terça-feira, 6 de novembro de 2012

Transpondo os falsos obstáculos


O Senhor me colocou hoje no coração a ideia de que nós temos a mesma tendência das ovelhas de nos perdermos nos espinheiros do caminho. Ficamos enredados com coisas que não nos servem de nada e, nesse momento de prisão e imobilidade, podemos ser atacados pelas feras. Há muitos transtornos que não são obstáculos intransponíveis. Só ganham essa qualidade porque nós os tornamos poderosos. No texto de hoje, vou explorar um desses sete obstáculos, começando com a temida “língua venenosa”.

Quero lhe dizer que aquilo que falam de você não determina aonde você chegará. As pessoas têm sobre a nossa vida o poder que nós lhes damos, a não ser que o poder seja de restrição física e estejamos falando de poder físico. Mas, o futuro não se determina por forças físicas. Guerras são ganhas por inteligência militar e paraolipíadas por paratletas. Quando prestamos atenção ao que as pessoas estão dizendo a nosso respeito e deixamos que isso nos modifique, nós estamos atribuindo poder a essas pessoas sobre a nossa vida. A verdade é que está escrito:

Mas, nenhuma arma que é formada contra vós prosperará e toda língua que se levantar contra vós em julgamento, vós mostrareis que ela está errada. Esta [paz, justiça, segurança, esse triunfo sobre oposição] é a herança dos servos do Senhor [aqueles nos quais o Servo ideal do Senhor é reproduzido]; esta é a justiça ou a vindicação que eles obtém de mim [isso é o que Eu confiro a eles como sua justificação], diz o Senhor. (Isaías 54:17 – Bíblia Amplificada).

Observe que o texto não está falando apenas de uma simples fofoca ou mexerico. Está falando de uma acusação em um tribunal e diz que nós mostraremos que ela está errada. Se provamos inocência e somos guardados num tribunal, imagine no cotidiano... Mas qual é a base da segurança? É o direito de HERANÇA. Ou seja, aquele que nasceu de novo obtém do Senhor esse direito de defesa contra as falsas acusações.

Você se preocupa muito com o que dizem a seu respeito? Eu não entendo como as pessoas se preocupam tanto com o que falam delas, se  ao mesmo tempo sabem que a mentira é obra do diabo desde o início (João 8:44). Observe o exemplo de Neemias quando teve que enfrentar a fofoca enquanto liderava o grupo que reconstruía os muros de Jerusalém. Como ele enfrentou o grupo de poderosos fofoqueiros que estavam inventando mentiras sobre ele diante do rei? Neemias armou e organizou os que trabalhavam, pôs as mãos à obra e não deu ouvidos aos mexericos e nem aos mexeriqueiros. E esses mexeriqueiros não queriam só atrapalhar, queriam matá-lo. Veja o relato abaixo:

(1) Tendo ouvido Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,  (2)  Sambalate e Gesém mandaram dizer-me:
- Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono.
Porém intentavam fazer-me mal.  (3)  Enviei-lhes mensageiros a dizer:
- Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? 
(4)  Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta.  (Neemias 6:1-4)

Neemias tinha mais o que fazer do que prestar atenção em mexeriqueiros falsos. E observe que havia consequências, porque eles tentavam matá-lo, ainda assim, o que Neemias fez diante da fofoca é nosso padrão: não dê ouvidos e siga vigiando e trabalhando.


Ainda que as fofocas possam trazer alguma consequência


Não vale à pena parar um segundo na sua vida por causa das pessoas que falam mal de você. E ainda que haja alguma consequência da fofoca, o Senhor lhe guardará. Observe o trecho de Neemias, quando as pessoas cansaram de chamá-lo

(5)  Então, Sambalate [inimigo de Neemias, mexeriqueiro principal] me enviou pela quinta vez o seu moço, o qual trazia na mão uma carta aberta,  (6)  do teor seguinte:
- Entre as gentes se ouviu, e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos; por isso, reedificas o muro, e, segundo se diz, queres ser o rei deles,  (7)  e puseste profetas para falarem a teu respeito em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá. Ora, o rei ouvirá isso, segundo essas palavras. Vem, pois, agora, e consultemos juntamente. [O mexerico falso era de que Neemias era o líder de uma revolução armada contra o rei] (8) 
Mandei [eu, Neemias] dizer-lhe:
- De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; tu, do teu coração, é que o inventas. [mentiroso!] (9)  Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. 
(10)  Tendo eu ido à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele:
- Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; aliás, de noite virão matar-te.  (11) 
Porém eu disse:
- homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. [Neemias não era sacerdote, entrar no templo era profanação] (Neemias 6:5-11)


Neemias ouviu, mas não deu ouvidos aos mexeriqueiros. Respondeu, em outras palavras, é mentira! Você quer me assustar para parar o que estou fazendo! Eu não arredo o pé daqui! Se você é do tipo que não pode ouvir a frase: Sabe o que Fulano disse de você? E você já pára o que está fazendo para saber, saiba que você é muito fácil de tirar do caminho do sucesso. Dê importância ao que tem importância e siga para o seu alvo.

A imagem da calúnia se esvanece


Observe todos os grandes homens e mulheres de Deus. Todos foram chamados de loucos, desprezíveis, ignorantes, isso não era problema para eles. Vejamos o que dizia Paulo:

Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; vós, nobres, e nós, desprezíveis.  (11)  Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa,  (12)  e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos;  (13)  quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos. (1 Coríntios 4:10-13).

Paulo era visto como louco, fraco, desprezível, esfomeado, sedento, mal vestido, digno de açoite, um trabalhador oprimido, recebia injúrias, perseguição, calúnias, e chega ao máximo: lixo do mundo! Esse apóstolo se ocupava de rebater calúnias dentro da igreja, quando, por atingir sua liderança, atingia a doutrina e à igreja. Mas, se ele fosse se preocupar com todo boato no meio das ruas, do que diziam amigos e família, ele nunca estaria em paz o suficiente para causar mais impacto do que os boatos. Se o boato lhe modifica, ele venceu e como todo boato mentiroso vem do diabo, você está dando vitória e poder a ele... Cuidado para não ser vencido antes de começar a luta.

O perigo de prestar atenção em boatos


Fofoca sempre haverá, Satanás é o chefe das fofocas, desde o início. Satanás lançou para Eva um boato de que Deus estava escondendo alguma má intenção atrás da limitação com o fruto do conhecimento e, como ela lhe deu ouvidos, estamos como estamos. Há pessoas e principalmente declarações, que devemos desprezar, totalmente, sob pena de nos perdermos do caminho da bênção. Podem falar o que quiserem. Eu vou examinar tudo e reter o bem. PONTO.

Falavam mal de Jesus e Ele nunca citou isso (se Ele tivesse perfil no facebook não faria nenhuma postagem sobre isso). Quanto mais você fala e mostra incômodo sobre quem lhe calunia, mais você lhe dá poder. Se tem alguma informação a dar, importe-se com transmitir a verdadeira. Um leão não pede licença à formiga, porque ele não a vê no seu caminho. Ou ela se desvia ou morre esmagada. Não precisamos dar foco, a opiniões que não têm importância. Quando você pára por algo, está dando mais importância àquilo pelo que parou do que para onde está indo.

Não tenho por referencial o que os outros acham de mim. Do que eu sou, presto contas a Deus. Assim como quem fala de mim prestará. Serão julgados pelo que falam, como disse Jesus: “Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.” (João 5:30).

O importante não é o que falam de mim, é o que eu aceito como verdade e como eu reajo ao que falam. Não seja movido a elogios e nem a críticas. Há pessoas que só fazem algo se receberem elogios, enquanto há outras que não querem recebê-los mesmo merecendo; há pessoas que não podem ser criticadas porque param o que estão fazendo, mesmo sendo bom; outras que só fazem porque foram criticadas, mesmo sendo mau. Todas as pessoas que se movem pela crítica e pelo elogio assim estão fora do caminho. O caminho é Jesus, a vida é Jesus, devemos seguir naquilo que Ele nos disse para seguir, não importa o que está pelo caminho. O caminho não prova que o destino é digno, senão haveria cidades que ninguém iria visitar.

Você pode orar assim:

Querido Deus, perdoa-me por me deixar mover pelo que as pessoas dizem a meu respeito. Mas, eu quero que minha vida esteja e seja agradável à tua presença, Senhor. O Senhor é o meu advogado e o meu direito. Vou olhar somente a ti, Senhor. Toma conta das injustiças, porque só tu és juiz. Não vou mais dar espaço na minha vida para boatos nem os que eu ouvir e muito menos sairão essas obras demoníacas da minha boca, em nome de Jesus.



Um comentário:

  1. Estou entendendo melhor essas coisas, quero ver na prática em Nome de Jesus! Renata.

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics