quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Quando a bênção está ao lado




Às vezes, nós pensamos que o que está em nossa frente é a bênção, mas, na realidade, a bênção está ao nosso lado, pelo caminho do desvio, que , muitas vezes, somos obrigados a trilhar. Vou chamar essa virada de “a bênção adjacente”. A bênção que está ao lado.

Observe José, a bênção que estava à sua frente era a casa do pai, mas se ele tivesse continuado nessa direção teria passado fome com toda a sua família. Então, veio a bênção da casa acolhedora de Potifar. Se tivesse continuado lá, teria sido assediado até que a esposa dele conseguisse desviá-lo da sua bênção real, o trono do Egito. A bênção real não era a que estava à frente, era a que estava ao lado. O que parecia ser o destino final era apenas uma parada estratégica para abastecimento.

E o que dizer de Davi. Ele serviu na casa de Saul. Ele tornou-se íntimo de Saul, Saul, orei, o tornou seu genro. Davi tornou-se amigo de seu filho, sentava na sua mesa. Davi o via como um pai, um patrono, alguém que fosse promovê-lo, mesmo quando Saul o perseguia injustamente, Davi procurava convencê-lo de sua inocência e manter-se sob sua proteção, dizendo:

Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão. No fato de haver eu cortado a orla do teu manto sem te matar, reconhece e vê que não há em mim nem mal nem rebeldia, e não pequei contra ti, ainda que andas à caça da minha vida para ma tirares. (1 Samuel 24:11)

Davi queria manter-se ao lado de Saul, José ao  lado do pai, a serviço de Potifar (quem sabe imaginando uma promoção ou a herança de Potifar), mas às vezes, somos lançados para o plano B involuntariamente. Entretanto, é nosso plano B, mas não de Deus. É preciso ter uma visão aberta de que a vontade de Deus não está limitada à nossa e de que os planos dEle são sempre maiores e melhores. É dessa concepção que você poderá ter convicção de que: “[...] todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28).

Nossos melhores planos não podem ser comparados aos de Deus para nós: “porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:9). Ele nos surpreenderá com bênçãos cada vez maiores e transformações mais poderosas. A sua bondade e sabedoria desafia os nossos mais altos sonhos e desejos:

20 Ora para aquele que por (em conseqüência da) [ação de Seu] poder que está em operação dentro de nós, é capaz de [levar a efeito Seu propósito e] e superabundantemente mais, além e acima de tudo o que nós [ousarmos] pedir ou pensar [infinitamente além de nossas mais altas orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos] – (Efésios 3:20 – Bíblia Amplificada)

O Senhor fará grandes coisas e trará bênçãos dos lugares mais inesperados. O Senhor não cumprirá apenas o que você deseja, mas suprirá tudo o que você necessita. “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126:5-6).  A ceifa é resultado da semeadura, isso é uma lei de Deus. Ninguém poderá detê-la. Talvez você não conheça a força da sua semente ou da chuva que a rega, mas Deus conhece.

Observe os princípios da semeadura na Palavra:

assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto. (Isaías 55:11-13).

Você percebeu que:

·         A Palavra fará acontecer a vontade de Deus (fará o que apraz a Deus);
·         A Palavra guia em alegria e paz (saireis em alegria e em paz sereis guiados);
·         Diante do poder de criação da Palavra os poderes da terra se dobram e aplaudem a ação do Senhor (os montes, outeiros e árvores);
·         Aquilo que machuca e se opõe ou é vazio de frutos será transformado em alimento, abrigo e prazer. A murta produzia frutos comestíveis e flores de agradável odor, o cipreste era útil para todo uso, da confecção de instrumentos musicais até móveis e carpintaria. O espinheiro e a sarça só serviam para ferirem e serem usados nas fogueiras;
·         O Senhor vai manter aquilo que vier de sua Palavra para sempre e não apenas temporalmente.

Se a bênção estiver ao lado, vire-se para ela. Procure nas "adjacências". O senhor prometeu que se ouvissemos sua voz, elas estariam sempre lá para nós: "E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; " (Deuteronômio 28:2)


Protegido nEle



Não importa o que pareça perdido, Deus não perde nada. Não importa a força com que pareçamos estar sendo atacados, Ele próprio é a nossa arma de defesa. Não porque mereçamos, mas porque cremos na sua infinita misericórdia. “Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo. Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome. Seja sobre nós, SENHOR, a tua misericórdia, como de ti esperamos.” (Salmos 33:20-22)

O Senhor é o nosso advogado


O Senhor faz sobressair o nosso direito diante dEle. Os princípios da justiça são registrados na lei. Aquilo que estiver dentro dos princípios registrados de Deus, é garantido por Ele mesmo. Não há garantia fora do que Ele estabeleceu e nem perda dentro do que Ele estabeleceu. Deus é justo e fiel para cumprir o que prometeu.

Não importa quantas pessoas pensam prosperar fora do direito delas e contra os direitos de outras pessoas, a luz da Justiça de Deus é clara como o sol ao meio dia e ela resplandecerá tão certo como Ele mesmo levanta o sol e o leva até seu cume.

Não se deixe abalar pelo tempo que levará até que estabeleça a Justiça de Deus. Ela é certa como Ele mesmo. Não permita que seu coração se encha de raiva ou se impaciente e se precipite, o Senhor não se move do seu trono e seus olhos estão sobre a terra para guardar os direitos de seus filhos:

Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. ¶ Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. (Salmos 37:5-8)

Nenhuma armadilha prevalecerá


Acho que o texto abaixo se auto-aplica e auto-explica:

O perverso espreita ao justo e procura tirar-lhe a vida. Mas o SENHOR não o deixará nas suas mãos, nem o condenará quando for julgado. ¶ Espera no SENHOR, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados. Vi um ímpio prepotente a expandir-se qual cedro do Líbano. Passei, e eis que desaparecera; procurei-o, e já não foi encontrado. Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá posteridade. (Salmos 37:32-37)

É o que um advogado chamaria de direito líquido e certo.

Aquieta-te, teu Pai está cuidando...


Davi foi pastor, experimentando cuidar das ovelhas e ser cuidado por Deus. Acostumou-se à solidão e ao perigo dos campos e à certeza de ter um pastor por ele, ainda que ele mesmo fosse o pastor responsável por todas aquelas ovelhas. Aprendeu por comparação que, se ele cheio de defeitos, arriscava a própria vida para cuidar de um rebanho, muito mais o Pastor de Israel, faria por ele. Então, como filho, deixava-se cuidar nos braços do pai. Aquietava a própria alma no meio das suas angústias: “Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.” (Salmos 131:2-3).

Assim como Davi, o profeta Miquéias colocava a sua esperança não no socorro da terra, mas no Deus dos céus. Ainda que solução viesse pelas mãos de uma pessoa, seria enviada desde o trono de Deus, senão, se não houvesse ninguém para conceder-lhe solução, é porque o próprio Deus resolveria diretamente de forma miraculosa. Será assim também com você. Você não está limitado à vontade e ao poder de ninguém na terra, nem seu e nem de outra pessoa: “O restante de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho do SENHOR, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem depende dos filhos de homens.” (Miquéias 5:7)

Sua promessa se cumprirá


Pode não ter sido como você esperava, mas não é definitivo. Você pode não ter mais o que fazer, mas Deus nunca esgota os seus recursos. Espere no Senhor, não se precipite. Ele está no comando. A sua palavra é Fiel. Ele vela sobre sua Palavra para a cumprir (Jeremias 1:8). Há o momento de agir, o momento de desfazer e o momento de esperar. É preciso distinguir os três. Se você está além das suas possibilidades, e não pode agir, está claro que é o momento de esperar. Se agir vai lhe dar prejuízo certo, é o momento de parar. Se você não sabe com certeza e segurança o que pode fazer, é o momento de parar, orar e se informar o melhor possível e ouvir o Senhor. Ele não está limitado à nossa visão ou compreensão. Ele sabe e domina o presente, passado e futuro e todos os poderes do universo. Nós só sabemos em parte. Muitas vezes, ele faz com conosco o que fez com Moisés quando este pediu para ver a sua glória:

E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estarás sobre a penha. Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado. Depois, em tirando eu a mão, tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá. (Êxodo 33:20-23)

A rocha é Cristo. Cristo é a nossa certeza de estarmos no Senhor. É o nosso aconchego em Deus, a nossa aceitação o nosso lugar seguro. É o nosso lugar junto ao Pai. Ele nos cobrirá até resolver tudo e quando estiver tudo bem, entenderemos o que Ele estava preparando para nós. Tenho certeza de que José, Davi e tantos outros se surpreenderam com o que Deus havia lhes preparado, pois “[...] como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2:9).

Jesus disse aos discípulos: “[...] O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.” (João 13:6-7). Se Ele lhe disser o mesmo confie e o ame. O amor é paciente porque confia. Quem ama sabe que será atendido e quem é amado sabe que não será desapontado e nem abandonado no momento de necessidade.

Paz e graça sejam sobre sua vida, em nome de Jesus. Você pode orar assim:

Querido Deus, ajuda-me a esperar em ti com alegria e dá-me graça para aquietar a minha alma e sossegar ouvindo a tua orientação para cada passo a seguir diante do impossível e do desconhecido, em nome de Jesus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics