segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

As três faces da bênção da lealdade




O tema lealdade tem saltado ao meu coração ultimamente. Então, fui procurar o sentido bíblico da palavra lealdade. Na versão atualizada de Almeida só encontrei a palavra duas vezes, no Velho Testamento: Deuteronômio 32:20 e em 1 Samuel 26:23, depois disso, assume os seus sinônimos.

A palavra lealdade no hebraico (emun), língua original do Velho Testamento, segundo o Dicionário de Hebraico de Strong significa “estabelecido, isto é, confiável, também (de forma abstrata) confiabilidade, fiel e verdadeiro.” Ela deriva de outra palavra, “'aman” uma “raiz primitiva que significa construir ou dar suporte a, sustentar, adotar como um pai ou cuidadora, figurativamente, ajudar (ou estar) firme ou ser fiel a, confiar, crer, ser permanente ou sereno; moralmente, ser verdadeiro ou certo (STRONGS, 2009, p.1).

O hebraico sempre nos leva a uma imagem para cada palavra. Então, nós temos três princípios que estão refletindo a lealdade: a confiabilidade, a fidelidade e a verdade a alguém. Esses princípios estão na raiz hebraica da palavra lealdade. Isso nos deixa três testes a respeito da lealdade que devemos fazer com relação a nós mesmos:

A primeira pergunta a fazer é: Deus pode confiar em mim?  Leve um tempo para responder essa pergunta antes de prosseguir... Vale à pena.

A segunda questão é: temos sido fiéis ao que o Senhor tem nos confiado a fazer? Porque Deus é fiel conosco e não mudará a sua natureza.

A terceira resposta que precisamos ter é: o nosso coração está no serviço de Deus? Temos sido sinceramente envolvidos na sua obra? Ou o nosso coração está em outro lugar?

A questão é que a lealdade é condição para a manutenção da aliança, da ligação com Deus. Sem lealdade, estamos desligados de Deus, ainda que mantenhamos todos os nossos rituais, leituras e aparências. Se o nosso coração não quer fazer o que Deus quer, não estamos sendo leais e a bênção da aliança não se manifestará porque está escrito:  Vamos procurar essas respostas no texto que segue...

Deus é confiável e nós também devemos ser








Para o princípio da confiabilidade temos o significado de crer. Aquele que é leal deve ser digno de receber confiança. A palavra, “amam” foi traduzida por “creu no Senhor” em Gênesis 15:6, quando Abraão foi considerado justo pela sua LEALDADE a Deus, ou seja, por sua fé.

Na realidade, Abraão reconheceu Deus como leal. Ele creu que Deus iria cumprir a sua promessa para com ele e depositou em Deus a sua lealdade de volta, confiando assim na lealdade de Deus. A partir do momento em que Deus teve a lealdade de Abraão, Ele tratou de selar o pacto dessa fé com uma aliança.

Uma aliança é um pacto espiritual que une duas vidas. Se não houver lealdade entre elas, a aliança não será possível. Mas, essa qualidade era compartilhada por Deus e Abraão, então, a bênção de Deus pôde fluir sobre Abraão e sua posteridade pelo mesmo princípio e espírito de lealdade, ou seja, confiança, fidelidade e verdade. E por Abraão ter sido leal, todos que tiverem o mesmo espírito leal, são abençoados:

E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça, e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado. (Romanos 4:11-12).

A fidelidade está ligada diretamente à aliança com Deus: “lisonjeavam-no, porém de boca, e com a língua lhe mentiam. Porque o coração deles não era firme para com ele, nem foram fiéis à sua aliança.” (Salmo 78:36-37).  A aliança nos dá uma rocha firme para nos basearmos. É nela que Deus se apóia para nos abençoar, como Ele disse a Davi: “conservar-lhe-ei para sempre a minha graça e, firme [leal] com ele, a minha aliança. ” (Salmo 89:28). Abraão foi confiável e isso o fez ser chamado amigo de Deus. A primeira pergunta a fazer é: Deus pode confiar em mim?  Leve um tempo para responder essa pergunta antes de prosseguir... Vale à pena.

O princípio da fidelidade


Sob princípio da fidelidade, a palavra “aman” nos desenha algo tremendo:

1) quem é leal está presente para fortalecer aquele a quem empenha a sua lealdade. As características dessa presença fortalecedora estão nos significados de “dar suporte, sustentar e permanecer firme”. Quem é leal não foge ou se volta contra a pessoa a quem se dedicava. Pessoas que constantemente se voltam contra seus aliados não são leais. Apenas se importam com as vantagens que podem obter das pessoas com que estão.

2) quem é leal investe com amor no crescimento daquele a quem ele(a) é leal. Isto está nos significados de “acompanhar o crescimento educando, cuidar, pai cuidadoso, adotar como um pai ou babá, ajudar”, etc. Quem é leal, se dá para que o outro cresça. Pessoas que nunca contribuem com seu crescimento, mas estão sempre focadas no que podem receber também não são suas amigas ou amigos leais.

3) quem é leal tem como precioso aquele a quem ele é leal. Pois lealdade significa colocar em um lugar especial. Você não pode desprezar algo ou alguém e dizer que é leal a ele.

Pode-se entender assim que maravilha será termos pessoas leais ao nosso lado. A lealdade a Deus nos faz sermos procurados por Ele e habitarmos na Sua presença: Os meus olhos procurarão os fiéis [leais] da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.” (Salmo 101:6). Assim podemos fazer Deus procurar por nós. Sendo fiéis, Ele nos encontrará.

A via de mão dupla da lealdade


Observe que essa é uma via de duas mãos, onde nós estaremos desfrutando da presença do Senhor para nos fortalecer, Ele estará investindo o seu cuidado em nós para que cresçamos e nos tendo por preciosos, enquanto que nós fortalecemos, investimos cuidado para fazer crescer e temos por preciosos seus interesses na terra. Aquele que é leal a Deus, precisa ser leal ao compromisso com Ele e com o que Ele nos delegou a fazer: “e disse-lhes [Jesus]: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. ” (Marcos 16:15). Essa obra, ele delegou à Igreja e não a apenas uma pessoa individualmente:

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço [ganhar vidas para e no reino de Deus], para a edificação do corpo de Cristo [manutenção das vidas ganhas], até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, (Efésios 4:11-13)

Lealdade no Novo Testamento


A igreja, com quem você se relaciona aqui na terra, só apareceu no Novo Testamento, e ele foi escrito em grego. Recuperei a palavra usada para leal ou fiel em grego, como foi traduzido na Almeida Revista e Atualizada para analisá-la. A palavra é “pistos”, significa digno de confiança, confiável, fiel e verdadeiro. Exatamente o mesmo que a palavra hebraica para leal.

Temos essa palavra em várias passagens. Paulo só se considerava apto para o ministério, porque Deus o considerou confiável, fiel: “sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel [pistos], designando-me para o ministério,” (1 Timóteo 2:12). As diaconisas também precisavam da qualificação da lealdade para exercerem seu ministério (1 Timóteo 3:11). A palavra “pistos” foi traduzida para designar aqueles que professam a fé em Cristo: “ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis [pistos], na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (1 Timóteo 4:12). Das pessoas que professam a fé em Cristo, espera-se que sejam leais, isto é, confiáveis, fiéis e verdadeiras.

O princípio da verdade


A segunda pergunta é: temos sido fiéis ao que o Senhor tem nos confiado a fazer? Porque Deus é fiel conosco e não mudará a sua natureza.

A nossa palavra hebraica para lealdade “aman” foi a palavra usada por José, quando pôs à prova os seus irmãos no Egito para ver se ainda eram capazes de entregar um irmão à escravidão “e trazei-me vosso irmão mais novo, com o que serão verificadas [aman] as vossas palavras, e não morrereis. E eles se dispuseram a fazê-lo.” (Gênesis 42:20), quando José diz que serão “verificadas as suas palavras”, na realidade, ele observava se a lealdade havia se desenvolvido nos irmãos, que o tinham traído e vendido como escravo, ou seja, se eles haviam deixado de ser desleais.

Verdade é descrita pelo dicionário Michaelis como “1. Conformidade do conhecimento com o real. 2. Realidade, exatidão. 3. Sinceridade, boa fé. 4. Princípio certo e verdadeiro. 5. Representação fiel de alguma coisa da natureza.”. Então, quando está relacionada a nós, pessoas, fala de uma coerência entre expressão ou a representação e as ações e fatos.

Mas, a verdade e a lealdade de Deus são ainda mais poderosas. O problema com a deslealdade é que ela não preza a verdade. Então, vários problemas surgem. João registrou o que Jesus nos disse sobre a verdade: “santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. ” (João 17:17). A deslealdade faz desprezar a Palavra “também desprezaram a terra aprazível e não deram crédito [aman] à sua palavra; ”(Salmo 106:24). A deslealdade nos afasta da Palavra porque os preceitos de Deus são leais: “As obras de suas mãos são verdade e justiça; fiéis, todos os seus preceitos.” (Salmos 111:7).





Isso nos traz a pergunta: o nosso coração... Por onde anda? O nosso coração está no serviço de Deus? Temos sido sinceramente envolvidos na sua obra? Ou o nosso coração está em outro lugar? Tudo aquilo com que Deus se compromete a ser fiel está em sua Palavra, daí a EXTREMA necessidade de a conhecermos o mais profundamente possível. E a deslealdade vai se opor a esse conhecimento o quanto puder.

Assim, precisamos buscar aplicar na nossa vida os princípios que queremos que Deus aplique a ela. Sei que lealdade não é um princípio que se aprende nas escolas, no trabalho, até, infelizmente, em muitas famílias, mas é um princípio básico composto de três elementos fundamentais: confiança, fidelidade e verdade. A confiança crê, a fidelidade fortalece continuamente o relacionamento pela prática da Palavra e a verdade mantém o coração aplicado aos propósitos aos quais somos leais.

Você tem duas direções para aplicar para a lealdade: a Deus, através da Palavra, e a seus próximos, para o propósito de Cristo. Seja como testemunho de uma vida leal a Deus em termos daquilo que somos, seja no compromisso de ser instrumento de fazer a obra de Cristo crescer na terra e disseminar o conhecimento da Salvação em Jesus como reflexos do Amor de Deus aos outros.

Sendo leais a Deus, estaremos reconhecendo a confiabilidade, a fidelidade e a verdade do Amor dEle na nossa vida, que é o primeiro mandamento. Essa lealdade nos leva a sermos fiéis a Ele amando os outros, que é o segundo mandamento pelo qual se resume toda a Bíblia. Ser leal é não abrir mão do que é desejado por Deus, é priorizar, guardar e fortalecer isso com sinceridade continuamente. Isso fará a diferença e maravilhosos resultados nas nossas vidas.

A questão central é: Somos leais (confiáveis, fiéis e verdadeiros) a Deus e aos homens? Se você quer desenvolver esse caráter, ore ao Senhor para que o ajude, porque tudo o que é bom vem de Deus. 

Você pode orar assim:

Querido Deus, ajuda-me a ser confiável na minha palavra, nos meus compromissos, no meu trabalho, na minha família. Eu te peço perdão pelas vezes que não fui assim. Senhor, que eu possa fortalecer meus amigos, minha família, que a minha língua não seja contra eles e nem a minha mente; que eu possa fortalecer o melhor nas pessoas, que estiverem na minha vida e estar ao seu lado para que elas recebam de ti. Guarda o meu coração com uma disposição real de fazer o bem de amar a verdade e a Tua Palavra acima de tudo, sabendo que só ela poderá me fazer confiável e fiel para que eu seja uma bênção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics