sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Fé e esperança: as chaves




Hoje recebi de presente um versículo desse Salmo, vindo lá do Pará. Refletir sobre ele me ajudou muito, com muitas questões, principalmente nesses versos, onde o salmista Rei Davi acalma o próprio coração em meio à perseguição sofrida.

Um espírito descontente está aberto a várias tentações. Por isso, aquilo que alguém que agrada a Deus possui  seja quanto for é precioso porque é a provisão abençoada de Deus. Pois vem das mãos amorosas de Deus e não é fruto do mal e por isso mesmo não terá seu fim no mal. Aquele que serve e espera em Deus terá suas recompensas das mãos dEle. Aquele que serve e espera no Senhor tem algo que nenhuma riqueza e nem fama dessa terra podem dar, a Paz de Deus, que está acima de qualquer pensamento ou racionalidade. Deus conhece os nossos dias. Não deixará de recompensar qualquer um que crer nEle, pois Ele é recompensador daqueles que o buscam. Ele nos recompensará com alegrias que os anos não conterão ou consumirão.  

Vamos, então, ler o Salmo 37, do verso um ao onze...

(1)  Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.
(2)  Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde.
(3)  Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.
(4)  Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.
(5)  Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.
(6)  Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.
(7)  ¶ Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.
(8)  Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.
(9)  Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra.
(10)  Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás.
(11)  Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. (Salmos 37:1-11)

O salmista enfrenta a dor de ver pessoas que riem e zombam de sua honestidade e fé sincera se regozijando e prosperando. Mas não se irrite por eles... Não queira ter o que eles possuem de origem iníqua e nem fique magoado porque não conseguiu o que eles conseguiram... Aqui aponta o risco de queixar-se a Deus pelo que eles possuem ou alcançaram, mas isso é acusar Deus e ninguém tem condições para isso. Não há vida na vida deles e isso logo ficará claro. A relva seca no calor do sol. Deus é o sol da justiça. Quando a justiça de Deus brotar, a relva da carnalidade secará e mostrará que sua vida é por um fio, pois a vida de Deus é que dura como a sua Palavra, eternamente.

 Se o primeiro preceito é Não te indignes por causa dos malfeitores, o segundo é confia no Senhor e faze o bem. Toda a tentativa do mal é nos fazer desistir de Deus e de sua vontade, que é o bem. A fé cura a indignação. Quando você quiser se render aos ataques do mal para lhe convencer de que o bem não vale à pena, volte à fé e faça o que agrada ao Senhor, confie na sua promessa de recompensa, pois “de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”(Hebreus 11:6).

Habite na terra e alimente-se com a verdade



Há momentos em que parece um paradoxo habitar na terra e alimentar-se da verdade (verso 3). Mas, Jesus é o caminho a verdade e a Vida. Alimentar-se do pão da Vida é manter comunhão  com Ele. É optar pelos métodos dEle: honestidade, perdão e fidelidade ao invés de “dar um jeitinho”, indignar-se e desanimar. Aquilo que nos alimenta sustenta a nossa existência. Qual o sustentáculo da nossa existência afinal? É isso que descobrimos no momento da perseguição, não na teoria ou na resposta pronta, mas naquilo que optamos por fazer e permanecer sentindo. Quando a água está parada, a impureza não aparece, quando ela é agitada, a sujeira descansando no fundo vem à tona. Quando o ouro está em temperatura normal parece puro, mas sob fogo e crisol as impurezas saltam das profundezas da pedra.

Aquilo que nos alimenta nos sustenta. Alimente-se do Senhor e Ele o sustentará. A Palavra de Deus é a verdade, sustente-se na verdade apesar do que é aparente e a verdade se estabelecerá.

Ele satisfará os desejos do seu coração


A promessa para quem não sucumbe diante da prosperidade dos maus e da tentação que isso representa é que sonhos de Deus serão gerados no seu coração. Se você opta por desejar a presença de Deus, compartilhará dos sonhos dEle e o seu coração terá desejos que Deus procura para realizar. Qualquer bom Pai se alegrar em presentear seus filhos. Presentes sem data e sem hora. Deus é Deus dos presentes inesperados. Ele se alegra em nos alegrar: “naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (João 16:23-24).

Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.


Um caminho que leva ao que realmente necessitamos, ao melhor de Deus. Temos o guiar de Deus para mostrar que caminho andar. È uma promessa:

Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.
(Isaías 48:17)

Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.
(Isaías 30:21)

Nesse caminho, nem sempre vemos à frente, mas não precisamos temer porque ainda que andarmos no vale da sombra e da morte o nosso Pastor nos guiará seguros.


Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia


Nada foge à luz do meio-dia. Ao meio não há sombras. A força da luz domina totalmente ao meio-dia. A palavra promete: “Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador? Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado.” (Marcos 4:21-22). O Senhor julgará sua causa e você receberá a recompensa dEle mesmo. O Egito foi julgado por ter oprimido o povo de Deus, todos os que se deixam usar para fazer o mal e não se arrependerem também serão julgados.

Deus é misericordioso, mas é justo, e a Bíblia nos dá uma promessa: “O cetro dos ímpios não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à iniqüidade.” (Salmos 125:3).

Todas as promessas e advertências são reforçadas


Observe que os versos sete a dez repetem as advertências e as promessas á descritas antes:

(7)  ¶ Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.
(8)  Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.
(9)  Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra.
(10)  Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás.
(11)  Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. (Salmos 37:7-11)

Acalme-se, não se deixe irritar por causa dos maus que prosperam... Realmente, às vezes é preciso repetir, até mais de duas vezes, para nós mesmos porque o sangue sobe para a cabeça e tampa os ouvidos. Observe que Davi fala “não te irrites”, “deixa a ira”, “abandona o furor”, “não te impacientes”... Podemos até escutá-lo respirando fundo... E o que o acalma é que quem espera no Senhor herdarão a terra em paz e os ímpios passarão mais rápido do que possamos imaginar.

Não te irrites avisa para não se deixar perturbar diante das situações; deixa a ira, diz para interromper o processo se ele iniciou. Não abrigue a ira, expulse-a se ela entrou. Abandona o furor, saia de perto dele. Se algo lhe irrita, afaste-se, não se aproxime, faça uma retirada estratégica quando a situação se aquecer. Não te impacientes, fala das situações que perduram certo tempo. Lembre-se: “[...] Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmos 30:5). Não desanime na esperança porque “os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126:5-6).

E você estará inteiro quando tudo passar se você se mantiver inteiro no caminho do Senhor.

Deus abençoe sua vida ricamente.

Você pode orar assim:

Querido Deus, eu entrego toda a minha indignação e irritação por causa dos meus perseguidores e por causa de todas as coisas e que aparentemente eles têm tido sucesso. Peço perdão pelas vezes que pensei que seria em vão manter a minha fidelidade e a minha integridade e perdôo aqueles que me estimulam a deixá-las. Eu sei que o Senhor está vendo e recebendo o que está no meu coração e eu farei para ti o que quer que seja e te honrarei porque o Senhor é bom e digno, não deixarei o teu caminho porque sei que o Senhor será a minha recompensa, a tua presença me cobrirá onde quer que eu ande, em nome de Jesus te peço e te agradeço.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics