segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Hoje é o seu melhor presente !





A cada dia, assim que amanhece e o sol brilha de novo sobre a terra, Deus renova as suas misericórdias. “22  As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23  Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.” (Lamentações 3:22-23). Isso já torna o dia uma bênção. O amor tudo espera e nunca falha (1 Coríntios 13: 7-8). Há um lugar em Deus em que podemos sempre esperar o melhor. Quando o dia nasce, a cada 24 horas, está na hora de sair do poço.  O profeta Jeremias aprendeu isso quando estava dentro do poço esperando que as pessoas providenciassem os preparativos para a sua morte. Ele estava angustiado e orava pela ajuda de Deus: “19  Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. 20  Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim.” (Lamentações 3:19-20). 

Enquanto o foco de Jeremias estava nos problemas, ele sofria horrivelmente, sentia-se abandonado e ignorado nas suas orações. Enquanto os seus olhos pousaram sobre os problemas, ele perdeu a paz; aquilo que era bom foi esquecido; sua esperança de vitória foi esgotada; sua vida se encheu de aflição e amargura e sua alma foi destruída a ponto de perder as forças:

17 Tirou-me a paz; esqueci-me o que é prosperidade. 18 Por isso digo: “Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do SENHOR”. 19 Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. 20 Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. (Lamentações 3: 14-18 - NVI)

Mas, o seu espírito encontrou a saída para as angústias trazendo à recordação as misericórdias que mantém a vida a cada manhã. Jeremias trouxe a sua mente a um lugar em que ele poderia sair daquela situação à sua volta, onde via tudo desandando. E quando eu digo que estava mal, significava que muitos estavam mortos pelas ruas; que a fome na cidade era tanta, que as mulheres estavam pensando em comer os filhos; eles estavam tão fracos na batalha, que os sacerdotes corriam risco de serem mortos em pleno exercício de seu sacerdócio (Lamentações 2:20-22). Veja como o profeta conseguiu ir além de todas as expectativas negativas:

21  Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. 22  As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23  Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. 24  A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. 25  Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. 26  Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. 27  Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. 28  Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pós sobre ele. 29  Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. 30  Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta. 31  Pois o Senhor não rejeitará para sempre. (Lamentações 3:21-31)

Os cinco passos de Jeremias para sair do poço



Os cinco passos de Jeremias para a saída do poço


Jeremias ajustou cinco pontos na sua vida para que pudesse lidar com aquela situação. Vejamos quais:

1) Alinhou seu foco de pensamento e memória com a fé - Ajustou a posição de sua mente para focar e lembrar do que Deus pode fazer e não do mal que pode acontecer: “Disto me recordarei na minha mente [...]”

2) Alinhou as palavras e companhias com a fé - Ajustou a confissão de sua boca para não proclamar o domínio do mal, nem autorizá-lo na sua vida. Assim guardou a sua fé na misericórdia de Deus, sem bate-papos incrédulos e declarações negativas: “Assente-se solitário e fique em silêncio”; 

3) Ajustou seu coração para a esperança - Ajustou a posição de seu coração na esperança daquilo que ele tinha oração sobre a sua promessa de herança: “Ponha a sua boca no pó  [...] A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.”

4) Assumiu a fé na bondade de Deus - Ele assumiu a bondade de Deus e a sua vontade de fazer o bem aos homens, o que torna Deus um aliado e não um oponente. “32  Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias. 33  Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens.” (Lamentaçãos 3: 32-33);  e 

5) Assumiu a fé na Justiça de Deus - Ele confessou com a boca, creu e se apegou à justiça de Deus, crendo que Ele estava vendo e iria agir contra o mal: “34  Pisar debaixo dos seus pés a todos os presos da terra, 35  Perverter o direito do homem perante a face do Altíssimo; 36  Subverter ao homem no seu pleito, não o veria o Senhor?” (Lamentações 3:34-36).

O dia de hoje é um presente de Deus para você e para mim. Um presente precisa ser valorizado e apreciado. Um presente precisa ser usufruído. Não é saudável esperar que algum mal venha de um presente. Lembre-se de quando era criança e ganhou um presente maravilhoso pelo qual esperava há muito tempo. Você rasgou aquele papel o mais rápido que pode, mal agradeceu (se é que sua mãe não teve que lhe lembrar) e começou a usar com alegria a sua dádiva preciosa! Receba o dia de hoje como um presente do Pai!

Assim, com a mente focada no poder de Deus, a boca fechada para não negar a fé, a esperança e a convicção da bondade e da justiça de Deus a seu favor, Jeremias pôde enfrentar a situação onde era afrontado diretamente e inclusive fisicamente: “30 Ofereça o rosto a quem o quer ferir e engula a desonra. 31 Porque o Senhor não o desprezará para sempre.” (Lamentações 3:30-31). O socorro virá. Não importa o que tenhamos de fazer e enfrentar. Às vezes, o mais difícil é somente fazer o que tem que ser feito. A misericórdia que lhe levantou hoje de manhã de sua cama, é a mesma que lhe deu a primeira brisa da manhã, será também a que lhe dará força e vitória para este dia e de cada dia, onde seu Pai celestial prepara seu sustento.

Este é dia que o Senhor lhe deu. Davi reagia com cânticos a cada vez que recebia misericórdia de Deus: “Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida. ” (Salmo 42:8). Paulo diz: Alegrai-vos no Senhor! E repetia a indicação “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. ” (Filipenses 4:4). O serviço de Deus inclui a alegria:

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. 2  Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. 3  Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. 4  Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. 5  Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração. Salmo 100

Vencendo os imãs da mente 

Quando estamos procurando ficar em paz, frequentemente temos que lutar para tirar nossa mente do que nos atrai para o mal estar. Talvez você tenha tido a educação que tive de que a alegria é uma forma de ser tolo; estar livre da ansiedade é uma forma de ser irresponsável; de que ser sóbrio é não se alegrar e nem se divertir enquanto resolve sua vida e trabalha. É uma vida sob jugo e sem prazer. Mas o jugo de Jesus é leve e o seu fardo é suave. Ele lhe convida a vir e viver assim com ele: 

28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30).

Não se transforme numa máquina de trabalhar, isso lhe deixará doente. Deus lhe deu o dia para ser feliz. Nem deite em um lugar à sombra, esperando que Deus faça por você o que não pode. Levante-se e faça o possível a cada dia. O restante é com o Senhor. O trabalho deve se tornar parte dessa alegria de estar com o Senhor e viver para ele. Deus se alegra e nós, que somos imagem e semelhança dEle, precisamos nos alegrar. A alegria não pode ser nada de menor porque ela é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). O Espírito Santo não é tolo, irresponsável e nem desnorteado. Não deixe o diabo roubar sua alegria pela ansiedade disfarçada de vigilância.

Deus está no controle?


Essa frase é mais fácil de fazer do que viver. Facilmente nos desesperamos como se o Senhor tivesse levantado do trono, mas Deus é Deus e não muda. Você não poderá controlar todas as coisas, principalmente porque esse é o papel de Deus. Entre no descanso da fé como diz a palavra: “10  Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. 11  Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.” (Hebreus 4:10-11). Não é pelo que nós fazemos ou quanto nos afligimos que somos abençoados, mas pela fé no que Deus faz através de nós, através dos outros ou diretamente sem dependência de homem ou mulher nenhuma. E essa fé nos leva a agir na certeza de que Jesus é quem nos dá “[...] da sua plenitude, e graça por graça.” (João 1:16). 





A graça de Deus nos faz sorrir, tira o fardo e o torna leve, renova as misericórdias de Deus a cada manhã e nos entrega de presente um dia inteiro a porção exata para recebermos presentes inesperados.  Se você receber qualquer coisa de Deus será por confiar na bondade e na misericórdia dEle. Não pode depender de você, porque não há nenhuma pessoa que possa atingir os padrões de perfeição de Deus, a menos que seja perdoado dos seus pecados. Então, para sermos perfeitos, dependemos da graça e da misericórdia de Deus, que são seu presente mais precioso, dadas através de Jesus Cristo.

Você pode orar assim:

Senhor, eu recebo esse dia como vindo da tua bondade e quero usufruí-lo nesse expectativa do melhor presente, aconteça o que acontecer eu te louvarei, pois o Senhor preparou bênção para mim e eu as recebo hoje, em nome de Jesus!



Um comentário:

  1. Muito bom o texto!!!!
    Valioso para prática e reflexão!

    Soraya

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics