sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Não tema: A luz nasce nas trevas!




Muitas pessoas têm uma idéia errada do que sejam as trevas. Elas estavam no princípio, antes da criação:

1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. 2  A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. (Gênesis 1:1-2)

Essa palavra não significa apenas escuridão, ausência de luz, mas miséria, destruição, morte, ignorância, tristeza e maldade. Algumas versões em inglês a traduzem para abismo. Mas é interessante, que apesar do abismo e da escuridão, havia terra, sem forma e vazia. Essa palavra vazia significa, na realidade estéril, sem vida. O que havia então, não era ausência de matéria, havia matéria, havia terra, mas não havia a luz que dá vida.

Quantas vezes nós olhamos para a nossa vida e só vemos um monte de poeira cósmica. Tudo se partiu, tudo se desfez e nós estamos ali, sentados no meio da escuridão sem idéia de como juntar os cacos e trazer vida ao caos. Mas, o fato de não haver vida e nem forma não quer dizer que Deus tivesse se ausentado. O Espírito de Deus estava sobre o caos.

A palavra utilizada para pairava, no hebraico, significa chocar, incubar. Isso nos diz que não importa o vazio, não importam as trevas que estejam sobre a sua visão, a presença de Deus poderá se manifestar sobre sua vida e começar um novo tempo de paisagens e cachoeiras, dos lugares mais belos nos quais você jamais sonhou, das frutas mais saborosas, de metais preciosos e, antes de tudo, da presença da vida de Deus. Foi assim que Deus fez, gerando do caos o Éden, jardim cercado da presença de Deus.

Além disso, existem princípios que transformam o caos em luz de vida. Vale à pena refletir em como conquistar as trevas e trazer vida do caos.


O caos não é o vazio





Aquilo que caracteriza o caos é a desordem. A ordem é que traz a luz. Muitas vezes, estamos em problemas, não porque as coisas não existem, mas porque elas acontecem todas ao mesmo tempo e não conseguimos lidar com elas. A ordem é um princípio de vida, é um princípio de Deus. Nossos sistemas funcionam em ordem, a desordem é sintoma de doença ou é a própria doença. A natureza funciona dinamicamente em sua ordem, quando é quebrada, vem a destruição e o prejuízo atinge a todos os seres. Deus é um Deus de ordem dinâmica e quer isso na nossa vida: “porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,” (1 Coríntios 14:33).

Mas, se você quer saber por onde começar a reconstrução da sua vida, saiba que começa por dentro, pois o Senhor Jesus garante: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33). Essa é a pedra fundamental na reconstrução. Ele começa lhe dando uma nova fonte, um novo espírito, recriado à imagem de Deus, com luz suficiente para dissipar as trevas. Então, Ele lhe levará por todo o processo de reconstrução com a segurança do Arquiteto da criação. A sua sabedoria estará disponível para você reestruturar e ordenar a sua vida numa estabilidade dinâmica direcionada ao crescimento. Veja o que Jesus, a sabedoria de Deus (1 Coríntios 1:24), diz:

26  Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo. 27  Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; 28  quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; 29  quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; 30  então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; (Provérbios 8: 26)

A mesma sabedoria que fez do abismo, das trevas, da ausência de forma, da ausência de vida, tudo o que existe de mais belo e precioso, desceu do céu para fazer que a sua vida brilhe. O amor de Deus enviou seu filho de presente para você, trazendo a vida: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

Começando a destruir o caos

Observe que a ordem tem vários aspectos. Não é só uma questão de hierarquia e prioridade, como uma questão de responsabilidades e encadeamento de ações. Ações a realizar, agentes responsáveis pelas ações e eficácia no fazer. Isso já é trabalhoso administrar no reino visível, imagine quando se trata do reino invisível, onde Deus considera pensamentos, sentimentos e vontades. Precisamos da graça de Deus para sair do caos.

É preciso amar a ordem. Mas, para alguns, essa palavra está carregada de opressão. Quando uma pessoa passa por uma situação de opressão com as autoridades constituídas sobre a sua vida, ordem é opressão e não libertação. Mas, se uma pessoa não pode se submeter a uma ordem ou ordenação ou um princípio, na realidade ela é escrava da rebeldia.

Não há como usufruir de nenhum talento seu, nem que você seja um gênio, sem dedicar-se e disciplinar-se. Se você for a pessoa mais inteligente da face da terra e não estudar, vai reinventar a roda dez vezes, mas isso não fará diferença nenhuma, porque essa invenção já está registrada. Todas as pessoas que foram assinaladas pela história como gênios trabalhavam arduamente sobre seus dons para fazê-los produtivos. Como foi o caso de Leonardo da Vinci, por exemplo, Louis Pasteur, Bethoven, os astros de esportes que treinam oito horas por dia e fazer dietas alimentares rígidas, mais hábitos de sono e etc. Disciplina é solicitada na nossa vida cristã também:

Consequentemente, então, uma vez que nós estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas [que deram testemunho da verdade], vamos despir e lançar fora todo estorvo (peso desnecessário) e o pecado, que tão prontamente (habitualmente e habilmente) se agarram a nós e nos enlaçam e vamos correr com paciente perseverança, firmeza e persistência ativa, a direção indicada da carreira que está colocada diante de nós, (Hebreus 12:1 – Bíblia Amplificada).

Foco e disciplina ficam claros como princípios para obtermos o melhor de Deus para as nossas vidas. Isso fala de motivação para a ordem: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:19). Portanto, auto-regulação na mente, na vontade, nas emoções e nas ações para ajustá-las aos princípios de Deus, salvará a nossa vida e nossas chances de ser feliz e não nos deixarão sufocados. São investimentos que valem à pena.

Retirando os recursos do caos


Observe que há coisas que você nem percebe que são recursos: tempo, espaço, conhecimento acumulado, relacionamentos que lhe favorecem acessos (não ilegais, mas facilitadores), o caos, como disse antes, não é falta de recursos, é somente a confusão deles de uma forma que lhe deixa improdutivo para resolver as situações.

Comece hoje mesmo a ordenar seus recursos. Para fazer isso, é preciso conhecê-los e administrá-los, valorizá-los e aplicá-los. É uma verdade que pessoas com pouca ocupação valorizam menos seu tempo, e também produzem menos, desperdiçando recursos. Deus é contra desperdício. Somos chamados a ordenar, administrar todos os recursos que nós temos: “Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.” (Provérbios 18:9). Tudo o que está sob nossa responsabilidade está sendo também observado por Deus. Ele não nos dará muitas coisas para cuidar se não formos fiéis nas que já temos isso na parábola dos talentos:

“Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25:23)
“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.” (Lucas 16:10).

A preguiça é uma inimiga na administração do tempo e da vida. Ela só poderá ser vencida com uma decisão de valorizar o dom do tempo. Esse não volta nunca.

Valorizando o espaço

Todos os nossos espaços são espaços de vida. Devem estar o mais confortáveis e adaptados à vida possíveis. A vida corre sobre princípios de fluxo. Precisamos de ferramentas, guardamos memórias, dependendo do nosso tipo de atividades, vamos precisar de mais espaço e mais estruturas para guardar o que precisamos e também vamos precisar aprender a descartar aquilo que não tem mais espaço na nossa vida. Às vezes, é duro admitir que determinadas gavetas precisam ser esvaziadas, algumas caixas perderam o sentido e que precisamos de outros espaços e atividades.

O espaço também depende de ordem. De que adianta guardar tantas coisas se no momento em que precisa delas não as encontra? O espaço é um recurso de vida. Não podemos ter um espaço da desordem na nossa vida, como aquele quarto onde entulhamos tudo o que um dia poderemos precisar e só quem realmente precisa daquilo são as pragas domésticas. Quantas coisas estão conosco que realmente seriam úteis a outras pessoas e as fariam felizes enquanto que chegam a se destruir nas nossas casas amontoadas onde nós nem sabemos? Essa é uma forma de desperdício de espaço que reflete falta de amor. A palavra diz: “Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo.” (Provérbios 3:27). A única coisa que não fará peso reter para o futuro eternamente serão as Palavras de Deus: “então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive;” (Provérbios 4:4). Você já pode ver que uma faxina pode ser feita para Deus e faz bem para a sua alma e pode fazer bem para a alma de outras pessoas.

Imponha ordem e higiene na sua casa. O reino de Deus é um lugar de paz e saúde. A ordem funcional e a higiene trazem paz e saúde. Falo ordem funcional porque há pessoas que já invertem tudo, brigam com todos por causa de qualquer quebra de padrão na casa. Não é disso que falo. Mas de você ter um lugar para casa coisa e cada coisa útil em seu lugar para quando precisar poder recuperá-la sem problemas e não atravancar seu espaço de vida com velharias inúteis. Isso é uma postura externa de um valor interno.


Os espaços físicos influenciam. Uma cadeira perturba ou apóia uma boa leitura, o trabalho no computador. Não tema investir na adequação dos seus espaços em casa ou no trabalho de forma que eles se tornem mais práticos, adequados, limpos, organizados e estéticos. Tudo isso influencia no nosso rendimento e satisfação pessoal. A arquitetura e a ergonomia são uma arte e uma ciência exatamente porque tratam com os aspectos do espaço que nos afetam no dia-a-dia. Mantenha as coisas de uma forma equilibrada, limpe periodicamente sua mesa, recupere seus móveis, adapte as coisas, você se sentirá bem melhor, sem dúvida. Tudo o que você fizer de forma positiva, pela paz e harmonia em Cristo, contribuirá com seu desempenho em todas as áreas da sua vida. Examine a luz do ambiente, a luz artificial, se é suficiente e a luz espiritual também. Aproveite cada momento e espaço do seu dia para ser feliz.

Pessoas são uma fonte de socorro preciosa

É preciso ministrar esse título com muito cuidado. Não estou falando de usar pessoas como recursos, mas recorrer a pessoas e percebê-las como recursos dados por Deus para nos ajudar e cultivá-las como algo precioso, das quais você sempre precisará. Nossa civilização individualista tem diminuído o valor da amizade. Não somos treinados para sermos amigos e, por isso, sequer reconhecemos quem são os nossos verdadeiros amigos. A bíblia diz quão preciosa é a presença de um amigo numa situação difícil:

Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. (Provérbios 17:17)
Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe. (Provérbios 27:10).

Pessoas em que se possa reconhecer a fidelidade de Deus são preciosas. Cultive a sua proximidade. Invista tempo e espaço nelas e com elas. Acima de tudo, desenvolva a sua capacidade de acudir na angústia, seja amigo, e você colherá a amizade. Essa frase que ouvi é bem pertinente: você ganhará mais amigos em uma semana sendo amigo das pessoas, do que em um mês procurando fazer amigos. Seja nos momentos tristes ou felizes, nunca perca o contato com pessoas preciosas, que podem compartilhar de Deus com você. Por isso o Senhor nos deu a igreja. Há muitos que nem começaram a aprender, outros estão começando a aprender a serem amigos, outros que continuam aprendendo, mas essa fidelidade é um recurso de vida insubstituível.

Amigos oram juntos, choram juntos, riem juntos, silenciam juntos e falam ao mesmo tempo para depois cair na risada, brigam, discutem, fazem as pazes, mas nada é mais precioso na terra do que os amigos no Senhor.

Comece a desfazer o caos com uma lista de necessidades para orar, uma agenda, uma faxina e principalmente com a ajuda que puder contar. Jesus não deixou você sozinho no caos. Lembre-se que, desde o início, o Espírito de Deus gerava vida sobre o tumulto e as aflições das trevas. É o mesmo Deus e o mesmo poder de trazer ordem e harmonia na sua vida. Saia da bagunça, procure colocar as coisas dentro e fora de você de forma que funcionem em harmonia e tragam a paz. Pode levar um tempo, talvez você tenha vivido a vida toda assim, mas a mudança valerá a pena e as pessoas reconhecerão a presença do princípio de vida de Deus em você.

Um desafio: vá até o guarda-roupa e veja se não tem alguém que já deveria ser dono daquela roupa que você não usa há séculos ou se não está na hora de mandá-la finalmente para a costureira fazer aquele ajuste. Se não há nada que possa fazer por dentro, comece por fora. Porque na realidade tentar mudar por fora significa que você mudou por dentro. Mas, sem agir, não há fé e sem fé é impossível amar a Deus.

Deus te abençoe ricamente e renove a sua vida, onde havia trevas, que haja luz, em nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics