sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Em busca de consolo




A Palavra de Deus não nos deixa sem solução para nada. Há uma resposta rápida para o que devemos fazer quando estamos tristes: “Está algum de vocês aflito (maltratado, sofrendo um mal)? Ele deve orar. Está alguém de coração alegre? Ele deve cantar louvores [a Deus].” (Tiago 5:13 – Bíblia Amplificada). Quem é que nunca fica triste ou foi atingido por algum mal?... Há pessoas que negam que estão tristes, mas não existem pessoas, que nunca sentem ou sentiram tristeza, senão esse versículo não seria necessário. E não creio que haja nada na Bíblia desnecessário.

Há famílias em que se cria essa máscara, desde a educação das crianças. Essa mentira de que a tristeza ou a aflição, que nos leva ao choro, é uma fraqueza. Mas “Jesus chorou.” (João 11:35).  Deus nunca repreendeu uma pessoa que levasse sua dor até Ele. Quando o povo de Deus estava aflito no deserto, Deus foi impelido pela sua fidelidade a se mover em favor do seu povo:

23 Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. 24 Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. 25 E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição. (Êxodo 2:23-25).
 
A aliança moveu o coração de Deus e o seu compromisso em acudir seu povo e libertá-lo. Quando temos uma aliança com Deus, os gemidos da nossa aflição o despertam a nosso favor. Deus não fica impassível diante do nosso sofrimento, Ele envia socorro. Mas nós precisamos saber como encontrar e receber socorro.

Fui educada para ser "forte". Só que ser forte significava ignorar e esconder as minhas emoções. Hoje, vejo o quanto isso me fez mal e quanto tive e ainda tenho que ser restaurada. Não há fraqueza em expressar as emoções. O fato de você assumir a existência delas não quer dizer que você vá sucumbir a elas, mas que você pode enfrentá-las e levá-las ao trono para a restauração e receber suprimento. Também significa que você se importa com os outros e sente o que eles fazem a você e por você. Emoções e uma alma ferida também são ofertas preciosas para Deus. Deus recebe a sua alma, tanto quanto seu espírito e seu corpo. Ele vai lhe restaurar.

Nós vivemos numa contradição terrível se anularmos ou desprezarmos as emoções. Por um lado, temos a necessidade visceral de sermos amados, por outro, entendemos erroneamente que precisamos esconder a fragilidade que o amor e a necessidade de sermos amados representam.  E daí a pergunta: como esconder uma necessidade e tê-la suprida, se apenas os que sabem que estamos disponíveis para o amor é que podem nos amar? Esconder que ama e que quer ser amado ou amada é um engano bobo, doentio, inútil e que causa feridas.

O Espírito Santo em nós se alegra (“mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, [...]” (Gálatas 5:21) e se entristece: “e não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30). Emoções, portanto, não são em si condenáveis, nem podemos gerar uma condição de hipocrisia, que nos faça acreditar que simplesmente as ignorando as resolveremos. Leve seu sentimento a Deus e Ele cuidará de você como prometeu.

A cada dia, o seu próprio mal




Certo dia, eu estava muito triste. Ainda me recuperando de uma batalha a respeito de uma enfermidade séria que atacava uma sobrinha. O tratamento era caro e danoso, podia destruir a sua família e seus sonhos... Como eu tenho a sensibilidade emocional e espiritual acentuadas, geralmente sinto mais do que os outros, como era particular o assunto, foi especialmente difícil para mim. Meu rosto mostrava isso. Entrei na casa de uma amiga na hora em que saíamos para nos reunir e orar a respeito de que providências tomar e encontrei com uma pessoa que me olhou e imediatamente disse: 

- Boa noite pastora! Ai, que cara feia! Eu tenho é medo de pastora assim! Prefiro o Pastor X que grita, mas pelo menos faz palhaçada! Assim, com essa cara feia eu me assusto!

Meus queridos, não há ninguém que sirva a Deus feita ou feito de plástico, vidro, gesso, pedra  ou papelão. Todos nós temos limites e sofrimentos, a única diferença que podemos ter é de onde vamos levar os nossos sentimentos e calar as respostas que vêm à nossa mente numa situação dessas.

Jesus não nos prometeu um mar de rosas nem por dentro e nem por fora ao crermos, pelo contrário, ele disse: “estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33). Há uma promessa maravilhosa no Velho Testamento: “muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.” (Salmo 34:19).

Conhecendo o Deus de toda a consolação


Quando estamos passando por algum problema e estamos querendo fazer as coisas da forma que agradam a Deus, sofremos. Porque se fosse para fazer de qualquer modo, muitas soluções já teriam se apresentado. Paulo compartilha a sua experiência com Deus para isso:

3  Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! 4  É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. 5  Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.
6  Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos. 7  A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação. (2 Coríntios 1:3-7)

O Espírito Santo é o Consolador. Se Ele é consolador é porque haverá sofrimento, tristeza e aflição para sermos consolados. E, havendo sofrimento, experimentamos o Deus de toda a consolação, do qual todos necessitamos e com o qual todos contamos. Não procure um grupo de pessoas perfeitas para esconder-se detrás delas, o máximo que você vai encontrar é um grupo de pessoas que vão desabar por pensarem de si mais do que podem. Todos nós precisamos de consolo e, para recebê-lo, precisamos admitir essa necessidade.

Abaixo a hipocrisia!


Por muito tempo se pensou que a sensibilidade emocional e a inteligência racional eram inimigas. Hoje, a própria ciência reconhece que são áreas distintas, mas interdependentes. O estudante que tem uma habilidade numa área lógica pode ficar bloqueado na compreensão lógica, tanto por inabilidade do professor de explicar e apresentar o conteúdo, quanto por ele ter um relacionamento opressivo, frio, distante ou rude com os estudantes.

O que quero dizer é que sua capacidade de resolver problemas intelectuais e emocionais são duas áreas separadas, mas que se comunicam e influenciam. Se você não tratar das emoções, elas vão bloquear e diminuir a sua capacidade de raciocínio lógico. Você precisa da sua alma completa para viver bem. Não tem que destruir uma para levantar a outra. Não tem que desprezar uma para edificar a outra. Elas precisam caminhar em conjunto. Tudo isso é sua vida. É sua alma. A nossa alma precisa ser restaurada pela aplicação dos princípios de Deus: “a lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.” (Salmo 19:7). Não existem pessoas perfeitas, sorridentes o tempo todo, nem você e nem os ministros de Deus são assim porque eles são pessoas e pessoas têm seus momentos de tristeza e é por isso que todos precisamos de ajuda e consolo. O Espírito Santo é para todos.

Encontrando a Fonte da verdadeira força


Se você quer ser forte, aprenda com Jesus a chorar por amor. Somente quando Ele demonstrou a dor que sentia pela vida de Lázaro e a empatia com a dor de suas irmãs foi que as pessoas puderam dizer: “[...] Vede quanto o amava.” (João 11:36). Quando Jesus disse na cruz “por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? ” (Mateus 27:46). Ele expressou a sua maior dor, afastava-se do Pai por nós, tornando-se maldição. Ele não ficou calado, não se fez de insensível, gemeu. Gemer não é pecado se for levado a Deus na busca do Consolo. Deus consolou e ressuscitou Jesus. Ele fará isso por todo aquele que o buscar na angústia: "Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos." (Salmo 18:6). Davi sabia onde procurar ajuda: "Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem." (Salmo 60:11).

Jesus demonstrou dor e sofrimento, só não se deixou vencer por eles e nem que eles determinassem a sua vida, ações e decisões. Nós precisamos ser fortes o suficiente para estarmos diante do espelho e admitirmos o quanto precisamos do Senhor e isso não nos desvaloriza, “pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; ” (1 Coríntios 12:22). 

A verdadeira fraqueza


A igreja tem padecido em todos aqueles que não acham que o Senhor é essencial, indispensável, vital. A igreja não está viva naqueles em que Jesus é um compromisso social aos Domingos ou dias de festa. Essas pessoas não sofrem a ausência do Senhor, não necessitam diariamente da sua Consolação e sua guia. A igreja que não tem consciência da necessidade de levar o sofrimento ao Senhor está morta espiritualmente. É um zumbi hipócrita, que tem aparência de fé, mas não anseia pelo calor dos braços do Pai. Tenta ser forte por si mesma e afasta o Consolador que traz a vida.

É na hora da fraqueza que reconhecemos a nossa necessidade do Senhor e então encontramos a força para superar tudo: “9  Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10  Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte. ” (2 Coríntios 12:9-10). 

Somente reconhecendo a nossa fraqueza em nós mesmos seremos fortes na graça de Jesus e na sua ressurreição: “Porque, de fato, foi crucificado em fraqueza; contudo, vive pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos, com ele, para vós outros pelo poder de Deus. ” (2 Coríntios 13:4). Jesus não estabeleceu uma igreja para super-heróis, mas para pessoas de fé no seu poder de ressuscitar.

  





Tenho alegria de dizer que sou fraca, mas em toda a minha fraqueza tenho encontrado força no Consolador, que meu Pai enviou para mim. Ele nunca falhou, não falha e não falhará. Provo disso todos os dias. Prove você também uma fé acessível, que acolhe a realidade que nós temos para levar a Deus. Então, Deus a cobre e restaura com a glória dEle. Se você não é de vidro, gesso, plástico ou outro material sintético é disso que você precisa para ter uma resposta real a suas necessidades verdadeiras. E assim você também poderá olhar para os outros com misericórdia, sem exigir que eles escondam, minorem ou ignorem seus próprios sentimentos. Ainda que eles sejam pastores, ministros e pregadores. Ainda que você seja ministro ou ministra você foi chamado ou chamada para ser, antes de tudo, filho ou filha de Deus, para ser acolhido ou acolhida nos braços do Pai e receber socorro e graça.

Você pode orar assim:


Senhor, eu sei que o Senhor conhece o meu coração, os motivos que eu conheço para essa tristeza são [ faça sua lista] e para os que eu não conheço preciso da Tua ajuda. Cuida de mim, Senhor, sara meu coração. Direciona-me a uma posição em ti para que a alegria do teu Espírito possa brotar novamente e encher a minha vida como é a tua vontade e a minha força. Eu te peço em nome de Jesus. Amém.


  

5 comentários:

  1. Pois é nos somos humanos! Hoje sou eu que estou triste,as vezes custa a passar.
    Tem um louvor que retrata muito bem esse tempo.

    Não vou parar (Soraya Moraes)

    Choro, mas sigo o caminho
    Dores que curam com o tempo
    Provas que vêm me dar vigor
    Noites longas eu vou passar

    Triste, mas tenho esperança
    Cansada, mas eu me levanto
    A dor não vai tirar a paz
    Não vou deixar ninguém me abater...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer, quando as misericórdias se renovam.

      Excluir
  2. Para esta tristeza que a vezes me atinge chamo de precudez, minha avó paterna chamava a tristeza assim, mas para cura-la preciso orar e pedir a Deus Saúde e alegria, aprendi com uma amiga que tem certas coisas que é preciso pedir ajuda. E ninguém melhor do que o nosso Pai.
    Laudereida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, Lau. Fico feliz em você estar quebrando os laços que nunca foram quebrados antes. Você sempre foi uma guerreira e a força do Senhor lhe levará a outras conquistas preciosas.

      Excluir
  3. Glória a Deus pelo fato do Espirito Santo estar sempre pronto para nos consolar!

    djane.

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics