segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Jesus parou aqui, nesse instante, por você...





Corremos de um lado para o outro o tempo todo. Às vezes porque é necessário, outras porque é o costume. Nesse correr, podemos estar atropelando muitas coisas essenciais, inclusive a vida. Essa ilustração traz uma boa oportunidade de reflexão:

Conta-se uma estória a respeito de uma criança pobre que estava descalça e com muito frio em uma rua nos EUA e olhava atentamente para a vitrine de uma loja de sapatos. Ao passar pela criança, uma senhora cristã parou e perguntou-lhe:
- Porque você olha tanto para a vitrine?
 A criança lhe respondeu:
- Estava pedindo a Deus um sapato.
A senhora entrou com a criança, chamou um vendedor, a fez escolher o sapato, pediu uma bacia com água e uma toalha, levou a criança para os fundos da loja, para não constrangê-la, (ela não queria espetáculo, pois conhecia Mateus 6:2-4). Então, lavou seus pés, secou com a toalha, pediu dois pares de meia, calçou um na criança, e depois colocou-lhe os sapatos e deu o outro par de meias para ela levar.
Os vendedores ficaram impactados com aquele gesto, mas a senhora não explicou nada, saiu da loja com a criança e, ao chegarem na calçada, a criança lhe perguntou:
- Moça, posso lhe fazer uma pergunta? – tinha os olhos cheios d’água.
- Sim. – respondeu a mulher.
A senhora comovida lhe disse:
- Pode sim.
E a criança lhe perguntou:
- A senhora é esposa de Deus?
A mulher, comovida com a pergunta, apenas disse:
- Não meu querido, mas Ele ouviu a sua oração e me usou como instrumento para lhe ajudar.

Seja essa estória metáfora ou não, quantas vezes passamos por alguém que tem alguma necessidade material ou espiritual e nem sequer a vemos porque estamos fechados nas nossas próprias necessidades? Jesus Fico imaginando quantas vezes Jesus foi interrompido em seu caminho por vozes e clamores de pessoas que precisavam dEle. Bartimeu, o cego que mendigava à beira do caminho de Jericó interrompeu a jornada de Jesus, apesar dos protestos da multidão e dos discípulos, mas Jesus parou por ele e o libertou de sua cegueira (Marcos 10:46-52). Jesus viu Zaqueu em cima da árvore e parou para estar com ele (Lucas 19:1-9). Enquanto Jesus ia ressuscitar a filha de Jairo, Ele parou para atender a mulher que tocara na orla de seu manto (Mateus 9:18-22). Ele permitiu e não teve nenhum problema quando estava em pleno culto e as pessoas abriram o telhado e colocaram um paralítico a seus pés (Lucas 5:17-20). Jesus parava o que estava fazendo ou indo fazer para atender aqueles que necessitavam dele e nós precisamos manter a mesma sensibilidade.

Mas, Jesus não só parava pelos que o chamavam diretamente. Ele parava também pelos que precisavam dele. Como Jesus parou pelo homem paralítico que estava na beira do tanque esperando que um anjo movesse a água, em Betesda e o sarou (João 5:2-9). Como parou pela mulher samaritana para lhe sarar a sede do coração (João 4:5-29). Ele ouviu o chamado da necessidade de um coração que estava pronto para receber dEle. Jesus se mantinha sensível à necessidade dos que estavam à sua volta, pois Ele não perdia o foco de que a sua missão principal era implantar um reino. E esse reino não era comida e nem bebida, mas alegria, gozo e paz no Espírito Santo (Romano 10:17).  

Fazendo paradas estratégicas





 Jesus não está mais fisicamente na terra, mas ele nos enviou como embaixadores do seu reino: “de sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.” (2 Coríntios 5:20). Deus está fazendo um apelo ao mundo através de nós. Nós somos a esperança que Deus tem para liberar a Sua glória. As pessoas não conseguem enxergar Deus, mas elas vêem Deus na terra através de nós, seus representantes.

E a melhor maneira de espelhar Deus é ser um doador! Doador de tempo, de amor, de paz, de esperança, um doador de ajuda. Nunca ore para alguém suprir a necessidade de outro, quando você mesmo pode suprir. E, para isso, precisamos estar atentos às suas necessidades e dispostos a servi-las. Por isso, precisamos estar cheios da Palavra e unidos ao Espírito Santo, em todos os lugares, todos os dias e com todas as pessoas.

Jesus pode contar com você?


Jesus podia dizer: se alguém precisa de ajuda pode contar comigo. E nós precisamos poder dizer o mesmo, dentro de nossas possibilidades, é claro. Mas, mesmo que não possamos fazer algo, ainda podemos pedir a ajuda de Deus ou de outras pessoas, podemos mover os recursos na terra ou no céu, pela oração. Tudo começa pela disposição.

Podemos e devemos nos ver nos dois lados dessa relação. Em um momento, somos aqueles que precisam de ajuda, Deus enviará ajuda. Por outro lado, somos os que podemos ajudar, porque sempre há como servir alguém, com oração, ação ou palavra. Assim como Jó, coberto de chagas, problemas e perdas, intercedeu por seus amigos (que nem mereciam, pois até aquele momento só o tinham acusado) e, tanto os amigos quanto Jó, foram libertos. Os amigos, libertos dos seus pecados e Jó, dos seus problemas (Jó 42:10).




Talvez você já tenha sido interrompido hoje e não tenha se dado conta de que provavelmente alguém bem ao seu lado tenha uma necessidade em que você pode ajudar. Observe novamente. Você já orou por alguém além de você, hoje? Você já orou, hoje? Você pode ajudar alguém agora mesmo? 

Você pode orar assim:

Querido Deus, eu quero olhos para ver, ouvidos para ouvir, boca para falar e mãos para apoiar as necessidades do meu próximo, seja com uma palavra ou com uma ação. Abre meus olhos, meus ouvidos, minha boca e fortalece minhas mãos para servi-los para Ti, em nome de Jesus.





2 comentários:

  1. Ahhhh, Pastora! eu precisava tanto dessa palavra hoje. Encaixa-se perfeitamente na forma como começou meu dia. E mais perfeitamente ainda no que acabo de aprender! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa que Jesus sempre nos traz o que precisamos. Privilégio ser instrumento disso.

      Excluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics