quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pensamentos que conquistam





Nós costumamos falar que nosso coração é o centro de nosso íntimo. Mas depende do que seja  entendido como coração. No novo testamento, o coração é o espírito (Romanos 2:26). O espírito é a dimensão, que nos conecta ao mundo sobrenatural. As pessoas não se relacionam entre si no mundo sobrenatural, o nosso dia-a-dia acontece no mundo natural e, nessa dimensão, usamos a alma. A alma é composta de mente, vontade e emoções e depende de nossas decisões.

A mente é algo tão importante que nos diz quem somos: “porque, como imagina em sua alma, assim ele é [...]” (Provérbios 23:7). Mas, há uma batalha a ser travada nessa dimensão também, pois quando Deus nos deu armas, foram para lidar com a mente:

Porque as armas da nossa milícia não são carnais [armas de carne e sangue], e sim poderosas em Deus, para destruir [derrotar] fortalezas, anulando sofismas, [Visto que refutamos argumentos, teorias e questionamentos ] e toda a altivez [e superioridade] que se levante contra o [verdadeiro] conhecimento de Deus e levando cativo todo pensamento [e propósito] à obediência de Cristo (o Messias, o Ungido). (2 Coríntios 10:4-5 - Bíblia Amplificada)

Fica ainda mais claro que a mente decide quem somos e o que vamos fazer, no trecho seguinte:

Porque os que se inclinam para a carne [e são controlados por seus desejos ímpios] cogitam das coisas da carne [colocam suas mentes e buscam aquelas coisas que gratificam a carne]; mas os que se inclinam para o Espírito [e são controlados pelo Espírito] cogitam das coisas do Espírito [colocam suas mentes e buscam aquelas coisas que gratificam o Espírito Santo]. (Romanos 8:5 - Bíblia Amplificada).

O maior exemplo na Bíblia de uma mentalidade destrutiva é a do povo de Deus no deserto, ao sair do Egito e ir para a terra, que lhes estava prometida. O primeiro e principal problema é que eles não  sabiam ver a si mesmos com os olhos da fé. Eles pensavam em si mesmos como derrotados e perdidos no deserto, apesar de que o próprio Deus era presente de modo físico, como uma nuvem, que os protegia de dia e como uma coluna de fogo, que os aquecia e guiava à noite (Êxodo 13:21).

Não são as coisas visíveis e materiais que vão lhe dar oportunidade de mudar a sua vida. Não são sequer os seus esforços, porque vai haver a hora que você não vai ter forças para fazer nada ou eles não serão suficientes. Assim como a bênção da salvação vem pela visão de que seus pecados estão pregados na cruz de Cristo, todas as outras soluções vêm também da fé.  

A fé que propulsiona obras é eficiente, mas as obras sem fé não têm eficiência nenhuma. Veja o que diz o Salmo 127:2: “inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” 

Isso quer dizer que você não trabalhe? Não. Pois também está escrito: “porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma. ” (2 Tessalonicences 3:10). Significa que é preciso reconhecer onde está a fonte. Você pode se mortificar, pensando que pelos seus esforços você conseguirá arrancar alguma coisa boa da vida, mas o que é bom vem de Deus (Tiago 1:17) e de Deus só se recebe pela fé na bondade e disposição de prover dEle. Se trabalhamos e temos capacidades é porque aplicamos o que Deus nos deu; se portas se abrem é porque Ele as abriu (Daniel 9:13; Salmo 89:17). Toda glória seja dada a Ele. Se não abriram é porque não chegou o tempo ainda.


O seu passado não determina o seu futuro, a sua fé sim.







Não importa o que tenha acontecido no seu passado, você pode ser capacitado para ser tudo o que Deus tem para você. Você foi um assassino(a) como Moisés? Foi rejeitado(a) como José? Perseguido(a) e menosprezado(a) como Davi? Desmoralizado(a), prostituído(a) e sofreu abusos como Maria Madalena?  Não importa o que você fez a alguém ou o que alguém fez a você, o que Deus tem para você está infinitamente além do que tudo o que você possa pedir ou pensar. Então, alinhe sua mente para pensar como Deus pensa sobre sua vida, seu presente e seu futuro e saia do deserto para receber suas promessas.

Ninguém é determinado nem pelo seu passado, nem pelo seu presente, nem pelo que possui, ou pelo que sabe ou pode fazer, nem pelo bom ou mau ato que praticou, mas pela sua fé. A fé lhe espelha em Deus e no que Ele pode fazer através de você, seja quem for e onde estiver e com o que tiver nas mãos. Deus não precisou de armadura para fazer Davi vencer Golias. Ele usou a funda que Davi tinha. Deus não precisou de outra coisa a não ser o cajado que Moisés tinha na mão para abrir o mar vermelho. Deus não precisou de nada a não ser cinco pães e dois peixinhos para alimentar uma multidão. Sansão não precisou de nada a não ser uma queixada de jumento para vencer os mil  filisteus. Era o tamanho do Deus deles que contava.

Deus não olha para o que você tem na mão, olha para a fé que você tem no coração. Mas a fé precisa abrir espaço através da mente para poder chegar ao coração:  “e, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17).

O processo exigirá perseverança.


Eu passei por muitas dificuldades para deixar falsas verdades, que tinha estabelecido sobre mim e sobre relacionamentos com as pessoas e continuo aprendendo. É verdade que nenhuma mudança que depende da compreensão é imediata e total, mas precisa de tempo e perseverança porque inclui umas “recaídas”. Mas, como garantiu Paulo “estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6). Esse é um processo lento pelo qual passamos gradualmente: “e todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Coríntios 3:18).

Solução invisível só pode ser alcançada pela fé


Se você fez uma aliança com Deus, Ele assumiu o compromisso de estar com você, quer você veja ou não. Ele está com você e está resolvendo tudo a seu favor. Mas, lembre-se, Deus é invisível. Você só pode ter isso se crer na promessa que Ele deixou para você registrada em um livro, que resiste à destruição por milhares de anos. O livro de autenticidade mais comprovada no mundo. Um livro que tem mudado vidas por onde quer que tenha sido lido. O livro mais lido e o mais destruído do mundo. Um livro pelo qual pessoas têm sido levadas à pena de morte porque não quiseram negar o seu conteúdo ou somente pela sua posse. Portanto, mais do que um livro, a Palavra de Deus. Respeite-a.

Valorize a Palavra de Deus porque Deus a honrará. Conheça-a e peça instrução Àquele que a escreveu e ela transformará a sua vida e a sua forma de ver o mundo e de se relacionar com as pessoas. Como disse Jesus: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.” (João 6:63). Quando Jesus lhe explica a Palavra através do Espírito Santo você percebe uma reação diferente dentro de você. Assim sentiram os discípulos no caminho de Emaús e a reação foi imediata, mudaram seu caminho: “32 E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? 33  E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles,” (Lucas 24:32-33).
  

Mudando de espelho urgentemente!


Padrões de pensamento derrotista, pessimista, murmurador, de inferioridade, rejeição são sinais de emoções feridas, mas mais ainda, são sinais de que você se vê num espelho distorcido, que só lhe mostra o pior presente e o pior futuro. Às vezes, você não consegue nem se ver com esses sentimentos, mas não consegue lidar com qualquer sinal de rejeição, foge de qualquer disputa, tem certeza de que não vai corresponder ou vai fracassar. Esses são os mesmos sintomas.

A Palavra de Deus também é um espelho, mas um espelho de tudo de bom que Deus tem reservado para você onde está desenhado que “[...] nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2:9). Veja, o que você precisa para mudar a sua mente, está nos versículos seguintes:

Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 11  Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12  Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.   (1 coríntios 2:10-12)

O Espírito de Deus vai ao mais profundo de Deus e nos dá de presente o conhecimento de todas as dádivas maravilhosas que o Pai tem para nós. Este é o Espírito de revelação e sabedoria pelo qual devemos orar. Paulo orava por Ele:

16  não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, 17  para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18  iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19  e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;

Abrindo um espaço para o impossível


Até que você abra o coração para ser transformado em sua mente, você vai se esforçar e sofrer muito. Tudo que recebemos de Deus é de graça e pela fé. Muitas vezes, vemos pessoas que têm uma vida moralmente reta diante de Deus demorarem muito mais para receberem as bênçãos de Deus porque elas, na realidade, consciente ou inconscientemente vão a Deus baseadas no seu “direito”, nas suas obras. Quem crê, vai a Deus sem pensar em merecimento e sem barganhar com Deus. Quem crê vai a Deus não só porque precisa dEle, mas porque depende dEle para ter a bênção e para ser uma bênção. Essa é a única maneira de fazer sua jornada para a sua promessa sem ficar pelo meio do caminho.

A sabedoria de Deus é loucura para os homens


Você não pode conseguir milagres com uma mente que só aceita a lógica do “dois mais dois, igual a quatro”. A matemática de Deus é diferente. Imagine na matemática dos homens quanto daria cinco pães e dois peixinhos divididos para uma multidão? O que era para ser divisão terminou por ser multiplicação. Deus não vai lhe explicar como vai fazer o que planeja, Ele é Deus e não lhe deve satisfações.  Talvez tenha que mover alguém do outro lado do planeta para isso, mas Ele não tem que lhe prestar contas do processo ou do cronograma, só do resultado. Deus prometeu o produto para saciar sua necessidade e não as plantas e fórmulas.  

A mente do homem deseja controlar tudo. É mais um nível de auto-suficiência que precisamos vencer para podermos estar na fé, que resolve o impossível. Ora, se você não pode resolver e Deus pode e promete que vai resolver, o que importa como Ele vai fazer isso? Tire o foco de você. Tire o foco do que você tem nas mãos, na cabeça (conhecimento secular), da força que tem no corpo (saúde), você não é a fonte. Deus é a fonte eterna.

Os quatro níveis até o seu milagre


O livro de Ezequiel mostra uma revelação poderosa da restauração de Deus. Em Ezequiel 47, é relatada a visão do profeta como comento. O profeta é convidado a entrar num rio até 50 metros da margem e as águas estão nos seus tornozelos. Nada mais reconfortante. Essa é a zona do conforto. Chegamos para o Senhor cansados e Ele nos refrigera a alma. Os braços do Pai nos garantem o seu amor e aceitação. Um novo e renovador caminho se abre à nossa frente.

Mas o profeta é chamado para andar mais 50 metros para dentro do rio, onde as águas lhe chegam aos joelhos. Esse é o momento da busca. Onde buscamos aprender a palavra, buscamos solução, com preensão, ajuda, restauração. Joelhos dobrados movem um poder que nada mais move. Um coração de joelhos é mais poderoso do que qualquer bomba atômica, abala os céus e a terra. É o momento de se render e dizer: “Eu não tenho nada para te dar a não ser a minha disposição de te conhecer e ao teu amor, transforma-me, ensina-me Senhor.” Há um tempo nesse caminho. Esse é um tempo de preparação. 

 Mais 50 metros, e as águas chegam aos lombos ou cintura. A cintura é onde se amarra o avental do servo. A água na cintura deixa a caminhada semelhante à da hidroginástica. É a área do serviço para o que Deus lhe chamou. É dar a sua contribuição na obra de Deus. Exige qualidade, fidelidade, esforço (Mateus 11:12; 12:11). Não é bem compreendida pelos mais próximos (Marcos 3:21). Implica em perseguição (2 Timóteo 3;12). Observe que o conforto permanece, a busca permanece, mas nesse nível, você está começando a dar fruto e aumenta a necessidade de perseverança.

Então, um novo desafio se apresenta para o profeta. Até agora, ele tinha os pés no chão. Mas a próxima parte, ele tem que atravessar a nado. Ele não estará mais no controle da sua vida. Ele se deixará ser guiado pelas águas do Espírito. Mas, é o único modo daquilo que ele busca ser alcançados. Nós não podemos alcançar o impossível se a nossa mente exige a lógica humana para cada ação. É preciso que o impossível faça parte da sua maneira de ver a vida para que ele possa surgir. Se a sua mente sempre exige estar no controle, entender tudo e causar tudo, você está limitado a seus recursos materiais.




Crer significa entregar-se à onipotência bondosa de Deus. É mergulhar nessa bondade. É saber que não importa quanta sequidão e pedras haja no deserto, Deus pode fazer sair água delas. Não importa o tamanho das feridas de sua alma ou corpo porque nenhuma será maior ou mais poderosa do que as feridas de Jesus, que nos curam. Não importa o tamanho do seu problema, quando você passa a ver ao seu lado o Deus, que criou o sol, cinco vezes maior do que o planeta em que você habita.

Seu coração dirá: Deus cuida de mim, eu tenho água quando precisar de água; tenho cura, quando precisar de cura; tenho ajuda e solução, quando preciso de solução porque meu Deus deixou registrado na Bíblia 365 vezes: Não temas, eu estou contigo. Se você se vê assim, seu passado passou, seus recursos pouco importam porque quem luta suas batalhas é Deus Todo-poderoso. Veja-se só e unicamente nEle, espere dEle e Ele fará: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19). Você é outra pessoa, diferente daquela que conheceu a vida toda. Conheça-se através daquele que o gerou por sua Palavra:

“Já o tens ouvido; olha para tudo isto; porventura, não o admites? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, que não conhecias.” (Isaías 48:6) 
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17). 
“Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão [valores da aliança anterior], mas o ser nova criatura.” (Gálatas 6:15)

Ore e peça:

Espírito Santo, me revela quem eu sou em ti ao ler a tua Palavra, renova e reeduca a minha mente para a vitória e destrói os pensamentos de derrota, em nome de Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics