sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Recebendo a graça transbordante





Há muito tempo atrás, eu li essa história a respeito de um grande evangelista, George Müller, ele trabalhava com órfãos. Dizia que ele chegou em casa com uma gaiola com dois passarinhos machucados. Quando lhe perguntaram o que significava aquilo, ele disse:

- Encontrei dois meninos na rua que os machucavam e riam. Então perguntei porque faziam aquilo. Eles responderam que era porque eles eram deles. Então, ofereci tudo o que tinha no bolso por esses dois passarinhos feridos e os trouxe, na esperança de cuidar deles e levar para algum lugar onde tenham saúde e liberdade.

Daí, alguém perguntou:

- Porque você gastou seu dinheiro nisso se eles não fazem a menor diferença na sua vida? Você tem muitas coisas importantes para se preocupar...

George Müller respondeu com a serenidade que um homem cheio do amor de Deus pode ter:

- Porque um dia eu não faria a menor diferença e Deus pagou com a vida seu filho para me salvar e eu não seria digno disso se me permitisse não ser instrumento da mesma graça.

Alguém já disse: “a grandiosidade de uma pessoa se vê em pequenos gestos.” A bíblia diz que “quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.” (Lucas 16:10). Se nós realmente vivemos o amor de Deus, sabemos que precisamos reagir a ele com a dignidade de nos tornarmos cheios de graça e de seu amor incondicional que merece tudo o que Ele deu vida, seja pessoa, seja animal. A crueldade é uma força que só muda de objeto, mas tem a mesma raiz, a falta de amor. Quem é cruel não é cruel somente com animais, apenas não tem poder ou liberação moral suficiente para ser cruel com pessoas. A pessoa que tem a graça de Deus é chamada a fazê-la transbordar, transformando os lugares por onde passa em testemunhos do poder vivificador e salvador da graça de Deus.

Você conhece a graça?



A graça não é a sua vizinha da direita. Favor é algo bom, que uma pessoa concede a outra. Graça é o favor que Deus dá, algo bom que Deus dá, sem que mereçamos, e que oferece ao ser humano, estendendo a vida de seu próprio filho como ponte para que nos acheguemos a Ele e possamos receber tudo de bom que Ele tem para dar: “acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” (Hebreus 4:16).

Não há outro caminho para chegar-se a Deus senão a sua Graça maravilhosa. Ninguém será tão perfeito ou bom que possa igualar-se a Deus de forma que Ele o aceite como seu igual. A graça nos torna aceitáveis aos olhos de Deus através de Jesus Cristo. Olhando para nós através de Jesus Deus não vê os nossos pecados ou imperfeições, somente o próprio filho, que se uniu a nós por aliança e pagou os nossos pecados tornando-nos aceitáveis a Deus. Ele se fez tudo o que nós éramos para que nós fôssemos tudo o que Ele é: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21).

Quando Deus olha para nós pelos olhos de Cristo, Ele só enxerga o amor que tem por nós. Isso é graça, a vontade de amar de Deus, que mesmo sem termos nada para dar a Ele, Ele desejou se derramar sobre nós tornando a nossa vida um lugar da sua presença. Noé achou graça diante dos olhos de Deus porque buscava fazer o bem mesmo quando ninguém fazia, Deus encontrou a vontade de Noé de agradá-lo e buscá-lo no meio da sua imperfeição. Imperfeição tal que o fez embriagar-se e ficar envergonhado (Gênesis 6:8; 9:20-21). A bíblia é a história de uma sucessão de pessoas e seus defeitos buscando a presença de um Deus que mostra a perfeição da graça em Jesus. Não há um abençoado que tenha realizado grandes feitos no Senhor, que o tenha feito de si mesmo, mas sob a ação do favor não merecido de Deus.

Qual merecimento?


Que merecimento tinha Moisés, se ele era um assassino? Ou Davi, que era um adúltero? Ou que direito à vida tinha a prostituta Raabe, senão sua fé? Como diz o autor de hebreus: “pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.” (Hebreus 11:31). A fé mudou a vida de Raabe, levou-a a agir em direção ao Deus, que sem ser pela fé, ela jamais sonharia em se aproximar: “de igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2:25-26)

Jesus acolheu aqueles que mais sofriam com seus pecados e recusou-se a aceitar o orgulho daqueles que aproximavam-se dEle como se não precisassem de perdão por causa do princípio da graça. Pedro teve que aprender o princípio da graça para relacionar-se com Deus perfeitamente. Num momento, ele declara que “ [...] ainda que todos se escandalizem, eu, jamais!” (Marcos 14:29), e a noite nem termina e ele nega Jesus três vezes. Não quer dizer que Pedro não fosse sincero. Ele foi, na hora estava convicto de que poderia fazer o que dizia. Mas, nós não somos o que queremos ser e Deus sabe das nossas fraquezas. Por isso, Jesus disse que a nossa perfeição não resolveria justiça nenhuma quando as pessoas queriam condenar a mulher apanhada em adultério: “Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.” (João 8:7).

Uma faca de Dois gumes


A justiça e a Palavra de Deus são uma faca de dois gumes, mas dão vida “porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 4:12). Isso significa que “[...] com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.” (Mateus 7:2).

Se colocarmos a perfeição pelos nossos méritos como forma de nos aproximarmos de Deus, retiramos a graça do relacionamento. Se exigirmos perfeição de nós, que é impossível, vamos exigir dos outros; se exigirmos dos outros, Deus exigirá de nós... Não acho que você queira isso, porque o crivo de Deus é absoluto. Absoluto, Onipresente, Onisciente, Onipotente, Eterno e Imutável. Ou seja, ou você é perdoado em Cristo ou está FRITO! Ninguém dá conta de se salvar sozinho, por isso Deus mandou Jesus.

Você acha que Deus teria feito o Filho dEle passar por tudo o que passou se tivesse outra forma de lhe resgatar? Por acaso Deus seria o pior negociador do universo que Ele criou? Jesus comprou a preço alto a entrada no céu, Ele é o Salvador da humanidade. Se você ainda acha que tem que pagar por isso, você o está classificando de INCOMPETENTE. E se você acha que pode fazer um serviço melhor ou igual ao  dEle você se acha muito maior do que realmente é. Pedro só caiu em si e reconheceu o seu tamanho, quando Jesus olhou para ele em meio ao julgamento:

Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente. (Lucas 22:60-62)

Se somos perdoados, temos que perdoar; se recebemos misericórdia, é para podermos ser misericordiosos; tudo o que recebemos de Deus é para nos tornarmos como o doador e não para nos colocarmos acima das outras pessoas e vidas, insensíveis às suas necessidades. Se a graça não nos transformar, nós não nos apropriamos dela.

A transformação da graça


Ser amado é transformador somente quando recebemos o amor. E o amor só se recebe pela fé. Não restam provas de amor para aquele que não crê que é amado. É a sua disposição de crer que aceita o fato de que aquela prova é suficiente. Se você fechar o seu coração, o amor não entra invadindo. É amor e não ódio ou fúria. Deus já nos deu uma prova:

¶ Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação. (Romanos 5:6-11)

 Sim, nós éramos apenas pequenas criaturas lançadas de um lado para o outro para que o mal se divertisse com nossa miséria, quando Deus se compadeceu de nossa fragilidade e não suportou que a maldade prevalecesse sobre nossas vidas. Então, pagou o preço mais alto que existia para nos tirar da mão do diabo e nos trazer para si, somente para que tivéssemos e compartilhássemos de sua Vida e bondade. Graça é isso, é o mover de Deus para nós, sem que nós tenhamos com o que lhe retribuir, ainda que possamos deixá-la embeber-se tanto em nós que nos façamos graça para quem nos cercar e deixemos seu aroma em tudo o que tocarmos.

Você pode orar assim:

Querido Deus, não tenho nada para te dar além do meu coração que necessita de Ti. Eu aceito o Teu amor revelado em Jesus, que pagou o meu pecado com sua vida para que eu fosse aceito(a) sem pecado que me impeça de estar nos teus braços e na tua presença, onde habita a fonte de toda a bondade. Perdoa meus pecados, cura minhas feridas, perdoa porque achei que podia ter a perfeição que exiges pelas minhas próprias forças e, pela Tua graça, SALVA-ME! AJUDA-ME! Preciso de Ti como preciso de ar para viver, eu te peço em nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics