quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Escolha o refúgio seguro



Alguém falou certa vez, que mais importante de que como as circunstâncias vêm contra nós, é como nós vamos enfrentá-las. Eu estive meditando nas reações a situações difíceis e parece que fugir é a tônica mais comum, apesar de sua ineficiência em resolver o problema. Quando somos magoados, por exemplo, queremos evitar a pessoa que nos feriu. Se ela está, nós viramos o olhar, saímos do ambiente, procuramos não ter contato. É uma reação natural de um animal ferido, que se encolhe em um canto. Tem medo, pois está frágil. O ser humano, além do medo, pode ter também o desejo de vingança, que nos leva a perseguir quem nos atingiu e revidar. Não é muito comum agir no sentido de restaurar o vínculo quebrado. Adão e Eva são bons exemplos de pessoas feridas. Eles tentaram três padrões clássicos de esconderijos, que veremos a seguir. E buscaremos algumas soluções na palavra de Deus para não fugir e piorar tudo.

O texto da narrativa de Deus procurando trazer o homem de volta e ele e a mulher fugindo é o seguinte:

A mulher ficou convencida. Reparando na beleza daquela árvore e que a sua fruta era agradável ao paladar e atraente aos olhos, além de lhe dar entendimento, tomou a fruta e comeu-a. Depois, ofereceu a seu marido, e ele também a comeu. Os olhos de ambos foram abertos, e perceberam que estavam nus. Foram então, juntar folhas de figueira para cobrir-se.
Ao cair da tarde daquele dia, ouviram a voz e os passos do Senhor Deus que passeava pelo jardim, e esconderam-se entre as árvores, O Senhor chamou o homem:
- Onde você está?
Ele respondeu:
- Percebi que o Senhor estava se aproximando e fiquei com medo, porque estava nu. Por isso me escondi.
- Quem disse que você estava nu? – perguntou o Senhor Deus.
- Você comeu da fruta da árvore que eu o proibi de comer?
O homem respondeu:
- Foi a mulher que me deste por companheira que me ofereceu a fruta da árvore, e eu comi.
Então, o Senhor Deus perguntou à mulher:
- Por que você fez isso?
Respondeu a mulher:
- A serpente me enganou, e eu comi. (Gênesis 3: 6-13 – Bíblia Viva)

Observe o episódio de esconder-se atrás das folhas de figueira, nas árvores e finalmente na acusação de outra pessoa, sem resolver o problema. A única solução aceitável por Deus seria arrepender-se e assumir sua responsabilidade, mas preferiram fugir. Essas três formas de disfarce perturbam a vida espiritual do homem até hoje, impedindo que estejam na presença de Deus. Abandoná-las é vital literalmente, e sobre isso estamos escrevendo hoje.

As máscaras precisam cair






A história do “pique-esconde” remonta a Adão. Tendo desobedecido a Deus, ele e Eva tentaram esconder-se primeiro sob as folhas de figueira. Podemos nos esconder sob o disfarce de revidar, difamar o outro, contar a mil pessoas o mal recebido para receber compaixão e a cumplicidade de alguém mais na difamação, como forma de revidar e compensar do mal que nos foi feito. Facilmente disseminaremos o mal e a raiva sob um disfarce de vítima. Estas serão as nossas folhas de figueira. Mas, Deus nos encontrará como encontrou Adão e Eva.

A “vítima” requer e instiga a proteção da sociedade. Todos à volta deverão apoiar a pessoa ofendida. Assim, podemos nos sentir em segurança e proteção, enquanto exibimos o mal sofrido como um troféu. Mas, apesar dessas compensações passageiras, ser vítima não dá paz e nem segurança a ninguém e a situação emocional continuará como está.

Tornar-se vítima e difamar é um tipo de sentimento de vingança que passa despercebido. Mas, há aquele sentimento de vingança, que é claro e intencional, menos manipulador, mais direto e agressivo. Há momentos em que direcionaremos a vida em função de responder ao mal, que nos foi causado. A vida dirigida nesse sentido será destruída pelo ódio até que ele seja abandonado.

Ocultando-se sob as circunstâncias


Quando o disfarce de figueira não funcionou, Adão e Eva procuraram o que estava em volta, encontrando o esconderijo das árvores. Isto também não os impediu de ouvir a voz do Pai, chamando de volta. Conheci mais de um rapaz que era desprezado pelo pai e passou a vida tentando provar que não era o fracasso que o pai decretou. Mas, mesmo trabalhando até desenvolver uma úlcera ou infarto, não resolveram o problema da rejeição. Uma garota pode ser extra-sexy para provar que é desejável, mas não consegue se fixar em relacionamento nenhum porque nunca conseguiu acreditar que era digna de ser amada. O primeiro, esconde o seu medo no trabalho e, a segunda, na sensualidade. São esconderijos da dor, que aparentemente funcionam, mas pelo contrário, apenas fazem aumentar a ferida sem tratamento. Você pode esconder-se atrás de circunstâncias, mas não estará em paz.

Quando Adão começou a fugir, perdeu a consciência de quem ele era para Deus e passou a conhecer apenas seu medo de ser encontrado por Deus. Não havia mais paz e nem gozo. Adão havia vivido em paz, até o momento do choque com Deus, mas agora, o Éden, que significa lugar da presença de Deus, não tinha mais conforto, tornou-se desconfortável e assustador. 

Quantas vezes, Deus nos mostra esse desconforto, como o fez com Adão, desejando fazer-nos entender que não adianta fugir:
- Comesses do fruto proibido? – fala Deus, tentando trazer o foco na solução. É na nossa mágoa, ira, ódio e raiva, que está o problema, porque, sem eles, resolveríamos os problemas práticos sem dor e, se eles permanecem, toda solução é ineficaz.

Transferindo a responsabilidade 


Adão transferiu a culpa para Eva e Eva para a serpente. Ninguém assumiu a sua própria responsabilidade sobre a sua vida. A busca de um esconderijo pode nos levar também a uma atitude de transferir a culpa de nós mesmos para outra pessoa. Quando se passa a acusar, nenhuma solução virá até que aquele inimigo “causador do problema” seja derrotado e/ou punido.

Imagine dizer que a culpa de tudo isso é do seu pai, por exemplo. Se a razão pela qual sua vida está como está é dele e ele já morreu ou não tem a menor intenção de mudar, a sua situação torna-se imutável e você apenas sofrerá com a depressão ou revolta enquanto viver. Você também nunca assumirá o ônus da mudança, já que a responsabilidade não é sua.

Alguém pode ter feito algo grave com você, mas a responsabilidade por ser feliz é sua. Está escrito: “de que se queixa pois o homem vivente? Queixe-se cada um do seu próprio pecado.”(Lamentações 3:29). Não é o que o outro fez que deve determinar o seu presente e futuro, mas é o que você deseja construir em sua vida. Veja que, perseverando na fuga como solução, apesar da falência do disfarce de folhas e do esconderijo atrás das árvores, Adão manteve-se buscando esconder-se, desta vez de forma simbólica. Transferiu a sua responsabilidade para à esposa, que lhe convidara e dera o fruto. A mulher, da mesma forma, pôs a responsabilidade sobre a serpente... E, por fim, todos perderam a presença de Deus.

Interessante que se qualquer dos dois tivesse reconhecido o erro poderia ter sido tratado de forma diferente, a graça acolhe o arrependido, mas como eles foram duros e não admitiram a desobediência, ambos se perderam.

O refúgio seguro


Jesus disse que haveria cuidado e cura para os que reconhecessem as suas carências e feridas com sinceridade:

[...] Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. (Mateus 9:13b) e

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)


Ele já conhece as nossas fraquezas. Ele só pede que  deixemos de desviar das nossas responsabilidades para que entremos na sua presença e no seu reino de paz, alegria e justiça no Espírito Santo.

Enquanto nos escondermos, teremos as dores guardadas contra nós, ainda que nenhuma outra pessoa as veja, nós as viveremos e elas terminarão por dominar o nosso estilo de vida e forma de responder aos relacionamentos. Quer saber quais são as dores que impedem que sua vida flua? Pergunte ao Espírito Santo o que você tem se tornado por causa do mal que os outros lhe fizeram. Pare um pouco com Deus para deixá-lo trabalhar em seu coração. Com essas dores esclarecidas, peça a ajuda sobrenatural de Deus para mudar a sua vida.

Você pode orar assim: 

Pai, eu preciso me livrar de todas as formas de me esconder dos meus medos e dores guardadas no meu coração. Jesus, eu quero que você seja meu ÚNICO Senhor e Salvador. Eu aceito o teu perdão, que ele flua através de mim e me sare. Cura-me, Senhor para que eu possa sentir a paz da Tua presença em plenitude. Auda-me a perdoar quem me ofendeu e a mim mesmo(a) pelo que fiz. Enche-me do Teu Espírito, em nome de Jesus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics