sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Fé é mais do que acreditar




Nós dizemos que temos fé, praticamente desde que nascemos. A fé se torna um ícone social. É sinal de correção moral, mas não tem identidade ou base sólida. É como ser brasileiro ou coreano. É sinal de pertencimento a um grupo ou de ter uma determinação otimista qualquer. Mas, Deus tem uma definição de fé bem precisa, além de várias características e processos relacionados à fé que, inclusive muitos cristãos professos e dedicados desconhecem.
Observe como Deus conceitua fé:
Ora a FÉ é a segurança (a confirmação, o título de propriedade) das coisas que [nós] esperamos, sendo a prova das coisas que [nós] não vemos {e} a convicção da realidade delas [a FÉ percebe como fato real o que não é revelado pelos sentidos]. (Hebreus 11:1 – Bíblia amplificada)
Então, quando se fala de fé, se fala de segurança no meio do invisível, de uma realidade que não se vê, mas dentro da qual temos o título de propriedade daquilo que necessitamos. É muito bonita essa ideia... Pedro andando sobre as águas. Não havia nada em que Ele se segurar. Mas isso é mentira. Pedro tinha algo poderoso para segurá-lo sobre e entre as ondas. Jesus lhe havia dito: “[...] Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.” (Mateus 14:29).
Apesar de muitos não saberem disso, a fé é baseada sobre um alicerce muito firme e inabalável, ela é enraizada e alimentada, “[...] a fé vem por ouvir [o que é dito] e o que é ouvido vem pela pregação [da mensagem que vem dos lábios] de Cristo (o próprio Messias).” (Romanos 10:17 – Bíblia Amplificada). Pedro não estaria seguro sobre o invisível se não houvesse uma palavra de Cristo, especificamente dirigida a ele, autorizando-o, chamando-o, capacitando-o a fazer aquilo.
Isso muda todo o nosso relacionamento com a fé que alcança as promessas de Deus. Esse tipo de fé é a que nos faz herdar o que foi prometido e nada além disso. É esse tipo de fé que deve basear e direcionar o nosso esforço:
Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas. (Hebreus 6:11-12)

Podemos, então, desmistificar alguns conhecimentos comuns:

1.    Se a fé é baseada na promessa, quem não conhece a promessa, não pode assumir como garantido o seu cumprimento, logo, sem conhecimento da promessa não existe fé, existe crença mística (Romanos 10:17);
2.    Deus não está comprometido com o que não prometeu, logo, sem conhecer a(s) promessa(s) não há garantia de recebermos nada;

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 4:6)

3.    Deus é fiel. Fiel é alguém que cumpre o que diz. Se Deus não cumprir a sua Palavra, Ele corrompe a sua própria natureza, o que não acontecerá porque Ele é Deus e não muda.

Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu, (Hebreus 6:17-19)

4.    Cada promessa engloba uma área de necessidade, cada necessidade é específica, então, é preciso conhecer a(s) promessa(s) específicas para as necessidades específicas para exercer fé sobre cada uma (Pedro andou sobre o vem, Abraão buscou sua descendência, Rute buscou a lei do levirato, Moisés tinha ordem para tirar o povo do Egito e circular no deserto, nenhum homem ou mulher de Deus conseguiu nada além do que estava prometido para cada situação específica);

5.    A fé é baseada na Palavra da promessa, logo, se você se desvia da Palavra, desviou-se da fé no conceito de Deus (mesmo que permaneça fiel a ritos e linguagens religiosos); se você está sobre a Palavra, você está sobre a fé no conceito de Deus.

É unindo as promessas à fé que conectamos o poder de Deus na nossa vida. A fé assume as promessas como realidade e anda sobre elas, ainda que os olhos mostrem outra realidade e as mãos apalpem outra substância. A fé coloca os pés sobre a promessa e não sobre o mar. A fé anda ao encontro de Jesus e não para o fundo do oceano. A fé segue a voz seu pastor, mesmo andando no vale da sombra e da morte, sem temer mal algum, porque o bordão e o cajado invisíveis do Deus Todo-poderoso lhe consolam e guardam. Fé é mais do que acreditar é crer na fidelidade de Deus a nós nas suas promessas.

A fé cresce como um organismo vivo



Talvez você ainda tenha ideia da fé como uma coisa que você recebe e guarda. No estilo: “Pronto, fiz meu dever de casa”. Mas essa não é uma verdade de Deus. Jesus reclamou com os discípulos por terem uma pequena fé para a provisão: “Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” (Mateus 6:30) e quando estavam preocupados com o suprimento: “Percebendo-o Jesus, disse: Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão?”(Mateus 16:8). E também sobre  a própria segurança: “Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.” (Mateus 8:26). Repreendeu Pedro por começar bem e abrir mão da fé pela dúvida no meio do caminho sobre o mar: “Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?” (Mateus 14:30-31).

A fé pode variar de tamanho. Pode ser P, pequena, como Jesus repreendeu os discípulos e pode ser GG, como quando Jesus admirou-se do centurião romano, como um gentio que tinha mais fé do que os judeus: “ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.” (Mateus 8:10). E também do tamanho da fé da mulher Cananéia, que clamava atrás dele pela cura da filha: “Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.” (Mateus 15:28).

Mas, a fé não é de um tamanho estático. Ela pode crescer, como Paulo elogiava nos tessalonicences: “Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando,” (2 Tessalonicenses 1:3). Ela cresce de fé em fé(Romanos 1:17). Fé (assim como o amor) pode e deve aumentar, crescer. Nós recebemos uma medida inicial, mas devemos fazê-la crescer: “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Romanos 12:3).

A fé pode ser diminuída ou destruída


Observe o cuidado de Paulo com os Tessalonicenses:

Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor. Agora, porém, com o regresso de Timóteo, vindo do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, e, ainda, de que sempre guardais grata lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como, aliás, também nós a vós outros, sim, irmãos, por isso, fomos consolados acerca de vós, pela vossa fé, apesar de todas as nossas privações e tribulação, porque, agora, vivemos, se é que estais firmados no Senhor. (1 Tessalonicenses 3:5-8)

Observe o cenário que Paulo descreve:

1.    Ele estava preocupado e havia um sentido de urgência com relação à situação da igreja em Tessalônica
2.    O motivo da atenção era o estado da fé daquela igreja
3.    O objetivo do Tentador era destruir a fé em Jesus
4.    Paulo enviou Timóteo para reforçar a igreja
5.    Timóteo verificou que a fé e o amor estavam bem,
6.    Paulo pôde se alegrar mesmo estando no meio de grandes tribulações, pois sua vida era dedicada a firmá-los na fé em Jesus.

É certo que o diabo trabalha no sentido de roubar a palavra semeada. E a primeira forma é impedir que a pessoa entenda a palavra. Jesus já dizia na interpretação da parábola do semeador: “A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.” (Mateus 13:19). Onde houver dúvida ou falta de conhecimento, ali haverá espaço para o diabo roubar a fé. Onde não houver, ele tentará criá-los para conseguir roubar-nos a fé, pois ele sabe que “[...] todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5:4). Por isso, ele provoca tanto a desconfiança entre as pessoas na igreja, entre liderados e líderes, etc.

O trabalho do tentador


Essa palavra “tentador”, tem o sentido no original de ser aquele que testa. Mas, que testa com todo o empenho em encontrar qualquer defeito ou fraqueza. O objetivo da tentação é encontrar suas fraquezas na fé. Então, aproveite para crescer e curar suas fraquezas, fortalecendo-se. Assim, a tribulação transforma-se em bênção. Uma vez fortalecido estará melhor do que antes.

Quando um balde com terra passa muito tempo parado, qualquer pessoa que só olhe a superfície da água dirá que a água está limpa e é potável. Mas, se alguém balança a água, a impureza sobre e flutua, mostrando que de fato a água está suja. Você só saberá como anda sua fé quando houver uma necessidade e nenhum meio visível de supri-la. Não preciso de fé para viajar quando meu carro está muito bem; nem preciso de fé para ser curado, se não estou doente e, menos ainda, se há remédios que me sarem; não preciso crer na provisão sobrenatural de Deus, quando minha despensa e armários estão transbordando.

A fé “[...] é a segurança (a confirmação, o título de propriedade) das coisas que [nós] esperamos, sendo a prova das coisas que [nós] não vemos [...]” (Hebreus 11:1a). Enquanto você vir saída, você não precisará de fé para resolver aquilo. Quando a solução estiver no espaço invisível-impossível é que você usará fé. Fé é para cobrir os 35% de incerteza do tratamento; para depois o limite do crédito; para a conta vencida que não há como pagar; para ver um coração duro transformado; para reconciliar os irreconciliáveis e consolar os inconsoláveis. É claro que quando tenho tudo isso e agradeço por ter eu estou num nível de fé, afinal eu não vi Deus me entregando. Mas, nesse nível a dependência do invisível é bem menor, então preciso de menos fé.

O chamado para fora da zona de conforto


Abraão deixou sua terra e sua parentela para seguir a promessa de Deus; Pedro deixou a segurança do barco; Mateus deixou a coletoria de impostos; a mulher do fluxo de sangue deixou a segurança da sua casa e a fraqueza da sua doença para enfrentar uma multidão que poderia voltar-se contra ela; enquanto a situação em que você está for suportável, você tenderá a permanecer nela. Mas vai chegar o momento em que uma dose maior de fé vai ser necessária. As lutas vêm para todos. Alguns estavam se preparando, outros precisam fazer um curso intensivo. Por isso, ao descrever a armadura do cristão, Paulo mostra o começo e o fim:

(12) Pois nós não estamos disputando com carne e sangue [contendendo apenas com oponentes físicos], mas contra as tiranias, contra os poderes, contra [os espíritos dominadores que são] os governadores mundiais desta presente escuridão, contra as forças espirituais da maldade na esfera celestial (sobrenatural). (13) Por isso, coloquem a armadura completa de Deus, para que vocês possam ser capazes de resistir e permanecer firmes na sua posição no dia mal [de perigo], e, tendo feito tudo [a demanda da crise] permanecer [firmemente em seu lugar]. (Efésios 6:12-13).

1.    Precisamos estar preparados contra as adversidades enviadas pelo diabo;
2.    A luta é contra as hostes espirituais do diabo, que instigam as pessoas e não contra pessoas;
3.    Temos um conjunto de armas de defesa e ataque (armadura), que nos farão resistir e vencer;
1.    Precisamos permanecer em alerta, guardando o território, mesmo depois da vitória conquistada e a crise resolvida, para permanecermos em posse da conquista.
  
Ainda quando estiver tudo resolvido, precisamos estar nos capacitando e aumentando a nossa fé para manter aquilo que conquistamos por ela porque o tentador está sempre procurando um ponto fraco contra nós, para derrubar a nossa vitória, que é a segurança nas promessas que o nosso Deus Fiel nos fez. Ele vai tentar jogar coisas na nossa frente e nós vamos precisar alterá-las pela fé. A fé é aquela que ouve a Palavra e sobre ela investe, trabalha, insiste, ora, clama e não desiste, mesmo quando não há nada visível que indique uma saída.

Fazendo um checkup na fé


Como está a sua fé diante desses parâmetros da Palavra e diante das situações da vida? Agora, depois de ouvir a Palavra, ela cresceu. Porque é assim que se aumenta a fé, conhecendo e praticando a Palavra. Como diz o autor de Hebreus:

A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal. (Hebreus 5:11-14)

Leia a Palavra e a pratique. Com os resultados ficará cada vez mais confiante de que essa é a fonte certa. Essa foi a escola de Josué:

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. (Josué 1:8-9)


A fé que se agarra na promessa do Pai como algo mais duro do que o diamante, mais explosivo do que a bomba atômica mais potente criada, mais visível e certo do que o sol que nos ilumina. Para aquele que decide por uma fé como Deus descreve e aceita, além e acima de tudo o que se pode ver, sentir e perceber, está o que Deus nos prometeu. Essa é a loucura da fé: “Se Deus disse, será assim. É assim e por isso que eu viverei ou morrerei.” Como disse um grande homem de Deus sobre tudo o que vem do Pai, e cuja revelação pôde mudar a vida de milhões de pessoas pelo mundo durante séculos: “somente pela escritura; somente pela fé; somente pela graça; somente por Cristo; Glória a Deus somente.”

Ouse crer com uma fé que Deus honrará e não com uma crença que alguém transmitiu para você que honra os seus ancestrais, mas que você não tem garantias de que honra a Deus e à sua vontade. Fé é mais do que acreditar é crer na fidelidade de Deus a nós nas suas promessas.

Você pode orar assim:

Querido Deus, eu peço perdão por todas as vezes que me gloriei da minha fé quando não conhecia ou cumpria a tua palavra. Ajuda-me a andar sobre as tuas promessas, sustenta-me nos meus vacilos e recoloca-me no caminho que te agrada. Livra-me da crença religiosa e coloca-me na tua fé, conforme te agrada, na tua palavra, em nome de Jesus.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics