segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A vitória da verdade




Há momentos em que pensamos que é impossível provar ou revelar a verdade e de  ambos os lados de uma disputa, os argumentos são lógicos e palpáveis. A verdade parece estar no fundo de um lago e nós não encontramos redes para pescá-la de volta. Mas essa estória (ou história) é um exemplo de que, de um modo ou de outro, a verdade prevalece:

Um réu estava sendo julgado por assassinato na Inglaterra.
Havia fortes evidências sobre a sua culpa, mas o cadáver não aparecera.
Quase no final da sua sustentação oral, o advogado, temeroso de que seu cliente fosse condenado, recorreu a um truque:
- Senhoras e senhores do júri, eu tenho uma surpresa para todos vocês - disse o advogado, olhando para o seu relógio.
- Dentro de um minuto, a pessoa presumivelmente assassinada neste caso, entrará neste tribunal.
E olhou para a porta.
Os jurados, surpresos, também ansiosos, ficaram olhando para a porta.
Um minuto passou. Nada aconteceu. O advogado, então, completou:
- Realmente, eu falei e todos vocês olharam com expectativa. Portanto, ficou claro que vocês têm dúvida, neste caso, se alguém realmente foi morto. Por isso, insisto para que vocês considerem o meu cliente inocente.
Os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final.
Alguns minutos depois, o júri voltou e pronunciou o veredicto:
- Culpado!
- Mas como? - perguntou o advogado...
- Vocês estavam em dúvida, eu vi todos vocês olharem fixamente para a porta!
E o juiz esclareceu:
- Sim, todos nós olhamos para a porta. Exceto o seu cliente...

Jesus usou a expressão “não há nada oculto que não venha a ser revelado em três momentos:

1º. Quando o acusavam falsamente de Belzebu, maioral dos demônios:

Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos? Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados. Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. (Mateus 10:25-28)

Não tema, a verdade sobre a inocência aparecerá.

2º. Quando enviou os discípulos a testemunharem o evangelho

Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz. Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado. (Lucas 8:16-17)

Não tema falar a verdade do evangelho, pois ela se defende a si mesma.

3º. Quando alertou sobre a hipocrisia religiosa

¶ Posto que miríades de pessoas se aglomeraram, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido. (Lucas 12:1-2)

Não tema, aquele que vive em pecado não ficará impune, nem passará despercebido indefinidamente.

O sinal da verdade



A verdade é o sinal de que alguém realmente conhece o Senhor: “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” (1 João 2:3-4). E o Senhor estabelece a verdade: “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.” (Apocalipse 22:15). A verdade triunfará seja qual for a situação, portanto, mantenha-se do lado dela, do lado dAquele que é: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6).

Você pode orar assim:

Querido Deus, ajuda-me e faz que a verdade prevaleça na minha inocência, perdoa-me e ajuda-me a corrigir a verdade da minha culpa, dá-me ousadia para falar e viver a tua verdade em qualquer circunstância em nome de Jesus.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics