segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Entre o caminho e o caminhar




A vida é feita de negociações. Sempre que seguimos em frente, deixamos algo para trás. O segredo é saber escolher bem para onde vamos e qual a nossa bagagem. Essa ilustração vai nos ajudar a meditar sobre isso:

Um velho ia andando pela estrada e, de repente, encontrou com um menino. O menino perguntou se podia seguir com ele e ele consentiu. Seguiram juntos e, mais à  frente, o menino percebeu que o velho homem não levava mais do que uma pequena sacola de viagem. O menino prosseguiu a viagem sem tocar no assunto, pois se orgulhava de sua bagagem grande e pesada. “Deve ser porque ele é velho”, pensou consigo mesmo. Até que chegaram perto de um rio. Então, o senhor pegou um pequeno caneco na sua bagagem e tomou água. O menino percebeu que não tinha como tirá-la, apesar de toda a sua bagagem. Então, pediu emprestado o caneco do idoso, que prontamente o emprestou. Ali, atravessaram o rio, pois só havia margem no lado oposto.
A noite chegou e o idoso pegou uma pedra de pederneira, fez uma fogueira com gravetos,  arrumou o seu saco, puxou sua túnica e ajeitou-se para dormir bem aquecido perto da fogueira. Então, o menino percebeu que uma pedra de pederneira resolvia mais do que todas as suas caixas de fósforo, que haviam se molhado ao atravessar o rio.
Na manhã do dia seguinte, chegaram aos pés de uma macieira muito alta. Eles estavam com fome e os frutos eram lindos. O menino pensou que não tinha nada para subir, enquanto o velho tomou uma corda dentro da sacola, amarrou numa pedra e jogou por cima de um galho criando o suporte perfeito para trazer os ramos até eles.
Após comerem as maçãs, o menino finalmente disse:
- Eu trouxe a maior bagagem, mas você trouxe a melhor. Minhas costas estão cansadas para nada.
Então, o velho respondeu:
- Eu conheço a estrada e a viagem. Você só conhece, até agora, a vontade de viajar, mas começou a aprender que a bagagem é parte da viajem. E isso é muito bom. Muitos chegam à minha idade sem aprender isso. A sede só necessita de um caneco se você anda ao lado do rio. O calor do fogo só precisa de uma faísca e gravetos e isso há no caminho. E nem sempre temos que ir até onde o alimento está, podemos atrai-lo a nós se estamos no caminho das fruteiras. A bagagem, o caminho e o destino se completam. Nós precisamos entender isso para viajarmos bem.

Não é assim também com a vida? Muitas vezes, queremos levar uma bagagem que não condiz com a viagem e só temos atropelos. Jesus é “[...] o caminho, e a verdade, e a vida; [...]. (João 14:6). Precisamos analisar e pensar se a bagagem que levamos faz jus ao caminho ou são apenas pesos mortos e inúteis, que nos pesam, cansam e não nos suprem a sede, a fome e a necessidade de calor.

Nessa ilustração, a companhia também foi essencial. Andar com alguém que conheça bem a estrada e esteja preparado para ela é muito importante. Andar na companhia certa pode ser a diferença entre paz e aflição. Afinal, se você precisa abrir mão da vontade de Deus por uma pessoa, essa pessoa não quer seu bem, porque Deus quer. Pode ter certeza de que quem lhe aproxima de Deus lhe torna mais semelhante a Ele. Caso contrário, essa não é uma boa companhia na jornada. Ainda que lhe prometam toda a riqueza, prestígio, popularidade, aceitação e exaltação possíveis, não adianta possuir aquilo que nos tira da presença de Deus, porque quando nos afastamos dEle, a Vida e a alegria ficam para trás. O amigo leal lhe fere o rosto para lhe guardar o coração; o desleal beija seu rosto, enquanto apunhala seu coração. Qualquer pessoa que lhe afasta da Vida atenta contra a sua vida.

Chegando ao destino


Cada passo que você dá é o que constrói a sua caminhada. Cada instante, cada decisão, cada investimento definirá aonde você vai realmente chegar. Deus coloca diante de nós escolhas que temos que fazer a diferença entre escolher um momento ou a eternidade é a mesma entre desobedecer e crer na Palavra de Deus: “se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:19).

Por isso, o Pai envia o Espírito Santo para ensinar o caminho e construir em nós uma postura que nos mantenha no caminho dEle para que Ele possa manifestar a sua presença e sua bondade:

Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. E terás por contaminados a prata que recobre as imagens esculpidas e o ouro que reveste as tuas imagens de fundição; lançá-las-ás fora como coisa imunda e a cada uma dirás: Fora daqui! Então, o Senhor te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como também pão como produto da terra, o qual será farto e nutritivo; naquele dia, o teu gado pastará em lugares espaçosos. (Isaías 30:21-23)

Andando no caminho



Jesus explica muito desse caminhar nessa Palavra:

Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. ¶ Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (João 14:23-27)


O salmista já dizia: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119:11). Jesus diz: “se alguém me ama, guardará as minhas Palavras”. Ora, Jesus é a Palavra tornada homem (João 1:1,14). Quem não obedece, busca e respeita a Palavra, não respeita Jesus. Jesus não mostra o caminho, Ele tornou-se caminho se dando para tirar o pecado que nos impedia de nos aproximarmos de Deus. Em Jesus, chegamos ao Pai e o Pai envia o seu Espírito Santo para se unir ao nosso espírito e nos dar uma nova vida: “respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” (João 3:5-6). E “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.” (1 Coríntios 6:17).

Jesus veio trazer o conhecimento do Pai para que nós possamos fazer a jornada da vida sem bagagem errada ou desnecessária. O Espírito Santo é nosso guia nessa jornada e Ele manifesta a Paz de Deus para nós. Ele nos guia em paz e alegria: “saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.” (Isaías 55:12). E “seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15). É impossível encontrar paz onde Deus não está porque Deus é Paz. Faça a Paz o seu caminho, a sua bagagem e o seu destino.

Compreendendo a bênção e a maldição


A palavra bênção no hebraico significa prosperidade, generosidade, piscina e presente. A figura é de um local onde foi derramado algo bom como a água no deserto. Bênção não é uma coisa. Bênção é o resultado da presença de Deus sobre algo. É o derramar da presença de Deus sobre algo ou alguém. Deus disse a Abraão: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (Gênesis 12:2). Deus disse: manifeste minha presença, seja uma piscina, um presente, leve a minha presença sobre a terra.

Isaque pediu para Jacó a bênção de Abraão:

Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos; e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a Abraão. (Gênesis 28:3-4)

Ele pediu para que da mesma forma que Deus estava com Abraão, estivesse com Jacó. Do mesmo modo que a presença de Deus se manifestou na vida de Abraão, que se manifestasse na vida de Jacó. Assim como Deus ressuscitou o corpo envelhecido de Abraão e Sara, assim como o fez prosperar, assim como lhe deu vitória sobre os inimigos, assim como aceitou suas ofertas, assim como o aceitou como intercessor, assim como ele foi respeitado pelos que o circundavam e tudo o que Abraão viveu por causa da presença do Senhor. Essa é a bênção de Abraão. E a bênção de Abraão foi trazida a nós por Cristo a um preço muito caro:

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. (Gálatas 3:13-14)

Preste atenção nesse trecho: tudo o que Jesus fez foi para arrancar a maldição e trazer a bênção de Abraão. Deus quer que a sua vida reflita a mesma presença de Deus que a vida de Abraão. Deus quer lançar fora da sua vida de uma vez por todas a maldição. Bênção não é uma coisa agradável, é a presença daquele que toma coisas e as torna instrumentos da sua boa, perfeita e agradável vontade.

Fora com a maldição


Para uma definição bem imediata, maldição é o lugar onde Deus não está. Maldição significa lançado fora da presença de Deus. O homem foi maldito no Éden ao pecar, foi lançado fora da presença de Deus. A maldição retirou o paraíso, a perfeição, trazendo a dor e a fadiga. Longe da presença de Deus estamos longe da vida e da paz. Esse é o salário do pecado, a morte, o corte da vida (Romanos 3:23).

Esse é o trabalho do diabo, nos afastar de Deus para poder aplicar suas três especialidades: morte, roubo e destruição (João 10:10b). Isso só é possível se ele conseguir nos afastar da Vida, que é Jesus, Deus. Então, o caminho é a presença de Deus e a Vida, o desvio é a morte e a maldição.

Nós temos uma parte de nós que está sempre nos chamando para o desvio e a morte, mas se dermos prioridade ao Espírito estaremos bem:

Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8:6-9)

Não brinque com a carne, as consequências são sérias e fatais. Brincar com a carne é pior do que brincar com fogo porque com o fogo você ainda tem a chance de não se queimar, com ela não.

Deus é Fidelidade


O nome de Deus Elohim também significa Aquele que é fiel. Fiel é aquele que cumpre o que diz. Mas com Deus é mais do que isso. A sua palavra tem poder criador, portanto, não existe chance de Ele não cumprir o que diz, porque enquanto Ele fala a ordem de criação está liberada e sendo executada. Pode demorar um tempo, mas o que Ele disse se manifestará:

Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
(Números 23:19)

Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. (Jeremias 1:12)

Deus é fiel. Fidelidade nasceu no caráter de Deus. Portanto, quem não é fiel a Ele não será a mais ninguém. Muitas pessoas abrem mão da fidelidade a Deus por causa de algumas pessoas, mas quem trai a Deus, trai qualquer pessoa. Um empregador pode achar interessante um empregado que saiba faturar de forma a pagar menos impostos, mas esse mesmo empregado desonesto vai lhe dar problemas de desonestidade mais tarde; um homem pode achar interessante uma mulher que não guarda o mandamento da castidade, mas quem não guarda castidade por causa do Senhor, não guarda fidelidade conjugal tão pouco, é o mesmo princípio de fidelidade. É impossível plantar um relacionamento sobre o pecado e colher frutos de santidade. Uma pessoa só será uma bênção se manifestar a presença do Deus que serve.

Toda a vez que você achar que tem vantagem colher algo no desvio do caminho, lembre-se de que você perde o destino, o caminho, a presença de Deus, que traz tudo de bom, e ganha o deserto da maldição.

Você pode orar assim:

Jesus, seja o meu caminho, eu te aceito como a verdade e a vida. Perdoa-me por todas as vezes que deixei a tua presença, mas quero voltar a ti. Faz de mim uma bênção, alguém que manifeste a tua presença, e destrói toda a maldição na minha vida enchendo-me de ti, faz-me andar na tua Palavra, em nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics