quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Permaneça com quem lhe faz bem





Uma coisa é certa, somos seres sociais, precisamos de companhia. Temos os nossos momentos a sós com Deus, mas nós precisamos dos grupos, tanto é que Jesus nos deixou a igreja. As pessoas nos influenciam e são influenciadas constantemente, seja para o bem ou para o mal. Escolher quem vai nos influenciar é muito importante. A bíblia nos dá alguns princípios:

O princípio do resultado interior da companhia: “O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar.” (Provérbios 12:26). Um amigo de verdade lhe ajuda a acertar, lhe faz melhor e mais próximo de Deus, ao invés de afastar você dEle e do que O agrada.

O princípio do resultado exterior da companhia:

“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Provérbios 13:20)
“O que guarda a lei é filho prudente, mas o companheiro de libertinos envergonha a seu pai.” (Provérbios 28:7)
“O homem que ama a sabedoria alegra a seu pai, mas o companheiro de prostitutas desperdiça os bens.” (Provérbios 29:3)

Um amigo de verdade é sábio e compartilha sabedoria, lhe torna mais prudente e as pessoas verão o resultado positivo daquilo que você ganha com ele. A avaliação daquilo que vem como produto da amizade deve indicar crescimento em sabedoria, prudência e alegria. Se o resultado da companhia mostra maldade, vergonha e desperdício de bens, a coisa está indo mal, precisa procurar outro tipo de amigos.

O princípio da ajuda mútua:
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10  Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” (Eclesiastes 4:9-10);
“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Provérbios 17:17);
“O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18:24).
“Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.” (Provérbios 27:10)  

O verdadeiro amigo é fiel e é um apoio em todos os momentos, especialmente nos difíceis. Ser amigo é um princípio de Deus. Deus não abandona, defende, cuida em todos os momentos. A amizade é uma dádiva preciosa de Deus, não devemos tratá-la como algo sem importância e sim cultivá-la. As casas dos amigos são os lugares que nos guardam durante a adversidade. Se alguém se diz seu amigo e não traz essas características, não passou no crivo de Deus. Quem lhe abandona no momento de necessidade e angústia não é seu amigo, é seu conhecido.

Vamos refletir um pouco sobre amizades e associações, hoje.

Antes de tudo, a amizade




Cantares de Salomão traz o cântico apaixonado de Salomão pela sulamita, mas algo no tratamento dele com ela me chama a atenção:

9  Arrebataste-me o coração, minha irmã, noiva minha; arrebataste-me o coração com um só dos teus olhares, com uma só pérola do teu colar. 10  Que belo é o teu amor, ó minha irmã, noiva minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma dos teus ungüentos do que toda sorte de especiarias! [...] 12  Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada. (Cantares 4:9-10,12).
1  Já entrei no meu jardim, minha irmã, noiva minha; colhi a minha mirra com a especiaria, comi o meu favo com o mel, bebi o meu vinho com o leite. Comei e bebei, amigos; bebei fartamente, ó amados. 2 Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que está batendo: Abre-me, minha irmã, querida minha, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite. (Cantares 5:1-2)

Além da surpresa em descobrir um poema de amor na Bíblia, gostaria que você observasse a repetição do tratamento “minha irmã”. Uma unidade de pensamentos e sentimentos, que vai além do mero enlace físico ou emocional. Irmã nesse contexto no original significa minha companhia prometida. Alguém que lhe traria todos os benefícios da promessa, como diz Provérbios:

“O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR.” (Provérbios 18:22).  
“A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do SENHOR, a esposa prudente.” (Provérbios 19:14). 

Critérios de Deus

Ao procurar alguém para dividir a sua vida com você, procure segundo os critérios de Deus e não segundo os padrões humanos. E isso não vale somente para os homens, todo um povo pode ser enganado por uma boa aparência, como no caso de Saul que era “ moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo.” (1 Samuel 9:2). Alto, forte, modelo fotográfico... e uma desgraça para si e para Israel: mentiroso (1 Samuel 15:13-23), vaidoso e rebelde, comparável a um feiticeiro e veja o seu fim:

23  Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
24  Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz. 25  Agora, pois, te rogo, perdoa-me o meu pecado e volta comigo, para que adore o SENHOR.
26  Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel. 27  Virando-se Samuel para se ir, Saul o segurou pela orla do manto, e este se rasgou. 28  Então, Samuel lhe disse: O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu. (1 Samuel 15:23-28)

O coração de alguém rebelde a Deus não deve ser disfarçado por sua aparência. Na hora de agir, uma pessoa se baseia em seus princípios e não em sua aparência e seus princípios é que influenciarão para o bem ou para o mal nas nossas vidas. Você pode pagar um preço alto para permanecer com uma imagem fotográfica do seu lado. Ela falhará quando você precisar de apoio, conselho, companheirismo, fidelidade e atenção.

Deus não julga segundo as aparências, não use esse critério também. O próprio Salomão, o homem mais sábio que já existiu afastou-se de Deus por causa de suas belas esposas, que o levaram a apoiar a adoração de deuses falsos (2 Reis 23:13). Interessante que levou um tempo até que ele se desviasse da vontade de Deus e entrasse na idolatria, porque quando se casou com a princesa do Egito não quis nem que ela morasse na casa de Davi porque a arca tinha entrado nela (2 Crônicas 8:11). Depois, com o passar do tempo, foi relaxando e cedendo, até que entrou na negação da sua fé e do seu Deus.





Espero que reflita nesses princípios de escolha para todo o tipo de amigos, irmãos e amores. Certamente se você escolher os princípios de Deus sofrerá menos com decepções. Se toda boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, quem está desligado do alto não trará absolutamente nada de bom para você. Observe os frutos dos relacionamentos, observe os momentos de dificuldade e as reações das pessoas ao seu lado nesses momentos. Peça ao Senhor para abrir os seus olhos e seu coração para os padrões com que tem medido as suas escolhas de todo o tipo de companhias, para que Ele lhe ajude a escolher quem deve influenciar a sua vida e se manter a seu lado para um bom cumprimento da sua jornada.

Você pode orar assim:

Senhor, quebra dentro de mim todos os padrões de amizade, amores e companhias, e todos os modelos de relacionamento que foram criados fora da tua Palavra. Liberta-me, Senhor, para que eu possa ver a tua verdade e ser uma bênção como amigo ou amiga, companheiro ou companheira e ter a tua bênção nessas áreas, em nome de Jesus.




6 comentários:

  1. De fato, as nossas escolhas dizem muito de quem desejamos para ter como companhia. Deus tem me permitido escolher com sabedoria aqueles que ficarão do meu lado e aqueles em que nada acrescentam, foram afastados para honra e glória do Senhor. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Syneleide, guarde o princípio no coração que funciona eternamente.

      Abraço,

      Excluir
  2. Precisamos observar, se as pessoas que nos cercam nos ama segundo o amor de Deus, estes são nossos amigos.

    Djane.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Amém, Meriane, é muito bom saber que o Pai compartilha um pouquinho da sabedoria dEle conosco.

      Abraço,

      Excluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics