segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A marca que muda a sua vida




Nós recebemos ofertas para consumir a toda hora: sapatos bons são sapatos Prada; perfume bom é Chanel; terno bom é Armani; caneta boa é Mont Blanc e por aí vai... Mas, sapato bom não é aquele que protege, enfeita a dá conforto à caminhada? Perfume bom não é aquele que lhe faz bem e lhe lembra bons momentos? Terno bom não é aquele em que você se sente bem vestido? Caneta boa não é a que escreve e grava o que você precisa sem falhar? Quando nós assumimos algo pelo seu valor de status, suas funções se perdem. Seu verdadeiro sentido é trocado por outro. Ou seja, se torna irreal. As empresas ganham milhões com esse desvio de função uso-status. A vaidade as enriquece. E os vaidosos se perdem no meio do caminho.
Mas, Deus tem uma, e apenas uma marca à qual dá valor. Quando um rei fazia uma compra para ser entregue depois, como madeira, pedras de construção, grãos, etc., no tempo de Jesus, lá em Jerusalém, eles tinham o costume de marcar as madeiras compradas com a marca do rei. Essa marca era conhecida como selo. Eu quero dizer para você, hoje, que há uma marca realmente importante, que demonstra excelência, perfeição, status de majestade. Veja o que diz a Bíblia:
a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. (Efésios 1:12-14)

Você pode perceber algumas coisas sobre esse selo (marca) de Deus:
·         Esse selo tem a função de nos fazer existir para louvor da glória de Deus. O que significa que as pessoas vão olhar para nós e dizer: “Glória a Deus pela sua vida!”. E isso acontece quando você ouve e crê naquilo que Jesus é para você;
·         O selo é o Espírito Santo prometido;
·         Além de selo, o Espírito Santo é o penhor da nossa herança.

O selo real ou de nobreza tinha funções muito importantes. Essas

A primeira era a de declaração ou garantia de propriedade real. O fato de ser selado implicava que pertencia a alguém da nobreza. Isso já afastava as tentativas de roubo por estabelecer a autoridade daquele a quem pertencia onde estava a propriedade. Tocar onde estava selado era tocar a autoridade do rei. A pena para isso era a morte. Por isso, os romanos selaram a cova de Jesus (Mateus 27:66). É semelhante à marca que os escravos levavam na pele ou os animais de serviço no lombo. 

A segunda função, derivada da primeira é de declaração ou garantia de autenticidade ou assinatura. É como uma assinatura com firma reconhecida. O selo sobre um documento é o registro de uma autoridade diz que um documento é original e legítimo e assume responsabilidade sobre o conteúdo de um documento como autêntico e válido. Esse tipo de registro era utilizado para confirmação de contrato de compra e venda de terrenos. Uma cópia do contrato ia com o comprador e outra ficava selada no templo. Caso alguma dúvida ou descumprimento do negócio ocorresse, os sacerdotes (e somente eles) tinham autoridade para abrir o rolo e julgar a causa. Assim, se garantia a legitimidade e se restabelecia ou estabelecia o direito. A autoridade que exerce justiça de Deus selava o negócio e defendia o direito das partes.

O selo de Deus, a marca de Deus em nós é o Espírito Santo. Ele é a garantia de Deus de que nós pertencemos ao rei Jesus, de que nós temos direitos perante o Pai celestial a uma herança. Voltemos ao versículo de Efésios, agora com a bíblia amplificada: “[...] fostes selados com o Santo Espírito da promessa dada há muito tempo; o qual é o penhor da nossa herança [as primícias, o penhor, o pagamento de entrada], em antecipação à sua redenção completa e nossa aquisição completa de sua posse, para o louvor da sua glória.” (Efésios 1:12-14).

A única marca que dá o status de majestade a alguém é a do Espírito Santo, que marca e transforma de dentro para fora. Ela é invisível na etiqueta, mas visível na qualidade celestial e eterna do produto do Amor de Deus revelado em nós. É garantia de que Jesus está conosco em todos os momentos, é garantia de todos os direitos de herança e de uma parte de tudo o que teremos no céu. E você o recebe quando crê e deseja ser marcado definitivamente como propriedade de Deus. Essa é uma decisão sua, qual marca você deseja carregar sobre sua vida? Não quer dizer que você não possa calçar um Prada, vestir um Gucci, andar em BMW, quer dizer que você terá todas essas coisas a serviço da marca real de Jesus Cristo em sua vida, o Espírito Santo de Deus. Mesmo calçando Havaianas ou descalço, vestindo roupa da Sulanca ou de doação, andando de ônibus ou a pé, você será herdeiro da majestade nas alturas e nenhuma marca aqui da terra por mais cara que seja, poderá dar esse privilégio de ter acesso ao trono de Deus. Aceite hoje mesmo a marca de Deus sobre a sua vida e ela será transformada, não de fora para dentro, mas de dentro (onde nós somos felizes) para fora.

O Espírito transforma sua vida material



Deus não tem problemas com bens materiais, e sim com qualquer coisa que assuma o centro das nossas vidas. Deus gostaria de nos dar as melhores coisas do mundo. Está escrito: Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:19). Mas se nós começarmos a adorar a bênção mais do que o abençoador, perdemos o rumo: “pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!” (Romanos 1:25). Observe a ordem que Paulo coloca nas prioridades:

mas também os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa. (1 Coríntios 7:30-31)

O que é chorar como se não estivesse chorando? É seguir em frente, ainda que com dor. Conservar a esperança, mesmo sofrendo e não desistir. É não desistir e, quando possível, sorrir enquanto segue em frente pelas pedras e espinhos. O que é se alegrar como se não se alegrassem? É ser capaz de saber que, mesmo as notícias e momentos alegres, assim como os tristes, são passageiros. Não voltar a vida para cultivar o que cultivou ou cativou como se fosse a única coisa boa na terra. É poder abrir mão do que é bom se for necessário. O que é se utilizar do mundo como se dele não utilizasse? É saber que o que você tem é seu somente para administrar, que na realidade, por mais precioso e querido que seja é preciso manter a capacidade de entregar qualquer coisa, qualquer pessoa, qualquer desejo, qualquer situação ao Pai, em qualquer momento. Ser livre o suficiente para continuar na jornada para a glória do Pai com ou sem qualquer coisa.

Nós só seremos realmente livres, quando nós pudermos ter e deixar e ter qualquer coisa, pessoa, cargo, pensamento, atitude, emoção, vontade, qualquer coisa mesmo. Isso é um aprendizado que leva a vida toda, creio eu.

O  selo do Espírito como confirmação


O selo garante a propriedade e a legitimidade do documento. O maior documento que Deus já enviou para a terra foi Jesus. Ele é “[...] o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,”(Hebreus 1:3). O selo do Espírito esteve sobre Jesus na terra e ele confirmava a presença de Deus na vida de Jesus. O próprio Jesus o admitia, alertando: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.” (João 6:27).

Abraão recebeu um sinal físico como marca da sua fé, a circuncisão (Romanos 4:11), mas os que vieram de Cristo foram confirmados pelo selo do Espírito Santo, tal como Paulo disse: “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.” (2 Coríntios 1:21-22). No Novo Testamento, os que crêem recebem o Espírito Santo para serem testemunhas de Jesus: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8).

É a mudança no interior que faz a diferença na vida de um cristão, pois “[...] judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.”(Romanos 2:29). É o Espírito nos transformando que nos faz ter acesso às promessas de Deus em Cristo e aí se encontra a liberdade:

Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. (2 Coríntios 3:17-18)



Assim, a grande marca, a marca que vale à pena carregar, a marca da promessa de Deus para nós, da eternidade. Essa marca nos faz ter acesso ao trono e à herança do Pai e usufruir aqui de manifestações do reino de Deus. Essa marca é o Espírito Santo, nos transformando à imagem de Jesus, nos dando consciência de que somos propriedades de Deus e defendendo os nossos direitos de filiação divina, de agora e para sempre. Essa é a marca da liberdade verdadeira e não somente perante um grupo de pessoas, que amanhã continuarão vazios e inventando outras modas e marcas, que não resolvem a necessidade nos tornarmos importantes ou visíveis. Nós só somos importantes realmente para aqueles que nos amam. E a maior prova de amor que já existiu foi a de Deus, dando o seu próprio filho para que nós tivéssemos Vida de Deus em nossas veias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics