terça-feira, 23 de outubro de 2012

Não desista! Vai valer à pena!





Se olharmos para a vida considerando somente o que é material tudo permanecerá vazio e sem sentido. Mesmo após conquistar alvos impressionantes, ainda assim, nosso coração não verá grande vantagem em ter coisas, que se acumulam externamente. Isso porque “tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Eclesiastes 3:11). Nosso coração clama por algo maior, eterno. O homem foi feito para Deus, que Amor. Muitas pessoas tentam substituir o amor pelo poder de dominar, de possuir, mas é em vão. O vazio as dominará mesmo no pódio. As suas mãos cheias não suprirão um coração sem vida.

O homem mais rico que houve na bíblia escreveu um livro a respeito de buscar satisfação nas coisas dessa terra. O rei Salomão escreveu Eclesiastes. A tristeza e a decepção marcam bem as páginas desse livro, que tem uma cor emocional diferente da maioria dos outros livros.  Por todos os seus capítulos, Salomão questiona a “vida debaixo do sol”: Vale à pena viver? Palavra do Pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém: Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?” (Eclesiastes 1:1-3).


É muito importante saber que Salomão, após aumentar muito seus bens, afastou-se do Senhor. Nesse tempo, veio ao seu coração o dissabor do pecado, pois “tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;” (Romanos 2:9). Interessante como isso é comum, abrir mão do Abençoador pela bênção e a consequência também é comum, a perda da alegria. Após haver lutado tanto por algo, a sensação de vazio invade a alma de muitos. Porque o que e quem era precioso ficou pelo caminho. Por isso Salomão repete tanto o termo “vaidade das vaidades” (35 vezes). Mas, Jesus veio para nós para trazer aquele sentido de eternidade e Vida que falta: “[...] Eu vim para que possam ter vida e desfrutar a vida e tê-la em abundância (até o máximo, até ela transbordar).” (João 10:10 – Bíblia amplificada).

Você tem de um lado um homem focado em enriquecer e conquistar posses e poder, que finda no vazio e de outro a proposta de Vida e vida transbordante de Deus, que é eterna. O que resta no final é o que dá sentido ao início e ao meio. Enquanto que o trabalho de Salomão com toda a sua riqueza parecia não ter tido nenhum resultado. Paulo sabia o que era ter em abundância e ter escassez, ele dizia: “tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;” (Filipenses 4:12). Mas, Paulo também dizia que nada do que Ele tinha passado era em vão: “portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1 Coríntios 15:58).

Então,  qual a diferença? Um seguiu na direção do sol e teve suas asas de cera desfeitas, caindo para o abismo da tristeza e do tédio; e outro seguiu na direção da Paz e renovou-se, ainda que tudo à sua volta dissesse o contrário. Eclesiastes é o livro que examina a direção da viagem da vida através da paisagem que um perdido viu pela janela. Mas, apesar de ter vagado pelo deserto de seus próprios desejos, Salomão reencontra no final do livro o caminho da Paz... Esse é o momento do retorno. Quando você se sentir vazio, saiba que não depende do caminho, depende do destino de sua viagem. Onde está seu foco? Você carrega o coração na bagagem ou o deixou em alguma estação, em troca de alguma barganha momentânea? Salomão o reencontrou, ainda que no final de sua vida... Não perca tanto tempo e priorize as primeiras coisas, ou melhor, “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33). Assim a sua vida, esperança, fé e amor se renovem a cada dia, como vamos mostrar no restante da mensagem.

Valorize os ciclos da vida




Deus sustenta todas as coisas como oportunidades que se renovam. Quando você não está bem, olha da perspectiva da terra e diz ao acordar: “Vai começar tudo de novo!...” Do céu, Deus diz: “Vou renovar as minhas misericórdias novamente! Dessa vez vão receber...” Um inverno não se repete, renova a oportunidade para fortalecer a semente e fazê-la brotar; o verão traz novamente a oportunidade para colher. Não há monotonia e sim insistência em abençoar. Somos desafiados pelos tempos que se repetem a fazer melhor, a ir além nas mesmas circunstâncias.

Deus ensinou seu povo a comemorar as noites de lua nova. Comemore o tempo e os ciclos de renovação. Todo mês, havia uma festa na Lua Nova (Números 28:14). Havia cânticos e instrumentos (Salmo 81:3). Mas, isso não adiantava quando o povo estava cativo ou em pecado: “de que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.” (Isaías 1:11). É o foco errado que estraga a festa da vida.

Busque a renovação

Quando tudo parece sem mudança, assuma a responsabilidade de provocá-la. As mudanças podem ser dentro ou fora de você. Mas, mudança é renovação. É preciso tirar o velho para viver o novo. O perdão é um tipo de renovação que sara as emoções. A organização é um tipo de ação que melhora a sua produtividade. A aprendizagem renova a sua mente. O Senhor diz: “e não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2). A natureza está em constante renovação durante a existência. As plantas e animais convivem de forma a manter um ciclo de renovação.

A ecologia humana também exige renovação. Renovação da mente, assim como do cuidado com os outros. Paulo se alegrava pela renovação do cuidado que recebia, mas mais pelo fato de as pessoas serem capazes de cuidar do que com o fato de ser ele quem estava recebendo: “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. [...] Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.” (Filipenses 4:10-11,14). O amor precisa de renovação. Cuide de quem você ama todos os dias, assim como as plantas precisam ser regadas e os animais alimentados a cada dia, seus amores também precisam de cuidado para serem renovados.

O Espírito Santo é o Renovador


O Espírito Santo não é o Espírito da repetição, da manutenção e muito menos da decadência. Ele é o Espírito RENOVADOR:

“Ele nos salvou, não por causa de quaisquer obras de justiça que nós tivéssemos feito, mas por causa de sua própria piedade e misericórdia, pela lavagem purificadora do novo nascimento (regeneração) e pela renovação do Espírito Santo, o qual Ele derramou tão ricamente sobre nós através de Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tito 3:5-7 – Bíblia Amplificada).

Manter as coisas boas é ótimo, mas o Senhor faz mais, Ele aprimora quando renova. O que você espera da sua jornada? Espere que a vida se amplie e que o Senhor brilhe cada dia mais: “mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4:18). O Espírito Santo forjará a Luz de Cristo no seu coração a cada dia. E você refletirá a glória daquele que RENOVA A GLÓRIA do Pai na sua vida: “e todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Coríntios 3:18). Era assim que Paulo se via renovado, mesmo a caminho da velhice: “por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.” (2 Coríntios 4:16).

Amor não se entende, se vive


Uma criança nos braços da mãe não precisa entender nada. Só receber cuidado. A vida vem da mãe para ela pelo contato. Ela não sabe falar para pedir, ela não pode fazer nada para merecer, ela não tem como pagar e não há nada que faça aquela mãe amá-la, protegê-la e dar-lhe coisas melhores. Deus ama ainda mais do que as mães: acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, [Eu, Deus] não me esquecerei de ti.” (Isaías 49:15). Então, diante do impossível, aquiete seu coração como uma criança amada nos braços do Pai como Davi: “Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.” (Salmos 131:2-3).

Nós somos chamados a nascermos como filhos amados de Deus (João 3:5). Deus nos presenteia a vida.  Ela pode ter suas dificuldades, mas ainda é um presente. Cada minuto é uma chance de melhorar, fugir das dificuldades não as farão menores. É certo que se as enfrentarmos, teremos o impossível de Deus. Se desistirmos, o mal estará selado.  Mas, eu quero lhe lembrar de três coisas:

1)    Impossível não existe no dicionário de Deus “Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.” (Mateus 19:26);

2)    Cada promessa de Deus é garantida por sua natureza FIEL E ONIPOTENTE: “E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril. Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” (Lucas 1:36-37). O mesmo Deus que cumpriu todas as suas promessas até aqui, NÃO MUDA.

3)    Você não está limitado ao possível quando está com o Pai: “Mas ele [Jesus] respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.” (Lucas 18:27)

Deus lhe dá o ingrediente


Deus já fez um mar se abrir para passarem três milhões de pessoas, bens e animais; Jesus já ressuscitou mortos, curou cegos, surdos, leprosos, e pessoas estéreis, com hemorragia, alimentou multidões, mudou o caráter de criminosos, transformou covardes em fortes, gagos em preletores... E muito mais. Ele só precisou de um ingrediente: FÉ. “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” (Hebreus 13:8). Esse é o ingrediente que Deus precisa para trazer a luz o impossível e renovar em glória a sua vida, pois “de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6).

Mas, até nisso Deus lhe socorrerá. Ele suprirá o que faltar na sua medida de fé. Veja o que aconteceu nessa situação em que um pai sofrido, pediu socorro a Jesus na sua fé:

Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele. E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: Morreu. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. (Marcos 9:21-27)

O Senhor lhe socorrerá seja qual for o tamanho da sua fé. O Amor dEle lhe suprirá se você buscá-lo. Jesus disse: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6:37).



Não tema. Os males não vão triunfar. Não vai acontecer tudo de ruim novamente. Deus tem algo novo e bom esperando para lhe entregar desde o nascer do sol. Algo maravilhoso irá acontecer na sua vida. Creia! Não se ocupe em saber o porquê do passado, só peça instrução para o presente e futuro e foque em como seguir em frente. Não é o tamanho do desafio que importa, mas o poder do Deus, que traz a vitória. Não é possível para você, mas o Pai lhe diz:

“Sabe, pois, hoje, que o SENHOR, teu Deus, é que passa adiante de ti; é fogo que consome, e os destruirá, e os subjugará diante de ti; assim, os desapossarás e, depressa, os farás perecer, como te prometeu o SENHOR.” (Deuteronômio 9:3)

“O SENHOR, teu Deus, passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, e tu as possuirás; Josué passará adiante de ti, como o SENHOR tem dito.” (Deuteronômio 31:3)

“O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” (Deuteronômio 31:8)


Ore essa palavra acima comigo confessando-a como verdade para a sua vida, quantas vezes forem necessárias para acalmar seu coração:


Eu sei, pois, hoje, que o SENHOR, meu Deus, é que passa adiante de mim; é fogo que consome, e os destruirá, e os subjugará diante de mim; assim, eu os expulsarei e, depressa, os farei perecer, como me prometeu o SENHOR.

O SENHOR, meu Deus, passará adiante de mim; ele destruirá estas nações de diante de mim, e eu as possuirei.

O SENHOR é quem vai adiante de mim; ele será comigo, não me deixará, nem me desamparará; não temerei, nem me atemorizarei, em nome de Jesus!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics