domingo, 17 de fevereiro de 2013

Tem algo mais irritante do que alguém dizer "Tenha paciência..."?






Se a sua resposta é não, provavelmente você é normal... rsrs. Tudo o que é precioso tem um tempo de construção. Um diamante leva séculos para ser produzido, uma obra de arte é demorada. Mas, para quem faz e para quem espera o resultado é preciso desenvolver uma virtude essencial. No meio do processo podemos notar sua falta. E quando os outros nos apontam que precisamos dela, surge a pergunta acima. Desenvolver a paciência não é um treinamento fácil, mas é fundamental. Observe que, quanto mais jovem for o grupo, mais difícil de encontrar pessoas pacientes... E, além disso, nós pensamos que paciência é simplesmente esperar.  Essa ilustração ajuda a entender princípios importantes da paciência:

Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta. Mas recebeu um cacto e uma lagarta. O homem ficou triste e não entendeu porque pediu uma coisa e recebeu outra. Mas, resolveu confiar e não questionar. Passado algum tempo, o homem percebeu que o cacto havia desabrochado uma das mais lindas flores que já vira e a lagarta havia se tornado numa bela borboleta.

 Às vezes, não recebemos o que é definitivo, a nossa bênção ainda está em construção. Recebemos uma semente que precisa de cuidado e paciência para que desabroche. Deus está sempre mudando todas as coisas a nosso favor. É preciso desenvolver a PACIÊNCIA nesses momentos.

Paciência não é somente esperar. A espera não é algo que precisemos desenvolver. Ela acontece no ônibus, na gravidez, na doença, no médico, no amor, em praticamente tudo na vida existe espera, mas nem sempre existe paciência. A espera é imposta, a paciência é opção. Paciência é a capacidade de não se desequilibrar nos momentos onde a espera é o melhor ou o único caminho.

Se você quiser alargar o sentido da palavra, quem é paciente espera o tempo necessário  por cada mudança mantendo o seu equilíbrio... Espera com paciência, até que você ou o(s) outro(s) mudem e que Deus faça o que prometeu fazer. Veja o que a Palavra diz sobre esperar com paciência:

Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo. (Tiago 5:10-11)

Os que falaram a Palavra enviada por Deus foram pacientes e continuaram firmes pelo tempo que foi necessário até que Deus lhes deu a recompensa por sua fé. O que os sustentou, e que deve sustentar todo aquele que crê, é a confiança e certeza na natureza misericordiosa e compassiva de Deus. Quando as coisas saírem do nosso controle, e pior, quando isso durar algum tempo, precisamos lembrar que, acima de tudo, Deus é bom e sua misericórdia se renova a cada manhã.


Mas Deus, o tempo está passando!






Sabe, com o passar do tempo, tudo fica mais difícil de suportar esperar:. “a esperança que se adia faz adoecer o coração, [...]” (Provérbios 13:12). Mas é na hora da aflição, da tribulação que precisamos de paciência “ [...] sede pacientes na tribulação,[...] ” (Romanos 12:12b).

Abraão saiu de sua terra aos 75 anos para receber a promessa de uma geração proveniente dele e de Sara. Mas, ele só viu a manifestação da promessa aos 100 anos. Abraão sabia esperar com paciência. Enquanto esperava, ele cresceu como empresário do agronegócio, venceu reis e manteve-se afastado de pessoas que não estavam nos propósitos de Deus. O único momento em que Abraão perdeu a paciência lhe rendeu problemas para ele, sua mulher, seu filho e, até hoje, instiga as guerras na Palestina.

Ele achou que Deus estava atrasado e precisava de uma ajuda, daí aceitou ter um filho com a escrava da sua mulher. Pela lógica da tradição local, uma vez que a escrava era propriedade da mulher, ter um filho com ela, era ter um filho da mulher... Podia parecer e fazer sentido para a sua cultura, mas, não era a vontade de Deus. E terminou que, Ismael, seu filho com a escrava, foi rejeitado e gerou povos palestinos que contendem com os israelitas, até hoje. Sobre isso, dependemos da graça de Deus para transformar essa situação em bênção. Deus nunca se atrasa e nem precisa da nossa ajuda. Não saia daquilo que Ele lhe designou como lugar de espera da sua bênção. Mantenha a atitude da paciência.

O limite


Deus deixou que chegasse o tempo em que Abraão estivesse totalmente incapacitado de ter a promessa por suas próprias forças. Um homem impotente de 100 anos gerou um filho. Isso é milagre! A glória seria toda de Deus nessa condição. Quando estamos no nível do impossível, estamos no nível do milagre. O poder de Deus é exaltado nas situações de dependência completa. O caminho para a realização da promessa, então, ficou muito claro:

“E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.” (Romanos 4:19-21).  

Abraão via a sua impossibilidade de gerar um filho e para Sara e a impossibilidade dela, mas a fé na promessa que havia recebido do seu Deus Fiel o fazia ficar firme de que receberia a sua promessa independentemente de qualquer situação, sentimento, pessoa ou condição. Ele receberia a promessa pela fidelidade de Deus. Não importava quanto tempo passasse, ele sabia que Deus não mudaria.

Deus não usa relógio de pulso como nós. Jó já achava que sua vida não tinha mais sentido, mas Deus via a sua vida recebendo o dobro das bênçãos que já havia recebido uma vez; Abraão via seu corpo e o de Sara em impossibilidade, mas Deus o via gerando um filho e uma nação; Maria se via virgem e sem filhos e Deus a via gerando um bebê sem a participação de nenhum homem. 

Deus vê um milagre em você. Olhe a si mesmo com os olhos de Deus, assim como Abraão fez, Ele vê o impossível acontecendo na sua vida. Um homem de 100 anos, impotente, se apresentava como “Pai de Nações”. É o que o nome Abraão significa. Abraão esperava com fé, vendo no invisível o cumprimento das promessas de Deus. Abraão tinha a paciência que provém da fé.

Paciência e desespero


A paciência não é passiva, apenas não se rende ao desespero. Abraão continuou trabalhando todos os dias na expectativa e na certeza de receber o que Deus tinha lhe prometido. E isso o tornou modelo para todos os que crêem. Veja o que diz o autor de Hebreus:

Desejamos, porém, que continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas. Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente, te abençoarei e te multiplicarei. E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa. (Hebreu 6:11-15)

Além da promessa de Deus, Ele nos deu um juramento baseado em sua própria Fidelidade. Abraão conhecia tão bem a natureza de Deus, que, a despeito de tudo e de todos, na maioria do tempo, manteve-se calmo e certo de receber enquanto esperava, até que a promessa se cumpriu. Isso é paciência. Mas, observe, ele tinha em que se apoiar. Ele tinha uma aliança com Deus, uma promessa, um juramento e tinha intimidade com Deus. Deus conversava com Ele abertamente sobre as coisas.

A âncora da fé

É como se Abraão estivesse no meio do mar, mas houvesse uma âncora poderosa, que o mantinha fincado, para que não vagasse incerto. Ele tinha a Palavra dada por Deus a seu respeito:

Pois os homens juram pelo que lhes é superior, e o juramento, servindo de garantia, para eles, é o fim de toda contenda. Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; qual temos por âncora da alma, segura e firme [...],  (Hebreus 6:16-19a).

Então, se você tem a palavra, você pode esperar o cumprimento dela porque Deus é fiel. É isso que vai sustentá-lo enquanto espera. Deus é Fiel e você pode ser paciente. Ninguém pode transtornar os planos de Deus, só os seus. Ele não precisa cumprir a sua agenda para fazer o que Ele prometeu. Ele tem a agenda dEle. Ele tem os métodos dEle, mas Ele é Fiel à sua Palavra.

Você pode pedir pressa a Deus?


Bem, a bíblia ensina que sim e os salmistas pediam:

“Praza-te, SENHOR, em livrar-me; dá-te pressa, ó SENHOR, em socorrer-me.” (Salmo 40:13; 70:1)

“Não me ocultes o rosto no dia da minha angústia; inclina-me os ouvidos; no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me.” (Salmo 102: 2)

“SENHOR, a ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco.” (Salmo 141:1)

“Dá-te pressa, SENHOR, em responder-me; o espírito me desfalece; não me escondas a tua face, para que eu não me torne como os que baixam à cova.” (Salmo 143:7).

Pela oração, a ansiedade dá lugar à paciência da fé:

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7)

 Ore as orações que a Palavra lhe dá sobre as situações sobre as quais você está ansioso. Aproveite as que estão nos Salmos. E entregue ao Senhor a sua fé, dizendo-lhe:

Senhor, eu confio na Tua capacidade de fazer essas coisas impossíveis acontecerem, ajuda-me a aceitar que será no Teu tempo. Ajuda-me a aquietar meu coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics