre antigo não conseguir reter o vinho novo é porque ele se movimenta e se expande pela fermentação, aumentando de tamanho, pressiona os limites e costuras do odre. O odre antigo e gasto é ressecado, rígido e frágil, não suporta movimento, só permite que tudo fique como ele mesmo e se acomode aos seus padrões antigos, não aceita a novidade, que se move e desafia. A mudança o destruirá.

Mas, havia uma técnica de renovar, restaurar o odre à sua condição anterior. O odre antigo era mergulhado em azeite por um ou dois dias, dependendo de sua condição de ressecamento. O azeite reidratava a pele de que ele é feito. Então, o odre retomava a sua flexibilidade e poderia ser utilizado novamente para guardar vinho novo. A unção ou a manifestação da presença do Espírito Santo é simbolizada pelo derramar do azeite (1 João 2:27). Aleluia! Você pode ser novo de novo. Sua alegria e sua vida podem ser restauradas! Só precisa se expor à unção à presença do Espírito Santo.

A alegria e a presença manifesta do Espírito Santo


A alegria do Senhor é a nossa força! (Neemias 8:10). Ela é parte do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). O Espírito do Senhor sobre nós renova a  nossa alegria! Busque a sua presença, a sua comunhão e você receberá de volta a alegria da salvação ou a experimentará pela primeira vez e passará a ter acesso contínuo a ela.

A tristeza e a angústia podem estar relacionadas a desagradar a Deus: “tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal,” (Romanos 2:9), mas nada que o arrependimento e o perdão não resolvam: “18  vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. 19  Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:18-19).  

Quando nós nos alinhamos com o Senhor para fazer o que Ele quer, Ele nos deixa limpos e renovados:

1  Orarás naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. 2  Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. 3  Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação. (Isaías 12:1-3)

O Espírito Santo e a Fé


O Espírito Santo é quem convence (a despeito do que alguns acham com seus discursos insistentes). Ele convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). Então, se alguém não crê em Jesus, é trabalho para o Espírito Santo convencê-lo a crer (João 16:9) e se alguém crê que seus pecados estão perdoados e que é recebido como justo diante do Pai, isso é resultado da obra realizada pelo Espírito Santo (João 16:10). Se alguém entende que vai estar diante de Deus um dia para julgamento, também é obra do Espírito Santo (João 16:11).

E Ele nos ensinará todas essas coisas para mostrar e revelar a glória de Jesus. E quando conhecermos a verdade, ela nos libertará (João 8:32): 

Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.” (João 16:14). 

O dinamismo vivo do Espírito Santo


Quando o Espírito Santo foi dado aos homens, foi através de uma promessa de Jesus: “Mas vocês vão receber poder (habilidade, eficiência e força) quando o Espírito Santo vier sobre vocês e vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém e toda a Judéia e Samaria e até os confins (as últimas fronteiras) da terra.” (Atos 1:8 – Bíblia Amplificada). Duvido que na ação desse poder você fique alheio às coisas de Deus.

Por essência, o Espírito Santo impulsiona a vida. Ele se move e nos move com Ele. Os discípulos estavam quietos em Jerusalém, oravam escondidos, mas quando veio o mover do Espírito sobre eles, falaram e chamaram a atenção de todos na cidade. Pedro, que acovardado, negou Jesus três vezes, movido pelo Espírito, subiu diante da multidão proclamou Jesus e três mil almas foram salvas. O Espírito é quem estabelece e sopra a vida sobre o caos da morte.

O Espírito e a aproximação dos padrões de Deus


Por estranho que pareça, você só leu até aqui porque, talvez mesmo sem saber, você deseja ser santificado. Você não se deu conta, não é? Pensava que isso era para grandes pessoas espirituais... Mas, santificar é separar para e aproximar-se de Deus, para a sua vontade e para seu amor. Duvido que você não queira isso. Então, rompa o preconceito com essa palavra e achegue-se ao Espírito Santo, para que Ele faça a obra dEle em sua vida e lhe assemelhe cada dia mais ao Amor de Deus.

O Espírito Santo nos olha com olhos de vida. Ele vê as possibilidades da vida de Deus em nós e se move para produzi-la. Esse processo de viver a vida de Deus cada vez mais é o processo de santificação. E, ao nos aproximarmos de Deus, nos aproximamos do amor de Deus e é esse Amor manifesto em nós por nos entregarmos a Deus que nos torna santos. Pois a lei de Deus é santa (Romanos 7:12) e “[...] o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13:10). 

A palavra santificação nos remete a alguém sobrehumano, sem vícios ou defeitos, praticamente um ser de alguma matéria especial e não de carne e osso ou passível de erros. Mas, na realidade, essa palavra só indica pessoas que tomaram a decisão de procurar ser de Deus e viver para Ele, agradando-o com sinceridade. A mesma sinceridade da dedicação de Pedro, que negou Jesus e depois, capacitado pelo Espírito Santo, viveu para Ele.

Limpando os olhos para ver a Deus


A sinceridade e a determinação de qualquer pessoa que se submeta ao processo de separação para Deus (a mal compreendida santificação) deve ser entendida como um processo e não como um produto acabado. Não é automática ou comprada, ela é desenvolvida. Como disse Pedro aos cristãos, identificando-os como “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, EM SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1 Pedro 1:2).

 Essa palavra precisa ser resgatada porque ela tem uma promessa maravilhosa associada a prática: “segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” (Hebreus 12:14). Você poderá ver a ação de Deus através do Espírito Santo, quando você buscar agradá-lo e assumir os seus padrões de amor. Você não acertará sempre, você vai tropeçar de vez em quando, mas o Espírito de Deus é o Consolador enviado para nos ajudar (João 16:7).

O Consolador


Jesus nos deu de presente a Sua própria presença no Espírito Santo. Ele não iria nos deixar aqui sozinhos para enfrentarmos todos esses desafios sem ajuda. Então, Ele pediu que o Pai enviasse a pessoa do Espírito Santo, para que estivesse conosco, morasse dentro de nós e nós fôssemos um com Ele (1 Coríntios 3:16). Veja o que Jesus prometeu:

16 E eu pedirei ao Pai e Ele dará a vocês outro Confortador (Conselheiro, Auxiliar, Intercessor e Mantenedor) para que Ele permaneça com vocês para sempre 17  O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber (dar as boas vindas, colocar no coração), porque ele não o vê ou o conhece, nem O reconhece. Mas vocês o conhecem e reconhecem, pois Ele vive com vocês [constantemente] e estará em vocês. 18 Eu não os deixarei como órfãos [sem conforto, desolados, de luto, esquecidos, desamparados]; eu voltarei para vocês. (João 14:16-18 – Bíblia Amplificada)

O Consolador Conselheiro 


O conselho do Espírito Santo é o conselho de Deus. E “11  O conselho do SENHOR dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações. 12  Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança.” (Salmo 33:11-12).  Não confie na sua própria sabedoria, peça conselhos ao Espírito Santo antes de tomar suas decisões e tenha certeza de que ouviu a resposta antes de fazer o que precisa.

O Consolador Auxiliador. 


O Espírito Santo é aquele que pega no outro lado do peso e ajuda a carregá-lo. O Espírito Santo é O Auxiliar, aquele que ajuda, socorre. Ele ajuda a interceder (Romanos 8:26). Ele ajuda a falar quando precisamos (Mateus 13:11). Ajuda a fazer nascerem as promessas de Deus (Lucas 1:35). Ajuda quando somos tentados (Lucas 4:1-2). Ajuda a direcionar os nossos esforços na vontade de Deus (Atos 13:4; Atos 21:4). Enfim, se precisamos de Ajuda, temos com quem contar.

O Consolador Intercessor. 


O intercessor é aquele que se coloca como advogado em uma causa. No tempo bíblico, ele se colocava entre o acusado e o juiz para pleitear sua causa, ainda que juiz fosse também o rei. No nosso caso, temos um advogado diante do Pai: “5  Porquanto há um só Deus e UM SÓ MEDIADOR [INTERCESSOR] entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6  o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.” (1 Timóteo 2:5-6).  

Jesus comprou esse direito com seu sangue e foi assentar-se ao lado do Pai. Quem o representa na terra? O Espírito Santo. Como diz Paulo aos efésios: “17  E, vindo [Jesus], evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; 18  porque, por ele, ambos TEMOS ACESSO ao PAI EM UM ESPÍRITO. (Efésios 2:17-18).

O Consolador Mantenedor da Vida. 


O Espírito Santo mantém a vida. Como desde o princípio esteve no sopro de Deus através do “[...] amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” (Romanos 5:5). O Espírito se derrama sobre nós trazendo a vida de Deus e a renovando a cada dia: “5  não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador [que gera novamente] e renovador [que torna como novo] do Espírito Santo, 6  que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,” (Tito 3:5-6). O Espírito nos enche com a vida de Deus: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. ” (Romanos 8:11)


Aproveite agora mesmo a oportunidade de aproximar-se do poder de vida e paz que gerou no seu cuidado todo o universo. Aquele que foi enviado por Jesus para apresentá-lo e representá-lo e está só esperando que você o convide para a sua vida para fazer a melhor parceria que você jamais imaginou.

Você pode orar assim:

Querido Espírito Santo quero te conhecer, quero conhecer a vontade Deus, ensina-me sobre Jesus, sobre a vontade de Deus, aconselha-me, ajuda-me, defende-me e derrama a tua vida na minha, em nome de Jesus!



 Fontes consultadas:

DAVIS, John. Dicionário Bíblico John Davis. Rio de Janeiro: CPAD, 1977.


Um comentário:

  1. Gostei da reflexão sobre a verdadeira Paz, mandar carro de policia, matar, bater, com o nome de "Pacificar", é no minimo questionável,o amor verdadeiro, é ´que leva a Paz e este amor encontramos em Jesus. Lau

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics