quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Muito melhor do quevocê imagina





Aconteceu uma coisa comigo que me chamou a atenção para algo importante na nossa vida cristã. Eu comprei um par de óculos de sol na ótica para garantir a proteção dos olhos contra os raios UVB e UVA. Os óculos já vêem na venda com uma bolsa que os guarda, mas ela era de tecido e não os protegeria dentro da minha bolsa com seus mil e um moradores (a famosa “bolsa de mulher”). Então, comprei uma outra bolsa, mais dura, que comportaria os óculos com mais segurança. A moça colocou os óculos dentro da capa nova e saí. Só me dei conta de que tinha deixado a outra bolsa, que era minha por direito, na loja, quando minha sobrinha falou que a vendedora a tinha tratado da mesma forma, mas ela tinha exigido que a bolsa de tecido fosse entregue também.

Quantas vezes estamos sendo lesados na plenitude de nossos direitos e não percebemos? Temos um inimigo que pode não vencer a batalha final, mas vai tentar roubar, matar e destruir, tanto quanto ele possa pelo caminho (João 10:10). O que pode detê-lo é a nossa fé (1 João 5:4). Mas, a fé não é algo nato, instintivo, ela vem de uma fonte alimentadora que é o conhecimento dos nossos direitos e deveres (Romanos 10:17). Ela cresce, como Paulo dizia no cumprimento aos tessalonicenses: “Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, [...]” (2 Tessalonicenses 1:3a).  Jesus repreendia os apóstolos pela sua pequena fé (Mateus 8:26; 14:31), mas elogiava a mulher grega pela sua fé surpreendentemente grande: “Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.” (Mateus 15:28).

A mesma fé que cresce pode desfalecer, desaparecer, pois Jesus disse a Pedro: “Eu, porém, roguei por ti [Pedro], para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.” (Lucas 22:32). E Paulo instrui aos filipenses que deveriam batalhar pela fé: “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;” (Filipenses 1:27).   
  
É sobre a plenitude de tudo que a fé em Jesus Cristo nos traz, que vamos tratar hoje. Tudo começa na fé para a salvação. Muitos querem se relacionar com Deus através seus próprios méritos, mas a Palavra de Deus mostra apenas um caminho: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6). O princípio da salvação é a fé, ela é sua base e estrutura: “porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” (Efésios 2:8).


A essência é que os homens pensam muito mais de si mesmos para o bem e para o mal do que Deus. Para Deus, o salário do pecado é um só para todos, a morte, “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” (Romanos 3:23). Considerando todos os pecados iguais, Deus entregou a todos os homens a mesma chance e forma de salvação: “mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.” (Gálatas 3:22).

Porquê Jesus Cristo pode salvar? Porque Ele pode tirar o pecado que nos separa de Deus. O livro de Isaías mostra o que nos separa de Deus e o mover de Deus para nos reunir a Ele, tirando o pecado no Cristo:

1  Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. 2  Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. (Isaías 59:1-2).

Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. (Isaías 53:12).

Então, se nos arrependemos e pedimos perdão dos pecados, aceitando o pagamento realizado por Jesus, começa o caminho de descoberta de tudo oque Deus tem para nós. Pois esse mover de Deus para acudir o homem chama-se salvação e ela é plena, completa, traz a cobertura total de nossas necessidades.

A plenitude da salvação





nteressante que tendemos a espiritualizar o que não é apenas do reino do espírito e perdemos muito com isso. Afinal, se em tudo o que fizermos podemos glorificar a Deus, tudo pode ser tocado pelo reino do espírito e pela salvação espiritual: 
“portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31).


A missão de Jesus é salvar a humanidade, portanto, a palavra salvação vai manifestar a essência da manifestação dessa missão. A palavra “soso” do grego é utilizada no Novo Testamento para significar: cura, libertação, paz, preservação e perfeição em Cristo. Observe um dos aspectos entre a salvação e a fé que obteve manifestação imediata na vida de uma senhora que sofria de hemorragia por doze anos. Quando ela tocou Jesus e foi curada, Jesus lhe disse: “[...] Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.” (Marcos 5:34). Aqui, fica claro que a fé que salva através de Jesus, livra da enfermidade e do mal.

A origem da fé


Todo aquele que não conhece seus direitos não poderá usufruir deles. A fé é convicção do que se espera (Hebreus 11:6). Mas, existe um obstáculo a ser vencido antes de esperar:

Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! (Romanos 10: 14-15)

Assim aconteceu com um coxo de nascença, que vivia em Listra enquanto Paulo e Barnabé pregavam o evangelho, aconteceu que: “ Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado, disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés! Ele saltou e andava.” (Atos 14:9-10).

Observe que Paulo e Barnabé pregavam o evangelho da salvação em Cristo, o homem ouvia, Paulo viu a fé em nos olhos do coxo de nascença e deu a ordem para a cura pela salvação, que tinha pregado. A fé da salvação também restaurou completamente o corpo daquele homem, então acontecia ali um evangelho que ia além de conceitos morais e sensações emocionais.

A ignorância que impede a plenitude


Imediatamente após o milagre de curar o coxo de nascença, Paulo reconheceu a origem do feito em Cristo diante das multidões, tentando impedi-la de dar-lhe o crédito, mas havia tanta ignorância espiritual naquele lugar, que eles terminaram sendo apedrejados por não aceitarem para si a glória do feito (Atos 14:11-20). Isso mostra que uma visão parcial da fé pode roubar a fé para a salvação plena. Paulo levantou-se, entrou na cidade e continuou sua missão de pregar o evangelho e, apesar da ignorância de tantos, muitas igrejas foram abertas ali (Atos 14:21-23), baseadas na convicção de uma fé, que atingiu do espírito até à vida física de um homem.

O mesmo Deus, que sarou o coxo, levantou o pregador depois de apedrejado. Aleluia! O mesmo Deus que perdoou Paulo, levou-o a estimular os discípulos a que suportassem qualquer coisa para servir a Cristo. Plenitude é a palavra-chave.

A Palavra da salvação


Da importância da fé ninguém duvida, mas nem todos têm uma noção da importância de conhecer a Palavra. Observe o caso de Cornélio, homem temente a Deus, ofertante e reconhecido como pessoa temente a Deus. Orava ao meio dia, buscando a Deus, quando o Senhor veio ao seu encontro, enviando um anjo para lhe mostrar como alcançar a plenitude, que ele buscava. Era pleno meio dia, num calor de 50 graus e ele orava. Observe como Pedro relata o convite que recebeu a pregar na casa de não judeus (o que não era permitido fazer pela tradição judaica – Atos 10:28-29): “13  E ele nos contou como vira o anjo em pé em sua casa e que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar Simão, por sobrenome Pedro, 14  o qual te dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa.” (Atos 11:13-14) .

Pergunte-se: Por que o anjo não disse logo tudo que tinha que dizer? A resposta é que o evangelho foi comissionado e designado para a igreja anunciar e não para os anjos. É obra para os filhos:

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Mateus 28:19-20)

mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. (Atos 1:8)

Nós recebemos a ordem para fazer discípulos de todas as nações, nós recebemos a incumbência e o poder de sermos testemunhas de Cristo, não os anjos. Os anjos obedecem competências estabelecidas por Deus como servos a favor dos que vão herdar a salvação (Hebreus 1:14), ou seja, anjo ajuda, mas não faz o serviço. E por isso guiaram Cornélio até Pedro e o Espírito guiou Pedro até Cornélio.

A conseqüência de pregar um evangelho pleno


Veja o teor da pregação de Pedro:

Deus trata a todos os homens segundo sua fé e não por diferenças humanas: “Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.” (Atos 10:34 – 35).

Anuncio o evangelho da Paz de Jesus Cristo e TODO O BEM feito por Ele:

Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos. Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judéia, tendo começado desde a Galiléia, depois do batismo que João pregou, como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; (Atos 10:36-38)

O testemunho da morte e da ressurreição de Jesus, como cumprimento das promessas da Vinda do Messias:

39  e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro. 40  A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, 41  não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; 42  e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos. 43  Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados. (Atos 10:39-43)

E, agora, o relato do resultado, o MOVER PLENO DE Deus:

Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; 46  pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro:   Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?   E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias. (Atos 10:44-48)

Ninguém esperava que o mesmo derramar de pentecostes ocorresse em casa de gentios, chamados de cães, Aceitá-los no batismo era aceitá-los como iguais, irmãos. Isso quebrava todas as expectativas dos discípulos judeus, mas Deus sempre faz e fará MUITO MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINA! Se você espera uma coisa boa, Ele lhe surpreenderá com uma melhor ainda. Ele está caprichando no seu presente. Pode ter certeza.





Queridos leitores e leitoras, o que quero enfatizar hoje é que a largura do evangelho que compreendermos e pregarmos é o evangelho que vamos viver. Jesus deseja para nós a plenitude do que Ele conquistou, mas nós precisamos de ter revelação de Deus para isso para podermos viver o que Ele quer que vivamos. Por isso Paulo orava pelos efésios como se vê abaixo:

Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21  acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. 22  E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23  a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. (Efésios 1:15-23)

Faça essa oração por você e peça a Deus para lhe dar o que é necessário para que você possa desfrutar tudo o que Jesus conquistou na cruz para a sua vida:


Querido Deus, dá-me espírito de sabedoria e revelação, ilumina meus olhos para que eu possa ver tudo o que há para que seja, tenha e possa em Cristo Jesus, que Teu poder opere em mim, manifeste tua natureza e tua herança, mostra o poder que ressuscitou Cristo em minha vida, mostra-me a tua autoridade sobre todos os inimigos naquele que Tu me deste, que Jesus me encha plenamente, em tudo, eu te peço em nome de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics