segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O vetor salvação: o amor de Deus a seu favor




Hoje, um versículo inquietou meu coração e uma promessa atiçou o meu desejo. Há palavras, que nós não temos ideia da dimensão até que possamos conhecer o seu significado original, há textos que não conhecemos a profundidade, até que o conheçamos no seu contexto original. Quando uma palavra brilha de dentro de uma leitura, sei que é uma pista de Deus para um mergulho mais profundo. Hoje, nesse versículo brilhou a expressão “salvar suas almas”, com ênfase em ‘salvar’.

Portanto, fujam de toda impureza e do estilo de vida transgressor e pecaminoso comum e crescente, hoje, e, com um espírito humilde (gentil, modesto), recebam e deem as boas-vindas à Palavra, que foi enxertada e enraizada [em seus corações], que contém o poder para salvar suas almas. (Tiago 1:21 – Bíblia Amplificada).

Esta palavra está dentro da Carta geral de Tiago. Isso significa que é uma mensagem para todas as igrejas. Tiago, irmão de Jesus (Gálatas 1:19), converteu-se após a sua morte e tornou-se líder da igreja em Jerusalém (Gálatas 2:9). Os registros históricos e tradições o descrevem como extremamente dedicado e consagrado, a ponto de ser martirizado pela sua fé. Como Deus dá a revelação sobre aquilo que arde em nossos corações, esta carta trata de um tema importante, a vida ética prática cristã. Tiago, portanto, defende que há uma necessidade de fé, mas que a genuína fé produzirá resultados em boas obras.

Pensando em um homem preocupado em pessoas verdadeiramente entregues a Deus e que escreve com esse propósito, podemos entender como ele condensa nesse versículo acima as características de alguém que terá a sua alma salva. Mas, a palavra que Tiago usa no grego é ‘sōzō’. Essa palavra  é, em si mesma, uma revelação. Significa livrar ou proteger (literalmente ou figurativamente), curar, preservar ou manter, salvar a si mesmo, fazer o bem, fazer pleno. Você já imaginou a sua alma totalmente livre, protegida, sarada, preservada, segura e recebendo todo o bem de que ela precisa? É essa a intenção desse versículo. Essa é a promessa que me chamou a atenção e o desejo.

Tiago tinha em mente todas essas bênçãos para a nossa alma, quando escreveu esse versículo. Não é só uma forma de falar, lembre-se, essa é a Palavra de Deus e ela é viva e eficaz (Hebreus 4:12). Os homens falam por falar, Deus fala para operar maravilhas e criar vida em abundância. Não há nada sobrando ou faltando na Palavra de Deus. A intenção é que você que lê tenha liberdade, proteção, cura, paz, e provisão. Observe que Tiago faz o contraponto entre duas formas de viver: de um lado, “toda impureza e do estilo de vida transgressor e pecaminoso comum e crescente, hoje,” e, de outro “o poder para salvar suas almas”. A ponte entre o lixão do pecado e da morte e a Vida de Deus é a Palavra, mas há um modo de atravessá-la, através da submissão à Palavra. Não é somente saber o que a Palavra diz, é preciso acolhê-la e dobrar-se a ela. Esse é o preço da passagem no jato propulsor da Palavra de Deus, esse é o seu combustível, o acolhimento dessa Palavra.

Então, se a Palavra diz, eu me submeto. Ela diz que eu sou saudável, eu sou. A enfermidade tem que dobrar a isso. Ela diz que fui perdoado e purificado e liberto, eu sou. O pecado tem que dobrar a isso. Ela diz que sou propriedade de Deus, eu sou. Todas as forças malignas que querem me prender terão que dobrar a isso porque é isso que eu reconheço como lei de vida sobre mim. Eu me submeto à Palavra, seja para tomar posse ou abrir mão. Eu me submeto à Palavra para que a minha alma tenha toda a Vida que Deus quer que eu tenha, em nome de Jesus!

Mas há outras palavras extremamente importantes nesse texto:
A.    alma, o alvo da conquista (o quê e onde conquistar – que seriam a direção);
B.    humildade, a atitude necessária para recepção da palavra;
C.   enxertada, o modo de relacionar-se com a Palavra (como e quando conquistar – que seria o sentido); e
D.   poder, a fonte de força para alcançar a promessa e módulo (que chamaremos leigamente de força).

Para os físicos, seria um vetor, para nós, que cremos, o vetor salvação.



Alma, o alvo

A alma é composta de mente (Provérbios 23:7), vontade (Deuteronômio 12:15) e emoções (Salmo 13:2; Jeremias 31:12). A alma é a dimensão do homem que trata da vida aqui na terra (Gênesis 2:7). Ela passou a existir quando o sopro, ou seja, o Espírito de Deus tocou e deu vida ao homem. Ela nos dá a consciência das coisas aqui na terra e é programada para entender e reagir com aquilo que aprende e aprendeu e pode reaprender, tanto na mente, quanto nas emoções.

A Palavra acolhida terá como alvo trazer salvação para a alma. Ou seja, torná-la totalmente livre, protegida, sarada, preservada, segura e recebendo todo o bem de que ela precisa. Mente, emoções e vontade totalmente livres, protegidas, saudáveis, supridas, seguras e ligadas a uma fonte de recursos de onde receberão todo o bem de que ela precisa. Assim vale à pena o caminho. É por compreender essa verdade que pessoas até hoje dão suas vidas pelo evangelho. O seu mundo interior é muito mais largo, mais vivo e mais prazeroso do que o exterior porque está pleno. O que você consegue trazer para dentro de você é o que dá vida à sua alma. Nós queremos amontoar coisas e pessoas ao nosso redor, mas a vida precisa ser enxertada em nós, através da submissão.

A humildade: o sentido primordial da conquista


A palavra humildade é muito mal compreendida desde que se confundiu humildade com pobreza. Pobreza não garante humildade a ninguém. Já vi muitos pobres orgulhosos e ricos humildes. Humildade não tem relação com posses materiais. A etimologia  da palavra em português é do latim ‘humilitas’, que significa ‘pouca elevação, pequena estatura, abatimento, modéstia’. No original grego, a palavra utilizada para humilde no texto é ‘prautēs’, significa fraqueza, quietude, gentileza, por implicação, humilde, manso, obediente. Se você quiser uma imagem, é uma pessoa que obedece ordens sem problemas, tranquilamente e com gentileza.

Tenho certeza e por experiência própria que é mais fácil não ter dinheiro nenhum do que obedecer a uma ordem, que vai lhe custar alguma coisa importante, ou que você não vê sentido ou até mesmo não quer obedecer. Mas, a pessoa humilde, sabe que ninguém é maior do que Deus, nem a sua sabedoria, nem a sua vontade, nem seus sentimentos. Então, a pessoa humilde cede à ordem do Pai e faz com alegria o que O agrada. Assim, Jesus foi contra a sua vontade para a cruz, exercer e ensinar humildade, quando “a si mesmo [Jesus] se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” (Filipenses 2:8). A direção é e sempre será a de Deus.

A Palavra enxertada (e enraizada) em nós: a direção


O enxerto é uma prática interessante para conseguir-se espécies híbridas. Consiste em tomar-se um galho de uma planta e inserir num corte feito em outra planta, que tem as raízes no chão ainda, com o objetivo de cruzarem-se as características genéticas das duas. A rosa da imagem acima é fruto de um enxerto. Ela não existe em uma rosa natural. Como os híbridos não se reproduzem na natureza, cada enxerto é único. Quando o enxerto está concluído a contento, algumas espécies produzem raízes. Mas, todos são considerados bem sucedidos somente quando são flores ou frutos. É quando a vida da planta completa passa para a planta enxertada que o enxerto é bem sucedido. Caso contrário, o enxerto morrerá e secará. É um processo delicado, que exige cuidado e dedicação de quem cuida.

A Palavra enxertada em nós tem um propósito. A nossa vida deve por a Palavra em ação ou não restará nada da Palavra escutada. A Palavra ouvida, só se tornará o que pode se tornar quando nós a animarmos por uma fé viva, que a coloque em ação. Senão, o enxerto morrerá. De nada vale uma fé que não seja suficiente para mudar a sua vida. O sentido é Cristo, a direção é a Palavra:

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13-14)

Se a nossa vida não animar as Palavras de Jesus em nós, a Palavra enxertada não criará raízes e a nossa alma não será totalmente livre, protegida, sarada, preservada, segura e recebendo todo o bem de que ela precisa. Pelo contrário, nós produziremos frutos da nossa própria natureza humana, que vão em sentido oposto e cuja força não se compara. A fé toma o sentido da ação que vem do homem e vai para Deus, através da Palavra.

O poder de explodir as trevas!  A força da salvação


A palavra libera dinamite! A palavra utilizada para poder nesse trecho, vem da palavra grega ‘dunamai’. A raiz da palavra ‘dunamis’, que significa força, poder miraculoso, habilidade, abundância, poder de operar milagre, violência, poderosa obra milagrosa. A Palavra enxertada em nós recebe força no sentido e na direção de provocar uma explosão de Vida em abundância. Ela quer destruir as obras do diabo, soltar as cadeias do pecado, da morte, do inferno, da enfermidade e de todo o mal. É isso que a Palavra quer liberar na sua vida, a força de Deus para que a nossa alma seja totalmente livre, protegida, sarada, preservada, segura e recebendo todo o bem de que ela precisa.

Há um poder explosivo na Palavra de Deus, por isso, a bíblia, que a registra, é o livro mais perseguido e destruído em todo o mundo, mas por isso, também é o livro mais vendido, mais contrabandeado, mais lido e que mais impacto tem sobre as sociedades. O diabo treme quando alguém pode ouvir a Palavra, mas ele se apavora, quando alguém lhe dá ouvidos e, se submetendo a ela, a faz viver nos seus braços, suas pernas, seus olhos, nariz, boca e ouvidos e lhe dá um coração.

A intensidade da fé em nós é algo incalculável. Já abalou cidades, reinos, o sol, a lua e as estrelas. É incontrolável porque a Fonte é Onipotente, mas traz a lume a natureza amorosa de um Deus perfeito. Não há medida para esse poder na direção e no sentido que Ele assume em relação à plenitude que Ele quer proporcionar à sua vida. O coração de Deus anseia por um povo obediente, de coração submisso, que possa dar vida à sua Palavra e trazer uma explosão poderosa de luz no meio das trevas para se fazer conhecer nesse mundo sem amor.

Você pode orar assim:

Senhor, dá-me a obediência necessária para que eu possa dar vida à tua Palavra e que ela traga a plenitude de liberdade, provisão, paz, saúde e retidão que o Senhor deseja para mim. Dá-me sede de sua força, direção e sentido, Querido Deus, aplica sua força, poder em direção na minha vida, em nome de Jesus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics