terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Eu quero mais...





Sofremos com dois extremos: por um lado, há aqueles que consideram Deus tão amigo que esquecem que Ele é Deus e é um Juiz Santo; de outro, temos pessoas que têm tanto medo de Deus, que não o buscam porque consideram que só vão encontrar condenação. Idéias erradas: amizade e amor não significam cumplicidade com o pecado; santidade e juízo não são perseguição, são condições mais do que favoráveis para quem quer servir a Deus porque vêm nas mãos da Sua Misericórdia e Amor, quando o coração está arrependido.

A santidade nos separa do que nos faz mal. Querer o amor sem a santidade é ser como alguém que traz a comida que você mais gosta dentro de pratos imundos... O juízo nos recompensa por desejar e optar pelo bem, pois “de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6). Nós corremos essa carreira por um prêmio,  por isso Paulo dizia: “[...] uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13-14). Para haver recompensa, precisa haver julgamento para saber se há mérito. Mas, no desequilíbrio, ou temos esquecido Deus como Senhor da Justiça ou dEle como Pai.

No momento em que percebemos o quanto nós necessitamos do Amor do Senhor, Ele se torna prioridade nas nossas vidas. Mas somente quando o reconhecemos  como a Fonte da Vida. Você pode viver sem comida até 40 dias (se você estiver em saúde perfeita), mas não sobrevive sem água mais de três dias. O Senhor Jesus tem a Água Viva. Somente quando o reconhecemos como Senhor, como necessário, fundamental, o princípio e a direção final de tudo, é que estamos na posição de receber o melhor dEle: “se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:19). Assim como não suportamos mais de três dias sem água, a nossa vida espiritual não vai sobreviver sem tempo diário com Deus. Então, hoje eu lhe convido a uma experiência de fortalecimento espiritual que é poderosa e única. Se você quer mais da presença de Deus na sua vida, continue a ler o restante do texto.

Separando tempo e espaço para Deus





Nenhum relacionamento sobrevive à falta de contato e de zelo. Deus não é um banco onde você faz depósitos e retiradas. Ele quer se relacionar conosco como um Pai amoroso e santo: “por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, ” (2 Coríntios 6:17-18). Talvez você não saiba muito sobre o assunto, talvez você tenha ouvido a respeito como uma tradição de deixar de comer e/ou beber. Talvez você veja uma prática estranha nisso, mas uma das mais poderosas formas de ouvir a vontade de Deus é o JEJUM. Mas é muito mal compreendida.

Entretanto, há assuntos que só serão resolvidos por pessoas que se dedicam a Deus, dessa forma. Veja esse relato de Jesus quando resolveu um problema que seus discípulos não resolveram:

19 Então, os discípulos vieram até Jesus e perguntaram a ele em particular: Por que nós não pudemos expulsá-lo? 20 Ele lhes disse: por causa da pequenez de sua fé [isto é, sua falta em confiar descansada e firmemente]. Pois verdadeiramente eu lhes digo que se vocês tiverem fé, [que é viva] como uma semente de mostarda, vocês poderão dizer a essa montanha: Mova-se daqui para acolá e ela se moverá; e nada será impossível para vocês. 21 {Mas esta espécie não sai exceto por oração e jejum.} (Mateus 17:19-21 – Bíblia Amplificada).

Uma estratégia de fortalecimento


O jejum é o ato de levar sua tristeza e necessidade ao Senhor e ser humilde diante dEle na sua necessidade dEle. A palavra original no hebraico para jejum significa “cobrir a boca” (‘tsoom’). É semelhante ao ato de ter a barba raspada, o que era proibido e vergonhoso para um judeu no velho testamento (Levítico 19:27; 21:5). Observe a vergonha desses hebreus, servos de Davi, que foram enviados como mensageiros a um rei por Davi e que tiveram a metade de sua barba raspada, assim como ficaram sem a metade da roupa... Tudo significava a mesma coisa, vergonha:

4  Tomou, então, Hanum os servos de Davi, e lhes rapou metade da barba, e lhes cortou metade das vestes até às nádegas, e os despediu. 5  Sabedor disso, enviou Davi mensageiros a encontrá-los, porque estavam sobremaneira envergonhados. Mandou o rei dizer-lhes: Deixai-vos estar em Jericó, até que vos torne a crescer a barba; e, então, vinde. (2 Samuel 10:4-5).

Jejum é tempo com Deus. É buscar uma experiência mais profunda com o Espírito Santo. É descobrir-se diante dele nas suas limitações e necessidades.

O povo de Deus não está mais acostumado com o jejum. Está acostumado com o prazer e o suprimento. É isto que todos os meios de informação pregam todos os dias. As televisões ficaram light, até as versões da bíblia ficaram light, enquanto o povo de frente a elas engordou e tornou-se vagaroso para obedecer. Mas a bênção chega na mesma velocidade da nossa fidelidade e sede de Deus. Então, quando somos vagarosos em buscar, a bênção se demora pelo caminho. E porque ela se demora, nós achamos que precisamos trabalhar e estudar mais ou ter mais prazer. E, então, dedicamos menos tempo para Deus. Assim, a fonte de vida se seca. Hoje, é tempo de parar e buscar a Deus!

A carne, um problema crônico


A carne é a nossa natureza humana descoberta da glória de Deus. Quando o homem foi criado, foi revestido da glória de Deus, por isso a roupa física não tinha a menor importância. No texto “contudo, Tu o fizeste um pouco menor do que Deus [ou que os seres celestiais] e Tu o coraste com glória e honra.” (Salmo 8:5 – Bíblia Amplificada), o original, que é traduzido para ‘coroaste’, pode ser traduzido também como colocaste um cerco completo como uma redoma ou uma cobertura completa como os muros de uma cidade fortalecida. 

Ao entrar o pecado no mundo, essa cobertura, ou proteção de glória foi perdida e o que era coberto pela glória, tornou-se ‘bakar’, pedaço de carne exposta, sem pele, sem cobertura: “então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.” (Gênesis 6:3).  A palavra ‘carne’ é muito interessante no original, pois significa corpo nu, ou corpo desprovido de pele e também significa pecado.

O pecado é a ausência da glória de Deus. Onde a presença do Espírito Santo é retirada ou onde ainda não domina, predomina o pecado. Observe a obra do Espírito Santo sobre o corpo: 

11  Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. 12  Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. (Romanos 8:11-12). 

Assim, o corpo não vivificado, controlado e animado pelo Espírito é carne. O trabalho de vivificação do corpo pela submissão da carne ao Espírito é constante, por isso também é constante a luta para dominar a carne, que é um inimigo que não se converte:

7 [Isto é] porque a mente da carne [com seus pensamentos e propósitos carnais] é hostil a Deus, pois ela não se submete a si mesmo à Lei de Deus; e realmente ela não pode fazê-lo. 8 Então, aqueles que estão vivendo a vida da carne [ fornecendo alimentos para os apetites e impulsos da sua natureza carnal] não agradam {ou} satisfazem a Deus {ou} são aceitáveis a Ele. 9 Mas vocês não estão vivendo na carne, vocês estão vivendo a vida do Espírito, se o Espírito [Santo] de Deus [realmente] habita dentro de vocês [direciona e controla vocês]. Mas se qualquer pessoa não possui o Espírito de Cristo, ela não é dos seus [ela não pertence a Cristo, ela não é realmente um filho de Deus]. 10 Mas se Cristo vive em você, [então embora] seu corpo [natural] esteja morto por causa do pecado {e da} culpa, o espírito está vivo por causa da retidão [que Ele imputa a você]. (Romanos 8: 7 -10 - Bíblia Amplificada).

O jejum é uma arma contra a força da carne.

Buscando a presença do Espírito Santo


Humilhar-se, rebaixar-se diante do Senhor, reconhecer que você é pequeno, não tem sabedoria e nem retidão suficientes para nada sem Ele, provoca o efeito de lhe fazer ser levantado por suas mãos poderosas: “o SENHOR ampara os humildes e dá com os ímpios em terra.” (Salmo 49:2). É tempo de mortificar a carne. É tempo de aprender com Deus lições difíceis, que requerem esforço particular. É preciso que se levante um povo que jejue e ore da maneira que agrada a Deus. É preciso de uma geração com um coração sadio que se abstenha do mundo e da carne, e tenha ouvidos para ouvir a vontade de Deus, aqueles que desejam o centro da vontade dEle. Um povo que volta arrependido para o Pai lamentando sua auto-suficiência sem Cristo.

Tudo o que você abre mão para buscar a Deus é oferta riquíssima para Ele. Por favor, não diga que não tem tempo para buscar a Deus. Você não pode dizer que não tem tempo para respirar, comer e beber. Tempo, como seu coração já sabe e lhe diz constantemente, é questão de prioridade. Você tem tempo para trabalhar, estudar, cuidar da casa, comer, beber, dormir, e às vezes ou muitas vezes, passear, ver os amigos (nem que seja nas redes sociais).  Não dar tempo para ler a Palavra, orar ou ir à congregação é roubar de si mesmo a oportunidade de viver bem. No Velho Testamento Deus nos apresentou um padrão de adoração e não havia culto sem oferta de sacrifício. O sacrifício que precisamos entregar é de vida, da vida da carne.

Se você alimentar a carne ela lhe destruirá. Então, controle-a, abstenha-se do que lhe dá prazer e dê lugar ao Senhor e Ele se manifestará poderosamente na sua vida.

Corpo é carne?


Atenção, o conceito de carne que a bíblia apresenta não é meramente o corpo, mas o corpo sem o controle do Espírito Santo. Não há como Deus fazer sem a obra dele na sua vida sem você lhe dar matéria-prima. A matéria-prima de Deus é o passo de fé, é a busca, é a entrega: “pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8  Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7:7-8). 

Há uma promessa de cura e restauração para quem busca e se entrega:  “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14). Talvez esse versículo seja a maior definição do momento do jejum. O povo de Deus se mostrando necessitado, submisso, orando e buscando a presença dEle.


Fortalecendo o Espírito Santo em nós


Uma das maiores armas contra a carne e a favor do Espírito é o jejum (se não for a maior, só posso dizer que para mim é a maior). Mas é preciso entender o que é jejum para Deus. Ele nos deixou a descrição do  jejum que lhe agrada em Isaías 58. 

Primeiro, retiram-se a aparência de fidelidade e os rituais:  

1 CLAMA ALTO, não se poupe. Levanta a sua voz como uma trombeta e declare a meu povo sua transgressão e à casa de Jacó os seus pecados! 2 Contudo eles buscam, inquirem a respeito e requerem diante de mim diariamente e se deleitam [externamente] em saber meus caminhos, como [se eles fossem realmente] uma nação que pratica a retidão e não esqueceram a ordenança do se Deus. Eles me pedem meus julgamentos justos, eles se deleitam em se aproximar de Deus [nas formas visíveis]. (Isaías 58:1-2)

Depois, Deus mostra o que o jejum realmente deve ser e que ele não é aceito sem uma conduta de vida de servos e que não são aceitos os egoístas, que vivem em função de si mesmos:

3 Por que nós temos jejuado e Tu não vês? Por que nós temos afligido a nós mesmos e Tu não tomas conhecimento disso? Observem [Oh, Israel], nos dias de seus jejuns [quando vocês deveriam estar lamentando pelos seus pecados], vocês procuram lucrar nos seus negócios e [ao invés de parar todo o trabalho, como a lei diz que vocês e seus servos deviam fazer] vocês extorquem dos seus servos contratados que façam o trabalho completo. 4 [Os fatos são que] vocês jejuam apenas para contendas e debates e para golpearem com o punho da maldade. Jejuando como vocês fazem hoje não farão que sua voz seja levada até às alturas. (Isaías 58:3-4)

O jejum não é o ato mecânico de ficar sem comer ou ir para uma reunião de oração chorar para os outros verem.

5 Será um jejum como o seu o que eu escolhi, que um dia um homem humilhe a si mesmo com tristeza em sua alma? [É o verdadeiro jejum meramente mecânico?] É apenas curvar a sua cabeça como um junco e estender uma roupa de saco e cinzas sobre ele [para indicar uma condição de coração que ele realmente não tem?] Você chamaria isso um jejum e um dia aceitável ao Senhor? (Isaías 58:5)

Esse é o jejum que Deus escolheu:


(1)  Ajudar as pessoas a serem livres... Lembre-se, o perdão solta as pessoas e a mágoa as prende. A Palavra liberta os corações e os corpos enfermos. Jejum sem perdão não é aceito por Deus (Mateus 5:23-24): “[ao invés] não é este o jejum que eu tenho escolhido: soltar os laços da maldade, desfazer as amarras do jugo, deixar o oprimido ir livre e que você quebre todo jugo [de escravidão]?” (Isaías 58:6).

(2)  Repartir daquilo que você tem com aquele que necessita. Às vezes, não é algo físico, mas espiritual, a Palavra de Deus é alimento espiritual (João 6:55), a reconciliação nos cobre da nudez do pecado (Tiago 5:20): “[o verdadeiro jejum] não é dividir seu pão com o faminto e trazer o pobre sem abrigo para a sua casa – quando você vir o nu, que você o cubra e que você não se esconda a si mesmo [das necessidades de] sua própria carne e sangue?” (Isaías 58:7).

E as promessas de Deus vão se realizar na sua vida

8 Então, sua luz brilhará diante de você como a manhã e sua cura (sua restauração e o poder de uma nova vida) brotará rapidamente; sua retidão (sua justiça e seu relacionamento reto com Deus) irá adiante de você [conduzindo você para a paz e prosperidade] e a glória do Senhor será uma fileira á sua retaguarda. 9 Então, vocês chamarão e o Senhor responderá; vocês clamarão e Ele dirá: Eis-me aqui. [...] (Isaías 58:8-9a).

E seguem as recomendações de correção para o jejum verdadeiro...


O jejum verdadeiro é aquele em que você procura mudar para se assemelhar a Deus. Deus não mudará pelo jejum. Deus não muda eternamente. Ele já é perfeito. O jejum é tempo de nós buscarmos nos alinhar com Deus para que Ele se manifeste em nós e na situação pela qual estamos pleiteando e sofrendo. A direção é o amor praticado e não rituais formais:

9 [...] Se vocês lançarem fora de seu meio jugos de opressão [onde quer que vocês os encontrarem], o dedo apontado com desdém [para o oprimido e o piedoso] e toda a forma de falar falsa, cruel ou rude, injusta e má, 10 e se vocês derramarem aquilo com que vocês sustentam a sua própria vida aos famintos e satisfizerem a necessidade dos aflitos, então brilhará sua luz e se levantará das trevas e sua obscuridade e tristeza se tornará como o meio dia. (Isaías 58:9b-10).

E seguem as promessas para os que se assemelham a Deus e manifestam o seu amor...

11 e o Senhor os guiará continuamente e os satisfará na estiagem e em lugares secos e fará os seus ossos fortes. E você será como um jardim regado e como uma fonte de água cujas águas nunca falham. 12 e suas antigas ruínas serão reconstruídas; você levantará os alicerces [dos prédios que tinham sido abandonados] por muitas gerações; e vocês serão chamados Reparadores de Brechas, Restauradores de Ruas para Morar. (Isaías 58:11-12)


Existem vários tipos de jejum?


Observe, que todas as requisições que Deus faz têm uma essência: deixar de servir a si mesmo e dedicar-se ao Senhor. O Senhor cita como tipos de jejum: ajudar a libertar pessoas, isso pode ir desde a ação civil de libertar quem está preso injustamente, até a pregação do evangelho; mudanças de atitude e ação para com o outro, como deixar de desprezar, deixar de mentir, ser cruel, mau ou injusto; ações em benefício de outras pessoas que necessitam de apoio ou ajuda, como alimentar os pobres e também aos angustiados.

9 [...] Se vocês lançarem fora de seu meio jugos de opressão [onde quer que vocês os encontrarem], o dedo apontado com desdém [para o oprimido e o piedoso] e toda a forma de falar falsa, cruel ou rude, injusta e má, 10 e se vocês derramarem aquilo com que vocês sustentam a sua própria vida aos famintos e satisfizerem a necessidade dos aflitos, então brilhará sua luz e se levantará das trevas e sua obscuridade e tristeza se tornará como o meio dia. (Isaías 58:9b-10).


Se a internet, a novela,  um alimento ou qualquer outra atividade são mero prazer e você se abstém disso por um tempo para dedicar-se e buscar o Senhor e praticar seu amor, você está optando por fortalecer o espírito e enfraquecer a carne através da abstenção, isso é jejum, sim. Fisicamente, se você está num momento de grande estresse, passando por dificuldades, e pára de comer, o seu metabolismo tende a diminuir e será mais fácil reequilibrar. Eu utilizo isso quando estou com problemas com a ansiedade. Mas, isso você deve testar e falar com seu médico. Você pode mudar a alimentação, como fez Daniel (Daniel 10:2-3). Só que o exercício de disciplina física não substitui o exercício espiritual de entrega em amor que envolve o jejum.

Por outro lado, eu gosto sempre de fazer o contraponto, privar-se de algum prazer, alimento ou atividade meramente por se privar não caracteriza o jejum, porque falta o elemento da busca e da entrega ao Senhor. Mas, se você retirar alguma coisa que alimenta a carne, precisa oferecer esse espaço ao Espírito. Então, aí está um jejum, conforme o texto de Isaías. Senão, pode chamar de dieta, exercício mental, caridade, etc. Precisa ser originado, motivado e direcionado pelo reconhecimento da necessidade de aproximar-se e servir a Deus.

O Sábado do Novo Testamento


Compreendendo que, no Novo Testamento, todos os dias são Sábados, Dias do Senhor. Dias que devemos viver dando a prioridade de servir ao Senhor. É claro que ele vai nos proporcionar diversão, Ele quer que o sirvamos com alegria (Salmo 100), mas Ele deve vai ser deixado para trás enquanto nós nos divertimos. É claro que vamos trabalhar e estudar, mas o que fizermos será para a glória de Deus. Todos os dias o Senhor deverá ter o seu espaço garantido no trono do nosso coração. Como ouvi de uma jovem nesses dias: nossas ocupações aqui são apenas paradas do caminho, mas o destino é o Senhor. Não podemos trocar o destino pelas paradas.

13 Se vocês voltarem atrás seus pés de [viajarem a negócios ou prazer deixando indevidamente de cultuar a Deus no] Sábado, de se ocuparem em seus próprios prazeres no meu Santo dia e chamarem o Sábado um deleite [espiritual], o dia santo do Senhor honorável e o honrarem [ao Sábado e ao Senhor] e não forem por seus próprios caminhos ou buscarem ou encontrarem seu próprio prazer ou falarem suas próprias  palavras [à toa]. 14 Então, vocês se deleitarão no Senhor e eu farei com que vocês corram nos lugares altos da terra e eu os alimentarei com a herança [prometida a vocês] vinda de Jacó seu pai; pois a boca do Senhor o falou. (Isaías 58:13-14)

Se jejuarmos e buscarmos ao Senhor nos entregando a Ele de coração, buscando compreender a sua Palavra, o Espírito Santo nos encherá e iluminará de forma tão especial que a luz que brotará em nossa vida será como a do meio dia. Onde houver trevas, será gerada luminosidade; onde não houver caminho, será aberto um porque ouviremos a vontade do Senhor. Parar e dedicar tempo para conhecer a Palavra do Senhor e orar ilumina a vida e restaura áreas destruídas há muito tempo. A fé animada pelo Espírito torna viva a Palavra e o mundo espiritual se revela, nos tornando fortes e vencedores sobre nossos inimigos: a carne, o mundo e o diabo.



Convido você a separar um tempo e parar tudo e se dedicar a ficar com o Espírito Santo e a sua Palavra. Para buscar em Deus todo o suprimento que necessita, para meditar e verificar em que precisa de correção na sua vida, não só o que você deseja que Ele faça, mas o que você quer ser e fazer para Ele. Se possível,  e não é problema médico, diminua a quantidade ou a qualidade de comida (por exemplo, Daniel deixou de comer coisas agradáveis). Então, exponha-se ao poder transformador do Espírito Santo, através da Sua Palavra e da oração. Essa experiência será inesquecível e fundamental na sua vida. Você deve repeti-la sempre que precisar de forças e renovação.

Precisamos da prática de jejum e oração com compreensão e intenção corretas, continuamente, de tempos e tempos, quando sentimos que as inquietações e angústias estão batendo à porta e começando a nos abalar. O jejum fortalece o Espírito, portanto, aquieta a carne.

Seja sensível à diminuição da Paz e da alegria. Pare para restaurá-las. Elas são a essência da vida cristã. Cultive-as e resgate-as quando ameaçadas. Guarde sua vida com Deus como algo precioso. Cuide do seu Cuidador dentro de você. Escute-o e ame-o continuamente e a sua vida vai mudar. Nada que você fizer como um ritual repetitivo vai mudar sua vida. Mas, nada resistirá ao poder de mudança de aproximar-se de Deus como pessoa com sinceridade e humildade, sujeitando-se aos ajustes que Ele quiser fazer.


Convido você a separar um tempo e parar tudo e se dedicar a ficar com o Espírito Santo e a sua Palavra. Para buscar em Deus todo o suprimento que necessita, para meditar e verificar em que precisa de correção na sua vida, não só o que você deseja que Ele faça, mas o que você quer ser e fazer para Ele. Se possível,  e não é problema médico, diminua a quantidade ou a qualidade de comida (por exemplo, Daniel deixou de comer coisas agradáveis). Então, exponha-se ao poder transformador do Espírito Santo, através da Sua Palavra e da oração. Essa experiência será inesquecível e fundamental na sua vida. Você deve repeti-la sempre que precisar de forças e renovação.

Precisamos da prática de jejum e oração com compreensão e intenção corretas, continuamente, de tempos e tempos, quando sentimos que as inquietações e angústias estão batendo à porta e começando a nos abalar. O jejum fortalece o Espírito, portanto, aquieta a carne.

Seja sensível à diminuição da Paz e da alegria. Pare para restaurá-las. Elas são a essência da vida cristã. Cultive-as e resgate-as quando ameaçadas. Guarde sua vida com Deus como algo precioso. Cuide do seu Cuidador dentro de você. Escute-o e ame-o continuamente e a sua vida vai mudar. Nada que você fizer como um ritual repetitivo vai mudar sua vida. Mas, nada resistirá ao poder de mudança de aproximar-se de Deus como pessoa com sinceridade e humildade, sujeitando-se aos ajustes que Ele quiser fazer.






2 comentários:

  1. Muito bom o texto e de grande esclarecimento. No entanto gostaria de perguntar, se o jejum ele só pode ser realizado a partir da abstinência alimentar, ou se poderá ser feito de outra coisa, por exemplo, abster-se da internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Gabriella, sua pergunta é extremamente oportuna. Deu-me até a ideia de editar o texto e acrescentar isso. Observe, que todas as requisições que Deus faz têm uma essência: deixar de servir a si mesmo e dedicar-se ao Senhor. Se a internet ou qualquer outra atividade são mero prazer para você e você se abstém disso para dedicar-se e buscar o Senhor, você está optando por fortalecer o espírito e enfraquecer a carne através da abstenção, isso é jejum, sim. Por outro lado, eu gosto sempre de fazer o contraponto, privar-se de algum prazer por se privar não caracteriza o jejum, porque falta o elemento da busca e da entrega ao Senhor. Se retirar alguma coisa da carne, precisa oferecer esse espaço ao Espírito, então, aí está um jejum conforme o texto de Isaías. Senão, pode chamar de dieta, exercício mental, etc.

      Espero ter ajudado.

      Excluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics