quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Preciosa liberdade!








Se não formos livres dentro de nós, não gozaremos de nenhuma liberdade. A liberdade é o atributo que nos libera o desfrutar do que temos, seja muito ou pouco. Um dos aspectos mais importantes da liberdade é bem ilustrado na estória seguinte:

Havia um casal de irmãos que visitavam seus avós no sítio, nas férias. Felipe, o menino, ganhou um estilingue para brincar no mato. Praticava sempre, mas nunca conseguia acertar o alvo.

Certa tarde, viu o pato de estimação da vovó passando por ele... Em um impulso, atirou e acabou acertando o pato na cabeça. De repente, um frio na espinha!... O pato morreu. Filipe ficou chocado, triste e assustado! Entrou em pânico e escondeu o pato morto no meio da madeira! Beatriz, sua irmã, viu tudo, mas não disse nada aos avós.
Após o almoço, no dia seguinte, a avó disse:
- Beatriz, vamos lavar a louça.
Mas ela disse:
- Vovó, o Filipe me disse que queria ajudar na cozinha.  
E, olhando para ele, sussurrou ameaçadora:
- Eu estou sabendo do pato...
Então, Felipe lavou os pratos.
Mais tarde, o vovô perguntou se as crianças queriam pescar e a vovó disse:
- Desculpe, mas eu preciso que a Beatriz me ajude a fazer o jantar.
Beatriz apenas sorriu e disse:
- Está bem, mas o Filipe me disse que queria ajudar, hoje! - e sussurrou novamente para ele:
- Lembra do pato?
Então, a Beatriz foi pescar e Filipe ficou para ajudar.
Após vários dias, o Filipe sempre ficava fazendo o trabalho da Beatriz até que ele, finalmente não agüentando mais, confessou para a avó que tinha matado o pato. A vovó o abraçou e disse:
- Querido, eu sei... Eu estava na janela e vi tudo, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixar a Beatriz fazer você de escravo!

A culpa pode nos tornar escravos daquele que acusa. Se não somos chantageados para esconder o segredo, somos chantageados emocionalmente por quem quer ganhar vantagens sobre a nossa culpa. Isso no plano das pessoas, porque há uma implicação bem maior quando se trata de culpa no plano sobrenatural. O problema dobra de tamanho, porque o cobrador é toda a essência do mau: “[...] o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” (Apocalipse 12:10b). 

Acusação é serviço do diabo. Ele pode contratar alguns funcionários de carne e osso para representá-lo, mas a intenção e o poder vêm dele. Sendo assim, é preciso tomar cuidado com a acusação. Deus perdoa e esquece: “pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Hebreus 8:12). Deus perdoa e esquece, quem lembra é você e os outros. Então, tome uma postura de fé e aceite que o passado passou e vá em frente para esforçar-se para agradar a Deus e arrumar a bagunça, com a ajuda dEle.

Como lidar com a acusação







João conhecia o poder da acusação e deixou, na sua primeira carta, subsídio para ajudar-nos com a culpa: “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9). Veja que maravilha: onde existe culpa, existe solução no perdão. Simplifique o coração e saia da escravidão. É assim que se vence o acusador. Observe o versículo seguinte àquele que diz que o acusador trabalhava de dia e de noite contra nós: “e eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.” (Apocalipse 12:11). O perdão vence o mal praticado, a misericórdia cobre a condenação. Foi para isso que Jesus veio:

16  Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17  Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18  Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:16-18)

Um novo modo de vida


Observe o modo de vida que João propõe se resume na seguinte proposta: DECIDAM NÃO VIVER EM PECADO E ESTARÃO PROTEGIDOS PELO SACRIFÍCIO DE Jesus. Pois a Bíblia diz:

5  E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. 6  Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 7  Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1: 5-7)

QUANDO O PECADO ACONTECER, COMO UM ACIDENTE E NÃO COMO UM MODO DE VIDA, ENTÃO, NOS ARREPENDEREMOS, VAMOS PEDIR PERDÃO  E SEREMOS PURIFICADOS, como garante a Palavra:

8  Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10  Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:8-10).

Esse é o evangelho possível. O evangelho dos que desejam acertar, mas, porque é real, acontece que as pessoas que querem acertar também erram enquanto aprendem. Levante-se, assuma seus erros e o Pai o abraçará e tudo será restaurado. Ore, agora mesmo, e seja liberto da culpa, em nome de Jesus.

Você pode orar assim:

Querido Deus, eu quero voltar para Ti. Meu coração se afastou, minhas mãos praticaram o que era errado, minha vida não está como devia ser, mas eu quero voltar atrás, quero voltar para casa e para teus braços. Apaga meus pecados, Senhor. Ajuda-me a colocar tudo em ordem, da forma como te agrada. Eu sei que tu me perdoastes, ajuda-me a me perdoar e aceitar que nada em mim é perfeito, além do teu amor, em nome de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics