quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Libere os sonhos de Deus para você! Remova a Pedra!




Nenhum milagre depende de nosso poder de solucionar os problemas, senão não seria necessário um milagre. Milagre vem do departamento de Deus, Ele é o chefe e os anjos são os funcionários encarregados. Mas, a expedição tem funcionários humanos, a logística vai depender de algumas condições fundamentais.

A medida dos milagres é uma coisa complicada, porque é óbvio que o maior milagre é aquele que você precisa e recebe. Só quem está de fora da necessidade do milagre é que pode comparar vários milagres. Multiplicar os pães, poderá ser comparável para os famintos, ressuscitar o filho da viúva para a mãe; ou curar o paralítico de nascença para o coxo curado? Certamente, cada um diria que o seu foi a maior manifestação do poder de Deus já visto. Estamos sempre presos aos limites de nossos olhos. Mas, um dos milagres de Cristo me fascina: A ressurreição de Lázaro.

Um morto de quatro dias, cheirando mal, sai do túmulo enrolado em faixas e é devolvido à família e à multidão de  amigos em plena luz do dia... Maravilhoso! Estupendo! Fantástico! O Deus que transforma o luto em alegria! A angústia em louvor e exaltação! Esse é meu Deus. Mas houve uma parte nessa história que veio da funcionária Marta, do setor de expedição de milagres. Quatro coisas ela precisou fazer para receber o seu milagre e a última, foi mandar tirar a pedra de uma tumba, onde, pela lógica, só haveria podridão e o fim de toda a esperança. Mas, contra a esperança humana, ela pôde receber a promessa de Jesus:

39  Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. 40  Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? 41  Tiraram, então, a pedra. [...] Lázaro, vem para fora! 44  Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir. (João 11:39-44).

Qual foi a parte de Marta nesse milagre? Será a nossa também...

Começa por chamar Jesus quando a situação está difícil e manter a esperança



Se você ler o capítulo 11 de João, verá que Jesus só foi chamado dois dias após a morte de Lázaro, porque  a cidade de onde Lázaro estava ficava a 30 quilômetros de onde Jesus estava, do outro lado do Jordão, a um dia de viagem (João 11:18), Ele soube que Lázaro estava doente e ficou dois dias onde estava (João 11:6), quando chegou já estava sepultado há quatro dias (João 11:17).

Significa que Lázaro morreu no mesmo dia que o mensageiro partiu. Mas, Jesus tinha mandado uma mensagem por ele: “ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.” (João 11:4).   Imagine como ficaram as irmãs de Lázaro, quando receberam a mensagem, no dia seguinte à morte de Lázaro, com a volta do mensageiro... Mas elas tinham chamado Aquele que ressuscita os mortos. Ele não falha e não se atrasa. Ele não falhará, nem retardará seu milagre prometido.

Esse recado e a tentativa da compreensão da situação sem descrer da promessa devem ter motivado a declaração de ambas as irmãs: Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. (João 11:21, 32). Havia a promessa, elas creram, mas consideraram que a morte era irreversível para Jesus. Mas, nem essa inimiga resiste ao poder de Jesus. Elas creram, mas a sua fé tinha o limite e o formato da sua visão. Jesus iria estendê-la e assim mostrar a sua glória.

Marta fez o possível e não perdeu a esperança

Só quem já acompanhou uma situação de perda é que sabe como é difícil manter as coisas em ordem quando você na realidade quer desabar de chorar. Mas, os momentos difíceis impõem a necessidade de um controle emocional para fazer o que deve ser feito. Marta é a imagem desse controle. É o oposto de Maria. Maria está arrasada emocionalmente, Marta definitivamente está no controle da situação e das emoções. Ela continua em frente, fazendo o que é preciso e possível, mesmo sem entender a vontade de Deus. Ela foi avisada da chegada de Jesus, foi ela quem foi avisar a irmã que o Senhor tinha chegado, foi ela quem atendeu Jesus numa conversa  e que a manteve num nível de compreensão e não apenas de emoção.

Ainda que o pior aconteça, Deus precisa do seu cérebro funcionando para que Ele lhe instrua para o seu milagre. Não se deixe descontrolar a ponto de não raciocinar ou reagir, não se deixe vencer pela tristeza. A bíblia diz: “se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” (Provérbios 24:10).   Quando a dor nos domina, não percebemos nem a chegada do Senhor, não podemos ajudar os outros como Marta ajudou a irmã, não podemos providenciar nossa parte no milagre. Não se entregue a dor, chore para ser consolado ou consolada, mas não chore indefinidamente, nem pense que esse momento é infinito ou incurável. Chore para receber auxílio de Deus, mas não por desespero, diga que está difícil, impossível para você, mas creia no Deus do impossível.

Retirando a pedra

Nos túmulos de pessoas com poder aquisitivo era colocada uma pedra à porta para impedir o roubo e a entrada dos animais. Essa pedra era rolada de cima para baixo para uma vala à frente da entrada da cova e geralmente pesava entre uma e meia a duas toneladas. Se você fizer novamente as contas, seriam necessários, para uma pedra das menores, 15 homens que tivessem força para empurrar cem quilos a ponto de deslocar a pedra. Muito esforço para encontrar um cadáver de quatro dias, mal cheiroso.

Quando Jesus ressuscitou, a pedra foi retirada sobrenaturalmente (Mateus 28:2). Mas, para que a ressurreição de Lázaro acontecesse, Jesus mandou Marta ordenar a retirada da pedra. Por quê? Porque essa era a parte dela no seu milagre. Era esse seu passo de fé. Ela poderia encontrar a ressurreição, onde Jesus dizia que estava e ter a primeira promessa recebida pelo mensageiro cumprida ou crer que tudo havia se acabado com o último suspiro de Lázaro.

Arregimentar vários homens, sabendo-se que não é tão fácil encontrar homens que levantem 100 quilos, mesmo dentre um povo acostumado ao trabalho rural; sabendo-se das dificuldades impostas pela lei para os que se aproximam dos mortos; sabendo-se que ver um parente morto já é terrível, quanto mais vê-lo apodrecido e mal cheiroso... NUNCA É FÁCIL TIRAR A PEDRA! Marta teve que crer na promessa, que havia recebido desde o início e que Jesus lhe renova naquele momento:

4  Ao receber a notícia, disse Jesus [o recado de resposta a Marta]: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado. [...] 23  Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. [...] 25  Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 26  e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? [...]
39  Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. 40  Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?

A glória de Deus está na vida que é trazida de dentro da cova! Aleluia! A glória de Deus está disponível em Jesus para transformar a morte em vida, a destruição em novidade, a solidão em companhia, o abandono da morte em consolação além da vida. Se Jesus curasse Lázaro com vida, Ele estabeleceria poder de curar, restaurar o que estava meio vivo, mas Ele mostrou que a glória dEle é estabelecer vida de onde havia podridão total.

Aquilo que está totalmente morto na sua vida, seu sonho que você pensa haver passado o tempo de receber; aquilo que não há mais possibilidade alguma de acontecer; saiba que o Senhor Jesus ordena e a impossibilidade mais terrível e sem condições de ser resolvida é transformada em glória. Mas, você precisa tirar a pedra.

A pedra que precisa sair

Marta sempre manteve a fé, apesar de ela dizer: “Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão.”, ela também disse: “Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.” (João 11:22). Ela não conseguia entender nada, mas sabia que Jesus podia fazer tudo. Jesus teve que convencê-la de que Ele iria ressuscitar Lázaro, até que ela teve coragem de mandar retirar a pedra.

Essa pedra enorme era o que impedia a ressurreição de se manifestar. Aquilo que enterramos com medo de enfrentar; aquilo que enterramos sob a pedra dos nossos modelos de como Deus irá ou deverá nossos problemas, também é uma pedra, que precisamos retirar. Quantas pessoas conheço, que estão solteiras porque criaram um modelo de homem ou de mulher específico, com o qual Deus deverá suprir a sua necessidade de companhia. Mas Deus tem outra ideia do que realmente lhe fará feliz.

Outras pessoas colocam condições para Deus lhes suprir de uma carreira, um emprego, mas esquecem que Deus tem suas próprias noções de ascensão profissional, por exemplo, observe José e Davi. E se o caminho de Deus não for o seu? Sua pedra impedirá o seu milagre até que você faça todo o esforço possível para deixar sua mente e seu coração tão flexíveis, que possam receber as bênçãos de Deus do modo como Deus quer entregar.

Toda vez que dizemos a Deus que Ele deve nos abençoar de tal e tal forma, nós nos colocamos no lugar de senhor e não de servo. Jesus colocou sua vontade abaixo da vontade de Deus e foi glorificado. Precisamos ficar livres para receber de Deus aquilo que Ele tem para nós em glória e não nos desejos da nossa carne.

As expectativas de Deus para você são gloriosas

Certamente Marta e Maria queriam receber a bênção delas quatro dias antes, até Lázaro, creio, mas Jesus queria entregar-lhes a glória e não somente uma bênção. Deus é Deus. Ele é o Senhor, nossa mente e nosso coração devem deixá-lo levar-nos aos seus modelos gloriosos de expectativa, sempre superiores aos nossos:

porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:9)

Ora, a Aquele que, por (em conseqüência da) ação de Seu poder que está em operação dentro de nós, é capaz de [levar a efeito Seu propósito e] fazer superabundantemente, além e acima de tudo o que nós [ousarmos] pedir ou pensar [infinitamente além de nossas maiores orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos] a Ele seja a glória na igreja em Cristo Jesus através de todas as gerações para sempre e sempre. Amém (assim seja).
(Efésios 3:20-21 - Bíblia Amplificada)

Se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor dessa terra (Isaías 1:19)

Mas, lembre-se, há um esforço, é preciso retirar a pedra de dentro de nós para que Jesus mostre sua glória trazendo vida, onde só esperaria derrota, destruição e podridão.  Busque a Jesus para que Ele ressuscite seus sonhos! Retire a pedra e Jesus fará o impossível para você.

Você pode orar assim:

Querido Deus, liberta a minha mente, vontade e emoções para que eu receba o melhor de ti, eu quero o teu melhor e não o meu, quero os teus padrões de compreensão, visão e expectativas e não os meus que são limitados. Liberta-me Senhor, planta a tua esperança em meu coração, que eu tenha a expectativa da tua glória sobre todas as áreas da minha vida. O que está morto, que ressuscite, o que está seco e estéril produza frutos, o que está escuro e morto receba vida e vida em abundância em nome de Jesus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics