segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Discernindo os alvos para o novo ano




Conta-se uma estória que Ghandi, o sábio pacifista indiano, foi convidado certa vez para um jantar com um governante do seu país, mas indo com um traje modesto para o evento, foi barrado pelos seguranças.

No dia seguinte, enviou uma caixa ao  governante com o seguinte bilhete anexado: “Se o que importa para você é encontrar com o terno, o envio para você.”

Ghandi, líder pacifista indiano
Nós podemos considerar que esse erro de julgamento não é novo na sociedade atual. Nós somos instigados a primarmos pela capa e não pelo conteúdo dos "livros" pessoas. Mas, isso não é um problema novo. Jesus já dizia: “não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.”  (Mateus 15:11 ) e “[...] porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12:34).

Priorizar o que é interior ao invés do exterior é um desafio a enfrentar nos posicionamentos que tivermos de assumir para os planos do novo ano que se aproxima. Uma das correntes contrárias poderá ser contra a maré do consumismoonde ter é mais importante do que ser, ou até engana como se pudesse determinar o que se é.  Essa versão do materialismo, a Bíblia chama de avareza. Será que aquilo que você planeja adquirir e até se endividar nos seus planos de ano novo tem um motivo que Deus considera justo? Jesus o teria pelos mesmos motivos? Boa questão para alinhar os seus planos de investimento com os de Deus. Se você está planejando ser a partir do ter, esteja certo de que está tentando andar de cabeça para baixo e vai chegar a um ponto de colapso mais cedo ou mais tarde.

Outra inversão de valores é o culto ao corpo, onde as formas e o prazer superam a vida, que anima os gestos e separam o compromisso do amor, transformando pessoas em objetos de culto do prazer ou da vaidade. O externo domina a vida interior e ela se esvazia. Todo mundo quer perder peso no início do ano... “Por que” é a questão. Se for para parecer a Barbie e o Ken, pode esquecer, porque eles não são pessoas. São imagens distorcidas, que nem os artistas de Holywood suportariam. Aliás, segundo os anatomistas, se uma mulher fosse como a Barbie, o útero não caberia em sua bacia. Daí, deduza o restante...  

Amplie seus verdadeiros horizontes




Onde você precisa investir no próximo ano? Descubra as suas potencialidades a partir daquilo que Deus o abençoou este ano, por exemplo... A falta de gratidão, muitas vezes, faz com nós pensemos em avanços reais acontecem a partir de saltos e não de um processo. A vida e o crescimento são processos e não saltos astronômicos para os picos dos montes. Isso só acontece em filmes de ficção, desenho animado e história em quadrinhos.

Leia a biografia de qualquer pessoa famosa que conseguiu muitas conquistas. Quando o salto é grande demais, eles são apenas imagens forjadas por campanhas de marketing e vivem como personagens da fama instantânea, poucos sobrevivem. Para sobrevivermos e continuarmos crescendo, precisamos nos construir durante o processo e continuarmos pessoas inteiras. Essa fama instantânea não funciona com artistas e nem com empresários, pois não é acompanhada de amadurecimento interno. 

Jesus aprendeu a obediência com aquilo que sofreu (Hebreus 5:8). Observe que foi assim na experiência de cada pessoa de sucesso na Bíblia, as suas conquistas foram construídas através da intimidade com Deus no seu dia-a-dia. Eles encontraram o projeto de Deus para sua vida e não apenas cumpriram sua própria vontade a qualquer custo. Isso vai diferenciar os seus métodos, tanto quanto o seu resultado.

Deus tem planos para você


Ele diz: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29:11). As intenções dele são de trazer à realização os nossos melhores desejos, aqueles que vão trazer paz. “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.”  (Salmo 37:4).  

Busque ao Senhor para planejar os seus investimentos e prioridades e não os anúncios de TV ou o top das pesquisas ou da moda. A conquista que vem de agradar o Senhor é guardada e provida por Ele mesmo.

Observe os dois princípios a seguir:

“A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto.” (Provérbios 10:22);

“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).

  Se colocarmos as coisas na ordem de prioridade correta, as vitórias vão valer à pena e não serão rapidamente destruídas e nem se tornarão destrutivas. Pense nisso e ore para que Deus lhe mostre os planos dele para a sua vida em 2012 e garanta seu sucesso e, principalmente, a sua Paz.

Estamos nos reunindo para buscar isso em conjunto ao Domingos, às 18 h 30 min e às quintas feiras, às 19 h e 30 min, no templo da Missão Filadélfia (R. Alfredo Coutinho de Lira, 117, Pedro Gondim, João Pessoa, PB). Você será muito bem-vindo em ajuntar-se a nós e ouvir o Senhor. 


2 comentários:

  1. Olá Ana,

    Maravilhoso texto, em momento propício para uma boa reflexão de vida. Que Deus continue abençoando sua mente para vc trazer sempre a palavra de Deus para quem dela necessita.

    Forte abraço,
    Meriane.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus, Meriane. Agradeço sempre pelo privilégio de ser canal dEle.

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics