terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O espelho das palavras





O que se atravessa
entre as palavras e o pensamento?
O som das almas dos poetas,
fatos frios do momento,
serão fantasias discretas?
Sombras da realidade,  
um gesto delicado ou
uma pulsante vontade?
No caminho do falado,
é o coração que confessa.

Hoje, gostaria que refletíssemos sobre o que falamos. O que falamos sobre nós mesmos, a nossa vida, o que falamos sobre os outros e a vida dos outros. Que importância tem isso? Você não sabe? É definitivo, pois o ser humano é como imagina. Seus pensamentos determinam a sua ação: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é;” (Provérbios 23:7a). E a sua boca vai revelar o que passa pelo seu coração “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.”(Lucas 6: 45). Tiago já alertava que toda a nossa fé estaria na ponta da língua: “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.” (Tiago 1:26).

Se você quiser mudar, terá de mudar a sua mente. A sua mente e suas palavras podem manter seu endereço eternamente na esquina da Aflição, com a Rua da Murmuração. Foi assim que o povo hebreu saiu do Egito. Um dos principais trabalhos que temos ao nos mudar, além de empacotar as coisas de forma que pudermos achá-las depois (isso já é um desafio) é mudar o endereço de correspondência para todos os cartões e contas. Pode lhe levar horas nos Call Centers (0800...) ouvindo musiquinhas de espera... As mudanças de postura não são diferentes. Se você quer uma mudança na sua vida, você precisa da consciência de estar em uma nova situação e/ou postura. Então, os que lhe rodeiam perceberão a mudança.

O povo de Deus saiu do Egito, mas o Egito se apegou a eles como seu real endereço de um modo que eles perderam a bênção, que só foi dada aos seus filhos. Eles sabiam de onde vinham, mas não para onde iam. O pior mesmo é que a maioria continuou achando que pertencia ao lugar de onde tinham saído e não ao novo endereço onde a promessa de Deus os levava. O passado daquele povo era tão forte que a sua escravidão havia se entranhado na sua identidade. O seu passado os impedia de ver o futuro que Deus tinha para eles.

Mas, o passado não é destino, é apenas parte do caminho. Não sei o que houve no seu passado, mas sei o que Deus pode fazer agora mesmo pelo seu presente e futuro. Talvez seja um assassino, como Moisés foi, mas você pode se tornar um libertador; talvez você tenha sido abusado ou abusada sexualmente com o Maria Madalena, mas Jesus poderá libertá-la e torná-la uma anunciadora de boas novas; ou alguém que foi traído pela família como José ou esteve injustiçado como ele; ou um mendigo como o cego na estrada de Jericó; ou um rico comerciante desonesto como Zaque; ou um turrão como Pedro; e poderia escrever dezenas de páginas listando transformações de pessoas realizadas por Deus e por Jesus. O seu passado influencia o seu presente, mas não precisa determiná-lo. Deus pode usar toda a sua história conturbada como matéria-prima para algo glorioso que você jamais imaginou:

20 Ora, Aquele que é (em consequência da) [ação de seu] poder que está operand em nós, é capaz de [levar a cabo Seu propósito e] fazer superabundantemente muito além e acima de tudo o que nós [ousarmos] pedir ou pensar [infinitamente além de nossas mais altas orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos] 21 A Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus através de todas as gerações para sempre e sempre. Amém (assim seja). (Efésios 3:20-21 – Bíblia Amplificada).

Aceite e divulgue o novo endereço



 


Então, comece a fazer as suas chamadas e anunciar que mudou de endereço: “portanto, se uma pessoa está inserida em Cristo (o Messias), ele é uma nova criação (uma criatura completamente nova); a condição moral e espiritual anterior passou. Observe, uma condição fresca e nova já veio!” (2 Coríntios 5:17 – Bíblia Amplificada). Se Jesus é o Senhor da sua vida, Ele traz um novo lugar para você morar. Ele lhe tira do deserto. O seu destino não é o deserto, não é a aflição, o incômodo, o nomadismo, a perseguição. Esse é só o caminho. O destino está logo à frente, é a promessa de Deus.

O povo teria que fazer uma caminhada de 14 dias no deserto, mas porque não conseguia mudar de endereço mentalmente passou 40 anos e só seus filhos conseguiram chegar à promessa, além de Josué e Calebe. Toda vez que alguém lhes perguntava o destino deles, eles diziam: Estamos indo para a fome! Estamos indo para a sede! Estamos indo perecer no deserto! Quando perguntavam o que eles tinham, eles respondiam: Deixamos tudo no Egito! Não temos nada! Quando perguntavam o que eles podiam, eles diziam: Somos escravos, escravos não podem fazer nada sem alguém mandar! Os nossos senhores não estão aqui, o que vamos fazer! Qual era o endereço daquele povo? Egito! Egito! Egito! 

Quando Deus tirou o povo, eles levaram tudo o que possuíam e ainda ganharam presentes dos egípcios. Mas eles não se lembraram de nada disso. Sua mente estava no programa “escravo no Egito”. Há muitas pessoas que reagem imediatamente a qualquer notícia procurando algo de negativo ainda que seja uma notícia boa. Consegui meu apartamento! – eles vão dizer. Mas, em seguida virá um comentário do tipo: “Agora vou pagar IPTU. Vai ser caro... E a distância aumenta do trabalho... Vou pagar mais gasolina. E os vizinhos? Como serão. No mínimo vão ser barulhentos...” Mentes programadas para a derrota, a reclamação e o pessimismo são escrituras de residência no Egito e não na terra prometida. Como você reage ao que é novo? Não se iluda pensando que procurar sempre o pior lado é realismo ou um forma de prudência. Isso é uma forma de tortura mental que lhe tirará a alegria por qualquer coisa que conseguir. O mesmo Deus que deu a bênção é o Deus que a sustenta e protege. Deus não faz nada pela metade. Nem lhe abençoa e o deixa sozinho para você “se virar como puder”.

Diga para Jesus: Jesus, eu aceito que meu passado não determina meu futuro. Ajuda-me a colocar a minha língua em linha com isso. Muda o que está automático e que me traz derrota. Enche o meu coração dessa nova expectativa positiva. Eu tenho um novo endereço: a promessa de uma terra onde a minha provisão é perfeita. Jesus comprou uma nova escritura para mim. O deserto é só uma passagem, é temporário e breve, e o Senhor está comigo para me proteger e me prover.

Possibilidades e impossibilidades no caminho da nova casa


Lembre-se, Deus não precisa de absolutamente nada para criar um solução. Ele cria solução até a partir do próprio problema. O problema de estar num lugar coberto de pedras e sem água foi resolvido pelo toque de um bastão na pedra. Água liberada. O problema de não poder plantar a lavoura foi resolvido de forma simples: a comida começou a cair do céu. Alimentação, Ok!

O deserto é aquele lugar em que não podemos resolver as nossas necessidades. O deserto é o lugar do impossível. Mas é o lugar onde os milagres acontecem, onde a dependência de Deus nos mostra a sua bondade. E é o lugar onde somos tentados a dizer bobagens que podem mostrar um nível baixo de fé. E é aí que mora o perigo. Pois no deserto é a hora de orar e não de reclamar:

10  Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; 11  aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. 12  Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.  (1 Pedro 3:10-12)

Se você fala com fé, atrai os olhos de Deus; se você fala mal, se aproxima do mal e termina por praticá-lo. Lembre-se: “de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 6:11).

Atraindo os olhos de Deus com a sua boca e seu coração


Você já pensou em atrair os olhos de Deus? O princípio não é gritar e descabelar-se, chorar uma noite toda, arrastar-se de luto sobre a terra, dizer a todos os seus problemas ou qualquer ação que atrairia a atenção das pessoas. O que atrai os olhos de Deus e seus ouvidos para lhe atender é:

O temor do Senhor “18  Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, 19  para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida.” (Salmo 33:18-19). E estar de acordo com os princípios de justiça de Deus: “Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.” (Salmo 34:15).

O temor do Senhor “consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço. ” (Provérbios 8:13). Observe que a boca aparece como parte do temor do Senhor. Uma boca abençoada e abençoadora atrai os olhos e ação sobrenatural de Deus em seu favor e também dos homens tementes a Deus. Ainda que alguém esteja contra você, abençoe; ainda que não esteja boa a situação, louve a Deus pela solução; ainda que você não veja saída, louve a Deus porque Ele a cria; jamais murmure ou nunca entrará no seu novo endereço.

Os justos não são perfeitos. Aqueles que foram perdoados dos seus pecados são tornados justos por causa do perdão e porque Jesus cumpriu a justiça pagando os pecados na cruz e isso nos foi dado gratuitamente: “23  pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24  sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ” (Romanos 3:23-24). Após sermos perdoados, o Espírito de Deus nos capacita para fazermos a vontade de Deus:

5  não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6  que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7  a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. (Tito 3:5-7).

A natureza de Deus em nós trazida pelo espírito Santo nos dará condição de darmos fruto de Deus: “22  Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23  mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23)



Aquilo que enche o coração se expressa pela boca. Se nós vivemos num novo e melhor endereço ou estamos caminhando para ele, precisamos ter o coração e a boca cheios de tudo o que é de nossa nova morada: palavras de amor, palavras de paz, palavras de paciência, palavras de um compromisso de fazer o bem, palavras que fazem o que é bom, palavras que não quebram os compromissos de fidelidade a Deus ou ao próximo, palavras de serviço e palavras que ajudam o autocontrole. Cuide da língua porque “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Provérbios 18:21)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics