domingo, 10 de fevereiro de 2013

Ele é tudo que precisamos






Deus é Espírito (João 4:24). Nossa consciência está a maior parte do tempo, no plano do corpo e da alma. Como ele se revelaria a nós?  Enquanto Jesus não veio, no Velho Testamento, Deus se revelou de forma poderosa através do seu nome. Ele se apresentou a Moisés, quando disse que ia tirar o povo do Egito como “Aquele que É”. Esse nome de Deus revela a sua Onipotência, Onipresença e Onisciência.  Não há nada que seja impossível, distante ou desconhecido para Ele. Ele é auto-existente: “Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.” (Êxodo 3:14).

Nós dominamos o mundo ao nosso redor através do conhecimento. E o conhecimento mais elaborado é construído por palavras. Nomeamos para poder conhecer  e dominar. Deus estava dizendo que os israelitas no Egito seriam libertos, mas não seriam senhores do seu Libertador e nem da sua libertação. Ele é o mesmo Deus, que não nos dá satisfação dos seus atos e métodos, mas é Fiel e cumpre a sua promessa.

Ele é Aquele a quem servimos e que nos abençoa, mas Ele é o Senhor e faz como lhe agrada. Ele não se explica e não explica tudo o que queremos. A nossa relação com Ele é baseada na confiança em sua natureza bondosa e poderosa. Por isso, “[...]sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6).

Há outros nomes com os quais Deus revela sua natureza e caráter. Se você conhecer a forma como Deus se apresentou através de seus nomes, conhecerá mais do seu Amor e da sua natureza. Vamos apresentar mais alguns nomes de Deus a seguir. Cada um traz sua bênção específica e supre todas as nossas necessidades. Veja qual a natureza de Deus e quantas maravilhas Ele executou para manifestá-la. Tudo isso está disponível nEle para a sua vida.


As três principais chaves






Os três nomes com que Deus se apresenta revelam a base dos nomes compostos que mostram a ação de sua natureza sobre a vida. São os nomes Elohim, Jehovah e Adonai. Há outros nomes compostos a partir desses. Eles são apresentados na Bíblia em ordem sequencial e progressiva: Elohim, Jeovah e Adonai.

1a. chave: Elohim, o Deus que cria vida


Elohim é o primeiro nome de Deus conhecido. É um tipo de palavra que não temos em português. É uma palavra hebraica, que é representa uma forma singular de algo que é plural. O pronome “El”, significa “força” ou “Aquele que é forte” e “alah”, que no hebraico significa “jurar”, “alguém que cumpre o juramento”, o que implica fidelidade. Deus é, em essência, Fidelidade. Em Gênesis, tanto temos a palavra usada para a unidade, quanto para a pluralidade: “Também disse Deus: Façamos [nós] o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; [...]  Criou Deus, pois, o homem à sua imagem [e não ‘às suas imagens’], [...]” (Gênesis 1:26-27 – [comentário da autora]).

Esse nome é usado no Velho Testamento 2.500 vezes. Fala da força do Deus que é referência de poder para fazer aquilo que Ele promete. Ele é O Criador, que faz do caos harmonia, que fez todas as coisas e as mantém sobre a sua fidelidade. Não importa o quanto sua vida esteja destroçada, um caos total, sem saída, você pode não saber onde começar, mas Elohim é o nome que mostra que Ele é o começo de todas as coisas. Ele lhe porá no prumo, lhe dará abrigo no seu plano maravilhoso e lhe guardará em Paz. Ore e Ele criará uma oportunidade completamente nova para você:

6 Não se queixem ou tenham nenhuma ansiedade sobre nada, mas em todas as circunstâncias e em tudo, pela oração e petição (pedidos definidos), com ações de graças, continuem a fazer seu querer conhecido a Deus. 7 E a paz de Deus [será sua, aquele estado de uma alma segura da sua salvação através de Cristo e que não teme nada de Deus e está contente com tudo o que acontece na terra, qualquer que seja a sua sorte, essa paz] que transcende toda a compreensão será uma guarnição e montará guarda sobre os seus corações e mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7 – Bíblia Amplificada).

Aquele que tem poder para criar é Fiel e vai agir em seu favor criando a solução que for necessária para por as coisas em ordem. Glória a Elohim!

2a. chave: Jeová, o Senhor Auto-Existente


O nome Jeová apresenta a auto-existência de Deus. Aquela perguntinha básica que toda criança uma hora faz e que deixa os pais engasgados: “Pai (ou Mãe), quem foi que foi o pai de Deus? Quando Ele nasceu?”. Aqui está uma resposta. Ele, tem uma natureza auto-existente. Deus não foi criado. Deus não é uma pessoa, Ele é Deus, é outra natureza, melhor e perfeita. A tradução literal da resposta de Deus para Moisés quando Moisés perguntou a quem apresentaria ao povo como libertado em Êxodo 3:14 seria: “Sou Aquele que é quem Ele é, portanto o eterno Eu Sou”.

Entretanto, o próprio nome de Deus também fala que Ele se dá a conhecer. A raiz da palavra Jehovah ou Yaweh vem de uma palavra que significa tornar-se conhecido (havah). Deus quer ser conhecido por nós, Ele se apresenta a nós. O Senhor Jeová é “Aquele que revela a si mesmo”. Deus se define a si mesmo para nós como um Pai que explica o mundo e a si mesmo.

Jeovah, nosso libertador


A primeira vez que o nome Jeovah aparece na Bíblia é como o Senhor da criação, no capítulo dois de Gênesis. No capítulo três de Gênesis, ao entrar o pecado no mundo, Jeovah Elohim gera e autoriza a redenção do ser humano cobrindo a nudez pelo pecado simbolizado pelas de cabras (Gênesis 3:21), prefigurando o perdão e a cobertura perfeita do sacrifício substitutivo do Filho de Deus por nós, pois “Aquele que não conheceu pecado [Jesus], ele [Deus]o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21).

Deus não começa e nem termina. Ele não depende de condição nenhuma para existir. Ele se move em direção a nós para nossa libertação e é o nosso Redentor, aquele que pagou com a vida de Seu próprio filho para sermos seus. Jeovah significa que Deus é alguém que nos valorizou e comprou ao preço mais alto, que homem algum jamais pagaria e nem poderia pagar. Ele levantou-se de seu trono em nossa direção e, por amor, deu a sua vida, na vida de seu filho, para que nós fôssemos livres.

Fico impressionada quando alguém trata a Deus como perseguidor. Ele deu seu Filho para que ficássemos bem, para que tivéssemos vida, para que estivéssemos próximos dEle. Como Ele nos enviaria o mal, se Ele enviou o melhor que tinha para que estivéssemos com Ele que é o bem? Ele é nosso aliado! Não nosso opositor: “31  Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32  Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8:31-32).

O problema da Justiça x Amor


Estava na sala de aula aplicando prova outro dia. Fazia 20 minutos que a prova começara. Era de um tipo só. Quatro estudantes já tinham entregado a prova após lê-la. Entrou mais um estudante e eu disse: “Bom, pessoal, a partir de agora quem chegar atrasado fica para a reposição. Já saíram quatro colegas conhecendo a prova e isso não é justo.” Imediatamente, entrou uma estudante muito aplicada. Com ar de assustada, dizendo que estava no trabalho e que não conseguira chegar antes. Eu cheguei a sentir um aperto no coração. Tive que responder: “Querida, com toda dor no meu coração, tenho que dizer que acabei de falar que ninguém iria mais poder fazer a prova. Não posso ter dois pesos e duas medidas.” Só Deus sabe o quanto doeu dizer aquilo àquela estudante. Mas, isso não me impede de dar uma nova chance de fazer a prova para todos os estudantes que tiveram uma nota baixa e que não puderam fazer a prova só por causa dela e da sua situação.

A graça e a justiça caminham juntas e não podem se contradizer. Deus é Bom e é Justo. Ele não dispensa o pecado, Ele o condena na cruz. Mas, ao condenar, condenou de uma vez por todas Jesus. E ao condenar Jesus cumpriu a Justiça. A mesma justiça que o condenou, teve que liberá-lo ao terceiro dia, pois não tinha morte sua para morrer, mas a nossa. E a mesma justiça, que ressuscitou Jesus nos ressuscita pela mesma aliança, que o autorizou a pagar nossos pecados.

5  Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6  sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7  porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8  Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, (Romanos 6:5 – 8).

Servir a Deus é possível através do amor dEle. Jeová condena o pecado e perdoa pecador arrependido, porque Ele é Santo e não pode ter relacionamento com o que não é amor “Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.” (Levítico 11:45). A lei é santa e se cumpre no amor: “por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.” (Romanos 7:12) e   “o amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor” (Romanos 13:10).

Senhor Jeová: provisão, cura e vitória


Abraão precisava de um cordeiro para o sacrifício. Deus proveu um cordeiro para substituir seu filho Isaque e se apresentou como Jehovah Jiré, o Senhor proverá (Gênesis 22:13-14). Toda a provisão vem do Senhor e Ele não falha.

O povo saía do Egito, onde a medicina era a mais desenvolvida da época. Então, iriam enfrentar o deserto e todos os seus perigos. Deus se apresentou como Jehovah Rapha, o Senhor que cura (Êxodo 15:26). Jeovah cura qualquer ferida. Ele enviou seu Filho Jesus para levar as nossas dores e enfermidades.

Não importa quão impossível seja para os homens, ainda que sejam males tão devastadores quanto todos os perigos escondidos no deserto o Senhor ainda é o mesmo e não muda. Ele provê as suas necessidades e sara suas enfermidades de qualquer tipo porque Ele é. Você não vai poder entendê-lo, só vai poder crer, mas se você crer, vai ver a glória de Deus na sua vida.

Então, no deserto, um povo se levantou contra o povo de Deus. Foi uma batalha tremenda, mas Moisés manteve suas mãos levantadas até que o Senhor estabeleceu a vitória de Israel. Um povo que era pecuarista e agricultor tornou-se vencedor em batalhas contra exércitos poderosos. Mas, quando Deus deu a vitória ao povo, Moisés entendeu mais da natureza de Deus e declarou que servia a Jehovah Nissi“O Senhor é a minha vitória” (Êxodo 7:8-15). Se sua vitória é o Senhor, já é de eternidade em eternidade. Se depender de nós vamos ter problemas, se depender do que Deus é, está garantida a solução, a superação, o milagre ou que quer que seja que você esteja enfrentando.

O Senhor é a nossa Paz


Quando o problema do pecado é resolvido pelo arrependimento, confissão e perdão de Deus, a Paz do Senhor é garantida em qualquer situação. Gideão ficou atemorizado porque viu o anjo do Senhor e teve medo do juízo de Deus. Então, Deus disse: “Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás!” (Juízes 6:23). Então, ele entendeu que o Senhor é nossa Paz, Jehovah Shalom. Ele não vem para nos destruir, mas para nos salvar. Não tenha medo de Deus, tenha medo de afastar-se dEle e de sua Paz. Deus é a nossa Paz: “9  tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; 10  glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem,” (Romanos 2:9-10).

O sacrifício de Jesus é a nossa Paz: “Porque ele é a nossa paz,[...]” (Efésios 2:14) e Ele nos deu a sua Paz: “deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27).

O Senhor é nosso Pastor, nossa justiça e glória


O Senhor é nosso Pastor (Jehovah Raah – Salmo 23:1), Ele cuida de nós dando sua própria vida para isso: “eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (João 10:11) e é nossa justiça. Ele mesmo nos tornou sem dívida para com a Lei de Deus, justos por justificação vinda de Cristo: Jehovah Tsidkenu, “o Senhor é nossa justiça” (Jeremias 23:6) se manifestou em Cristo: “aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21). Cristo é a glória de Deus (Filipenses 2:11). Jeová Shamá também significa “Senhor da Glória”.

A presença de Deus é a manifestação de sua vida, o Senhor Jehovah Shamá manifestou sua presença ao seu povo, como o Deus Onipotente que habita com eles. Ele não está de passagem e nem vai embora, Ele veio morar em nós. Jeová Shamá se manifesta em Jesus com a doação do Espírito para habitar em nós e nos tornar templo (1 Coríntios 3:16). Você não está só. O Espírito de Deus vive, se movimenta e habita em você. Não menospreze isso somente porque por alguns momentos você não tem uma companhia humana com você. Ele nunca vai lhe abandonar.

3a. chave: “Adonai”, Mestre, Aquele que ensina e orienta


Abraão estava  triste com a espera de Isaque e teve uma conversa sobre isso com Deus (Gênesis 15). Ele chama Deus de Adonai. Essa palavra é usada para aquele a quem se deve obediência e, ao mesmo tempo, se pede instrução. Deus nunca enviará você a nenhum lugar sem garantir-lhe a instrução necessária. Ele é Adonai. Aquele que orienta. A quem devemos obediência porque Ele tem autoridade e condições de instruir. O Senhor tem direito a obediência e nós à instrução. Glória a Deus!

Há como ter falta de alguma coisa?


O Senhor que criou todas as coisas está contigo para continuar criando o que for necessário. Ele tem todo o poder e quer se revelar a você, ainda que você não vá compreendê-lo totalmente, pode confiar nEle e aproximar-se porque Ele é fiel. Ele dá provisão, cura e vitória em qualquer condição, garante a nossa Paz, cuida e nos justifica diante de Deus, manifestando a presença de Deus na nossa vida. E para todas essas coisas, nos orienta como um pai orienta um filho ou uma filha criança ainda.

Você pode orar assim:

Querido Deus, revela em meu coração a profundidade da Tua natureza revelada por teus nomes. Eu te aceito como minha provisão e sustento eternos, meu guardião e orientador. Agradeço por poder te chamar a cada necessidade e sei que a qualquer momento tu virás em meu socorro, em nome de Jesus. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics