domingo, 4 de novembro de 2012

Seus três milagres vão surgir



Essa semana que passou postei até ontem três mensagens onde três pessoas pararam Jesus, venceram uma multidão, até a população de uma província e conseguiram ter a sua vida transformada. Nenhuma das três pessoas estava em posição de fazer isso por si mesma: a mulher do fluxo de sangue não podia ser tocada, mas tocou Jesus e foi curada (Marcos 5: 22-29); o cego não podia ver, mas Jesus o chamou para vê-lo (Marcos 10:43-52); Zaqueu, o publicano não podia permanecer na casa do Senhor, mas Jesus se convidou para hospedar-se na sua casa (Lucas 19:1-10).

Nesses três encontros também temos três objetos simbólicos importantes: a orla do manto de Jesus, para a mulher samaritana, que representava a santidade dEle; a capa lançada fora pelo cego, representando a busca de uma nova vida como vidente (alguém que é capaz de ver); e o sicômoro, onde subiu Zaqueu, em busca da libertação de seus pecados, simbolizando a cruz de Cristo e os frutos de arrependimento que ela deve produzir na nossa vida.

Nos três encontros a religião e os costumes não podiam resolver a vida dessas pessoas, mas aumentava seus sofrimentos. A mulher do fluxo de sangue era considerada imunda e obrigada à segregação até em sua casa; ao cego, só lhe restava mendigar; e Zaqueu até a sua família era desprezada e odiada por sua causa, sequer podia ter a chance de ouvir a Palavra de Deus.

Cada uma dessas pessoas, ao ouvir de Jesus identificou-o com um dos aspectos do Salvador que eles esperavam. A mulher do fluxo de sangue tocou a santidade de Deus em Jesus e foi liberta da imperfeição da enfermidade; o cego Bartimeu encontrou o Filho de Davi e recebeu seu reino de Vida eterna manifesto sobre a sua escravidão; Zaqueu conheceu o Messias que veio libertar o povo de  seus pecados, pois apesar de conhecer a Lei, não a cumpria, mas teve ânimo para entrar no caminho do Rei e seguir com ele.

Mas, cada um teve as suas peculiaridades... A mulher do fluxo de sangue sabia o que era decadência social, sofrimento físico e psicológico, mas nunca desistiu da promessa de salvação; o mendigo nunca tinha conhecido a riqueza, havia profissionalizado o seu mal para sobreviver, mas não tinha desistido de ser livre dele; Zaqueu vivia de seu pecado e assumia as consequências disso, mas não tinha desistido de desejar uma chance de mudança.

A oportunidade de cada uma dessas vidas foi Jesus de Nazaré, a caminho da sua entrega na cruz para dar vida, restaurar e separar para Deus, ou seja, santificar, a mulher chamada de impura; para dar vista e vida em abundância ao cego, entregando uma nova identidade àquele que só conhecia da vida a mendicância para a sobrevivência; e mais dedicação do que todos os outros, hospedou-se na casa daquele que parecia ter saúde, mas não tinha vida; parecia rico, mas mendigava diante de Deus; aquele que era profissional do pecado institucionalizado, chefe da máfia regional, mas que tinha sede de Vida. Jesus passou por todos, mas por aquele publicano ficou um dia à sua disposição, até que a cruz redentora se manifestou em antecipação e ele conheceu o Redentor de Israel.

Para a libertação dos pecados Jesus nasceu: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1:21). E por isso foi anunciado como O Profeta de Deus:

Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. (Lucas 1:76-79)

A obra de Jesus é completa.



Para atraí-la para a sua vida você precisa reconhecer a sua necessidade suprida nEle e por Ele. Jesus não é quem você quer, mas quem você precisa. Você se rende a Ele e tem vida, assim como essas três vidas estavam destruídas e foram restauradas porque encontraram Aquele que tinha autoridade para tirá-las de suas masmorras físicas, mentais e espirituais. O que Jesus oferece é a mudança de reino e não uma falsa liberdade que supõe a ausência de regras. Nesse sentido, Zaqueu seria livre. Ele trabalhava para Roma e tinha a lei do seu lado para cometer todo o tipo de abuso, entretanto buscava Jesus para libertá-lo de seus pecados. Aquele que bebe sem limite é controlado pelo vício, que o escraviza; o que conquista bens à custa da ética é escravo da avareza; aquele que precisa inalar e sugar mais de 4600 substâncias tóxicas no cigarro para sentir-se tranqüilizado, é escravo dele; aquele que serve a Cristo e faz sua vontade é livre para todo o bem e o que for bom para si e para os outros, que o cercam. Observe:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)

Você deseja alívio? Então, fique sob o guiar de Jesus e Ele, ao contrário daquele julgo que lhe oprime e destrói, lhe guiará com suavidade, mas com responsabilidade, e você encontrará descanso para a sua alma. Era isso que a mulher do fluxo de sangue, o mendigo e Zaqueu  precisavam. Foi para conceder isso que Jesus parou e é por isso que Ele lhe trouxe esse texto agora. Ele quer lhe livrar do que lhe oprime e lhe sarar do que lhe fere e lhe suprir todas as necessidades no seu reino. E isso não será pesado porque será eternamente compensador.
Você pode orar assim:

Querido Deus, eu venho a ti para aceitar o Salvador que me enviaste. Sei que todas as minhas necessidades estarão supridas debaixo da autoridade de Jesus, quero obedecer aos seus princípios de vida, Senhor, salva-me, em nome de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics