terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Recebendo o fluir da Vida de Deus






Da mesma forma que estar acordado não quer dizer estar consciente, possuir não quer dizer ter se apropriado. Há muitas vezes em que temos as mãos cheias e o coração vazio, outras, em que temos o coração cheio, ainda que as mãos estejam vazias. Esta narrativa ilustra algo importante, que veio ao meu coração, para hoje:

O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua: 
- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu.
"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda".
Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio. 
- Nem penso mais nisso - disse-lhe o homem - quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha! 

Muitas vezes, a forma como descrevemos as coisas é injusta diante do que Deus nos deu e logo passamos a desprezá-las e torná-las descartáveis. Pode ser uma coisa, uma pessoa ou a nós mesmos. Tudo dependerá da visão que assumirmos diante do que somos, temos e podemos. A visão de Deus sobre sua vida ainda é maior do que a de Bilac sobre o pequeno sítio porque Ele é o criador da beleza e da poesia. A Palavra de Deus enche de graça e glória a bênção que descreve, mais do que qualquer poeta ou poesia. O que nós somos  e temos deve ser visto pelo ponto de vista de Deus, que percebe todas as coisas de maneira perfeita.

Uma carta de Deus não pode ser menos bela que nenhuma poesia criada por homens e "vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração."   (II Coríntios 3 : 2-3).

Não há nada mais chocante para mim do que alguém que se gaba de matar um animal belíssimo como uma onça, um leão, ou qualquer animal, principalmente se for para empalhar e colocar como enfeite na parede. Essas pessoas tiram a vida para admirar a forma morta de um cadáver como se a morte fosse mais bela ou preciosa do que a vida. A vida livre e em movimento se transforma para eles em prova de poder e perícia para matar, como se isso fosse belo e mais belo do que a vida. Entretanto, não são apenas os caçadores e colecionadores que fazem isso, todos aqueles que passam a vida colecionando coisas e trocando vida por matéria inanimada fazem o mesmo.

Pessoas que trocam a convivência com a família pela carreira; trocam amigos por oportunidades; saúde por uma comida, bebida ou droga; amor e família por sexo, fazem a troca do ter pelo viver.  A vida é contínua, segue, cresce, morre, renasce, provoca mais vida e sustenta outras. É um espetáculo de cor e movimento e não um armazém de estocagem, que nos aprisiona e escraviza para guardá-lo e retê-lo, enganando-nos como se as coisas, que não se movem, não se criam ou se reproduzem fossem a vida.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? (Mateus 6:24-25)

A vida é mais do que coisas, que temos e usamos. A vida está relacionada à quem nos devotamos, a quem se assenhoreia de nossos esforços, a vida é para quem e porque vivemos e ela flui, gerando mais vida. O que apenas parece vida será, na realidade, a morte estanque, petrificada, do acúmulo de troféus mortos nas paredes de uma casa vazia, que não poderemos chamar de lar.

Para que tenha vida





Jesus veio com uma missão: “[...] eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (João 10:10b). Ele disse que aquele que cresse nEle, “[...], como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (João 7:38b). Mas, Jesus não trouxe a vida como um objeto que carregasse, do qual você pudesse se apossar e se afastar, levando-o consigo. Veja como Ele descreve a natureza dessa vida que Ele oferece:

Está nEle mesmo: “Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.” (João 6:35). Jesus é o suprimento de vida. A vida de Jesus se manifesta na comunhão com Ele, como Ele mesmo declarou: “[...] Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos.” (João 6:53).

A vida está relacionada ao movimento, à dinâmica, a uma caminhada e não a um momento de aquisição. A vida deve brilhar com a luz que vem do céu e não tornar-se algo baço e oxidado, guardado num cofre. Jesus nos reserva a luz da vida: De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (João 8:12) A vida que Jesus propõe transcende o poder da morte e a supera: disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;” (João 11:25).

A vida é fluxo


Mas essa vida proposta por Jesus é parte de um relacionamento duradouro e não de uma conquista única, como de um bem que se adquire numa loja ou uma coisa de que você pode se apropriar: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3). Conhecer é um processo constante de aproximação, já dizia Oséias: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3).

É quando conhecemos Jesus que conhecemos a vida eterna: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (1 João 5:20).

A vida é fruto de nos relacionarmos com Jesus e abandonarmos o pecado: “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:22-23). Os princípios do nosso relacionamento com Jesus, nos livram da morte: “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” (Romanos 8:2).

Fazendo parte do fluxo


E porque temos vida, ela deve fluir de nós para outros:

Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho, (2 Timóteo 1:8-10)

Então, que tudo o que flui com vida à nossa volta possa receber o devido valor e investimento. Mais do que ter, viver; mais do que possuir, que seja fluir; mais do que reter, seja o dar; mais do que ter servos e desejos atendidos, que seja cumprir os desejos de Deus a nosso respeito e conhecer o seu amor que nos dá vida num ciclo de crescimento e afago, cuidado e respeito, crescimento e frutificação, com destino à  eternidade. A sua vida é o seu sítio, onde há belezas que Deus depositou, ore para vê-las e assumi-las como suas, não as ceda a ninguém, nem as desvalorize, não queira se desfazer delas, porque é nelas que o Senhor vai suprir, cuidar e alegrar a sua existência. Além de recipiente da vida, você é parte do seu fluxo. A vida eterna precisa fluir em você para que você seja completo. Portanto, sirva como parte desse fluxo e derrame a vida de Jesus para outros e sua vida se encherá da vida dEle que flui para o trono de Deus e assim você participa do trono e da vida que nEle se assenta.

Você pode orar assim:

Querido Deus, perdoa-me por todas as vezes que só vi a minha vida como um fardo. Perdoa-me por não ver a beleza de acordar a cada dia tendo mais uma chance de ser feliz contigo e usufruir da tua vida. Abre meus olhos com a poesia da tua palavra e desperta a minha fé para que eu assuma que a minha vida é tua vida, e por isso é preciosa e bela, em nome de Jesus.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics