quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Resgatando nossa alegria





Tenho visto muitas pessoas batalharem por cura, prosperidade e todo o tipo de sucesso, mas quando chegam na área da alma, consideram que não há batalhas a serem travadas. Mas, sinto muito dizer, isto é um engano. Está escrito: “pelo que, rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma.” (Tiago 1:21). Para mim, esse texto deixa bem claro que há uma conquista a ser dirigida em direção à alma.

Eu não conheço nada mais destrutivo e capaz de distorcer uma alma do que a amargura. Como diz em Hebreus:

Exerçam supervisão e estejam atentos para perceber entre um e outro, que ninguém tenha uma recaída e falha em assegurar-se da graça de Deus (Seu favor imerecido e bênção espiritual), de forma que nenhuma raiz de ressentimento (rancor, amargura ou ódio) desponte e cause problemas e tormento de amargura e muitos se tornem contaminados e enganados por ela – (Hebreus 12:15 – Bíblia amplificada).

Você acha que ficar na amargura, vingar-se, mudar para pior é uma reação positiva diante do mal que recebe? Este é um engano terrível. Sinto muito se alguém lhe magoou, mas sinto mais ainda se isso lhe deixou servo da amargura, porque vence quem permanece em pé quando acaba a batalha. Entretanto, você é quem decide que a guerra acabou, quando escolhe quem deixará permanecer de pé no final: “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16).

É fácil dizer que é servo de Deus o suficiente para receber apoio na área da prosperidade e da saúde, mas quando isso se aplica à conquista da mente, vontade e emoções, a coisa muda de figura. Eu quero lhe dizer que este é um pacote completo, onde uma coisa é consequência da outra. Se você é próspero por dentro, será por fora, se é saudável por dentro, será por fora: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (3 João 1:2). Jesus conquistou a nossa mudança interior, livrando-nos do pecado, para poder conquistar as manifestações externas dessa conquista: “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.” (1 Pedro 2:24).

Como resgatamos nossa alma?






Ou sua vida é do Senhor, ou é da amargura. Não há como apagar alguém do nosso coração e desejar que essa pessoa simplesmente nunca tivesse nascido sem ferir  Deus e a nossa própria vida com esse sentimento. Observe a base do relacionamento com Deus:

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. (1 João 4:7-11)

O amor e o perdão são o sustento um do outro, se afirmam e fortalecem. O amor não pode viver nesse mundo imperfeito, sem o perdão por isso, sem o perdão não nos relacionamos com Deus, que é amor. Se não perdoarmos, Deus permanece o mesmo, mas a sua natureza de amor impede que os que não amam tenham comunhão com Ele.

Decidir e perdoar


Perdoar não significa dar razão a quem está errado; nem concordar; nem afirmar que não está sofrendo ou que não foi ferido. Perdoar significa deixar o outro livre para ir embora e entregar a dívida dessa pessoa que lhe deve amor, respeito, dinheiro, honra ou qualquer coisa que ele ou ela não lhe deu ou lhe tomou que o deixou ferido, a Deus, que a pode sanar. Se você permanecer prendendo essa pessoa no calabouço da sua alma, vai ter que se mudar para lá e viver como carcereiro. Viverá tão preso quanto os mais cruéis prisioneiros, só que do lado oposto das grades. Morar na prisão não é fácil, os sons, o cheiro, a atmosfera de terror e tortura vão impregnar sua vida, tanto quanto você acha que deveria fazer com a vida daqueles que busca castigar. E o pior é que essas pessoas só estarão presas na sua mente e emoções, porque se eles se arrependeram, estão livres.  

O perdão é um ato de poder, a emoção é uma consequência. Jesus disse ao homem paralítico:

Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico: Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim! (Marcos 2:9-12)

Os fariseus ficaram com ódio de Jesus porque afirmava ter o poder de perdoar pecados. Nenhum homem o possui de si mesmo, somente Deus. Dizer que perdoava pecados era colocar-se como Deus. Mas, Jesus compartilhou dessa autoridade com os discípulos, e se você é discípulo de Cristo e tem o Espírito Santo habitando dentro de você, você tem o mesmo poder em nome de Jesus para perdoar:

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos. (João 20:21-23)

Recebendo poder para perdoar


Então, você decide, hoje, quem permanecerá de pé e vencerá a batalha. Quem será aquele que vai ditar o seu caráter? O Senhor Jesus, que você assumiu um dia como seu guia e mestre, ou a circunstância e a pessoa que o inimigo de nossas almas lançou no seu caminho para provar que você não estava sendo sincero quando assumiu o senhorio de Cristo? Lembre-se, Deus capacita ao que chama. Se Ele disse: “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]” (Marcos 11:25-26). Ele também disse: “[...] eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”(Mateus 28:20).

Então, tome uma atitude sensata e comece uma luta para retomar as suas emoções e relacionamentos do diabo, que é o causador de todo mal, ódio, ira e traição. Ele manipula o que pode para nos fazer escravos no local mais secreto que existe, naquele lugar que pode ser camuflado pelo sorriso largo e atitudes educadas, o mais profundo da nossa alma.

Você pode orar assim:

Querido Deus, hoje eu te trago toda a mágoa, dor, decepção, ira, ódio, todo o mal que me fizeram. Por favor, tira tudo isso que sinto contra [cite cada nome e cada motivo] e eu te peço que restaures meus sentimentos e devolva a alegria da tua salvação, em nome de Jesus eu te peço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics